'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

O link entre a obesidade e a apneia do sono

Já falamos aqui que perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono, dessa vez, no intuito de esclarecer melhor o problema, vamos falar sobre o link entre a obesidade e a apneia do sono.

Antes de continuar a leitura, se você não sabe o que é apneia do sono, temos um rápido artigo que explica melhor o problema. Leia aqui.

Para fins de entendimento, a obesidade é definida quando a pessoa tem o Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 30, enquanto a obesidade mórbida é definida quando o IMC é maior que 40. E hoje, é estimado que 60% dos adultos em países industrializados estão com sobrepeso e pelo menos 30% são obesos [1][2]. Vale a pena mencionar também que recentemente a BBC Brasil publicou um artigo apontando as razões para a explosão de obesidade no Brasil.

Antes de continuar e falar sobre o link entre a apneia do sono e a obesidade, é necessário afirmar que a obesidade é a mãe das doenças metabólicas [3]. Além da diabetes (que tem crescido absurdamente), pessoas obesas infartam mais e até o câncer é mais prevalente em pessoas que estão acima do peso.

Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) e a obesidade

A apneia do sono é um problema perigoso e crescente nos Estados Unidos e apesar da carência de fontes, o problema também é crescente aqui no Brasil, basta um simples acompanhamento do mercado do sono [4] para saber como a indústria do sono está lucrando cada vez mais com a falta de preocupação com a saúde que cada um de nós deve ter. A apneia do sono está inextricavelmente relacionada com a epidemia de obesidade.

Sabemos que a obesidade é considerada um importante fator de risco para o desenvolvimento e progressão da apneia do sono, diversos estudos já apontaram isso [5][6][7][8][9]. A prevalência de apneia em pacientes obesos ou com obesidade mórbida é quase o dobro dos adultos com peso normal.

Para se ter uma ideia do quanto a obesidade influencia na gravidade da apneia do sono, saiba que, pacientes com apneia do sono leve que ganham 10% do seu próprio peso tem o risco de ter a gravidade da apneia aumentada em 6 vezes, e uma perda de peso pode resultar numa melhora de 20% da severidade da apneia [9].

A obesidade afeta as pessoas com apneia do sono da seguinte forma: Devido ao aumento no tamanho da língua, amígdalas e na gordura do pescoço, as vias aéreas do indivíduo ficam obstruídas quando os músculos da garganta relaxam durante o sono. De fato, a circunferência do pescoço é um bom preditor da apneia do sono.

A pior parte é que não é apenas a obesidade que tem associação com apneia do sono, a qualidade de sono ruim resultante da apneiao do sono, tende a fazer com que as pessoas comam mais. Já falamos várias vezes aqui como a privação do sono está relacionada ao aumento de peso (item 8), e isso também se aplica a qualidade de sono ruim resultante da apneia do sono, já que parece haver uma relação entre os hormônios de fome e saciedade e a privação do sono.

Além disso, pessoas com apneia do sono frequentemente tem pressão alta, glicemia de jejum, colesteral alto e tudo isso pode ser piorado quando não há boas noites de sono. É um ciclo vicioso: A obesidade pode levar a apneia do sono, o que causa distúrbios hormonais que controlam os hábitos alimentares, levando a mais ganho de peso, maior pressão arterial entre outros problemas.

Obesidade, apneia do sono e as crianças

Além dos adultos, dados recentes mostram que crianças obesas tem uma prevalência de 46% de apneia do sono quando comparadas com outras crianças numa clínica pediátrica [10].

Essa descoberta é ainda agravada pela epidemia de obesidade entre crianças e adolescentes. Há dados sugerindo que crianças e adolescentes com apneia do sono tem seis vezes mais o risco de desenvolver alguma síndrome metabólica [11][12].

Fontes e referências:
[1] Romero-Corral A et al. Chest 2010.
[2] Ogden CL et al. JAMA 2006.
[3] http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39625621
[4] https://www.forbes.com/sites/daviddisalvo/2015/08/06/how-the-sleep-industry-is-making-billions-from-your-lack-of-shuteye/#4fa2a2f92542
[5] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11254524/
[6] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11360149/
[7] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17355775/
[8] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16634984/
[9] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11122588/
[10] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18036414/
[11] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17671060/
[12] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17541017/
[ref] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3021364/
[ref] https://www.healthcentral.com/article/obesity-and-sleep-apnea-whats-the-connection

Postado em Apneia do Sono no dia 25 de Julho de 2017 e última atualização dia 19 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

Opções e tratamentos naturais para a apneia do sono

Afetando milhões de pessoas no mundo todo, a apneia do sono é um problema do sono em que há interrupções na respiração enquanto a pessoa dorme. Outro problema é que boa parte dessas pessoas não sabem se tem apneia do sono ou não, e pessoas com apneia do sono podem desenvolver problemas desde diabetes até derrames. Diagnos... Leia o artigo »

11/03/2015

Apneia do sono pode levar a morte?

A apneia do sono é um condição de saúde grave que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Não só isso, a maiora das pessoas que tem apneia do sono também roncam, com isso a pessoa que dorme com você também é afetada. Além de atrapalhar seu próprio sono, a apneia do sono também pode aumentar o risco de mo... Leia o artigo »

28/03/2015

Travesseiros para quem usa aparelhos CPAP

A apneia do sono por si só é um dos piores problemas que uma pessoa pode ter para dormir e em diversos casos, não há outra solução a não ser se adaptar ao uso de aparelhos CPAP e BiPAP. É comum que no começo a pessoa sinta um grande desconforto para dormir usando máscaras CPAP, para isso algumas vezes, até a mudanç... Leia o artigo »

31/05/2015