'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Óleo Essencial de Limão Siciliano (Citrus Limon) - Benefícios e dicas de uso

Capa post - Óleo Essencial de Limão Siciliano (Citrus Limon) - Benefícios e dicas de uso

Texto: Postado em Óleos essenciais por Marcelo Morais no dia 22 de Fevereiro de 2018 e última atualização dia 13 de Julho de 2018 .

Nossa linha de óleos essenciais não para de crescer. Visando o melhor para nossos clientes, apresentaremos mais um campeão peso-pesado na luta contra os males que afetam a saúde. É o óleo essencial de limão siciliano (Citrus limon). Nos parágrafos a seguir, destacaremos seus valiosos benefícios, mencionando imperdíveis dicas de uso. Boa leitura!

Você sabia que o limão é a fruta tropical mais utilizada no mundo? Não? Saiba, também, que ele é dono de um sabor citricamente delicioso, com nutrientes para dar e vender. Distante do acaso, sua boa reputação é oriunda da alta quantidade de vitamina C. Inalar seu aroma faz bem, pois acalma, renova o estado de ânimo e tonifica a memória.

1 - Características importantes

  • Óleo essencial 100% puro e natural
  • Descrição olfativa: fresco, cítrico, frutífero.
  • Precauções: as contraindicações serão mencionadas no final do texto.
  • Nome científico: Citrus limon.

2 - Histórico de utilização

O óleo essencial de limão siciliano pode ser responsável pela cura de diversas doenças: asma, obesidade, febre, infecção, transtornos cutâneos, problemas estomacais etc. Muitas pessoas não sabem, mas sua fruta foi famosa na Antiguidade. Serviu para tratar doenças infecciosas, o que salvou a pele dos antigos egípcios, romanos e índios. Atualmente, esse óleo essencial é usado nos EUA e Europa com outras finalidades. Além de vitamina C, podemos encontrar ácido ascórbico, um potente antioxidante solúvel em água.

O óleo essencial de limão siciliano é extraído da casca da fruta através do processo de compressão – são necessários, aproximadamente, 1.000 limões sicilianos para produzir uma libra (473ml) de óleo essencial. O processo de extração realizado em temperatura elevada afeta negativamente a qualidade do óleo, ou seja, elimina seus nutrientes, enfraquece seu sabor e empalidece sua cor. Portanto, os óleos prensados no frio têm maior qualidade e preço elevado. Além disso, o óleo essencial de limão siciliano pode ser produzido por meio de destilação. O óleo essencial de limão siciliano destilado é usado nas essências solúveis, presentes em bebidas. No entanto, este tipo de óleo de limão tem um aroma inferior em comparação àquele prensado no frio.

3 - Principais componentes terapeuticos e nutricionais

  • Beta-criptoxantina
  • Zeaxantina
  • Vitamina C
  • Luteína
  • Potássio
  • Vitamina A
  • Ácido fólico
  • Limoneno
  • Cálcio
  • Vitamina B
  • Ferro
  • Pectina (tipo de fibra)
  • Cobre
  • Betacaroteno
  • Pineno
  • Terpineno
  • Terpineol

Além dos compostos orgânicos e os não voláteis, a substância química limoneno constitui (entre 50% e 70%) a maior parte do óleo essencial de limão siciliano. Sobre a fruta da qual este óleo vem: está repleta de um potente perfil nutricional e possui baixo índice glicêmico. Também contém ácido cítrico, que é um conservante natural e este se faz presente 8%. Apesar de sua natureza ácida, têm um efeito calinizador quando se metabolizam no corpo.

Suas propriedades antioxidantes são fenomenais devido à sua composição única de flavonoides. Em um estudo publicado pelo Journal of Food Composition and Analysis, os limões, assim como outros cítricos, contêm uma classe flavonoide. Sabe-se que estes nutrientes oferecem propriedades anti-inflamatórias e combatem os radicais livres. Quando transformado em óleo essencial, gera benefícios à saúde e várias utilidades. Conheçamos!

4 - Benefícios

4.1 - Cuidado para o cabelo e unha

O óleo essencial de limão siciliano é um potente refrescante para o couro cabeludo. Muitas pessoas usam o óleo essencial de limão siciliano para obter um cabelo forte, saudável e brilhante.

Este óleo também pode ser usado para eliminar a caspa. Adicione umas gotas de óleo essencial de limão siciliano em uma garrafa de água onde possa haver um spray acoplado. Aplique seu conteúdo nos folículos capilares e deixe-os secar ao sol, obtendo um reflexo natural.

Para resgatar a unha, aplique nela óleo essencial de limão siciliano para suavizar as cutículas e restaurar sua saúde.

4.2 - Combate doenças estomacais

O óleo essencial de limão siciliano regula a acidez estomacal, pois equilibra o nível de pH no estomago; é carminativo (reduzir os gases intestinais) e funciona para sanar diversos problemas estomacais, incluindo indigestão, incômodo estomacal e câimbras. Adicione 3 gotas de óleo essencial de limão siciliano à água para reduzir a acidez estomacal e a indigestão ácida.

4.3 - Ajuda o sistema imune

O óleo essencial de limão siciliano tem um alto teor de vitaminas. Isso o faz ser excelente para o sistema imune do corpo. Ele estimula os glóbulos brancos, aumentando sua capacidade para combater as infermidades. O óleo essencial de limão siciliano melhora a circulação em todo o corpo. Este óleo é efetivo contra enfermidades infecciosas: a febre, a malária e a febre tifoide. Adicione uma gota de óleo essencial de limão siciliano com menta na sola dos pés para reduzir a febre e aliviar as infecções.

4.4 - Tonifica a concentração

Cansado de estudar? Seus problemas acabaram! O óleo essencial de limão siciliano ajuda a aumentar a concentração e o estado de alerta. Difunda-o no escritório ou enquanto seus filhos fazem o dever de casa para mantê-los focados na tarefa escolar. É bom para a energia e a claridade mental! Você pode esfregar o óleo essencial de limão siciliano nas mãos e, assim, inalar seu aroma facilmente.

4.5 - Facilita a perda de peso

Aqui, falaremos um pouco da fruta. O suco de limão é útil para reduzir o peso e inibir o apetite. Acrescente óleo essencial de limão siciliano à água ou à sua bebida favorita para que seu consumo de comida não vá além da conta.

4.6 - Cuida da pele

O óleo essencial de limão siciliano é adstringente e desintoxicante. Dono de propriedades antissépticas, ajuda no tratamento de espinhas e transtornos cutâneos, sendo atuante até na redução de gordura na pele.

Para que funcione como um lustrador de pele: adicione óleo essencial de limão siciliano ao seu limpador facial para ajudar a eliminar as células mortas da pele e dar vida a uma tez fresca e clara.

4.7 - Higienizador corporal

Adicione 2 gotas a 8 onças de água para uma limpeza suave e natural do corpo de manhã, purificando o fígado, rins e sistema digestivo. Também adicione óleo essencial de limão siciliano ao bebedouro público para matar milhares germes.

4.8 - Conserva alimentos

O óleo essencial de limão siciliano pode ser um conservante natural. Use-o com água para evitar que as maçãs e os abacates cortados pereçam rapidamente.

4.9 - Suavizar calos e joanetes

Aplique óleo essencial de limão siciliano de maneira consistente nas partes calejadas de sua pele e, então, ele suavizará essas áreas.

4.10 - Limpador natural

Dado que o óleo essencial de limão siciliano tem propriedades antibacterianas e antimicóticas, ele se transforma em um excelente limpador! É usado para limpar o corpo, as superfícies metálicas, os pratos e as roupas. Crie um limpador à base de vinagre de uso geral: acrescente o óleo essencial de limão siciliano a esta solução de limpeza de vinagre de cítricos para enfim obter um limpador fresco e muito eficaz.

4.11 - Combate a asma/alergia

Inalar, de modo simples e direto, o aroma dos limões pode desobstruir as vias nasais e os seios paranasais, promovendo um bom fluxo de ar e uma respiração constante. Faça mais! Combine 3 gotas de óleo essencial de limão siciliano, lavanda e menta na parte inferior dos pés, atrás das orelhas e pescoço todos os dias. Você irá se surpreender!

4.12 - Transcenda

Feche os olhos e transcenda, encontrando o bem-estar que você sempre quis! Difunda ou adicione óleo essencial de limão siciliano à sua água para harmonizar sua consciência espiritual e psíquica, reforçando a conexão que há entre o espírito (consciência) e a alma, diminuindo o conflito entre seus pensamentos.

Relaxe!

4.13 - Antidepressivo natural

O óleo essencial de limão siciliano é calmante e, portanto, ajuda a eliminar o cansaço mental, o esgotamento, a ansiedade e a tensão nervosa. Pode refrescar a mente, estimulando pensamentos positivos e eliminando as sensações negativas. Combine óleo essencial de limão siciliano e lavanda e use esta mistura em via tópica ou difunda em seu quarto para elevar o estado de ânimo. Adicione algumas gotas à água do banho para ajudar com o estresse e o cansaço.

4.14 - Realça o sabor

Segundo organicfacts.net: Os limões são uma das frutas cítricas mais populares do mundo e são amplamente utilizados para fins gastronômicos, pois são uma boa fonte de vitamina e ajudam na digestão. Também dão à comida um sabor e aroma agradável.

Ademais, o suco de limão é uma das bebidas mais populares do mundo, já que é saudável, delicioso e de baixo custo. Adicione um par de gotas de óleo essencial de limão siciliano à manteiga e use-a sobre uma travessa de peixe ou verduras a vapor. Adicione óleo essencial de limão siciliano a doces, crie cobertura de limão para bolos, tortas de limão, doces de tabuleiro, biscoitos de limão e, é claro, limonada!

4.15 - Repelente natural de insetos

É isso mesmo que você leu! O óleo essencial de limão siciliano serve de repelente de insetos. Para que você tenha um em mãos, basta misturar óleo essencial de limão siciliano com menta e eucalipto para repelir formigas e outros insetos.

4.16 - Removedor natural

O óleo essencial de limão siciliano é sinônimo de praticidade. Este óleo pode remover chiclete, etiquetas e riscos de giz de cera. Elimine os restos de cola dos rótulos dos frascos de garrafas. O óleo essencial de limão também eliminará as marcas dos lápis de giz de cera.

5 - Dicas de uso no dia a dia

Abaixo, algumas maneiras de usar o óleo essencial de limão siciliano no cotidiano:

  • Aplique uma ou duas gotas de óleo essencial de limão siciliano atrás das orelhas. Isso poderá proporcionar a sensação de tranquilidade.
  • Coloque os panos de prato de molho em água misturada com uma gota de óleo essencial de limão siciliano para desinfetá-los.
  • Pingue umas gotas de óleo essencial de limão siciliano em pedaços de algodão e use-os sobre a pele para limpá-la.
  • Acrescente duas ou três gotas de óleo essencial de limão siciliano ao chá ou à água morna para amenizar a dor de garganta.
  • O óleo essencial de limão siciliano pode ser usado em um difusor. Dê ao ambiente o aroma agradável que só a fruta cítrica tem!
  • Uma ou duas gotas de óleo essencial de limão siciliano podem ajudar a esterilizar bancadas e superfícies. Esse óleo é tão potente que higieniza tábuas de corte, banheiros públicos e hospitalares.
  • Aplique umas gotas de óleo essencial de limão siciliano nas unhas. Isso pode fortalecê-las, matando os fungos.
  • Usar 1-2 gotas de óleo essencial de limão siciliano pode eliminar manchas provocadas por outros tipos de óleo e gordura.
  • O óleo essencial de limão siciliano é um ótimo desinfetante para as mãos. Substitua o álcool em gel por este óleo milagroso.
  • Aplique diariamente 2-3 gotas de óleo essencial de limão siciliano em herpes para eliminá-las.

Lembrete: o óleo essencial de limão siciliano inclui-se dentre os produtos de cuidado pessoal. Ajuda a tratar a pele manchada, esfoliar camadas de pele morta e reduzir a acne. Também pode ser usado para revigorar a aparência do cabelo e eliminar a caspa.

6 - Dica

O óleo essencial de limão siciliano combina muito bem com outros óleos essenciais, como o de lavanda, rosa, sândalo, menta, gerânio e melaleuca, sendo um óleo essencial popular para os herbolários e para os que praticam a arte da aromaterapia.

7 - Contraindicações

Aconselhamos não utilizar o óleo essencial de limão siciliano sem, no princípio, diluí-lo. Deve ser usado junto a um óleo portador em caso de aplicação direta na pele. Dentre os óleos portadores, tiramos como exemplo o de coco, oliva e jojoba.

Existem pesquisas que demonstram que o óleo essencial de limão siciliano é capaz de promover a fotossensibilidade sob o sol e pode provocar queimaduras solares e escurecimento irregular da pele.

Atenção! Faz-se recomendável evitar a aplicação de óleo essencial de limão siciliano e outros óleos cítricos na pele quando há contato direto com a luz solar, já que podem produzir bolhas.

As pessoas com sensibilidades na pele devem usar óleos essenciais com extrema precaução. As reações podem variar de pessoa para pessoa e algumas podem sentir reações na pele, enquanto que outras podem ter problemas respiratórios. Consulte seu médico antes de usar qualquer óleo essencial. As mulheres grávidas, bebês e as crianças pequenas também devem consultar a um médico antes de fazer uso do óleo essencial.

Referências Bibliográficas
https://articles.mercola.com/herbal-oils/lemon-oil.aspx
https://www.celestinevision.com/2015/07/health/health-benefits-of-lemon-essential-oil/

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Alecrim - Benefícios e dicas de uso

Alecrim: nome que causa familiaridade nos amantes da boa gastronomia. Esta plantinha, apesar de quase imperceptível em pratos sofisticados, melhora-os significativamente com seu sabor inconfundível. Hoje, iremos um pouco além da mesa. Falaremos do óleo essencial de alecrim, especificando seus benefícios e dicas de como melhor usá-lo. Para quem faz uso... Leia o artigo »

29/01/2018

Óleos essenciais - Riscos, efeitos colaterais e cuidados

Paracelso tinha razão: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” Longe de ser mera coincidência, tais palavras também se aplicam ao uso de óleos essenciais. Portanto, iremos além da frase dita pelo famoso médico suíço-alemão: responderemos perguntas; falaremos sobre o uso por via oral e cut&acir... Leia o artigo »

13/02/2018

Óleo Essencial de Limão Siciliano (Citrus Limon) - Benefícios e dicas de uso

Nossa linha de óleos essenciais não para de crescer. Visando o melhor para nossos clientes, apresentaremos mais um campeão peso-pesado na luta contra os males que afetam a saúde. É o óleo essencial de limão siciliano (Citrus limon). Nos parágrafos a seguir, destacaremos seus valiosos benefícios, mencionando imperdíveis dicas de ... Leia o artigo »

22/02/2018

Óleo Essencial de Eucalipto (Eucalyptus Globulus) – Benefícios e Dicas de Uso

Respire fundo!... De novo! Isso... Muito bem! Está sentindo? Nada por enquanto? Ora! Trata-se do fabuloso aroma exalado pelo óleo essencial de eucalipto. Se você ainda não o tem em mãos, sem problemas, nossa loja virtual está de portas abertas. Comprá-lo é recomendável, conhecê-lo, também – eis o propósito que ... Leia o artigo »

16/03/2018

Óleo essencial de Menta Piperita - Benefícios e dicas de uso

É fato: a medicina alternativa veio para nos surpreender positivamente! São tantas opções, tantas utilidades... Nossa loja virtual, que possui diversos produtos para dormir, disponibiliza também uma linha preciosa de óleos essenciais. Dentre eles, hoje nós apresentaremos o óleo essencial de menta piperita, também chamada de hortel&atil... Leia o artigo »

11/05/2018