'Dormir bem é ter vida.' Dorminhoco.com

Óleo essencial de capim-limão - Benefícios e dicas de uso

Já listamos bem aqui no blog os benefícios do chá de capim-limão (também conhecido como capim cidreira, capim-santo e em ingles lemongrass), dessa vez vamos falar sobre os benefícios do óleo essencial dessa planta que, na nossa cultura, comumente é utilizada apenas como chá. Ao longo desse post vamos dar algumas dicas de uso e os benefícios do óleo essencial de capim-limão.

O capim-limão produz um óleo essencial altamente potente e terapêutico que possui diversas utilizações na saúde. Tem um cheiro leve e fresco com notas acentuadas de terra. É estimulante, relaxante e calmante. Quando inalado transmite a sensação de aconchego, calma e tranquilidade.

Características importantes:

  • Óleo essencial: 100% puro e natural
  • Descrição olfativa: Fresco, cítrico, herbal
  • Precauções: Não se conhece nenhuma contraindicação para uso externo
  • Nome científico: Cymbopogon flexuosus, Poaceae

1 - Histórico da utilização

Tradicionalmente, o capim-limão vem sendo utilizado para o tratamento de vários problemas, como o distúrbio digestivo, problemas circulatórios, baixa imunidade, dores de cabeça, calmante para o sistema nervoso, problemas comportamentais, infecções e até mesmo para irregularidades do ciclo menstrual. Em alguns países, é conhecido por “capim da febre” ou fever grass (em referência ao nome em inglês, lemongrass) por ser utilizado também para baixar a temperatura corporal devido as suas propriedades antitérmicas.

2 - Principais componentes terapêuticos e nutricionais

  • Cálcio
  • Cobre
  • Ácido fólico ou vitamina B9
  • Ferro
  • Magnésio
  • Manganês
  • Ácido pantotênico
  • Potássio
  • Proteína
  • Vitaminas B1, B2, B3 e B6
  • Vitamina C
  • Zinco

Os altos níveis de ferro no capim-limão ajudam os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio por todo o corpo. Além disso, o manganês, outro importante componente da planta, é um mineral essencial para a saúde da pele e dos ossos, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.

O capim-limão possui uma grande quantidade de vitaminas B que o organismo humano não é capaz de produzir. As vitaminas do complexo B são necessárias para a função metabólica das células. O ácido fólico ou vitamina B-9, é imprescindível para a saúde do coração e ajuda a prevenir problemas congênitos ao longo do desenvolvimento dos bebês. O capim-limão produz um óleo altamente potente e terapêutico que possui diversas utilizações na saúde.

Vamos conhecer alguns benefícios para a saúde bem como algumas dicas de uso do óleo essencial de capim-limão.

3 - Benefícios do óleo essencial de capim-limão

3.1 - Antibacteriano / Antifúngico

A fragrância gramínea doce do capim-limão vem do citral, também chamado de lemonal presente em sua composição (de 65 a 85%). Este composto orgânico possui potentes propriedades antibacterianas e antifúngicas.

3.2 - Antipirético

Antipiréticos são substâncias que podem baixar uma febre alta. O óleo de citrino tem a capacidade de fazer exatamente isso e é frequentemente usado no chá para reduzir febres muito altas. Ao estimular a transpiração, a temperatura corporal é regulada.

3.3 - Antiinflamatório e antioxidante

Alguns dos compostos de óleo essencial encontrados no capim-limão também possuem qualidades antiinflamatórias e antioxidantes.

3.4 - Carminativo

O óleo de capim-limão ajuda a remover o excesso de gases no intestino assim como evita a formação desses gases.

3.5 - Sedativo

Uma das características mais reconhecidas do óleo de capim-limão é sua capacidade de promover uma sensação de paz e tranquilidade. Isso é útil para pessoas com problemas para relaxar e dormir.

3.6 - Anticarcinogênico

Pesquisas descobriram que o capim-limão também tem propriedades anticancerígenas significativas. Um composto flavonoide conhecido como luteolina foi associado ao combate de células cancerígenas. A luteolina também pode ajudar a combater os sintomas de infecções pulmonares e esclerose múltipla.

3.7 - Antisséptico

O óleo de capim-limão pode ajudar a limpar feridas internas e externas e combater as infecções de forma eficaz.

3.8 - Adstringente

A ação adstringente ajuda a impedir o fluxo sanguíneo através da contração de vasos sanguíneos. Nos casos em que há sangramento grave, um adstringente pode significar a diferença entre a vida e a morte. O capim-limão promove a contração de folículos pilosos, músculos, pele e vasos sanguíneos.

3.9 - Diurético

O óleo de capim-limão aumenta a micção, o que ajuda na redução do acúmulo e inchaço tóxicos. A micção frequente ajuda a manter os rins limpos e saudáveis.

3.10 - Alívio da dor tópica

Devido às suas poderosas propriedades antiinflamatórias, o óleo essencial de capim-limão oferece alívio imediato da dor enquanto reduz a inflamação. Use um óleo diluidor e dilua 2 gotas de óleo de capim-limão em colher de chá do óleo diluidor de sua preferência, como óleo de amêndoa ou óleo de jojoba.

3.11- Melhora do humor

O perfume fresco e terroso do capim-limão traz uma sensação de paz e tranquilidade. Use o óleo essencial de capim-limão no seu aromatizador para uma sensação de limpeza, relaxamento, renovação e frescor. O óleo de capim-limão também pode aumentar a confiança, a saúde mental e ajudar a combater a depressão.

3.12 - Sauna facial

Se você precisar de um alívio no congestionamento nasal, ou está se sentindo um pouco letárgico, sem energia, com uma tendência à indisposição experimente uma sauna facial com óleo essencial de capim-limão. Basta encher uma tigela rasa com água quente e adicionar algumas gotas de óleo essencial de capim-limão. Encoste o rosto levemente sobre a tigela com uma toalha sobre a cabeça para manter o vapor. Depois você deve enxaguar com água morna e (se possível) finalizar com uma pequena camada de óleo de coco para hidratação.

3.13 - Relaxamento muscular

Se seus músculos estão tensos e doloridos, você pode misturar o capim-limão com óleo de amêndoas. Isso ajudará a reduzir a inflamação e aliviar as dores musculares. Adicione 6 gotas de óleo de capim-limão a uma colher de óleo de amêndoas e massageie suavemente as áreas afetadas.

3.14 - Máscara Facial

Para ajudar a manter seu rosto fresco e livre de resíduos, experimente uma máscara facial feita com argila, óleo de amêndoa e óleo essencial de capim-limão. Misture 3 colheres de sopa de argila de bentonita, uma colher de chá de óleo de amêndoa e 3 gotas de óleo essencial de capim-limão em uma tigela limpa. Adicione água até a mistura ficar parecida com um creme dental. Aplique no seu rosto com um movimento circular e deixe secar por quinze minutos. Enxaguar com água morna, secar e finalizar com uma leve camada de óleo de coco para hidratar.

3.15 - Alívio da dor de cabeça

Se sua dor de cabeça é devido à tensão, alergias ou hormônios, o óleo essencial de capim-limão pode ajudar. Aplique várias gotas de óleo nas suas têmporas ao primeiro sinal de dor de cabeça.

3.16 - Combate à insônia

O efeito calmante do óleo de capim-limão ajuda a aliviar ansiedade, irritabilidade e insônia. Isso pode ajudar a melhorar não só a duração do sono, mas também a qualidade. Você pode utilizar o seu próprio óleo de capim-limão ou adicionar um pouco de óleo de capim-limão ao seu próprio creme corporal. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de capim-limão na sola dos pés.

3.17 - Tratamento de abalos emocionais

Se alguém estiver em estado de choque, adicione 2 gotas de óleo de capim-limão, mergulhe um pedaço de algodão do tamanho de uma bola pequena e coloque-a embaixo das narinas. Faça isso imediatamente e aguarde a ajuda médica chegar.

3.18 - Dor nas articulações

Se você sofrer com dores nas articulações, o óleo de capim-limão também funciona para reduzir a dor e a inflamação. Misture com um óleo diluidor e combine com óleo essencial de bétula e óleo essencial de gerânio para artrite e dor nas articulações.

3.19 - Tratamento de feridas

Misture várias gotas de óleo de capim-limão com ¼ de xícara de avelã para limpar ferimentos.

3.20 - Agente antimicrobiano

O capim-limão tem propriedades antimicrobianas que o tornam um inibidor do crescimento microbiano e bacteriano no corpo, tanto interna como externamente. Também é conhecido por ser eficaz na inibição de infecções bacterianas no cólon, estômago, tratos urinários, feridas, sistema respiratório e outros órgãos, além de ajudar a curar doenças resultantes de infecções bacterianas ou microbianas, como a febre tifoide, intoxicação alimentar, doenças de pele, odor corporal e malária (causada pelo protozoário).

4 - Curiosidade

No ano de 2003, o pesquisador japonês Tomoyuki Ohno descobriu que o óleo essencial do capim-limão poderia ser utilizado para matar a bactéria do estômago Helicobacter Pylori, que é  uma bactéria que se aloja no estômago ou intestino, prejudicando a barreira protetora e causando inflamação, podendo provocar sintomas como dores e desconforto abdominal, além de favorecer o desenvolvimento de úlceras e câncer. Mais um excelente motivo para utilizar. 

Fontes e referências:
https://draxe.com/lemongrass-essential-oil/
https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-lemongrass-essential-oil.html
https://www.doterra.com/US/en/blog/spotlight-lemongrass-oil
http://www.naturallivingideas.com/lemongrass-essential-oil-uses-benefits/

Postado em Dicas e Diversos no dia 06 de Dezembro de 2017

Comentários

Leia também...

27 Dicas de como dormir melhor

Entre as consequências de uma noite mal dormida estão: um dia não muito bom pela frente, seu humor muda, você não é tão produtivo, a resolução de problemas se torna mais demorada e etc. E para agravar a situação alguns tentam compensar a noite mal dormida com uma longa soneca, o que pode piorar a situação na h... Leia o artigo »

02/02/2014

19 Dicas para dormir bem no calor

Será que você tem ideia do quanto faz calor no Rio de Janeiro no momento que escrevo esse artigo? A chapa tá quente! Mas pra quem tem ar-condicionado dormir no calor não é uma tarefa difícil, eu tenho aqui um ar-condicionado de 7.500 que dá conta do recado bem. E quanto aos que não tem ar-condicionado ou não tem condições ... Leia o artigo »

13/01/2017

Como umidificadores de ar ajudam na hora de dormir

Seja no verão ou no inverno, sabe quando o ar vai ficando mais seco e você sente as complicações dessa condição climática atacar sua saúde? Para alguns o ar seco é sinônimo de alergias como rinite e sinusite, dificuldade para respirar, ressacamento dos olhos e do nariz e quem já ronca, tende a roncar mais. Quem sente essas ... Leia o artigo »

02/01/2016