'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Óleo Essencial de Cedro da Virgínia (Red Cedarwoord) - Benefícios e dicas de uso

Você sabia que a linha de óleos essenciais é uma fonte de riqueza inesgotável para sua saúde? Melhor que isso, é conferi-los de perto: nossa loja virtual, repleta de produtos, aguarda sua visita. Já para aqueles que buscam informação e aceitam palpites, nós apresentaremos neste artigo o óleo essencial de Cedro da Virgínia, mencionando seus benefícios e dicas de uso imperdíveis!

O Cedro da Virgínia (nome em inglês: Red Cedarwood), além de ser um gigante das florestas, oferece um óleo essencial riquíssimo. Em virtude de seus diversos benefícios para a saúde, assumiu um papel relevante na aromaterapia. Seu perfume é fresco, suave e deliciosamente amadeirado. Inalá-lo faz bem, proporciona conforto e tranquilidade instantânea.

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural
  • Descrição olfativa: fresco, suave, amadeirado
  • Precaução: as contraindicações serão apresentadas no final do artigo
  • Nome científico: Juniperus virginiana

2 - Histórico de utilização

Sociedades antigas utilizavam o Cedro e seu óleo essencial de modo bem particular. Os gregos, por exemplo, incluíram este óleo no repertório de massagens terapêuticas e na aromaterapia. Os egípcios, por sua vez, faziam uso deste óleo em rituais religiosos, incluindo-o no embalsamento, além de tratamentos voltados para a saúde e beleza.

Segundo historiados, certas tribos comiam o fruto desta árvore, fosse ele inteiro ou triturado, sem descartar a utilização de suas folhas para fazer chá medicinal a fim de curar a tosse, o resfriado e a asma.

Em dias atuais, o óleo essencial de Cedro é extraído a partir da destilação a vapor feita com pedaços da árvore, como o tronco, o cepo, as raspas e a serragem. Após este processo, aquilo que restou do cedro poderá ser reaproveitado para criar outros produtos, ou seja, móveis domésticos e painéis; itens de segurança também, a saber: cercas de proteção.

O Cedro possui uma estrutura imponente e, a título de curiosidade, é a árvore mais citada na Bíblia. Seu óleo essencial contribui para a saúde com os seguintes benefícios: regula a menstruação; fortalece as gengivas; retira as toxinas do corpo; elimina a acne; ameniza a dor de dente; tem agentes anti-inflamatórios; reduz a tosse; promove o crescimento de cabelo; tonifica a concentração e o raciocínio; repele insetos; fortalece os músculos; cura as infecções causadas por fungos; reduz a irritação cutânea; elimina o eczema; acelera o metabolismo, entre outras funções.

Um estudo realizado em janeiro de 2018 sobre Fisiologia e Conduta, destacou que o óleo de Cedro da Virgínia pode produzir efeitos ansiolíticos quando aplicado em certas vias corporais. No entanto, faz-se necessário realizar novos estudos para confirmar este benefício.

O Cedro da Virgínia é encontrado nos EUA, onde é conhecido tal qual Cedro Vermelho do Leste. Ele é membro da família Cupressaceae ou Cipreste. Existem outros tipos de cedro pelo mundo e podemos citar o Cedro-do-Atlas (Cedrus atlantica), nativo das montanhas marroquinas, o Cedro-do-Líbado (Cedrus libani), Cedro-do-Himalaia ocidental (Cedrus deodara) e o Cedro-do-Chipre (Cedrus libani var. Brevifolia). O cedro é, basicamente, uma planta nativa de clima frio, encontrada em altitudes elevadas. Pode crescer de 30 a 65 pés de altura.

3 - Principais componentes terapêuticos

  • alfa-Cedreno
  • beta-Cedreno
  • Cedrol
  • Widdrol
  • Thujopsene

Neste óleo encontra-se um grupo de sesquiterpenos. Eles contribuem significativamente para seu valor medicinal e levam benefícios à saúde. Em geral, as substâncias fazem este óleo ser antisséptico, antisseborreia, antiespasmódico, tônico, adstringente, diurético, emenagogo, expectorante, inseticida, sedativo e fungicida.

4 - Benefícios

4.1 - Melhora a concentração

Os doutores Terry Friedmann MD e Dennis Eggett, da Universidade de Bringham Young, realizaram um estudo e descobriram que o uso do óleo essencial de Cedro em crianças pode melhorar a concentração e a capacidade de aprendizado. Além disso, Crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) passaram por fases de tratamento com diferentes óleos, incluindo vetiver, cedro, lavanda e uma mistura de óleos.

Estas crianças tiveram em mãos uma garrafa de óleo essencial e fizeram 3 inalações profundas 3 vezes ao dia durante trinta dias. No final do estudo, os pacientes realizaram exames de eletroencefalografia e,
graças ao óleo de vetiver e cedro, foram constatadas mudanças significantes. De acordo com o resultado dos exames, a inalação do óleo de cedro melhorou a concentração de crianças com THAD em até 65%.

4.2 - Tem propriedades antissépticas

O óleo de Cedro é duro na queda! Ele defende o corpo contra toxinas, socorrendo os glóbulos brancos. Faz com que o sistema imune não sofra com o estresse nem tenha mau funcionamento. Portanto, protege as funções internas, combatendo as bactérias presentes no corpo. Permita-se aplicar este óleo sobre as feridas, usando-o feito antisséptico. Você até pode criar um gel natural, misturando o óleo essencial de cedro com óleo essencial de coco e, em seguida, passe esta mistura nas feridas, cicatrizes e infecções.

4.3 - Elimina a tosse

Dê adeus ao cof-cof que atrapalha suas noites de sono. O óleo essencial de Cedro tem o poder de eliminar a congestão que causa a tosse ou aumenta com o resfriado. Este óleo elimina o catarro e, automaticamente, limpa o sistema respiratório.

Busque usar o óleo essencial de Cedro antes de ir dormir, o que acabará com os incômodos causados pelo catarro, como a dor de cabeça, por exemplo. Coloque 2 gotas de óleo de Cedro no peito e na garganta, esfregando-o por um minuto. Você também pode passar um pouco do óleo entre o nariz e o lábio superior para respirar com facilidade.

4.4 - Cura a acne

O que causa a acne e infecções na pele (isto é, impurezas e micróbios) é impedido pelo óleo essencial de madeira de cedro, pois ele protege os poros cutâneos. Este óleo também é útil para melhorar a pele
do rosto, dando a você uma aparência jovial.

Para eliminar a acne: adicione 1 gota de óleo essencial de Cedro à sua loção ou sabão facial, ou use-o diretamente em sua pele (preferencialmente diluído!). Execute este método diariamente até curar a acne.

Você também pode fazer seu próprio esfoliador facial, combinando óleo essencial de Cedro com sal de Epsom e óleo essencial de coco. Misture estes ingredientes até obter uma textura áspera e ligeiramente oleosa. Logo, use-a para esfoliar seu rosto e eliminar a acne de uma vez por todas!

4.5 - Trata o couro capilar

Se você tem um couro capilar seco e escamoso, sua cura pode estar no óleo essencial de cedro. Ele aumenta a circulação, dando vitalidade ao couro capilar. Misture 2 gotas de óleo essencial de Cedro com 2 gotas de óleo essencial de coco para criar uma mistura com propriedades antifúngicas e que hidrata. Aplique esta mistura ao seu couro capilar e esfregue-a durante 5 minutos. Para obter melhores resultados, deixe-o repousar em seu couro capilar durante, aproximadamente, 30 minutos. Em seguida, lave-o.

4.6 - Promove a micção

Por ser um diurético natural, o óleo de Cedro aumenta a frequência da micção. Através da urina, eliminamos uma parcela da gordura corporal, o excesso de água e toxinas, como o ácido úrico. Assim, ele ajuda a curar uma série de afecções que desencadeiam obesidade, hipertensão, reumatismo, artrite, gota, infecção urinária e acumulação de impurezas no sangue.

4.7 - Repelente de insetos

O óleo essencial de Cedro é um repelente natural. Você pode passar algumas (poucas) gotas deste óleo em sua pele para mantê-la protegida ao ar livre. Usá-lo em um vaporizador é uma boa ideia, pois
manterá os insetos longe de sua casa ou apartamento. Você também pode borrifar o óleo essencial de Cedro diluído em sua cama ou nos assentos do automóvel.

Um estudo mediu a efetividade do óleo de Cedro contra besouros e moscas domésticas. O resultado, portanto, comprovou ser eficiente sua atividade tal qual inseticida contra tais espécies de inseto. O estudo também sugere que o óleo de Cedro é um produto natural ativo, que pode ser adicionado aos inseticidas comerciais.

Caso as traças, que danificam a roupa, sejam um problema para você, o óleo de Cedro poderá eliminá- las, dispensando o mau cheiro da naftalina. Molhe pedaços de algodão com óleo essencial de Cedro e coloque-os em seu armário, nos cabides e em caixa de armazenamento.

4.8 - Regula a menstruação

O óleo essencial de Cedro também veio para ajudar as mulheres que têm menstruação obstruída ou irregular. Este óleo age feito emenagogo, isto é, estimula a menstruação e regulariza o ciclo. Os efeitos secundários (náusea, fadiga e mudanças de humor) associados com a menstruação são aliviados com o uso deste óleo. Mas é necessário usá-lo com precaução, pois pode afetar a função hormonal das glândulas do sistema endócrino.

4.9 - Combate a queda de cabelo

O óleo essencial de cedro estimula o crescimento de folículos capilares e melhora a circulação no couro cabeludo. Isso estimula o crescimento de cabelo, retardando a queda. Durante anos, profissionais desta área recomendam o óleo de Cedro para tratar a perda de cabelo, enfraquecimento dos folículos capilares e diversos tipos de alopecia.

Afirma-se que o óleo essencial de Cedro, em combinação com óleos essenciais de tomilho, alecrim ou lavanda, melhora o crescimento de cabelo até 44% em pessoas que sofrem com este problema após sete meses de tratamento. Portanto, recomendamos que você adicione o óleo de Cedro ao seu xampu ou condicionador, ou use este óleo para massagear o couro capilar, deixando-o repousar durante 30 minutos antes de enxaguá-lo.

4.10 - Alivia os espasmos

Aliviar os espasmos é uma das principais propriedades medicinais do óleo essencial de Cedro. As pessoas que têm problemas para dormir devido à síndrome das pernas inquietas, convulsões respiratórias, asmas e outras condições espasmódicas também encontram alívio nas propriedades calmantes deste óleo. Quase todos os tipos de espasmos e condições relacionadas podem ser sanados com este óleo. Isso inclui espasmos que afetam o sistema respiratório, os intestinos, os músculos, o coração e os nervos.

4.11 - Ameniza a tensão

Com o óleo essencial de Cedro, a tensão e o estresse não serão mais um problema. Este óleo atua contra tais problemas porque causa um efeito calmante que relaxa a mente, além de diminuir a inflamação e a dor muscular. Irritação ou comichão na pele? Não mais. O aroma do óleo essencial de madeira de cedro estimula a liberação de serotonina, que é convertida em melatonina no cérebro. A melatonina estimula um sono reparador.

Um estudo mediu as propriedades sedativas do óleo de cedro, utilizando como cobaia ratos. Durante o experimento, os animaizinhos inalaram cedrol, um componente do óleo essencial de cedro. A atividade motora dos ratos diminuiu de modo considerável. Os ratos que receberam cafeína e foram classificados como hiperativos também demonstraram diminuição em sua atividade. O nível de sono nestes ratos aumentou.

As propriedades do óleo essencial de cedro são importantes na aromaterapia, pois ajuda as pessoas que sofrem de estresse e depressão crônica. Para ter este benefício, basta inalar o aroma diretamente do frasco. Você também pode difundir umas gotas de óleo ou esfregar uma gota nas sobrancelhas para aliviar a tensão.

4.12 - Reduz a artrite

Convenhamos: a artrite é uma doença terrível! Ela é causada pela inflamação das articulações, sintoma comum nesta doença, o que causa dor e debilidade. Para combater este mal, aplique externamente ou inale o óleo essencial de Cedro. Experimente usar este óleo durante o banho, acrescentando 5-10 gotas deste óleo essencial. Você não vai se arrepender!

4.13 - Desodorante natural

Inalar o aroma do óleo essencial de Cedro é aparentemente algo muito simples. Quem não o conhece tampouco sabe quais benefícios há por trás disso. Seu aroma é agradável e gera tranquilidade. É válido misturá-lo com outros perfumes ou óleos portadores. Este óleo eleva a autoestima e é capaz de transformar um ambiente, a ponto de unir as pessoas. Experimente inalar seu aroma, vaporizando-o ou colocando-o em um aerossol corporal, uma vez que isso possa oferecer efeitos terapêuticos.

4.14 - Atua como adstringente

De acordo com esta função, o óleo de Cedro fortalece a gengiva, prevenindo a perda ou curando a dor de dente. Funciona, também, feito tônico muscular, razão pela qual usá-lo dá a sensação de jovialidade e disposição física. O óleo de Cedro é útil para eliminar a diarreia, visto que comprime os músculos do sistema digestivo. As substâncias adstringentes fazem com que as proteínas na pele se unam, formando um escudo protetor na área onde é aplicada.

4.15 - Elimina as infecções causadas pelos fungos

O óleo de cedro é uma arma infalível contra os fungos, motivo pelo qual elimina infecções internas e externas causadas por estes agentes danosos. Conforme um estudo realizado no Departamento de Medicina Oral e Radiologia da Índia, foi descoberto que o óleo essencial de Cedro é uma opção viável no lugar de outros agentes antibacterianos, afinal, evita tanto das bactérias quanto elimina os resíduos responsáveis pela infecção oral. O estudo também comprovou que o óleo de canela, óleo de cravo-da- índia e eucalipto têm as mesmas propriedades antifúngicas. O óleo essencial de Cedro pode ser uma boa opção em caso de intoxicação alimentar.

5 - Contraindicações

Recomendamos que você consulte um médico e experimente uma pequena amostra antes de utilizar por completo qualquer óleo essencial. Por último, antes de usar o óleo de Cedro, deve-se diluí-lo em óleos portadores, como o de amêndoa, coco, jojoba ou óleo de oliva. Possíveis efeitos colaterais do óleo de Cedro que podem ocorrer se o usarmos em altas concentrações: irritação na pele; vômito; náusea; sede excessiva; danos no sistema digestivo.

As mulheres grávidas ou em fase de amamentação não devem usar óleo essencial de Cedro. Também é aconselhável manter óleos essenciais fora do alcance de crianças.

Misture o óleo de cedro com óleo essencial de: bergamota, benjoeiro, cipreste, canela, incenso, junípero, jasmim, limão, lima, lavanda, rosa, neroli e alecrim. Eles formam excelentes misturas!

Referências bibliográficas
https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-cedar-wood-essential-oil.html
https://articles.mercola.com/herbal-oils/red-cedarwood-oil.aspx
https://draxe.com/cedarwood-essential-oil/

Postado em Óleos essenciais no dia 19 de Março de 2018 e última atualização dia 13 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Gerânio - Benefícios e dicas de uso

O óleo essencial de gerânio é um forte candidato à preferência popular. Se você ainda não o conhece, tampouco aconselhamos subestimá-lo, pois dentro de seu frasquinho marrom encontramos propriedades  medicinais extraordinárias. Neste artigo, detalharemos seus benefícios e dicas de uso. Você se surpreenderá! Dono d... Leia o artigo »

23/02/2018

Óleo Essencial de Limão Siciliano (Citrus Limon) - Benefícios e dicas de uso

Nossa linha de óleos essenciais não para de crescer. Visando o melhor para nossos clientes, apresentaremos mais um campeão peso-pesado na luta contra os males que afetam a saúde. É o óleo essencial de limão siciliano (Citrus limon). Nos parágrafos a seguir, destacaremos seus valiosos benefícios, mencionando imperdíveis dicas de ... Leia o artigo »

22/02/2018

Óleo essencial de Bergamota (Bergamot Italy) - Benefícios e dicas de uso

A fruta da qual o óleo essencial de bergamota é extraído pode nos saciar a sede e matar a fome, possibilitando a preparação de sucos, doces de pote, sobremesas e acompanhamentos para pratos salgados. Em linhas gerais, as dúvidas que a acompanham até podem ser simples, como, por exemplo, o nome pelo qual devemos chamá-la: bergamota, laranja-cr... Leia o artigo »

17/01/2018