'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Óleo essencial de Citronela - Benefícios e dicas de uso

Desde nossas primeiras postagens até então, tratamos como prioridade oferecer a você as novidades que surgem no ramo da aromaterapia, e hoje não será diferente! Apresentaremos o óleo essencial de citronela, uma ótima opção para quem deseja alcançar mais saúde e explorar as maravilhas da medicina alternativa. Aliás, nossas informações não param por aqui: nós também citaremos os principais benefícios oferecidos por este óleo magnífico. Boa leitura!

A citronela é um vegetal fácil de ser cultivado. Se você optar por esta finalidade, poderá plantá-lo em grande medida. Seu óleo é riquíssimo em fortes propriedades medicinais e possui uma cor amarelada. Entre muitos aspectos, seu delicioso aroma é ligeiramente semelhante ao do capim-limão, oferecendo frescor em abundância. Inalá-lo promove bem-estar, eleva o ânimo e afasta os pensamentos negativos.

Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural
  • Descrição olfativa: fresco, cítrico, herbal
  • Precauções: as contraindicações serão apresentadas no final do artigo
  • Nome cientifico: Cymbopogon nardus, Cymbopogon winterianus

1 - Histórico de utilização

A citronela é uma planta facilmente encontrada em regiões tropicais e subtropicais, situadas no sudeste da Ásia (Indonésia, Java e Birmânia). Na atualidade, no que diz respeito à comercialização deste óleo, Indonésia e China lideram o ranking. O óleo de citronela também é produzido por países da África e da América do Sul, embora eles comercializem menor quantidade.

O óleo de citronela é extraído de duas variedades da mesma planta. A primeira tem sua origem no Sirilanka e atende pelo nome científico Cymbopogon nardus. A segunda tem sua origem na ilha de Java – a segunda maior e principal ilha da Indonésia – e atende pelo nome científico Cymbopogon winterianus.

No mais, afirma-se que o óleo de citronela é um dos mais fáceis de ser extraído. Basta esmagar o caule da planta para, então, obter óleo suficiente para aplicar na pele. Porém, tratando-se da extração por meio do processo de destilação a vapor, há maior preservação dos componentes nutricionais e fitoquímicos, gerando um óleo poderosamente medicinal para tratar uma ampla variedade de doenças!

Talvez não seja uma novidade o que vamos dizer agora, mas o óleo de citronela é encontrado em uma série de produtos para a limpeza do lar e para o cuidado da pele/cabelo. Este óleo também é útil na produção de velas. Ele pode fazer coisas sensacionais como pesticida natural e repelente, pois enquanto mantém os insetos distantes, cuida e nutre a pele.

Em linhas gerais, suas propriedades medicinais transformam o óleo de citronela em um eficaz antibacteriano, antidepressivo, antisséptico, antiespasmódico, anti-inflamatório, desodorante natural, sudorífero, diurético, antifúngico, repelente de insetos, antienvelhecimento, vermífugo, remédio estomacal, antioxidante, tônico e estimulante. Este óleo é indispensável para ter uma saúde plena!

2 - Principais componentes terapeuticos e nutricionais

  • citronelol
  • citronelal
  • geraniol
  • limoneno
  • methyl isoeugenol

Fazendo uma breve comparação entre as duas variedades mencionadas acima, a primeira variedade (a do Sirilanka) tem como principais componentes o citronelol, citronelal, geraniol, limoneno e methyl isoeugenol. O óleo obtido da segunda variedade (a da ilha de Java) tem como principais componentes o acetato de geranilo, limoneno, citronelal e geraniol – sendo que os dois últimos componentes são encontrados em maior quantidade. Concluindo: o óleo da ilha de Java é mais aconselhável.

3 - Benefícios do óleo essencial de citronela

3.1 - Funciona como anti-flamatório

Você está procurando um excelente anti-inflamatório? O óleo de citronela pode ser muito útil! Ele elimina a inflamação, incluindo, em particular, aquelas situações onde certos órgãos do sistema digestivo são afetados (fígado, estômago, intestinos...).

O óleo de citronela é tiro e queda contra inflamações causadas por excesso de álcool, drogas, alimentos picantes, efeito colateral desencadeado por medicamentos, doenças e agentes tóxicos que se infiltram no corpo.

3.2 - Combate a perda de cabelo

Antes de entrarmos em detalhes sobre a perda de cabelo, saiba que este óleo é eficaz contra a caspa, pois funciona como um potente antioxidante natural e antifúngico.

Seu alto teor de limoneno e methyl isoeugenol o faz ser efetivo para regular e diminuir a presença do sebo produzido pelo couro cabeludo. Isso, aliás, também nutre o couro cabeludo, livrando-o da coceira e nutrindo-o, eliminando enfim seu aspecto seco. Para acabar com a coceira, este óleo simplesmente reduz a quantidade de células mortas onde brotam os folículos capilares.

A calvície é um problema comum entre homens de meia-idade e, em alguns casos, afeta jovens que estão por volta dos 20 anos, por causa de uma pré-disposição genética. O óleo de citronela, por conta do limoneno e linalol, inibe eficazmente a produção de uma substância química chamada 5-alfa-redutase, que surge quando o excesso de testosterona bloqueia os poros do couro cabeludo. Assim, este agente danoso impede a chegada de nutrientes essenciais aos folículos capilares, deixando-os fracos e estimulando sua queda.

Optar por tratamentos com óleo de citronela não apenas reduzirá a velocidade da queda de cabelo, como promoverá o crescimento de folículos capilares. Os antioxidantes naturais do óleo de citronela eliminarão as toxinas danosas e os temidos radicais livres, presentes no cabelo devido aos contaminantes atmosféricos nocivos. Para ter uma ideia clara: até uma dieta mal planejada pode causar perda de cabelo... Com o óleo de citronela, seus cabelos se manterão mais fortes por muito mais tempo, com o volume que você sempre quis. Desfrute-o!

3.3 - Age contra a depressão

O óleo de citronela diminui a ansiedade e eleva o ânimo, afastando a depressão e seus pensamentos negativos. Inalar seu perfume causa frescor e revigora as boas energias.

3.4 - Elimina o meu cheiro

Seu aroma rico em cítricos e, portanto, semelhante ao do capim-limão, é ideal para afastar o mau odor corporal. Eis o motivo pelo qual este óleo também é utilizado na fabricação de desodorantes e aerossóis para o corpo, mesmo sendo utilizado em pequenas quantidades. Devido à alta concentração deste óleo, aplicá-lo na pele poderá desencadear irritabilidade. Cuidado!

Que tal tomar um banho refrescante? Inserir o óleo de citronela poderá proporcionar este benefício imperdível.

3.5 - Inibe o crescimento de fundos

Infecções causadas por fungo são comuns na região dos ouvidos, garganta e nariz. O óleo de citronela mata os fungos e inibe seu crescimento. Lembre-se: contrair infecções causadas por fungos nos ouvidos é muito comum e pode ser muito grave! Este óleo é útil até para combater a disenteria.

3.6 - Reduz a febre

Neste caso, o óleo de citronela atua como sudorífero, ou seja, estimula a transpiração, enquanto sua propriedade anti-inflamatória reduz a inflamação e seus agentes antimicrobianos combatem as infecções. Temos aqui a combinação destas três características poderosíssimas para reduzir a febre e regular a temperatura corporal.

3.7 - Impede o crescimento bacteriano

É isso mesmo que você acabou de ler! O óleo de citronela mata as bactérias e inibe o crescimento destes agentes danosos. Tudo isso graças ao componente Methyl Isoeygenol e outros que são encontrados neste óleo. Podemos incluir o óleo de citronela no tratamento de feridas infeccionadas, não se esquecendo de utilizá-lo contra as bactérias que afetam o cólon, uretra, bexiga urinária, estômago, intestinos, vias urinárias, rins e próstata.

3.8 - Repelente do insetos

Esta é uma das funções que mais dão popularidade ao óleo de citronela. Ele também é eficaz contra piolhos, carrapatos e pulgas. O mosquito da espécie Aedes aegypte, cuja picada pode transmitir o vírus da febre amarela, não resiste ao efeito deste óleo.

A princípio, seja você um campista entusiasta ou alguém que curte passeios ao ar livre, recomendamos que use o óleo de citronela como repelente.

Quer uma dica prática? Caso seja do seu interesse cultivar a citronela, plante-a perto de alguma janela, pois isso manterá os mosquitos longe de seu lar.

3.9 - Alivia os espasmos

O óleo de citronela combate os espasmos musculares, atuando desta maneira também no sistema respiratório e nervoso, não deixando de levar alívio às pessoas que sofrem de espasmos menstruais. Este óleo também alivia os sintomas da câimbra e da tosse.

3.10 - Elimina vermes intestinais

O óleo de citronela é uma arma poderosa contra os vermes intestinais. Geralmente, crianças são quem mais sofre com este problema, sendo certo encontrar nelas uma grande quantidade de lombriga e tênias. Estes vermes atrapalham o crescimento físico e o desenvolvimento mental, pois impedem o corpo de absorver os nutrientes necessários. Utilizar o óleo é a solução para eliminar estes parasitas perigosos, mas deve-se usá-lo sempre em doses moderadas.

3.11 - Estimula a micção

Aqui está uma característica que pode gerar diversos benefícios. Para quem não sabe, estimular a micção significa aumentar a quantidade de urina. Através da urina, eliminamos de nosso corpo toxinas, impurezas, ácido úrico, excesso de biles e sais. Pode-se eliminar, através da urina, uma parcela da gordura corporal, mesmo que seja pequena, também auxiliando as pessoas que desejam perder peso.

Quanto mais você urina, maiores são as chances de eliminar infecções no sistema urinário, livrando o corpo de toxinas e outras doenças (cálculo renal, reumatismo e artrite). Este aspecto é favorável para melhorar a digestão e manter o coração saudável!

3.12 - Atua como tônico

O óleo de citronela estimula a circulação sanguínea, níveis hormonais, secreções e as enzimas das glândulas. O cérebro é beneficiado com esta característica, afinal, estimula a atividade do sistema nervo, além dos mecanismos imunes e o metabolismo corpóreo.

3.13 - Combate transtornos estomacais

O uso deste óleo limpa o estômago das infecções e o ajuda a funcionar corretamente.

3.14 - Elimina infecções

O óleo de citronela e suas propriedades antissépticas combatem as infecções nas feridas. Isso também atua nas vias urinárias, na uretra, na próstata e nos rins, protegendo o corpo contra a sepse (complicação fatal gerada por uma infecção).

3.15 - Atua como tônico

O óleo de citronela é um tonificante geral. Ele, além fortalecer o corpo, tonifica a digestão, o sistema nervoso e um dos órgãos mais importantes do corpo, o cérebro.

3.16 - Combate os sinais do envelhecimento

Envelhecer é uma consequência inevitável. Infelizmente, não existe a fonte da juventude, mas a ciência moderna e a alternativa nos auxiliam na luta contra os sinais do envelhecimento. Certos tratamentos naturais estão ao nosso dispor para manter a pele e o corpo mais saudável durante maior parte do tempo. Isso reduz o processo de envelhecimento.

Ao aplicar regularmente o óleo de citronela na pele, estimulará a circulação sanguínea, mantendo a própria pele em sua cor natural e garantindo que os nutrientes essenciais estejam em contato direto com ela. O óleo de citronela também auxilia no enrijecimento da pele, o que reduz os sinais de rugas e suaviza olheiras.

Para esta finalidade, aconselhamos misturar o óleo de citronela com óleo de amêndoa e laranja.

3.18 - Elimina a ACNE

Quem diria que por trás de um nome tão pequeno (“acne”), existe um grande incômodo? É um fato que desencadeia um efeito negativo em nossa autoimagem e põe em cheque nossa autoconfiança.

Esta doença é muito comum entre pessoas que têm pele ensebada, passam por mudanças relacionadas ao hormônio ou têm determinada disposição genética, algo comum durante a adolescência.

Como dito anteriormente, o óleo de citronela é realmente efetivo tal qual tônico natural e, portanto, revigora a pele e elimina nela o excesso de gordura, bactérias e células mortas. No decorrer do dia, nossos poros são entupidos por impurezas, o que causa imperfeições dermatológicas.

Conselho: aplique uma gotinha ou duas de óleo de citronela em um pedaço de algodão. Em seguida, utilize-o para limpar o rosto antes de continuar o resto de sua limpeza facial.

O referido óleo possui propriedades adstringentes, infalível para esticar os poros. Em outras palavras, haverá menos excesso de óleo e células mortas que seriam capazes de bloquear os poros e, ao mesmo tempo, reduzir e regular a quantidade de óleo produzido pela própria pele.

3.19 - Outras considerações sobre o óleo de Citronela e a Pele

Além de ser um item importante na aromaterapia, o óleo de citronela pode ser empregado na fisioterapia, pois ele é capaz de aliviar a dor articular e muscular. Seu conteúdo é facilmente absorvível, não deixando uma camada de gordura após a aplicação, uma vez que penetra profundamente a própria pele até alcançar a área afetada.

O óleo de citronela funciona, também, como um excelente hidratante, eliminando as toxinas presentes na camada dermatológica mais superficial, sem deixar de estimular a circulação de células sanguíneas. Assim, sua pele irá se regenerar mais rápido e recuperar a vitalidade de antes.

O óleo de citronela atua como diaforético natural, estimulando a sudoração. Isso (repito) é ótimo para eliminar as toxinas da pele e dentro do corpo, sendo uma das melhores maneiras para regular a saúde. A fim de alcançar maior efeito, recomendo aplicá-lo antes de fazer exercício físico ou após tomar uma ducha.

4 - Outros benefícios

Ademais, este óleo pode ser usado no tratamento de problemas como palpitações anormais, colite, enxaqueca, neuralgia, fadiga, dor de cabeça, náusea e dor abdominal como resultado de gases ou câimbras.

5 - Contraindicações

O óleo de citronela não apresenta qualquer nível de toxidade. Entretanto, deve-se utilizá-lo com moderação, senão é capaz de gerar irritabilidade, dermatite ou grande sensibilidade dermatológica. Não deve ser usado na pele de bebês / crianças pequenas nem durante a gravidez ou na fase de amamentação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou um profissional qualificado.

6 - Misture

O óleo essencial de citronela pode ser combinado com outros óleos essenciais, como o de madeira de cedro, sálvia, eucalipto, gerânio, lavanda, limão, menta e alecrim e melaleuca.

Referências bibliográficas
https://www.mapleholistics.com/blog/citronella-essential-oil-benefits/
https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-citronella-essential-oil.html

Postado em Óleos essenciais no dia 11 de Maio de 2018

Comentários

Leia também...

Óleos essenciais - Riscos, efeitos colaterais e cuidados

Paracelso tinha razão: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” Longe de ser mera coincidência, tais palavras também se aplicam ao uso de óleos essenciais. Portanto, iremos além da frase dita pelo famoso médico suíço-alemão: responderemos perguntas; falaremos sobre o uso por via oral e cut&acir... Leia o artigo »

13/02/2018

Óleo essencial de Citronela - Benefícios e dicas de uso

Desde nossas primeiras postagens até então, tratamos como prioridade oferecer a você as novidades que surgem no ramo da aromaterapia, e hoje não será diferente! Apresentaremos o óleo essencial de citronela, uma ótima opção para quem deseja alcançar mais saúde e explorar as maravilhas da medicina alternativa. Aliás, ... Leia o artigo »

11/05/2018

Óleo essencial de Cravo Folha (Clove Bud) - Benefícios e dicas de uso

Além de possuir fortes propriedades medicinais, o óleo essencial de Cravo Folha é considerado um elemento afrodisíaco, composto pelo misterioso encanto que vem do Oriente e da Ásia. Neste artigo, nós mencionaremos seus benefícios sem deixar de pontuar, por meio de um tom esclarecedor, ótimas dicas de uso. Boa leitura! O óleo de Cravo F... Leia o artigo »

11/04/2018