'Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo... o que não está reconciliado dorme mal.' Nietzsche (Zaratustra)

Óleo essencial de capim-limão - Benefícios e dicas de uso

Capa post - Óleo essencial de capim-limão - Benefícios e dicas de uso

Texto: Postado em Dicas e Diversos por Kelly Carrilho no dia 06 de Dezembro de 2017 e última atualização dia 26 de Março de 2019 .

Já listamos bem aqui no blog os benefícios do chá de capim-limão (também conhecido como capim cidreira, capim-santo e em ingles lemongrass), dessa vez vamos falar sobre os benefícios do óleo essencial dessa planta que, na nossa cultura, comumente é utilizada apenas como chá. Ao longo desse post vamos dar algumas dicas de uso e os benefícios do óleo essencial de capim-limão.

O capim-limão produz um óleo essencial altamente potente e terapêutico que possui diversas utilizações na saúde. Tem um cheiro leve e fresco com notas acentuadas de terra. É estimulante, relaxante e calmante. Quando inalado transmite a sensação de aconchego, calma e tranquilidade.

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural (compre na loja)
  • Descrição olfativa: Fresco, cítrico, herbal
  • Precauções: Não se conhece nenhuma contraindicação para uso externo
  • Nome científico: Cymbopogon flexuosus, Poaceae

2 - Histórico da utilização

Tradicionalmente, o capim-limão vem sendo utilizado para o tratamento de vários problemas, como o distúrbio digestivo, problemas circulatórios, baixa imunidade, dores de cabeça, calmante para o sistema nervoso, problemas comportamentais, infecções e até mesmo para irregularidades do ciclo menstrual. Em alguns países, é conhecido por “capim da febre” ou fever grass (em referência ao nome em inglês, lemongrass) por ser utilizado também para baixar a temperatura corporal devido as suas propriedades antitérmicas.

3 - Principais componentes terapêuticos e nutricionais

  • Cálcio
  • Cobre
  • Ácido fólico ou vitamina B9
  • Ferro
  • Magnésio
  • Manganês
  • Ácido pantotênico
  • Potássio
  • Proteína
  • Vitaminas B1, B2, B3 e B6
  • Vitamina C
  • Zinco

Os altos níveis de ferro no capim-limão ajudam os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio por todo o corpo. Além disso, o manganês, outro importante componente da planta, é um mineral essencial para a saúde da pele e dos ossos, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.

O capim-limão possui uma grande quantidade de vitaminas B que o organismo humano não é capaz de produzir. As vitaminas do complexo B são necessárias para a função metabólica das células. O ácido fólico ou vitamina B-9, é imprescindível para a saúde do coração e ajuda a prevenir problemas congênitos ao longo do desenvolvimento dos bebês. O capim-limão produz um óleo altamente potente e terapêutico que possui diversas utilizações na saúde.

Vamos conhecer alguns benefícios para a saúde bem como algumas dicas de uso do óleo essencial de capim-limão.

4 - Benefícios

4.1 - Antibacteriano / Antifúngico

A fragrância gramínea doce do capim-limão vem do citral, também chamado de lemonal presente em sua composição (de 65 a 85%). Este composto orgânico possui potentes propriedades antibacterianas e antifúngicas.

4.2 - Antipirético

Antipiréticos são substâncias que podem baixar uma febre alta. O óleo de citrino tem a capacidade de fazer exatamente isso e é frequentemente usado no chá para reduzir febres muito altas. Ao estimular a transpiração, a temperatura corporal é regulada.

4.3 - Antiinflamatório e antioxidante

Alguns dos compostos de óleo essencial encontrados no capim-limão também possuem qualidades antiinflamatórias e antioxidantes.

4.4 - Carminativo

O óleo de capim-limão ajuda a remover o excesso de gases no intestino assim como evita a formação desses gases.

4.5 - Sedativo

Uma das características mais reconhecidas do óleo de capim-limão é sua capacidade de promover uma sensação de paz e tranquilidade. Isso é útil para pessoas com problemas para relaxar e dormir.

4.6 - Anticarcinogênico

Pesquisas descobriram que o capim-limão também tem propriedades anticancerígenas significativas. Um composto flavonoide conhecido como luteolina foi associado ao combate de células cancerígenas. A luteolina também pode ajudar a combater os sintomas de infecções pulmonares e esclerose múltipla.

4.7 - Antisséptico

O óleo de capim-limão pode ajudar a limpar feridas internas e externas e combater as infecções de forma eficaz.

4.8 - Adstringente

A ação adstringente ajuda a impedir o fluxo sanguíneo através da contração de vasos sanguíneos. Nos casos em que há sangramento grave, um adstringente pode significar a diferença entre a vida e a morte. O capim-limão promove a contração de folículos pilosos, músculos, pele e vasos sanguíneos.

4.9 - Diurético

O óleo de capim-limão aumenta a micção, o que ajuda na redução do acúmulo e inchaço tóxicos. A micção frequente ajuda a manter os rins limpos e saudáveis.

4.10 - Alívio da dor tópica

Devido às suas poderosas propriedades antiinflamatórias, o óleo essencial de capim-limão oferece alívio imediato da dor enquanto reduz a inflamação. Use um óleo diluidor e dilua 2 gotas de óleo de capim-limão em colher de chá do óleo diluidor de sua preferência, como óleo de amêndoa ou óleo de jojoba.

4.11- Melhora do humor

O perfume fresco e terroso do capim-limão traz uma sensação de paz e tranquilidade. Use o óleo essencial de capim-limão no seu aromatizador para uma sensação de limpeza, relaxamento, renovação e frescor. O óleo de capim-limão também pode aumentar a confiança, a saúde mental e ajudar a combater a depressão.

4.12 - Sauna facial

Se você precisar de um alívio no congestionamento nasal, ou está se sentindo um pouco letárgico, sem energia, com uma tendência à indisposição experimente uma sauna facial com óleo essencial de capim-limão. Basta encher uma tigela rasa com água quente e adicionar algumas gotas de óleo essencial de capim-limão. Encoste o rosto levemente sobre a tigela com uma toalha sobre a cabeça para manter o vapor. Depois você deve enxaguar com água morna e (se possível) finalizar com uma pequena camada de óleo de coco para hidratação.

4.13 - Relaxamento muscular

Se seus músculos estão tensos e doloridos, você pode misturar o capim-limão com óleo de amêndoas. Isso ajudará a reduzir a inflamação e aliviar as dores musculares. Adicione 6 gotas de óleo de capim-limão a uma colher de óleo de amêndoas e massageie suavemente as áreas afetadas.

4.14 - Máscara Facial

Para ajudar a manter seu rosto fresco e livre de resíduos, experimente uma máscara facial feita com argila, óleo de amêndoa e óleo essencial de capim-limão. Misture 3 colheres de sopa de argila de bentonita, uma colher de chá de óleo de amêndoa e 3 gotas de óleo essencial de capim-limão em uma tigela limpa. Adicione água até a mistura ficar parecida com um creme dental. Aplique no seu rosto com um movimento circular e deixe secar por quinze minutos. Enxaguar com água morna, secar e finalizar com uma leve camada de óleo de coco para hidratar.

4.15 - Alívio da dor de cabeça

Se sua dor de cabeça é devido à tensão, alergias ou hormônios, o óleo essencial de capim-limão pode ajudar. Aplique várias gotas de óleo nas suas têmporas ao primeiro sinal de dor de cabeça.

4.16 - Combate à insônia

O efeito calmante do óleo de capim-limão ajuda a aliviar ansiedade, irritabilidade e insônia. Isso pode ajudar a melhorar não só a duração do sono, mas também a qualidade. Você pode utilizar o seu próprio óleo de capim-limão ou adicionar um pouco de óleo de capim-limão ao seu próprio creme corporal. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de capim-limão na sola dos pés.

4.17 - Tratamento de abalos emocionais

Se alguém estiver em estado de choque, adicione 2 gotas de óleo de capim-limão, mergulhe um pedaço de algodão do tamanho de uma bola pequena e coloque-a embaixo das narinas. Faça isso imediatamente e aguarde a ajuda médica chegar.

4.18 - Dor nas articulações

Se você sofrer com dores nas articulações, o óleo de capim-limão também funciona para reduzir a dor e a inflamação. Misture com um óleo diluidor e combine com óleo essencial de bétula e óleo essencial de gerânio para artrite e dor nas articulações.

4.19 - Tratamento de feridas

Misture várias gotas de óleo de capim-limão com ¼ de xícara de avelã para limpar ferimentos.

4.20 - Agente antimicrobiano

O capim-limão tem propriedades antimicrobianas que o tornam um inibidor do crescimento microbiano e bacteriano no corpo, tanto interna como externamente. Também é conhecido por ser eficaz na inibição de infecções bacterianas no cólon, estômago, tratos urinários, feridas, sistema respiratório e outros órgãos, além de ajudar a curar doenças resultantes de infecções bacterianas ou microbianas, como a febre tifoide, intoxicação alimentar, doenças de pele, odor corporal e malária (causada pelo protozoário).

5 - Curiosidade

No ano de 2003, o pesquisador japonês Tomoyuki Ohno descobriu que o óleo essencial do capim-limão poderia ser utilizado para matar a bactéria do estômago Helicobacter Pylori, que é  uma bactéria que se aloja no estômago ou intestino, prejudicando a barreira protetora e causando inflamação, podendo provocar sintomas como dores e desconforto abdominal, além de favorecer o desenvolvimento de úlceras e câncer. Mais um excelente motivo para utilizar. 

Fontes e referências:
https://draxe.com/lemongrass-essential-oil/
https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-lemongrass-essential-oil.html
https://www.doterra.com/US/en/blog/spotlight-lemongrass-oil
http://www.naturallivingideas.com/lemongrass-essential-oil-uses-benefits/

Comentários

Leia também...

Quantas horas dormir por dia segundo experts

Update 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link. A Fundação Nacional do Sono (NSF – National Sleep Foundation), nos Estados Unidos, atualizou a recomendação de quantas horas de sono devemos dormir em média por noite. Apesar de as recomendações para a quantidade de horas que adultos devem dormir não... Leia o artigo »

23/02/2015

Melhorando o sono durante internações médicas

Acredito que esse artigo será no mínimo da curiosidade de muitos. Eu acho que posso afimar que assim como eu, você já deve ter tido alguém próximo que passou por algum tipo de internação médica. Diante disso, esse artigo tem como objetivo explicar 'como melhorar o sono durante estadias em hospitais'. A qualidade do sono está dire... Leia o artigo »

20/12/2016

Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

O que importa não é o número de horas na cama, mas sim, a qualidade do tempo de sono. Se você dorme durante longas horas e, mesmo assim, tem dificuldades para acordar e se manter alerta pelo resto do dia, talvez não esteja usufruindo suficientemente dos diferentes estágios do sono.  Cada estágio no ciclo do sono oferece diferentes... Leia o artigo »

10/02/2015

7 Segredos para dormir melhor

Geralmente, quando escutamos alguém falar sobre saúde, as pessoas sempre costumam mencionar exercícios e boa alimentação. Apesar de concordarmos com isso, a verdade é que uma boa noite de sono também é um dos fatores mais importantes quando se trata de vitalidade, saúde e qualidade de vida. Ocasionalmente, uma noite ou outra sem d... Leia o artigo »

28/01/2014

12 Dicas para acordar cedo todos os dias

Levantar-se cedo todos os dias pode ser um desafio, ainda mais se as noites forem prejudicadas pela famosa e temida insônia. Mas, pensando no bem-estar das pessoas que necessitam urgentemente adotar este hábito, trazemos um artigo com 12 dicas para acordar cedo todos os dias. São sugestões muito práticas. Também destacamos as razões por que devemos s... Leia o artigo »

22/07/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4909 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.