'Paz com Deus e com o próximo: assim o quer o bom sono.' Nietzsche (Zaratustra)

Óleo essencial de anis-estrelado - Benefícios e dicas de uso

Capa post - Óleo essencial de anis-estrelado - Benefícios e dicas de uso

Texto: Postado em Óleos essenciais por Caio Cesar no dia 14 de Maio de 2019 .

A aromaterapia oferece um leque de opções que, através do uso consciente e responsável, ajuda a restaurar a saúde física e mental. Hoje, trazemos mais uma novidade. É o óleo essencial de anis-estrelado.

Há alguns anos, até reservamos um espaço aqui para apresentarmos um artigo completo sobre o chá de anis-estrelado. Vale a pena conferir!

Já nos parágrafos a seguir, você terá acesso a uma série de informações acerca do óleo de anis. Informamos sobre o uso, benefícios, curiosidades e tudo que possa lhe orientar. As contraindicações não podem ser deixadas de lado, combinado?

Boa leitura! 

1 - Características importantes 

  • Óleo essencial: 100% natural (compre na loja)
  • Descrição olfativa: adocicado (assemelha-se ao aroma do alcaçuz)
  • Nome científico: Illicium verum, Illiciaceae
  • Precauções: As contraindicações serão mencionadas no final do artigo

2 - Histórico de utilização

O óleo essencial de anis-estrelado possui um longo histórico de utilização. Ele nos transporta aos tempos mais antigos, pois tradicionalmente é uma planta que fora usada tanto para fins medicinais quanto gastronômicos.

Sua origem está ligada a dois países asiáticos famosos: China e Vietnam. Mas foram os antigos romanos quem introduziu esta plantinha em solo europeu. Em dias atuais, ela é encontrada em países mediterrâneos (como a própria Espanha, por exemplo).

Na antiga Roma, seus habitantes costumavam utilizá-lo com frequência ao elaborar pratos. Assim, os descendentes de Rômulo e Remo apreciavam, como sobremesa, uma espécie de bolo saboroso feito de anis-estrelado, erva-doce e cominho - servidos?

Os egípcios também apreciavam seu sabor e colocavam a mão na massa, usando-o tal qual ingrediente para fazer pães.

É interessante observar que os povos antigos já utilizavam o anis-estrelado a fim de também cuidar da saúde digestiva.

Ainda de acordo com fontes históricas [1], foram os colonos que semearam o anis-estrelado em território norte-americano. No geral, constata-se que o anis pode crescer de forma silvestre em diversos países.

O nome pelo qual o anis atende pode mudar de lugar para lugar e, apesar desta variação, seu processo continua sendo a destilação a vapor por arraste, método que envolve as sementes da planta.

Seu óleo essencial oferece um perfume adocicado e ao mesmo tempo picante. À medida que o usamos sob a orientação de um profissional, podemos alcançar certos benefícios, pois ele (1) controla o açúcar na corrente sanguínea; (2) inibe o crescimento de fungos e bactérias; (3) alivia os sintomas da menopausa; (4) serve para combater a depressão; (5) é útil para tratar as úlceras estomacais; (6) reduz inflamações.

Reservamos um tópico especial para explorarmos cada benefício deste óleo essencial. Antes, vejamos sua composição química:

3 - Principais componentes terapêuticos e químicos

  • Limoneno
  • Chavicol
  • Trans-anetol
  • Anisaldeído

4 - Benefícios

4.1 - Diminui os sintomas da depressão

É uma surpresa agradável saber que os agentes curativos deste óleo podem servir de tratamento natural contra a depressão.

Determinado experimento [2], realizado com ratos de laboratório, comprovou que o estrato da semente de anis-estrelado possui propriedades antidepressivas. Estas propriedades se assemelham àquelas que estão presentes em remédios que, costumeiramente, são prescritos por médicos para tratar a depressão.

4.2 - Trata as úlceras estomacais

A gente sabe o quanto sofrem aquelas pessoas que têm úlceras no estômago. Tal sintoma caracteriza-se a partir de feridas que afetam o revestimento estomacal e causam sintomas desagradáveis: indigestão, náuseas e a sensação de ardência no peito.

Uma pesquisa preliminar [2] afirma que a semente de anis-estrelado pode proteger o estômago contra as úlceras estomacais e reduzir seus sintomas, como a produção excessiva de ácido gástrico.

No entanto, é preciso entender que os estudos relacionados ao óleo essencial de anis-estrelado e os males que afetam o estômago ainda são muito limitados! Se você deseja utilizar este óleo para tratar problemas estomacais, busque, em primeiro lugar, a orientação de um médico ou um profissional capacitado.

Muitos óleos essenciais são perigosos quando ingeridos! Informe-se.

4.3 - Combate o crescimento de fungos e bactérias

Testes realizados em tubos de ensaio comprovaram que a semente de anis oferece propriedades antimicrobianas potentes. Trata-se de uma forma válida de prevenção contra infecções e um bloqueio natural que inibe o crescimento de fungos e bactérias.

Este óleo pode ser eficaz contra certos tipos de fungos: leveduras e dermatófitos, responsáveis por doenças que afetam a pele.

4.4 - Alivia os sintomas da menopausa

A menopausa é o declínio dos hormônios reprodutivos. Ela ocorre durante a fase de envelhecimento das mulheres.

Acredita-se que a semente de anis e suas propriedades curativas, quando presentes no corpo feminino, imita a ação do estrogênio, reduzindo os sintomas da menopausa.

Em um estudo [2] realizado durante quatro semanas, 72 mulheres que sentiam ondas de calor, ingeriram placebo ou uma cápsula com 330mg de semente de anis-estrelado. Estas participantes que consumiram a semente de anis, experimentaram uma redução de quase 75% em relação às ondas de calor.

4.5 - Pode controlar o açúcar no sangue

Algumas pesquisas [2] indicam que o anetol, componente ativo presente na semente de anis-estrelado, pode controlar os níveis de açúcar no sangue. Para isso, também é necessário seguir uma dieta equilibrada e saudável.  

Em um experimento científico [2], feito com ratos diabéticos, durante 45 dias, o anetol auxiliou a reduzir os níveis de açúcar no sangue, pois alterou o nível de várias enzimas-chave. O anetol também melhorou a função das células pancreáticas que, então, são responsáveis pela produção de insulina.

Deve-se levar em consideração que os referidos estudos foram realizados com doses concentradas de anetol, bem acima daquela quantidade presente em uma porção típica de sementes de anis.

Contudo, mais estudos são necessários para comprovar a total eficácia das sementes de anis quando o assunto são níveis elevados de açúcar em seres humanos.

O diabetes é uma doença que está presente na vida de milhares de pessoas. Como dormir bem, mesmo tendo diabetes? Convidamos você para a leitura de um artigo no qual analisamos esta enfermidade a partir do descanso noturno. 

4.6 - Reduz inflamações

Em princípio, a inflamação pode ser considerada um efeito normal, gerado pelo sistema imunológico em caso de lesões e infecções.

Porém, analisando níveis elevados e constantes de inflamação, isso está relacionado a doenças graves: câncer ou diabetes. Observemos que doenças cardíacas também não ficam de fora desse quadro!

Mais pesquisas e experimentos feitos em tubos de ensaio [2] indicam que a semente de anis é capaz de reduzir a inflamação e, assim, promover mais saúde, visto que há maior prevenção contra doenças.

Outro exemplo, seguindo esta linha desta pesquisa, nos mostra que um experimento [2] feito com camundongos comprovou a diminuição de inchaço e dor.

Sabe-se, também, que esta semente é rica em antioxidantes, o que é ótimo para diminuir as dores e prevenir doenças cujo efeito são danos oxidantes. 

5 - Contraindicações

Óleos essenciais possuem grande concentração! Sendo assim, deve-se manuseá-los com cuidado a fim de evitar seu contato com partes sensíveis do corpo, a mencionar como exemplo: olhos e canais auditivos.

Estes óleos não são recomendáveis a mulheres grávidas e/ou em fase de amamentação. Crianças pequenas e animais de estimação também se encaixam nesta lista. Em caso de dúvidas, consulte o profissional responsável pela sua saúde ou alguém capacitado.

Também aconselhamos evitar a utilização interna (por via oral). Em caso de aplicação tópica, evite o contato imediato com a luz solar. Senão, isso poderá lhe causar queimaduras graves.

O óleo essencial de anis-estrelado pode desencadear reações alérgicas naquelas pessoas que não apresentam tolerância a plantas da mesma família (erva-doce, aipo, salsa ou endro).

Atenção! As propriedades que se assemelham às do estrogênio presentes no anis podem agravar os sintomas de condições sensíveis a hormônios, como câncer de mama ou endometriose.

Referências bibliográficas:
[1] https://articles.mercola.com/herbal-oils/anise-oil.aspx
[2] https://www.healthline.com/nutrition/anise#section3

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Ylang Ylang - Benefícios e dicas de uso

Ah! Os óleos essenciais... Suspiramos ao confessar nossa enorme adoração por eles. Quem ainda não os conhece, mal sabe o que está perdendo: diversos benefícios para a saúde física, por exemplo. Falar sobre todos os óleos essenciais, pontuando suas respectivas propriedades curativas e tantas dicas de uso, não caberia em um &uacut... Leia o artigo »

26/09/2018

Óleo essencial de Gerânio - Benefícios e dicas de uso

O óleo essencial de gerânio é um forte candidato à preferência popular. Se você ainda não o conhece, tampouco aconselhamos subestimá-lo, pois dentro de seu frasquinho marrom encontramos propriedades  medicinais extraordinárias. Neste artigo, detalharemos seus benefícios e dicas de uso. Você se surpreenderá! Dono d... Leia o artigo »

23/02/2018

Óleo essencial de Cravo Folha (Clove Bud) - Benefícios e dicas de uso

Além de possuir fortes propriedades medicinais, o óleo essencial de Cravo Folha é considerado um elemento afrodisíaco, composto pelo misterioso encanto que vem do Oriente e da Ásia. Neste artigo, nós mencionaremos seus benefícios sem deixar de pontuar, por meio de um tom esclarecedor, ótimas dicas de uso. Boa leitura! O óleo de Cravo F... Leia o artigo »

11/04/2018

Óleo Essencial de Eucalipto (Eucalyptus Globulus) – Benefícios e Dicas de Uso

Respire fundo!... De novo! Isso... Muito bem! Está sentindo? Nada por enquanto? Ora! Trata-se do fabuloso aroma exalado pelo óleo essencial de eucalipto. Se você ainda não o tem em mãos, sem problemas, nossa loja virtual está de portas abertas. Comprá-lo é recomendável, conhecê-lo, também – eis o propósito que ... Leia o artigo »

16/03/2018

Óleo essencial de Bergamota (Bergamot Italy) - Benefícios e dicas de uso

A fruta da qual o óleo essencial de bergamota é extraído pode nos saciar a sede e matar a fome, possibilitando a preparação de sucos, doces de pote, sobremesas e acompanhamentos para pratos salgados. Em linhas gerais, as dúvidas que a acompanham até podem ser simples, como, por exemplo, o nome pelo qual devemos chamá-la: bergamota, laranja-cr... Leia o artigo »

17/01/2018