Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Óleo essencial de Lavanda - Benefícios e dicas de uso

Desde a Antiguidade até os dias atuais, a natureza vem suprindo as necessidades do homem. Entre uma infinidade de recursos, a lavanda e seu óleo essencial já ganhavam predileção há aproximadamente 2 mil anos, auxiliando egípcios, gregos, fenícios e romanos, além de também ser usada durante a Peste Negra séculos mais tarde.

Rica em propriedades medicinais, o óleo essencial de lavanda tem muito a nos oferecer e, portanto, apresentaremos seus benefícios e dicas de uso.

Boa leitura!

Cotidianamente, o óleo essencial de lavanda aumenta sua legião de admiradores, o que não é por acaso, pois este óleo é um forte componente da aromaterapia, uma vez que atua agregando uma série de benefícios à saúde do paciente. Possui um aroma adocicado, floral, herbáceo e levemente amadeirado. Ao ser inalado, proporciona grande bem-estar, reflexo de um resultado em demasia relaxante!

1 - Características técnicas

  • Óleo essencial: baixíssima toxidade (compre na loja)
  • Descrição olfativa: flora, ervas e madeira
  • Nome científico: lavandula agustifolia, lavanda officinalis, lavandula vera
  • Precaução: as contraindicações serão apresentadas no final do artigo

2 - Histórico de utilização

O óleo essencial de lavanda apresenta múltipla funcionalidade. Ele funciona como calmante, tranquilizante, sedativo, relaxante, equilibrador, restaurador e antidepressivo. É capaz de aliviar tensão, cansaço, estresse, dor de cabeça, cólica, enxaqueca e tensão muscular. Suas propriedades medicinais são eficazes e agem como cicatrizante, regenerador de célula, antisséptico, analgésico, desodorante natural e anti-inflamatório. O óleo essencial de lavanda não se faz dispensável em caso de pequenos cortes, picadas de inseto, psoríase, dermatite, micose e herpes. Ele também funciona contra acne! No tratamento da pele, o óleo essencial de lavanda é um auxiliador importante, capaz de revigorar a pele, diminuir rugas, acalmar a irritabilidade e refrescar.

A lavanda é originária do norte da África e das regiões montanhosas mediterrâneas. Hoje, ela cresce em todo o sul da Europa, Estados Unidos e Austrália. No Brasil, o óleo essencial de lavanda recebe o nome de alfazema.

3 - Principais componentes terapêuticos

  • Ésteres
  • Linalino
  • Linalol
  • Terpinen-4-ol
  • Cânfora
  • Ocimeno
  • Acetato de Lavanda
  • Eucaliptol
  • Limoneno
  • Geraniol

O éster é um dos principais compostos orgânicos do óleo essencial de lavanda. Trata-se de uma molécula aromática com propriedades antiespasmódicas (suprimem dores e espasmos), funcionando como calmante e estimulante. Contudo, graças a este componente, o óleo essencial de lavanda age sobre o sistema nervoso, estimulando, então, a produção de melatonina: um dos hormônios responsáveis pela produção de sono.

O gráfico abaixo mostra a proporção dos principais componentes do óleo de lavanda:

Principais compostos orgânicos do óleo essencial de lavanda

4 - Benefícios

4.1 - Estimula o sono

O uso do óleo essencial de lavanda estimula o sono, o que tornou este produto referência para o tratamento alternativo contra a insônia. Experimentos realizados com pacientes de idade avançada mostrou um aumento considerável na regularidade do sono. Para que isso acontecesse, seus remédios habituais (outros tipos de calmantes e afins) foram substituídos pelo óleo essencial de lavanda.

Há duas maneiras de utilizar o óleo essencial de lavanda para dormir melhor: podemos pingá-lo ou borrifa-lo no cobertor ou no travesseiro (neste caso, deve-se ter cuidado para não manchar a fronha, pois o óleo possui uma coloração amarelada devido à sua alta concentração); ou também podemos colocar duas gotas do óleo em um aromatizador, para que torne o ambiente mais relaxante e agradável, estimulando o sono.

4.2 - Alivia dores

O óleo essencial de lavanda é conhecido como um ótimo remédio para vários tipos de dor: tensões musculares, reumatismo, distensão, dores nas costas e no lumbago. Uma massagem feita regularmente com óleo essencial de lavanda também pode proporcionar alívio nas articulações que doem.

Um estudo realizado sobre a dor pós-operatória mostrou que se misturarmos o vapor do óleo essencial de lavanda com oxigênio, reduzirá significativamente a mal-estar doloroso, beneficiando os pacientes que foram mantidos vivos com a ajuda de aparelhos após uma cirurgia de grande proporção. O óleo essencial de lavanda também diminui a dor causada pela cólica. Basta aplicá-lo no ventre e realizar massagens ali. 

4.3 - Cuida da pele

Os benefícios do óleo essencial de lavanda para a pele pode ser atribuídos a suas propriedades antissépticas e antifúngicas. É utilizado para tratar vários transtornos dermatológicos, como a acne, por exemplo. Neste caso, o óleo essencial de lavanda atua inibindo as bactérias que causam a infecção inicial. Ele também ajuda a regular a excreção excessiva produzida pela glândula sebácea através da manipulação hormonal e pode reduzir os sinais de cicatrização após a cura da acne. 

No mais, o óleo essencial de lavanda diminui rugas e psoríases. É utilizado, frequentemente, para acelerar o processo de cicatrização de feridas, cortes e queimaduras. Podemos mesclar o óleo essencial de lavanda com camomila para tratar a eczema. Em caso de sarna, você pode aplicar na pele (na parte infectada, em específico) uma mistura feita com óleo de lavanda e álcool. Realize este procedimento todos os dias.

4.4 - Diminui a ansiedade

O óleo essencial de lavanda tem um aroma tranquilizador, razão pela qual é um ótimo sedativo para os nervos e contra a ansiedade. Também é válido no tratamento de enxaqueca, depressão, tensão e estresse emocional. O aroma elimina o nervosismo e a inquietação à medida que relaxa a mente. Seus efeitos auxiliam a regular a variabilidade do ritmo cardíaco. Segundo estudos, inalar o óleo de lavanda aumenta a função cognitiva.

4.5 - Auxilia o fluxo respiratório

Contra problemas respiratórios, o óleo essencial de lavanda é indispensável. Assim, ele elimina a tosse, asma, congestão nasal, bronquite, laringite, amigdalite e inflamação na garganta. Ele também pode ser utilizado em forma de vapor ou aplicado sobre o pescoço, peito e costas (antes busque saber se é um óleo que necessita ser diluído). As propriedades do óleo essencial de lavanda têm a eficácia de desprender o catarro e outras substâncias não desejadas, acelerando o processo de recuperação. Seu vapor funciona contra bactérias, combatendo, assim, infecções nas vias respiratórias.

4.6 - Cuida do cabelo

Além de ser eficiente contra piolhos e lêndeas, o óleo essencial de lavanda é útil no tratamento contra a perda de cabelo, incluindo pacientes que sofrem de alopecia, doença autoimune, onde o próprio corpo rechaça seus folículos capilares. Este óleo desinfeta e nutre o couro capilar, sendo recomendado tal qual medida preventiva contra a calvície masculina.

4.7 - Auxilia a circulação sanguínea

O óleo essencial de lavanda auxilia a circulação do sangue, pois diminui a pressão arterial e pode ser utilizado no tratamento contra hipertensão. Em consequência, os órgãos aumentam seu nível de oxigenação, estimulando a força muscular e sua vitalidade, dando impulso à atividade cerebral e afastando os riscos de ataque cardíaco e os da aterosclerose (enrijecimento das artérias), enfermidade provocada pela má circulação.

O óleo essencial de lavanda pode ajudar os diabéticos através da aplicação ou da inalação, prevenindo-os dos riscos da baixa circulação, o que pode acarretar complicações perigosas.

4.8 – Auxilia a digestão

Para esta finalidade, faz-se recomendável tomar chá de lavanda após a refeição. Assim, haverá a produção da bile e do suco gástrico, ajudando no tratamento da digestão, inibindo cólicas, flatulências, diarreia e vômito. E os benefícios não param por aí! O consumo do chá aumenta a mobilidade do alimento no intestino e reduz o refluxo ácido.

4.9 - Reduz a febre

Acrescente uma ou duas gotas de óleo essencial de lavanda em água morna e lave, suavemente, o corpo para reduzir a febre em adultos e crianças.

4.10 - Repele insetos

Muitos insetos voadores não gostam do aroma da lavanda, o que pode substituir outros repelentes (caseiros ou não). A lavanda, ainda em forma de planta e próxima à janela, pode evitar a entrada de insetos em sua casa. Coloque bolsas de lavanda seca nos armários ou guarde-as em gavetas para repelir as traças. Também podemos polvilhar o óleo essencial de lavanda nos cômodos para afastar insetos.

Atualização - 02/setembro/2020: Utilizar óleos essenciais, como o de Lavanda, envolve todos que moram na mesma casa, e animais de estimação não ficam de fora. Se você possui gatos em casa, entenda que o óleo de lavanda pode representar um perigo para eles. É o que explica a notícia que destacamos nesta breve atualização. Confira agora!

4.11 - Estimula o fluxo de urina

O óleo essencial de lavanda é válido contra transtornos urinários, devido ao seu efeito estimulante sobre a produção de urina. Este óleo também ajuda a reestabelecer o equilíbrio hormonal e reduz a inflamação na bexiga urinária. Também reduz qualquer cãibra associada a estes e demais transtornos.

4.12 - Cicatriza lábios rachados

Aplique óleo de lavanda a nível terapêutico em lábios rachados para aliviar a dor, evitar secura posterior e efetuar uma cicatrização mais rápida. Agregue óleo de lavanda a umectantes naturais para ajudar a acalmar e sarar, também, as mãos secas e rachadas.

5 - Contraindicações

Não se deve utilizar o óleo essencial de lavanda na pele de bebês, pois, devido à cicatrização rápida causada pelo medicamento e a alta sensibilidade da pele da criança, pode haver o surgimento de cascas e, em consequência, a sensação de irritabilidade; mulheres grávidas e em fase de amamentação também devem evitar a utilização do óleo essencial de lavanda.

Tampouco é recomendável a utilização do óleo essencial de lavanda em ambientes de trabalho – seu efeito tranquilizador pode afetar o ritmo de produtividade dos empregados. É um óleo que pode causar efeito alérgico em pessoas que têm uma pele muito sensível. Caso seja usado com frequência, algumas pessoas podem sentir náuseas, ânsia de vômito e dores de cabeça. Não se deve, em hipótese alguma, incluir o óleo essencial de lavanda na alimentação! Caso contrário, ao ser ingerido oralmente, danos graves podem afetar a saúde, produzindo visão embaçada, dificuldades respiratórias, ardência nos olhos, vômito e diarreia.

Fontes referenciais:
https://www.youtube.com/watch?v=IFhIloGI7hA
https://www.youtube.com/watch?v=-_sGmItpzNU
https://www.youtube.com/watch?v=fxi1KFcNSZg
https://www.youtube.com/watch?v=ED-jH-QUGwg
https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-lavender-essential-oil.html
https://www.essentialoilhaven.com/top-10-lavender-essential-oil-benefits/
https://articles.mercola.com/herbal-oils/lavender-oil.aspx

Artigo postado em 26/12/2017

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também