'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Óleo essencial de Cravo Folha (Clove Bud) - Benefícios e dicas de uso

Além de possuir fortes propriedades medicinais, o óleo essencial de Cravo Folha é considerado um elemento afrodisíaco, composto pelo misterioso encanto que vem do Oriente e da Ásia. Neste artigo, nós mencionaremos seus benefícios sem deixar de pontuar, por meio de um tom esclarecedor, ótimas dicas de uso. Boa leitura!

O óleo de Cravo Folha é originário de uma árvore de folha perene e – medicinalmente falando – brinda a saúde com diversos benefícios, convertendo-se em uma excelente opção aos adeptos da aromaterapia. Seu perfume é marcante e inconfundível, comumente presenciado em clínicas odontológicas. Respirá-lo afasta o desânimo, dá energia e reduz o nível de estresse.

Características importantes:

  • Óleo essencial: 100% puro e natural
  • Descrição olfativa: Fresco, floral, adocicado
  • Precauções: As contraindicações serão mencionadas no final do artigo
  • Nome científico: Eugenia caryophyllus, Myrtacea.

1 - Histórico de utilização

A árvore de cravo-da-índia, oriunda dos países do sudeste asiático, como a Indonésia, é membro da família das Mirtáceas e oferece um pequeno cravo, tipicamente encontrado na cultura chinesa e indiana, levando mais sabor à gastronomia e eficaz auxílio à medicina alternativa. Em virtude de seus extraordinários benefícios, sua popularidade alcançou o hemisfério ocidental e o território europeu, entre os séculos XVI - XVII.

No período clássico, gregos e romanos fizeram uso de seus benefícios a fim de aliviar dores de dente, ademais de combater o mau hálito.

Desta mesma árvore pode-se produzir óleo essencial a partir das folhas, do caule e do próprio cravo, sempre extraídos através da destilação a vapor.

Pequenino, o cravo-da-índia possui um eixo afilado e uma ponta cuja forma é protuberantemente arredondada. Portanto, seu nome atual é uma variante da palavra latina clavus que significa “prego”.

Encontramos no óleo de Cravo Folha propriedades antissépticas, antibacterianas, antimicóticas (isto é: que elimina fungos), antivirais, estimulantes e afrodisíacas. Assim, ele enfrenta uma variedade de problemas de saúde: doenças dermatológicas, indigestão, problemas respiratórios, dor de cabeça, estresse e impurezas na corrente sanguínea. Seu uso principal está voltado para a saúde dental, razão pela qual encontramos suas substâncias em pastas de dente, enxaguantes bocais e outros produtos higiênicos, desenvolvidos no campo odontológico.

2 - Principais componentes terapeuticos e nutricionais

  • Cálcio
  • Ácido clorídrico
  • Ferro
  • Fósforo
  • Sódio
  • Vitamina A
  • Vitamina C

No geral, é um óleo rico em minerais. Dentre os componentes listados acima, também encontramos o Eugenol, o acetato de Eugenila e o Cariofileno. Conforme a parte da árvore de onde o óleo é extraído, a quantidade de Eugenol varia. Exemplo: o óleo essencial de cravo-da- índia possui um maior teor desta substância em comparação ao de Cravo Folha. Contudo, grande parte dos benefícios do óleo em questão acontece graças à presença do Eugenol (dependendo do tipo de óleo, ele está presente em até 90% da composição).

3 - Benefícios do óleo essencial de cravo folha

3.1 - Proteção para a pele

O óleo de Cravo Folha é uma ótima recomendação àqueles que têm problemas dermatológicos. Ele ajuda a corrigir imperfeições, como verrugas e, principalmente, a acne. Suas propriedades causam um efeito estimulante, aumentando o fluxo sanguíneo e dando à pele uma aparência jovial. Coincidentemente, encontramos os componentes químicos deste óleo em produtos de beleza que prometem retardar os efeitos do envelhecimento.

Segundo indicações, é recomendável usar este óleo ainda em sua forma líquida, aplicando-oem um pano limpo e seco. Feito isto, passe-o na área desejada.

3.2 - Cuidado mental

Uma das principais assistências do óleo de Cravo Folha está voltada para a higiene bucal. Seus agentes, exímios bactericidas, cessam a dor de dente, protegem as gengivas e têm efeito cicatrizante nas feridas orais. Por isso, este óleo faz parte dos tratamentos odontológicos durante muitos anos...

O óleo de Cravo Folha também é sinônimo de praticidade: pode-se usá-lo, de preferência diluído, para fazer gargarejos e, assim, aliviar a dor de garganta e irritação. De quebra, eliminará o mau hálito. Mas os benefícios não param por aí!

Ele também é eficaz contra as cáries. De acordo com o costume indiano, todos os dias, antes de deitar-se, uma pequena bola de algodão, umedecida com este óleo, é colocada sobre o dente danificado pela cárie. Logo, em poucos dias a cavidade dental defeituosa desaparecerá.

Os dentistas também o misturam com óxido de zinco, visando preparar um material de enchimento que será útil no tratamento do canal.

Atenção! Este óleo é forte e pode causar queimaduras na boca se utilizá-lo incorretamente.

3.3 - Tratamento para doenças oculares

O óleo de Cravo Folha, não diferente do feito do óleo de cravo-da-índia, pode ser um potente remédio caseiro contra o terçol. O terçol é uma inflamação nos cílios, tornando-se uma doença irritante e dolorosa. Ademais, também foi comprovado que se trata de um óleo preventivo contra outras infecções, pois tem qualidades antibacterianas.

3.4 - Auxilía na digestão

Soluço? Flatulências? Enjoo? Indigestão? Com este óleo, não mais! Motivo que o leva a ser utilizado nos tratamentos relacionados a estes problemas. Ele também pode reduzir as náuseas e o vômito, sendo usado para curar tais moléstias. Com frequência, é utilizado na aromaterapia ou aplicado em almofadas, para que, durante a noite, inalá-lo promova efeitos positivos.

3.5 - Previne o câncer

Diversas pessoas acreditam que o óleo de Cravo Folha é eficiente para prevenir/tratar o câncer. Entretanto, a American Cancer Sociaty menciona com clareza que não há evidência sobre as propriedades curativas deste óleo relacionadas a esta finalidade.

3.6 - Acelera a circulação sanguínea

É, aparentemente, uma matemática simples: o óleo de Cravo Folha, quando aplicado, acelera o metabolismo do corpo, aumentando o fluxo do sangue e, em consequência, reduzindo a tensão dos vasos sanguíneos – isso, aliás, está relacionado às dores de cabeça. Também há o aumento de oxigenação em alguns sistemas orgânicos, o que melhora a funcionalidade dos órgãos.

3.7 - Controla a diabetes

O óleo de Cravo Folha auxilia no controle de açúcar no sangue, sendo recomendável para pacientes que sofrem de diabetes.

Segundo estudos, comprovou-se que os mecanismos de resposta pós-prandial na insulina e a glicose são regulados quando o óleo de Cravo Folha atua nos sistemas do corpo. Isso se deve, principalmente, à concentração de fenol que é encontrada neste óleo, que é um dos mais altos em termos de plantas especiais.

No mais, (ainda em consonância com o item anterior) o aumento do fluxo sanguíneo pode ajudar a prevenir alguns dos efeitos secundários mais perigosos desta terrível enfermidade, ou seja, complicações graves, amputações e, inclusive, a morte.

3.8 - Trata problemas respiratórios

O óleo de Cravo Folha promove a desobstrução das fossas nasais, graças a seu efeito anti-inflamatório. Este expectorante natural é adequado para o tratamento destas doenças: resfriado, bronquite, sinusite, tuberculose e tosse. Há quem recomenda mastigar um pequeno cravo para aliar dores na garganta.

3.9 - Purifica o sangue

Estudos vêm demonstrando que seu aroma pode reduzir o nível de toxinas no sangue, enquanto estimula a ação oxidante em todo o corpo, pois impulsiona o sistema imunológico e, ao mesmo tempo, purifica as plaquetas.

3.10 - Cuida de infecções

Temos aqui um óleo que, em virtude de suas substâncias antissépticas, mostra-se válido para cuidar de feridas, cortes, pé de atleta, infecções causadas por fungos e sarna. Este óleo também pode ser eficaz para tratar picadura e mordida de insetos.

Atenção! Recomendamos utilizá-lo diluído, pois, caso contrário, pode gerar irritabilidade em pessoas com pele sensível.

3.11 - Ajuda o sistema imune

Este óleo, a levar em consideração também o próprio cravo-da-índia, é uma ótima opção para reforçar o sistema imunitário.

Suas propriedades antivirais são capazes de purificar o sangue, aumentando a resistência a diversas doenças, afinal, os antioxidantes no óleo essencial de Cravo Folha livram o corpo da atuação de perigosos radicais livres que causam uma variedade de doenças, como problemas cardíacos e certos cânceres.

4 - Efeitos colaterais do óleo de cravo folha

Ainda que este óleo ofereça maravilhosos benefícios para a saúde, aconselhamos a todos os usuários – principalmente os iniciantes! – que façam uso moderado do óleo essencial de Cravo Folha. Como dito no início do texto, o Eugenol oferece, sim, inúmeros benefícios à saúde, mas pode desencadear efeitos alérgicos. Ingerir este óleo por via oral sem diluí-lo provocará náuseas, convulsões, vômito, dificuldade para respirar, incluindo erupções e comichões.

Caso você queira tratar a acne, evite o uso demasiado na pele, pois isto provocará marcas permanentes.

Riscos preliminares oferecidos por este óleo incluem incômodos intestinais em crianças. Nos casos mais graves, há a presença de insuficiência renal e hepática. É verdade que este óleo pode baixar o nível de açúcar no sangue, de modo que os diabéticos devem utilizá-lo com cuidado. Mulheres grávidas e as que estão em fase da amamentação não devem fazer uso deste óleo, já que não está claro se este composto é transmitido para o bebê no leite materno.

Em caso de dúvida: consulte seu médico ou um profissional especializado antes de utilizar este produto. Precaução nunca é demais!

Referências bibliográficas
https://articles.mercola.com/herbal-oils/clove-bud-oil.aspx
https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-clove-oil.html

Postado em Óleos essenciais no dia 11 de Abril de 2018

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Cravo Folha (Clove Bud) - Benefícios e dicas de uso

Além de possuir fortes propriedades medicinais, o óleo essencial de Cravo Folha é considerado um elemento afrodisíaco, composto pelo misterioso encanto que vem do Oriente e da Ásia. Neste artigo, nós mencionaremos seus benefícios sem deixar de pontuar, por meio de um tom esclarecedor, ótimas dicas de uso. Boa leitura! O óleo de Cravo F... Leia o artigo »

11/04/2018

Óleo Essencial de Cedro da Virgínia (Red Cedarwoord) - Benefícios e dicas de uso

Você sabia que a linha de óleos essenciais é uma fonte de riqueza inesgotável para sua saúde? Melhor que isso, é conferi-los de perto: nossa loja virtual, repleta de produtos, aguarda sua visita. Já para aqueles que buscam informação e aceitam palpites, nós apresentaremos neste artigo o óleo essencial de Cedro da Virg&iacu... Leia o artigo »

19/03/2018

Óleo essencial de Bergamota (Bergamot Italy) - Benefícios e dicas de uso

A fruta da qual o óleo essencial de bergamota é extraído pode nos saciar a sede e matar a fome, possibilitando a preparação de sucos, doces de pote, sobremesas e acompanhamentos para pratos salgados. Em linhas gerais, as dúvidas que a acompanham até podem ser simples, como, por exemplo, o nome pelo qual devemos chamá-la: bergamota, laranja-cr... Leia o artigo »

17/01/2018