'Paz com Deus e com o próximo: assim o quer o bom sono.' Nietzsche (Zaratustra)

O som do silêncio - Tudo sobre protetores auriculares

Capa post - O som do silêncio - Tudo sobre protetores auriculares

Texto: Postado em Diversos por Marcelo Morais no dia 05 de Janeiro de 2016 e última atualização dia 24 de Janeiro de 2019 .

Barulhos externos são um dos principais problemas que nos atrapalham a dormir, é cachorro latindo, música alta, obras, alguém roncando... Seja o que for, se o seu sono for leve como o meu, qualquer barulho incomoda e acorda. E o pior de tudo, se eu tenho uma noite de pouco sono, é praticamente certo ter um dia nada bom pela frente, improdutivo e estressante.

Antes de continuar a leitura, saiba que esse post já passou pelas atualizações abaixo e é constantemente atualizado conforme as novidades apareçam:

  • Atualização 19/Fevereiro/2017: Desde que escrito em Janeiro de 2016, respondemos muitas dúvidas sobre protetores auriculares. Com base nisso, fizemos uma nova compilação das perguntas mais comuns e atualizamos o post para acrescentar informações.
  • Atualização 09/Novembro/2017: Lançado o kit de teste, mencionado na Pergunta #13.

Felizmente, existem os protetores auriculares que além de ajudar a cortar e abafar sons externos, protegem os ouvidos. E fique sabendo, protetores auriculares não são usados apenas para dormir, servem para estudar, para nadadores (específicos), para músicos (nesse caso para proteger os ouvidos sem perder qualidade de som), para quem trabalha com equipamentos barulhentos, tiro esportivo, construção, contra um parceiro(a) que ronca e também para quem vai a eventos barulhentos como boates, encontro de carros, motos e etc.

1 - Introdução

Apesar de ser um produto pequeno, existem muitos modelos, variações do mesmo modelo, marcas e o principal, esse pequeno produto pode fazer uma grande diferença na sua vida. É importante que você saiba que protetores auriculares são muito mais do que aqueles modelos genéricos encontrados por alguns centavos em farmácias e lojas de materais de construção.

Acontece que escolher o protetor auricular ideal não é simples, existem os tipos longos, grossos, finos, de espuma, de silicone, de cera de parafina, para canais mais sensíveis (geralmente mulheres), uns tem proteção de 22 Dbs outros vão até 33Dbs, existem também modelos que filtram determinados tipos de sons e deixam passar outros e lista continua.

O objetivo desse post é (assim espero) ser um guia para você que principalmente tem problemas para dormir por causa de barulhos externos. Vou tentar ser o mais imparcial possível, visto que um protetor que funciona bem e cabe confortávelmente nos meus ouvidos pode não ser o ideal para você.

Enquanto no exterior existem diversas empresas especializadas em proteção auricular, fornecendo diversos produtos de qualidade e tecnologia, aqui no Brasil nos limitamos a praticamente uma ou outra empresa que fabricam esse produto, mesmo assim não são especializadas, não se sabe o tipo de espuma usada e o nível do proteção é pouco.

2 - Os protetores auriculares sempre funcionam?

Não, mas funcionam em boa parte dos casos. Existem casos e casos. No geral, os protetores auriculares podem apenas reduzir ou parar os sons transmitidos através do ar, os sons que seu corpo também sente (através do sistema esquelético) não podem ser barrados pelos protetores. Mais detalhes sobre isso na pergunta #15.

No geral, se o barulho for absurdamente alto e apenas os protetores não funcionarem, talvez você precise considerar outros tipos de proteção:

  • Fones de ouvido para dormir
  • Cortinas que ajudam a bloquear som
  • Telas acústicas
  • Janelas acústicas
  • Portas reforçadas
  • Espuma de vedação
  • E dependendo da extremidade da situação, até se mudar.

Já li por ai que é impossível bloquear totalmente os sons exteriores, acredito seja verdade, mas no mínimo podemos deixar numa altura confortável que não atrapalhe o sono. O silêncio é bom para dormir e também para outras atividades como estudar, ler e trabalhar.

Sobre as telas acústicas, por favor, vejam esse vídeo.

3 - Como saber o nível de proteção?

Você sabe o nível de proteção de um protetor em Dbs (Decibéis) ou em NRR (Noise Reduction Rating ou em português, Nível de Redução de Ruído), quanto maior, melhor o nível de abafamento de ruídos.

4 - Os protetores incomodam?

Depende, alguns modelos tendem a incomodar certas pessoas enquanto outros não. É muito difícil escrever e acertar na questão do conforto, só você mesmo testando para saber. A verdade é que, quanto mais confortável, melhor será a proteção.

Por exemplo: As mulheres tendem a ter o canal auditivo mais sensível e menor, o protetor auricular Slim Fit com espuma de super confortável de baixa pressão da Macks tendem a ser mais ideal, entre outros especifícos para mulheres.

5 - O barulho está extremamente alto e só os protetores não ajudam?

As vezes o barulho chega ao extremo a ponto de protetor auricular nenhum dar conta, mas se você acrescentar um fone de ouvido para dormir e ainda reproduzir um ruído branco através do seu smartphone ou usando um ventilador e ar-condicionado, certamente fará uma grande diferença.

O fone de ouvido vai ajudar a barrar os sons que chegam ao seu ouvido e o ruído branco vai ajudar ainda mais abafar os barulhos externos.

O fone de ouvido para dormir você pode comprar na nossa loja virtual e a aplicação de gera ruído branco, você encontra de graça digitando ‘white noise’ no Google Play.

6 - Como usar protetores auriculares?

Essa é uma parte muito importante pois pelo que vejo as pessoas não sabem usar protetores auriculares, muitas simplesmente enfiam o protetor no ouvido. Não basta apenar inserir os protetores nos canais auditivos, é preciso seguir alguns passos com praticamente qualquer modelo de espuma que você comprar (os de silicone ou cera de parafina são diferentes). Segue abaixo um passo a passo de como usar:

  1. Sempre limpe seus ouvidos
  2. Com as mãos limpas, role, aperte e comprima o protetor auricular de espuma com as mãos
  3. Passe a braço por trás da cabeça e puxe sua orelha para trás e para cima para expandir seu canal auditivo
  4. Insira o protetor até onde conseguir e segure uns 10 segundos
  5. Fique de frente para o espelho e veja se o protetor não está saindo muito pela orelha

Basicamente todo protetor auricular de espuma foram feitos para que a espuma se expanda dentro do ouvido, por isso você deve diminuir o tamanho deles antes de inserir no canal auditivo.

Update: Visto que muitas pessoas já compraram protetores auriculares na loja e não estão sabendo usar, gravei o vídeo abaixo explicando sobre o uso correto. O vídeo é antigo e simples, mas cumpre bem seu propósito.

7 - É seguro dormir com protetores auriculares?

Dormir com protetores auriculares não faz mal desde que você sempre mantenha seus ouvidos limpos. Se você tiver uma infecção ou bactérias, o uso dos protetores pode piorar ou atrasar uma melhora.

Para evitar incômodos e melhorar o conforto na hora de dormir, o ideal é sempre limpar a superficie os ouvidos com cotonetes antes de deitar.

8 - É normal meus ouvidos coçarem?

Várias coisas podem estar acontecendo. Pode haver uma certa coceira por incômodo, mas é bem leve e normal. Se coçarem muito pode ser devido a pressão (você está usando um protetor muito grande para seu canal auditivo). Pode ser também que seu canal auditivo é bem sensível e você não está usando um protetor adequado (o slimfit ou dreamgirl é ideal nesse caso). Pode ser também algum tipo de alergia, nesse caso os de silicone ou cera de parafina são melhores. Ou você simplesmente não se adapta aos protetores de espuma, nesse caso você também pode experimentar os de silicone ou cera de parafina.

Outra coisa que pode ser é quando a pessoa remove muita cera do ouvido. Muita gente acha nojento ter cera no ouvido, realmente o excesso pode indicar falta de limpeza, mas a cera é na verdade uma boa coisa, protegendo a pele delicada do canal auditivo além de ajudar na lubrificação.

Atualização 29/Abril/2017: Gravei um vídeo recente sobre o incômodo que algumas pessoas sentem usando protetores de espuma em relação a coceira e também reforçando sobre o uso correto, visto que algumas pessoas reclamam que alguns protetores caem durante a noite.

9 - Qual a melhor forma de limpar os ouvidos?

Você pode usar um cotonete ou algodão pra limpar o ouvido por fora, isso é o bastante, o próprio ouvido é 'auto-limpante'. O que pode acontecer com o uso de protetores auriculares de espuma é se você tiver excesso de cera, empurrar a cera pra dentro do canal auditivo e o ouvido ficar entupido, nesse caso é só comprar Aceratum na farmácia para resolver o problema. E sempre que usar qualquer protetor auricular, pegue eles com as mãos limpas.

10 - Qual o melhor protetor para dormir de lado?

Essa pergunta é bem comum, mas a resposta é simples. Qualquer um serve para dormir de lado, basta achar o protetor auricular ideal para você. A excessão são alguns modelos com astes que saem do ouvido.

11 - Meu parceiro ronca alto, qual o melhor protetor?

Para mulheres gostamos de indicar os modelos Slim Fit ou Dreamgirl, são modelos de espuma no qual você insere no seu canal auditivo e tem o nível de proteção médio de 29 e 30Dbs. Já se você não consegue se adaptar aos modelos de espuma ou não gosta de inserir nada no seu canal auditivo porque irrita ou se sente incomodada, você pode experimentar os modelos de silicone ou cera de parafina.

Recomendamos também que você oriente a pessoa que ronca a procurar tratamento, o ronco pode ser um sinal que algo está errado além do fato de que, a maioria dos casos de apneia do sono começa com o ronco e só evoluem. Recomendamos a leitura desse artigo.

12 - Os protetores são reutilizáveis? Como limpar?

Na teoria os protetores de espuma foram fabricados para serem descartáveis, principalmente porque no momento da retirada ele carrega resíduos de cera do ouvido, mas a qualidade de pressão e maleabilidade da espuma continua durante vários dias. Você pode usar um cotonete ou algodão ligeiramente úmidos para limpar resíduos de cera, qualquer líquido pode comprometer a pressão e a maleabilidade do protetor de espuma.

Por segurança, se você optar em não limpar bem os protetores, evite reusar para avitar infecções.

Já os modelos de silicone e cera de parafina por grudarem no ouvido tem sua duração mais limitada. De 5 à 14 dias por par.

13 - O protetor está fazendo muita pressão no ouvido, o que fazer? 

Alguns modelos de espuma, principalmente os com proteção mais extrema como o Hearos Xtreme Protection são bem grandes e podem provocar uma pressão desconfortável, principalmente de usado durante longas horas como para dormir por exemplo. Apesar do nível de proteção procurado pela maioria das pessoas serem o maior possível, você deve procurar o protetor que se encaixa bem no seu canal auditivo.

A diferença de tamanho de um protetor de 29Dbs para um de 33Dbs é bem significativa.

Caso até o menor modelo de protetor auricular como o Macks Slim Fit, Dreamgirl ou Howard Leight Woman, continue fazendo uma pressão desconfortável no canal auditivo, experimente os modelos de cera de parafina ou silicone.

14 - Qual o melhor protetor auricular? Porque tantas opções?

Como já falei nesse vídeo, não tenho como responder com exatidão essa pergunta. Pessoas diferentes = ouvidos diferentes.

Basicamente - para dormir - existem dois tipos de protetores auriculares os de espuma e os moldáveis (de silicone ou cera de parafina). Muitas pessoas (eu inclusive) acham os modelos de espuma práticos e confortáveis assim como há muitas pessoas que preferem os modelos moldáveis, achando eles tão práticos e confortáveis quanto os de espuma. Basicamente a diferença entre os modelos moldáveis e os de espuma é o nível de redução de ruído, os modelos de espuma sempre vão ser superiores nesse caso.

Em breve vamos estudar e montar um 'kit teste todos' para você comprar e experimentar dia após dia e ver o que serve melhor para você antes de comprar em quantidade.

Atualização 09/Novembro/2017: Lançado o kit teste todos, veja aqui.

15 - Qual seria o protetor auricular mais discreto?

No geral, todos os modelos de espuma são bem discretos, até os rosinhas para mulheres, pois quando inseridos corretamente, a pessoa na sua frente não consegue ver, só de lado prestando atenção no seu canal auditivo. Os modelos cor de pele é claro tendem a ser mais discretos pois simulam a cor da pele.

Os modelos de silicone e cera de parafina também simulam a cor da pele.

16 - Porque não há protetores acima de 33 dbs?

Existem alguns limites que mantém os protetores auriculares de qualidade na faixa de redução de ruído de 29 a 33 dbs.

O primeiro é o caminho do som até o ouvido. Ouvimos o ruído através de dois canais: o som conduzido pelo ar, e o ruído conduzido pelo osso, vibrações amplificadas através dos dentes e do crânio. Os protetores podem somente parar o ruído conduzido pelo ar.

Os ruído conduzido pelo osso é semelhante ao que você ouve quando come alimentos crocantes por exemplo, nesse caso o som é amplificado através dos seus dentes e crânio e é mais alto do que o que você ouve pelos ouvidos. Resumindo, a capacidade de bloqueio de ruído da orelha externa atinge cerca de 40Dbs, acima disso você ainda vai ouvir o som, mas ele está vindo através do seu sistema esquelético, nesse caso para barrar o som só usando uma armadura acústica.

Até o momento, fabricantes tem feito um trabalho realmente notável para diminuir ruídos em até 33Dbs usando protetores auriculares. Porém, saiba que, um salto de 33 para 36 Dbs de atenuação por exemplo, requer um tipo de pensamento e inovação completamento novos.

17 - Ainda consigo escutar usando protetores, estou usando errado?

Isso depende muito do tipo do som que está atrapalhando seu sono ou estudo. Geralmente barulhos baixos, algumas vezes podem ser completamente bloqueados pelos protetores. Já barulhos mais altos tendem a serem diminuidos, talvez a ponto de não incomodar mais seu sono por exemplo.

18 - Meu protetor cai durante o sono, o que pode ser?

Para protetores de espuma, nesse caso, é bem provável que você não esteja inserindo o protetor corretamente dentro do canal auditivo. Se você tem medo de colocar o protetor ao máximo que conseguir dentro do canal auditivo pela pressão que o protetor pode vir a fazer, experimente diversos pares avulsos que vendemos na loja até encontrar o tamanho ideal para você ou mude para os protetores de silicone ou cera de parafina.

Para protetores de silicone ou cera de parafina que caem do ouvido durante o sono, é provável que eles já tenham perdido a cola que os mantem grudados no ouvido.

Atualização 29/Abril/2017: Gravei um vídeo recente sobre o incômodo que algumas pessoas sentem usando protetores de espuma em relação a coceira e também reforçando sobre o uso correto, visto que algumas pessoas reclamam que alguns protetores caem durante a noite.

19 - Comentários sobre alguns modelos

Agora que alguns esclarecimentos já foram feitos, confira abaixo alguns dos melhores modelos de protetores auriculares sem ordem específica ou se preferir assista o vídeo que gravei com a apresentação de alguns protetores auriculares.

19.1 - Macks Earplugs

Esse é o primeiro modelo da lista pois a Macks é a empresa de protetores auriculares mais conhecida, com excelentes produtos e recomendada por médicos nos Estados Unidos. Quando começamos a importar e vender os protetores da Macks aqui, a aceitação foi absurdamente ótima, principalmente para quem estava acostumado a usar aqueles protetores genéricos vendidos nas farmácias e casas de material de construção por alguns centavos.

Quero comentar nesse post apenas sobre três modelos que selecionei, o Macks Soft Foam, Slim Fit e o Macks Snoozers.

O primeiro modelo, o Macks Soft Foam, é o modelo de mais proteção da Macks com 32 decibéis de atenuação, é também o maior modelo intra auricular da marca, tanto que algumas pessoas sentem uma cerca pressão no canal auditivo ao usar esse modelo. O segundo modelo é o Macks Slim Fit, com um diâmetro ligeiramente menor é o que mais indicamos para mulheres que no geral, tem o canal auditivo menor e mais sensível. Qualquer pessoa, homem ou mulher, que sentir pressão desconfortável por modelos maiores, recomendamos testar o Slim Fit. O terceiro modelo é o Macks Snoozers, esse modelo indicamos para quem não gosta de inserir nada no canal auditivo ou não consegue se adaptar a nenhum modelo de espuma, esse modelo trabalha tampando a entrada para o canal auditivo.

Vale mencionar também o modelo Macks Kids Size para crianças com até 6 anos que serve para diversos propósitos como não deixa água entrar nos canais auditivos, previnir otite externa, proteção após cirurgias de ouvido, aliviar o desconforto em viagens de avião entre outros usos.

19.2 - Howard Leight Earplugs

Outra empresa do segmento de proteção auricular com mais de 30 anos de mercado, a Howard Leight está sempre inovando e continuamente desenvolvendo novos projetos, materiais e tecnologias que levam conforto e proteção auricular ao próximo nível. A empresa também é fundadora da iniciativa HearForever (Escute para Sempre em português), destinada a criar consciência sobre os riscos, perigos e conseqüências da perda auditiva induzida por ruído.

Diferente da Macks no qual a proteção máxima é de 32Dbs no modelo Macks Soft Foam, em alguns modelos da Howard Leight você consegue encontrar diversos modelos com proteção de 33Dbs, mas devido ao tamanho dos protetores de 33Dbs, nem todas as pessoas devem se adaptar bem. A empresa também conta com diversos modelos únicos e que muitas pessoas devem gostar, entre eles o modelo Quiet] (que você não precisa apertar e rolar para inserir no canal auditivo), Multi Max (dois tamanho em um protetor), MAX30 e o TrustFit. Clique no link do modelo e veja mais informações sobre cada um na página do produto.

19.3 - Ohropax Classic - Luxo para seus ouvidos

Não conheciamos esse protetor e ele só foi inserido na nossa loja virtual depois da sugestão de algumas pessoas que conheceram nossa loja virtual procurando protetores auriculares para dormir. Os protetores auriculares da Ohropax são fabricados na Alemanha e são bem populares na Europa. No geral, o protetor auricular Ohropax modelo Classic são duráveis, bem confortáveis devido ao seu tipo de material (cera coberta com algodão), se adaptam bem a todos os tamanhos de ouvido, tem um ótimo nível de redução de ruído (23Dbs) e ainda vem com uma pequena caixinha para guardar após uso.

Com uma composição única de vaselina e cera de parafina que não sofreu alterações desde sua criação em 1907, os protetores Ohropax Classic são extremamente confortáveis de usar e ideias para garantir noites de sono sem perturbações sonoras.


19.4 - EarAngels

Não gostamos de indicar esse protetor auricular para dormir pois há muitas pessoas que dormem de lado podem se incomodar com esse modelo, mas muitas mulheres vão achar esse protetor bem prático para muitas situações. EarAngels são protetores auriculares que se ligam aos seus brincos. Ideal para proteger sua audição e ainda usar quando quiser já que estará sempre e de forma discreta junto com seu par de brinco.

Com proteção de 23Dbs e um formato exclusivo, esses protetores são ideias para proteger seus ouvidos em clubes, shows, eventos barulhentos e até para momentos como estudar, na rua, em viagens e etc. São simples de usar, laváveis, limpos e discretos, reusáveis e fáceis de carregar, seja atrelado ao brinco ou na case.

20 - Conclusão

Depois que comecei a usar protetores auriculares não me vejo mais sem eles, são pequenos, fáceis de levar para qualquer lugar e quebram um galhão principalmente na hora de dormir. Comecei usar por um motivo comum entre os leitores aqui do blog – para dormir melhor – porém hoje até pra ler um livro ou fazer outras atividades, prefiro usar os protetores pra ficar em paz e me concentrar melhor.

Os protetores auriculares praticamente deram origem a loja do dorminhoco, começei a importar para usar por conta própria e depois de muitos pedidos de compra e dúvidas de onde consegui comprar, resolvi também importar para vender aqui no Brasil, o feedback foi e continua sendo ótimo.

Como é de se perceber, são muitos modelos de protetores auriculares, eu gostaria de mencionar outros mas o post iria ficar bem extenso de forma desnecessária, para conhecer outros modelos que trabalhamos, visite a seção de protetores auriculares na nossa loja virtual.

Em breve vamos montar um 'kit teste' para venda no loja virtual, como a principal dúvida é "Qual é o melhor protetor auricular?", o 'kit teste' será ideal para quem não tem noção de qual tipo de protetor auricular vai se adaptar melhor. Com o kit você vai conseguir descobrir facilmente ao longo de alguns dias, qual o melhor protetor auricular para você antes de comprar em quantidade.

Atualização 09/Novembro/2017: Lançado o kit teste todos, veja aqui.

Se ainda tiver qualquer dúvida, por favor, comente, mande um e-mail, whatsapp ou telefone. Estamos aqui para ajudar!

Comentários

Leia também...

Saiba as consequências de dormir pouco e mal

Alguns dos principais efeitos de uma noite de sono ruim é se sentir grogue, lento, as vezes mal humorado e não conseguir aproveitar o dia ou dar o seu melhor no trabalho ou estudo. Esses são efeitos conhecidos, mas a privação do sono também traz consequências profundas para sua saúde física e mental. O custo de dormir pouco e/ou mal &ea... Leia o artigo »

11/03/2017

Conheça os melhores protetores auriculares para dormir

Atualização (05/Janeiro/2016): Por favor, leiam o post O Som do Silêncio – Tudo sobre protetores auriculares. Após testar vários modelos, aprender com dúvidas de leitores e pesquisar bastante, foi elaborado um guia mais completo sobre os protetores auriculares. Muitas pessoas têm dificuldade para dormir devido a um parceiro que ronca, cacho... Leia o artigo »

30/12/2014

O som do silêncio - Tudo sobre protetores auriculares

Barulhos externos são um dos principais problemas que nos atrapalham a dormir, é cachorro latindo, música alta, obras, alguém roncando... Seja o que for, se o seu sono for leve como o meu, qualquer barulho incomoda e acorda. E o pior de tudo, se eu tenho uma noite de pouco sono, é praticamente certo ter um dia nada bom pela frente, improdutivo e estressante. Ante... Leia o artigo »

05/01/2016

Dirigindo com sono - Riscos e prevenções

São os primeiros instantes da madrugada. Você está dirigindo há quase duas horas. Sente-se incomodado, não sabe se é sono ou cansaço, porém decide seguir viagem. Contra o mal-estar, ajeita-se no banco, liga o rádio e masca um chiclete. Suas pálpebras pesam: você reluta e, marcando o compasso da música com os dedos, t... Leia o artigo »

16/04/2018

Modelos de fones de ouvido para dormir

Já falamos aqui que dormir com fones de ouvido pode não ser muito confortável, mas levando em consideração que existem fones de ouvido feitos especialmente para proporcionar conforto na hora de dormir, a história é outra... Seja para dormir escutando música, podcasts e até ruídos brancos, os fones de ouvido também s&atild... Leia o artigo »

15/03/2015