'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Óleo essencial de Gerânio - Benefícios e dicas de uso

O óleo essencial de gerânio é um forte candidato à preferência popular. Se você ainda não o conhece, tampouco aconselhamos subestimá-lo, pois dentro de seu frasquinho marrom encontramos propriedades  medicinais extraordinárias. Neste artigo, detalharemos seus benefícios e dicas de uso. Você se surpreenderá!

Dono de uma alta concentração, o óleo de gerânio oferece diversos benefícios à saúde mental, emocional e corporal. Convenhamos: a aromaterapia e os tratamentos holísticos tiveram grande êxito ao adotá-lo. Este óleo ajuda a resgatar o equilíbrio hormonal; alivia o estresse; reduz os sintomas da depressão; diminui a ansiedade; minimiza a inflamação; baixa o nível de pressão sanguínea; restaura a saúde dental; cuida da saúde dos rins; beneficia a circulação sanguínea; reduz os efeitos da menopausa; dá vitalidade à pele, combatendo doenças como a acne, o eczema e a dermatite. Também mostra ser um excelente cicatrizante.

Alguns estudos apontam que o óleo de gerânio não é tóxico, não causa irritação e, geralmente, não desencadeia sensibilidade. Seu aroma é doce e floral; inalá-lo eleva o estado de ânimo, diminui o cansaço e estimula a sensação de bem-estar emocional.

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural
  • Descrição olfativa: doce, refrescante e floral
  • Precauções: as contraindicações serão apresentadas no final do artigo
  • Nome científico: Pelargonium odorantissium

2 - Histórico de utilização

O gerânio e suas propriedades medicinais já eram famosos entre os povos antigos. Os egípcios, por exemplo, usufruíram desta flor para alcançar uma pele bonita e radiante. Atualmente, este óleo é extraído do talo e das folhas da flor através do processo de destilação a vapor.

3 - Principais componentes terapêuticos

  • Alfa-pineno
  • Mirceno
  • Limoneno
  • Mentona
  • Linalol
  • Acetato de Geranilo
  • Citronelol
  • Geraniol
  • Butirato de geranilo

Suas propriedades naturais podem ser adstringentes, anti-hemorrágicas, cicatrizantes, citofiláticas, diuréticas, aromatizantes, tonificantes, vermicidas e agentes vulnerários (capazes de curar feridas).

A função principal do adstringente é provocar contrações em várias partes do corpo. Em consequência, o óleo de gerânio faz com que haja contração nas gengivas, nos músculos, nos intestinos, na pele e nos vasos sanguíneos. Isso também inclui a contração dos músculos abdominais, dando a eles um aspecto melhor e tonificado. Os benefícios não param por aí!

O óleo essencial de gerânio evita a flacidez muscular e cutânea. Diga adeus às rugas precoces, pois este óleo tem o poder de esticar a pele do rosto, retardando alguns efeitos do envelhecimento. A perda de dentes também não será mais um problema: o óleo de gerânio reforça a gengiva e mantém os dentes mais firmes.

Essa propriedade é quase sinóptica, mas com uma ligeira diferença. Ser adstringente significa, também, ser anti-hemorrágico. Um adstringente, como o óleo de gerânio, contrai os vasos sanguíneos e, portanto, baixa o nível ou detém a pressão sanguínea. No entendo, isso pode ser um problema para as pessoas que sofrem de pressão arterial alta e risco de enfermidades cardiovasculares como aterosclerose, ataque cardíaco e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

4 - Benefícios

4.1 - Melhora o funcionamento mental

O óleo essencial de gerânio tem o poder de melhorar o funcionamento mental, elevando a sensação de bem-estar. Este óleo pode ajudar as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. O aroma doce e floral do óleo de gerânio acalma e relaxa o corpo e a mente. Desfrute-o!

4.2 - Combate a infecção respiratória

O óleo essencial de gerânio previne qualquer infecção no nariz e na garganta. Isso graças a seus vários componentes químicos que possuem efeitos similares aos do antibiótico. Quando aplicado topicamente no nariz ou na garganta, o óleo produz um efeito calmante e, então, reduz a dor. Para obter esse benefício de outra forma, use um difusor, inalando o aroma do óleo essencial de gerânio duas vezes ao dia ou esfregue o óleo sobre a garganta e sob as fossas nasais. O óleo essencial de gerânio é sinônimo de alívio imediato.

4.3 - Combate o alzheimer e a demência

Comprovou-se que o óleo de gerânio ativa as células micróglias, liberando agentes que combatem a inflamação nas vias neuronais. Em consequência, impedem a formação de doenças neurodegenerativas. O óleo de gerânio atua junto à química do cérebro e eliminam as condições que causam a perda de memória.

4.4 - Melhora a micção

O óleo de gerânio é um ótimo diurético, o que promoverá a micção e, consequentemente, haverá menos toxinas no corpo. A micção é uma das três formas naturais de eliminar as toxinas do corpo. As outras formas são a excreção e a transpiração, porém a micção é a forma mais eficiente das três. Ao urinar, seu organismo libera substâncias químicas tóxicas, metais pesados, açúcar, sódio e impurezas. A micção também elimina o excesso de biles e ácidos estomacais. Além dessas toxinas, podemos citar o ácido úrico, sais biliares, agentes patogênicos e outras substâncias sintéticas ou químicas, incluindo contaminantes.

A micção ajuda o processo digestivo e impede a formação de gases intestinais. Contudo, cada vez que urina, você elimina 4% de gordura corporal e o excesso de água presente no corpo. Também é uma forma eficaz de eliminar o excesso de substâncias produzidas pelo fígado. A micção também reduz a pressão arterial, pois quanto mais você urina, mais sódio elimine e, enfim, a pressão arterial diminui.

4.5 - Tônico muscular

Em geral, O tônico é aquilo que fortalece a saúde. Internamente, ele faz com que todos os sistemas e funções desenvolvam seu papel corretamente, pois atua sobre as glândulas endócrinas, regulando a secreção de diversos hormônios, enzimas e ácidos, sem deixar a biles de lado. Isso desenvolve a potência e a funcionalidade do sistema respiratório, digestivo, circulatório, nervoso e excretor. Graças a suas propriedades adstringentes, o óleo de gerânio ajuda a estender e a contrair os músculos. Este óleo pode evitar a flacidez dos músculos e da pele, proporcionando ao abdômen firmeza.

Crie um óleo para massagem misturando cinco gotas de óleo de gerânio com uma colherada de óleo de jojoba e massageie sua pele, priorizando a região dos músculos. Usar o óleo essencial de gerânio em sua pele e músculos pode lhe render uma boa aparência.

4.6 - Cuida da pele

O óleo de gerânio ajuda no tratamento da acne, dermatites e outras enfermidades cutâneas. Tente misturar uma colheradazinha de óleo de coco com cinco gotas de óleo de gerânio. Em seguida, esfregue a mistura na área infectada duas vezes ao dia até obter o resultado desejado. Você também pode adicionar o óleo de gerânio ao seu gel de banho.

4.7 - Repelente de insetos

O óleo de gerânio pode ser usado como um repelente natural de insetos. Para fazer seu próprio repelente, misture o óleo de gerânio com água e borrife sobre seu corpo. Este método é muito mais seguro que os aerossóis que estão repletos de produtos químicos. Você também pode adicionar bicarbonato de sódio a esta mistura para aumentar os efeitos. Esta mistura também é capaz de aliviar a irritação causada pelas picadas de mosquito. Substituindo os aerossóis pelo óleo de gerânio, sua saúde agradecerá e o seu bolso, também!

4.8 - Antibacteriano

As propriedades antibacterianas deste óleo ajudam a interromper a proliferação de bactérias na pele. Quando o óleo de gerânio é utilizado para combater as infecções externas, o sistema imunológico pode melhorar suas funções internas e mantê-las mais saudável. Isso também serve de ajuda ao sistema imunológico, fazendo com que as células de defesa do corpo atuem nos desafios e perigos internos, não dando lugar a qualquer debilidade causa por toxinas periféricas.

Para que as feridas externas não fiquem piores, esfregue duas gotas de óleo de gerânio na área infectada e cubra-a com uma gaze. Você pode repetir esse método duas vezes ao dia até curar a feridade ou o corte. A frieira, por exemplo, é uma infecção bacteriana que pode ser curada com óleo de gerânio. Para que isso aconteça, adicione gotas de óleo de gerânio a um escalda-pés com água morna e sal marinho. Repita-o duas vezes ao dia para obter melhor resultado.

As propriedades do óleo de gerânio são muito benéficas para as crianças (e um número limitado de adultos) que sofrem de vermes intestinais. O óleo de gerânio é um vermicida e pode ajudá-los a combater esses problemas.

4.9 - Desodorante natural

O óleo de gerânio tem um aroma muito agradável e edificante, comparável à combinação de fragrâncias florais e menta. O óleo de gerânio é um óleo circulatório, seu aroma sai do corpo através da transpiração. Devido ao fato de o óleo de gerânio ter propriedades antibacterianas, isso ajuda a eliminar os maus odores corporais e pode ser usado como um desodorante natural. O aroma do óleo de gerânio dará a você a sensação de frescor.

Adicione cinco gotas de óleo de gerânio a um borrifador e misture com cinco colheradas de água. Você terá em mãos um perfume caseiro e benéfico que poderá ser usado todos os dias. O efeito de seu aroma é duradouro e não agride a pele – agora, seu suor terá o aroma agradável das flores!

4.10 - Estimula o crescimento celular

Além de estimular o crescimento celular e a produção de gametas, o óleo essencial de gerânio ajuda a reaproveitar as células mortas. Este fenômeno fará com que seu metabolismo funcione de maneira efetiva, digerindo com facilidade tudo que você consome. Ao usar óleo de gerânio em um difusor ou vaporizador, você poderá aproveitar este incrível benefício.

4.11 - Anti-Hemorrágico

O óleo essencial de gerânio pode deter a hemorragia de certas maneiras. O óleo essencial de gerânio causa a contração dos vasos sanguíneos e, portanto, ajuda a deter o fluxo sanguíneo. Ele também estimula a formação de coágulos de sangue, o que contribui para a cura de feridas ou incisões cirúrgicas, evitando que as toxinas entrem entre no corpo. Esses benefícios para a saúde ajudam, inclusive, a prevenir as hemorroidas. Este óleo pode ser acrescentado a uma colheradazinha de gérmen de trigo ou sementes de linho.

4.12 - Redutor de rugas

Este óleo tem o poder de minimizar os aspectos das rugas porque dá firmeza à pele facial e retarda os efeitos do envelhecimento. Agora, uma pequena receita: adicione duas gotas de óleo de gerânio à sua loção facial preferida e use-a duas vezes ao dia. Depois de uma ou duas semanas, você perceberá o desaparecimento gradual de suas rugas.

4.13 - Agente anti-inflamatório

Segundo pesquisas, a inflamação é responsável por quase todos os problemas de saúde. Os pesquisadores estão trabalhando aguerridamente com o objetivo de analisar melhor os efeitos da inflamação crônica na saúde, incluindo as possíveis aplicações médicas preventivas. Pesquisas mostram que o óleo essencial de gerânio tem um potencial significativo para o desenvolvimento de novos fármacos anti-inflamatórios.

Imbatível, o óleo de gerânio inibe as respostas inflamatórias na pele, o que ajuda o corpo a combater muitos problemas de saúde. A artrite, por exemplo, é a inflamação das articulações, e a doença cardíaca é a inflamação das artérias. No lugar de tomar um medicamento para reduzir a dor nas articulações ou reduzir o colesterol, é necessário diminuir a inflamação no corpo.

Um estudo feito em 2013 comprovou que o óleo de gerânio é um ingrediente seguro e efetivo para os remédios anti-inflamatórios. Os dados asseguram que o óleo de gerânio reduz a inflamação no corpo e oferece menos efeitos colaterais que os medicamentos para dor nas articulações.

4.14 - Curativo eficaz

O óleo de gerânio ajuda a acelerar o processo de cura em cortes, feridas e incisões cirúrgicas. Ele disfarça rapidamente a aparência das cicatrizes e outras manchas na pele. Pelo fato de o óleo de gerânio ter poderosas propriedades cicatrizantes, aumenta a circulação sanguínea, ajudando a amenizar na cicatrização as marcas causadas pela acne, cortes e feridas, incisões cirúrgicas ou irritações na pele. O óleo de gerânio promove uma distribuição uniforme de melanina. Tal resulta se dá em razão de seus agentes vulnerários, contando com outras qualidades similares como anti-hemorrágicas, adstringentes, antibacterianas, antimicrobianas e citofiláticas, fazendo-o ser do mesmo jeito vulnerário, de modo que o resultado final seja o mesmo.

4.15 - Combate a tensão / Dor nervosa

Boas notícias! O óleo de gerânio tem o poder de combater a dor nervosa quando é aplicado na pele. Uma pesquisa em desenvolvimento sugere que a aplicação do óleo de gerânio na pele pode reduzir significativamente a dor causada pelo cobreiro, uma afecção causada pelo vírus do herpes.

Para combater a dor nervosa com óleo de gerânio, crie um óleo para massagem: basta misturar três gotas de óleo de gerânio com uma colherada de óleo de coco. Aplique esta mistura benéfica em sua pele, principalmente nas regiões onde você mais sente dor e tensão.

5 - Contraindicações

Na maioria dos casos, o óleo essencial de gerânio é aplicado na pele. Este tratamento, em algumas pessoas, causará a sensação de ardência ou erupções na pele. Aconselhamos que você, como em uma fase de experimento, utilize primeiro um pouquinho do óleo.

Cuidado! O óleo de gerânio pode causar irritação nos olhos quando aplicado no rosto. Caso faça uso do óleo por via oral, consuma-o em quantidades pequeníssimas, porque não se conhece a segurança do óleo quando tomado em grandes quantidades.

O óleo de gerânio influencia na produção de secreções hormonais, motivo pelo qual não é recomendável para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Todavia, não está claro se estas mudanças de secreção hormonal são transferidas através do leite materno. O óleo de gerânio não deve ser usado em bebês nem crianças pequenas, devido à natureza delicada da pele delas e possível intoxicação.

Sendo o óleo de gerânio um adstringente, ele faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e diminua a velocidade ou interrompa o fluxo sanguíneo. Isso pode afetar a saúde das pessoas que têm pressão arterial alta e correm risco de sofrer doenças cardiovasculares, como apoplexia, arteriosclerose e ataque cardíaco.

Recomendamos mesclar o óleo de gerânio com algum óleo portador quando aplicá-lo na pele. Busque misturar o óleo de gerânio com óleo de coco, jojoba ou óleo de oliva.

Em caso de dúvidas: consulte seu médico ou um profissional especializado.

Referências Bibliográficas:
https://draxe.com/10-geranium-oils-benefits-healthy-skin-much/
https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-geranium-essential-oil.html

Postado em Óleos essenciais no dia 23 de Fevereiro de 2018 e última atualização dia 13 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...