'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Óleo essencial de Alecrim - Benefícios e dicas de uso

Alecrim: nome que causa familiaridade nos amantes da boa gastronomia. Esta plantinha, apesar de quase imperceptível em pratos sofisticados, melhora-os significativamente com seu sabor inconfundível. Hoje, iremos um pouco além da mesa. Falaremos do óleo essencial de alecrim, especificando seus benefícios e dicas de como melhor usá-lo.

Para quem faz uso do alecrim apenas na cozinha, de fato seu óleo essencial surpreenderá, pois são tantos benefícios, tantas propriedades medicinais! Seu aroma é refrescante e amadeirado, o que faz lembrar a folha perene. Sua essência é única. Respirá-la produz uma sensação cativante, que age com espontânea penetração, dando impulso à atividade mental.

1- Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural.
  • Descrição olfativa: fresco, amadeirado, herbal.
  • Precaução: as contraindicações serão mencionadas no final do artigo.
  • Nome científico: Rosmarinus Officinalis.

2 - Histórico de utilização

O óleo essencial de alecrim é extraído da folha da planta através da destilação a vapor. Este óleo, um dos mais populares, estimula o crescimento de cabelo, alivia os problemas respiratórios, diminui as dores musculares e articulares, reforça o sistema imunológico, trata doenças sexualmente transmissíveis e muito mais!

Desde a Antiguidade o alecrim marcou presença nos jardins e nos banquetes de gregos, romanos, egípcios e hebreus. Foram, então, os romanos quem deu maior valor ao alecrim, utilizando-o com frequência em cerimônias religiosas. Esta pequena planta também foi introduzida em cerimônias de casamento, preparação de alimentos, cosméticos e porções com outras ervas medicinais. Para os antigos egípcios, o alecrim foi um incenso natural. Tempos depois, precisamente no séc. XVI, as fortes propriedades medicinais do óleo essencial de alecrim conquistaram a admiração de Paracelso, renomado médico e botânico suíço-alemão, cujos estudos foram importantes contribuições para a medicina herbácea. Paracelso prestigiou o óleo essencial de alecrim devido à sua capacidade de proteger o corpo por inteiro, fortalecendo, inclusive, órgãos frágeis, como o fígado, cérebro e coração. O óleo essencial de alecrim está ao dispor tanto da saúde física quanto mental. De acordo com certas pesquisas, o referido óleo estimula o crescimento de nervos e ajuda a realizar a cura do tecido neurológico e melhora a função cerebral.

Nativo do Mediterrâneo, o alecrim foi adotado recentemente tal qual ingrediente popular, destinado a muitos produtos para o cuidado da pele e do cabelo – assim ele foi empregado em virtude de suas propriedades antissépticas. Pesquisadores estão começando a se especializar em suas características medicinais.

3 - Principais componentes terapêuticos e nutricionais

  • Carnosol
  • Canfeno
  • Alfa-Pineno
  • Nopineno
  • Limoneno
  • Cariofileno
  • Cineol
  • Borneol
  • Verbenona

O alecrim pertence à família da menta, que também inclui o manjericão, lavanda e sálvia. Seu óleo contém um valor de 11,070 ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), fazendo-o ser tão potente
quanto às bagas de goji na luta contra os radicais livres. Portanto, o principal componente químico do alecrim responsável por isso é o carnosol, um diterpeno fenólico também presente na sálvia do deserto. Além de ser um rico antioxidante, o carnosol é famoso em virtude de suas propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias, característica que nos ajuda a entender o porquê de o óleo essencial de alecrim ser tão potente. De acordo com um artigo recém-publicado na revista Cancer Letters: “O carnosol foi avaliado por sua propriedade contra o câncer de próstata, mama, pele, leucemia e câncer de cólon com resultados promissores”.

Descobriu-se, também, que o carnosol atua nas células para reduzir a inflamação e pode: 1) Equilibrar o andrógeno e o estrogênio no corpo; 2) Diminuir o DHT (Hydroxytestosterone), melhorando o crescimento do cabelo e dando mais saúde à próstata; 3) Reduzir o risco de câncer; 4) Efetuar a cura do tecido nervoso.

Segundo pesquisadores, “tem uma toxidade seletiva para as células cancerígenas (...) e há uma reação positiva quando aplicada em animais.” Metaforicamente falando, o carnosol atua como um franco- atirador militar, eliminando o inimigo sem causar danos às células que estão próximas, diferente do efeito drástico quimioterápico.

A partir de agora, vamos conhecer os benefícios e as dicas de como podemos usar o óleo essencial de alecrim no quotidiano.

4 - Benefícios e dicas de uso

4.1 - Combate a ansiedade

Segundo um estudo publicado na Holistic Nursing Practice em 2009, foi descoberto que o uso de bolsinhas, que contêm o óleo essencial de alecrim e o de lavanda, ajuda a reduzir a ansiedade de estudantes que passavam pela época de provas. Estudantes que faziam pós-graduação em enfermagem inalaram o aroma desta mistura antes de realizar os exames acadêmicos e descobriram que isso reduzia a ansiedade. Em períodos de tensão e estresse, os estudantes obtiveram uma pontuação mais baixa.

4.2 - Reduz as celulites

Pelo fato de o óleo essencial de alecrim melhorar a circulação e eliminar toxinas, ele se torna ideal para eliminar as celulites, estas pequenas covinhas que são tão difíceis de disfarçar. Acrescente duas gotas de óleo essencial de alecrim e duas gotas de óleo essencial de erva-doce a três colheradazinhas de algum óleo portador, como o de oliva ou o de jojoba. Utilize essa mistura para massagear as áreas problemáticas.

4.3 - Reforça o sistema imunológico

Quando chegam as estações mais frias ou há surto de gripe, é muito importante ter o óleo essencial de alecrim em mãos. O motivo é simples: este óleo possui fortes propriedades antibacterianas e antifúngicas, transformando-o em um excelente tônico para o sistema imunológico. Uma das melhores maneiras de reforçar esse sistema é através de uma massagem linfática. Ao massagear nossos gânglios linfáticos, podemos avivar um sistema lento, estimulando as capacidades desintoxicantes do corpo. Para isso, é recomendável misturar umas gotas de óleo essencial de alecrim com um óleo transportador e esfregá-los nos braços até os gânglios linfáticos das axilas. Desde o centro do peito, esfregue até as axilas e, em seguida, até os joelhos. Massageie suas pernas, dos pés até as virilhas.

Os antioxidantes são uma das armas defensivas mais valiosas que temos em nosso corpo para combater as infecções e a enfermidades. Assim, qualquer alimento ou óleo essencial que estimula ou agrega a atividade de oxidantes é um grande benefício para a saúde em geral. Estudos afirmam que os níveis de cortisol diminuíram depois da massagem simultânea e da inalação do óleo essencial de alecrim, fazendo com que a atividade eliminadora de radicais livres nos corpos dos sujeitos (cobaias) aumentasse significativamente.

Isso quer dizer que o uso regular ou a inalação do óleo essencial de alecrim em sessões de aromaterapia ou de outras maneiras pode aumentar a força do sistema imune e ajuda a combater todas as enfermidades associadas com os radicais livres que geram câncer e doenças do coração.

4.4 - Alivia a tensão

O óleo essencial de alecrim comprovou diminuir o nível de cortisol na saliva. O cortisol é um dos principais hormônios liberados pelo corpo durante um momento de estresse. O estresse crônico pode aumentar o nível de cortisol no sangue, acarretando problemas de saúde, afetando o equilíbrio hormonal e a eficácia do metabolismo. Um estudo publicado em 2007 afirmou que inalar o aroma do óleo essencial de alecrim e do de lavanda durante cinco minutos, reduz os níveis de cortisol na saliva, o que pode reduzir seriamente os perigos inerentes ao estresse crônico. No mais, o excesso de cortisol pode causar aumento de peso, pressão arterial alta, colesterol e doenças de coração.

4.5 - Alivia a dor de cabeça

O óleo de alecrim, aplicado na pele, trata a dor e melhora a circulação, o que pode aliviar a enxaqueca ou a dor de cabeça palpitante. Aplique uma gota nas têmporas ou nas partes doloridas de sua cabeça. Também pode esfregá-lo em suas mãos e colocá-las sobre a boca e o nariz por, aproximadamente, um minuto. Você se surpreenderá!

4.6 - Trata doenças sexualmente transmissíveis

De acordo com estudos recentes, a atuação das qualidades antimicrobianas do óleo essencial de alecrim pode ajudar a reduzir a inflamação e os efeitos gerados pelo vírus do herpes. Rapidamente, o vírus do herpes pode se mostrar resistente aos efeitos dos medicamentos antivirais tradicionais, razão pela qual os métodos alternativos vêm sendo adotados. Diversos estudos atuais demonstraram que o óleo essencial de alecrim é uma opção eficaz para reduzir os sintomas do vírus do herpes nos exames e isso afeta, inclusive, o nível de contagio do vírus.

4.7 - Extingue problemas respiratórios

Os benefícios do óleo essencial de alecrim no tratamento de problemas respiratórios foram bem pesquisados e investidos. O aroma do óleo tem sido utilizado para aliviar a congestão na garganta e, também, é usado no tratamento das alergias respiratórias, dos resfriados, da dor de garganta e da gripe. No mais, o óleo de alecrim tem qualidades antissépticas, mostrando-se eficaz contra as infecções respiratórias. Este óleo é antiespasmódico e, portanto, é utilizado em algum tratamento para asma bronquial.

4.8 - Acelera a atividade mental

O óleo essencial de alecrim é um excelente tônico para o cérebro e nervos. Frequentemente, é utilizado pelos estudantes durante as épocas de prova porque aumenta a concentração e ajuda a estudar com eficiência. Ele estimula a atividade mental e é um bom remédio para a depressão, o cansaço mental e o esquecimento. A inalação do óleo de alecrim parece levantar o ânimo de imediato! Quando seu cérebro estiver cansado, trate de inalar um pouco de óleo essencial de alecrim para tirar o aborrecimento e renovar sua energia mental.

Segundo um estudo feito em 2013, pesquisadores contrataram 144 participantes que inalaram óleo essencial de alecrim antes da realização de um exame e, em consequência, eles demonstraram ter maior desempenho na função cognitiva. Por esta razão, alguns pesquisadores estão começando a explorar as opções para o uso do óleo essencial de alecrim como tratamento alternativo para frear a aparição de doenças como a de Alzheimer. Neste caso, o óleo essencial de alecrim se mostra útil porque estabelece uma conexão entre suas propriedades medicinais e a atividade neuronal. Um breve estudo demonstrou que durante um mês de aromaterapia com óleos essenciais de alecrim, limão, lavanda e laranja, melhorou a função cognitiva dos participantes, principalmente dos que sofrem de Alzheimer. Para obter estes benefícios, difunda o óleo em um cômodo, inale-o diretamente ou esfregue em suas têmporas.

4.9 - Auxilia a digestão

O óleo essencial de alecrim é utilizado com frequência para facilitar a digestão, liberar flatulências, sanar o desconforto estomacal, eliminar a prisão de ventre e a distensão abdominal. O óleo essencial de alecrim também é indicado para aliviar os sintomas de indigestão e estimular o apetite. Pesquisas comprovam que o óleo essencial de alecrim pode ser um desintoxicante para o fígado, além de ajudar a regular a criação e a liberação de bile, que é uma parte essencial do processo digestivo.

Este óleo também melhora o fluxo sanguíneo e a circulação, podendo beneficiar a absorção de nutrientes retiradas dos alimentos. Com frequência, as folhas de alecrim são acrescentadas aos pratos que levam carne porque ajuda na digestão do referido alimento, incluindo a carne de cordeiro, de boi e de porco. Algumas pessoas afirmam que esfregar o óleo essencial de alecrim na planta do pé alivia a indigestão. Este óleo efetua uma reação mais suave que a do laxante.

4.10 - Alivia a dor

A capacidade do óleo essencial de alecrim, para aliviar a dor, demonstrou resultado positivo por meio de um uso amplo, voltado para o tratamento de dores de cabeça, dores musculares, reumatismo e artrites. Massagear a zona afetada com óleo essencial de alecrim pode proporcionar um alivio imediato. Os banhos a vapor com o óleo essencial de alecrim demonstram ser eficazes no tratamento de reumatismo. Há certas qualidades anti-inflamatórias que o fazem ser muito bom para aliviar a dor causada por torções.

Este óleo é recomendado para estimular a circulação sanguínea e ajuda na coagulação das feridas e, portanto, há uma cura rápida.

4.11 - Beneficia o crescimento capilar

Quando aplicado sobre o couro capilar, o óleo essencial de alecrim ajuda a estimular o crescimento de cabelo. Muitas pessoas também afirmam que pode prevenir a calvície, retardar o branqueamento precoce e ser usado para tratar a caspa e o couro capilar seco. Depois de provar uma loção para o cabelo que patenteou, Francesc Casadó Galcerá encontrou uma mistura de lúpulo, alecrim e swertia, o que deu alguns resultados bastante notáveis: (1) um aumento de 22,4 % no crescimento de novos folículos capilares; (2) maior velocidade no crescimento do cabelo; (3) um aumento na microcirculação do couro capilar, que promove a cura; (4) maior resistência nos folículos capilares; (5) uma diminuição na perda de cabelo depois do uso de xampu.

4.12 - Age como inceticida natural

Faça um repelente de insetos completamente natural em seu lar, misturando dez gotas de óleo essencial de alecrim, menta, tomilho e cravo. Deposite esta mistura em uma garrafa de spray cheia de água. Desta forma, você não terá que comprar inseticidas nas lojas, pois eles fazem mal ao meio ambiente, à sua saúde e à economia do lar.

A mistura mencionada acima não apenas mata as pragas, como também fará com que os fungos não arruínem suas plantas. Agite bem antes de usá-la e aplique-a em todo o jardim. Também é seguro usar em sua horta particular.

4.13 - É um limpador multiuso

O óleo essencial de alecrim é um óleo incrível para bancadas de cozinha graças a suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, antissépticas e antivirais.

Misture: meia xícara de vinagre branco destilado, meia xícara de água e acrescente doze gotas de óleo essencial de alecrim. Deposite a mistura em uma garrafa de spray e use seu conteúdo em toda a cozinha. Também pode acrescentar à mistura alguns óleos essenciais potentes. Experimente o óleo essencial de cravo-da-índia, de eucalipto, de lavanda, de limão, de menta, de sálvia ou de tomilho.

4.14 - Cuida da saúde bocal

O óleo essencial de alecrim funciona tal qual desinfetante e com frequência é utilizado como enxaguante bocal. Ele pode ajudar a eliminar o mau hálito. Mediante a eliminação de bactérias orais, o óleo essencial de alecrim pode evitar a gengivite, as cáries, a acumulação de placas e outras condições prejudiciais aos dentes.

4.15 - Cuida da pele

O óleo essencial de alecrim tem qualidades antimicrobianas e antissépticas que o fazem útil nos esforços para eliminar o eczema, as dermatites, a pele oleosa e a acne. Apesar de não ser utilizado de maneira tão extensiva para a pele como é utilizado para o cabelo, usá-lo na pele ou em massagens regulares ajuda a tonificar a epiderme e eliminar a secura. Também pode dar à pele um aspecto saudável e, inclusive, brilho quando é aplicado regularmente, ou quando é um componente principal de seus hidratantes e outros cremes.

5 - Dicas de uso

Abaixo, apresentaremos receitas pequenas e práticas que podem auxiliar você a ter uma qualidade de vida melhor.

5.1 - Para curar a próstata

Misture 2 gotas de óleo de alecrim com 1⁄2 colheradazinha de óleo de motor (sim, óleo de veículo!) e esfregue-o sob os testículos.

5.2 - Para melhorar a memória

Misture 3 gotas de óleo de alecrim com 1⁄2 colherada de óleo de coco e esfregue-o na parte superior do pescoço ou difunde-o durante 1 hora ao dia.

5.3 - Para melhorar a função da vesícula biliar

Misture 3 gotas de óleo de alecrim com 1⁄4 de colheradazinha de óleo de coco e esfregue sobre a área da vesícula duas vezes ao dia.

5.4 - Para curar a neuropatia e a neuralgia

Tome 2 gotas de óleo de alecrim, 2 gotas de óleo de helichrysum, 2 gotas de óleo de cipreste e 1⁄2 colheradazinha de óleo transportador e esfregue-o na área onde ocorre a neuropatia.

5.5 - Para reduzir a dor

Misture 2 gotas de óleo de alecrim, 2 gotas de óleo de menta e uma colheradazinha de óleo de coco e esfregue nos músculos e nas articulações doloridas.

5.6 - Para melhorar o cabelo

Ponha 5 gotas do óleo essencial de alecrim no couro capilar e massageie depois do banho.

6 - Contraindicações

O óleo essencial de alecrim pode causar reações alérgicas, de maneira que ele apenas deve ser utilizado se for receitado ou depois de uma esclarecedora consulta com um médico especialista. Visto que o óleo essencial de alecrim é por si só volátil, ele pode causar vômitos e espasmos. Portanto, ele nunca deve ser ingerido!

Recomenda-se que as mulheres estão em fase de gravidez não devem utilizá-lo, nem em fase de amamentação ou internadas. O uso excessivo do óleo pode acarretar aborto espontâneo ou deficiências no feto. Leve em conta que também se recomenda não utilizar em crianças menores de quatro anos. Assegure-se de consultar os profissionais da área de saúde antes de iniciar o tratamento natural com seus filhos.

Fontes e referências:
https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-rosemary-oil.html
http://www.naturallivingideas.com/rosemary-essential-oil-benefits-uses/
https://draxe.com/rosemary-oil-uses-benefits/
http://www.oleosessenciais.org/oleo-essencial-de-alecrim/

Postado em Óleos essenciais no dia 29 de Janeiro de 2018 e última atualização dia 19 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

Óleo Essencial de Limão Siciliano (Citrus Limon) - Benefícios e dicas de uso

Nossa linha de óleos essenciais não para de crescer. Visando o melhor para nossos clientes, apresentaremos mais um campeão peso-pesado na luta contra os males que afetam a saúde. É o óleo essencial de limão siciliano (Citrus limon). Nos parágrafos a seguir, destacaremos seus valiosos benefícios, mencionando imperdíveis dicas de ... Leia o artigo »

22/02/2018

Óleo essencial de Gerânio - Benefícios e dicas de uso

O óleo essencial de gerânio é um forte candidato à preferência popular. Se você ainda não o conhece, tampouco aconselhamos subestimá-lo, pois dentro de seu frasquinho marrom encontramos propriedades  medicinais extraordinárias. Neste artigo, detalharemos seus benefícios e dicas de uso. Você se surpreenderá! Dono d... Leia o artigo »

23/02/2018

Óleo essencial de Patchouli - Benefícios e dicas de uso

Se você já é nosso cliente ou está visitando a Loja do Dorminhoco pela primeira vez, queremos convidá-lo para a leitura de mais um artigo. Nele, falaremos sobre o óleo essencial de patchouli, pontuando seus extraordinários benefícios e dicas práticas de uso. Caso você queira experimentar outros óleos essenciais, visite noss... Leia o artigo »

18/05/2018