'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Capa post - Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Texto: Postado em Estudos por Caio Cesar no dia 13 de Maio de 2019 .

Estudo [1] revela que óleos essenciais cítricos são capazes de inibir o câncer de fígado. Afirma-se que os terpenos, também conhecidos como terpenóides, podem atuar contra células cancerígenas, segundo análise minuciosa.

Tal efeito acontece após a aplicação do composto químico citronelal, cujo receptor olfativo OR1A2 é uma molécula importante e considerada grande responsável pelo efeito curativo. Existe a chance de este receptor olfativo servir para diagnosticar a referida doença, considerando o fato de também usá-lo, no futuro, como possível forma de tratamento.

Ainda: os terpenos são capazes realizar processos de sinalização nas células, ativando os receptores olfativos. Estes receptores não estão localizados apenas no nariz. Eles são encontrados em vários tipos de tecido humano, a usar, como exemplo, o da próstata e até dos próprios espermatozoides. De acordo com a ação dos terpenos, a carcinogênese e o câncer são afetados, embora não seja totalmente entendido com clareza como funciona a atuação destes agentes curativos neste contexto.

Através dos experimentos realizados por esta pesquisa, agora é direcionada grande atenção aos receptores olfativos que estão localizados além do nariz e há maior esperança no desenvolvimento de novos fármacos sem efeitos colaterais agressivos, desenvolvidos para tratar casos relacionados ao câncer.

Referência bibliográfica:
https://www.sciencedaily.com/releases/2015/01/150119082958.htm

 

Comentários

Leia também...

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico. O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os vol... Leia o artigo »

23/02/2015

Genes que regulam o quanto sonhamos

O sono é um comportamento universal e extremamente vital para os animais. Em vertebrados superiores, como mamíferos e aves, o sono é classificado em duas fases: sono de movimento rápido dos olhos (REM, no qual ocorre os sonhos) e sono não REM. Durante o sono REM, nosso cérebro é tão ativo quanto quando estamos acordados, ao passo que acredita... Leia o artigo »

05/09/2018

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014

Hipnose pode ajudar no sono

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços. Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não ... Leia o artigo »

04/02/2015