'Paz com Deus e com o próximo: assim o quer o bom sono.' Nietzsche (Zaratustra)

Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Capa post - Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Texto: Postado em Estudos por Caio Cesar no dia 13 de Maio de 2019 .

Estudo [1] revela que óleos essenciais cítricos são capazes de inibir o câncer de fígado. Afirma-se que os terpenos, também conhecidos como terpenóides, podem atuar contra células cancerígenas, segundo análise minuciosa.

Tal efeito acontece após a aplicação do composto químico citronelal, cujo receptor olfativo OR1A2 é uma molécula importante e considerada grande responsável pelo efeito curativo. Existe a chance de este receptor olfativo servir para diagnosticar a referida doença, considerando o fato de também usá-lo, no futuro, como possível forma de tratamento.

Ainda: os terpenos são capazes realizar processos de sinalização nas células, ativando os receptores olfativos. Estes receptores não estão localizados apenas no nariz. Eles são encontrados em vários tipos de tecido humano, a usar, como exemplo, o da próstata e até dos próprios espermatozoides. De acordo com a ação dos terpenos, a carcinogênese e o câncer são afetados, embora não seja totalmente entendido com clareza como funciona a atuação destes agentes curativos neste contexto.

Através dos experimentos realizados por esta pesquisa, agora é direcionada grande atenção aos receptores olfativos que estão localizados além do nariz e há maior esperança no desenvolvimento de novos fármacos sem efeitos colaterais agressivos, desenvolvidos para tratar casos relacionados ao câncer.

Referência bibliográfica:
https://www.sciencedaily.com/releases/2015/01/150119082958.htm

 

Comentários

Leia também...

Qual o tempo ideal por noite?

Cientistas descobriram que o tempo ideal uma noite bem dormida é de 6 a 8 horas de sono, resultando em benefícios para a saúde e o coração. Ultrapassar esse tempo ou diminuir pode se tornar muito prejudicial para à saúde. As conclusões das pesquisas foram apresentadas neste ano no Congresso ESC. A autora do estudo, Epameinondas Fountas, do Ce... Leia o artigo »

25/09/2018

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano. Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o... Leia o artigo »

16/10/2018

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4910 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.