'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

O que são nootrópicos - Mini guia de introdução para iniciantes

Capa post - O que são nootrópicos - Mini guia de introdução para iniciantes

Texto: Postado em Diversos por Marcelo Morais no dia 04 de Maio de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Sendo uma loja e um blog especializada em produtos para dormir e dar dicas sobre dormir melhor, nunca foi a intenção do Dorminhoco falar sobre nootrópicos, porém, muitos dos produtos vendidos na nossa área de suplementos além de servirem para ajudar a dormir, servem também para uso como nootrópicos. Pensando nisso, resolvi escrever essa introdução sobre nootrópicos - com as perspectivas de um usuário - na intenção de servir como referência para quem está na dúvida sobre o que é e por onde começar a pesquisar.

Não é o objetivo nem da loja nem do blog se aprofundar no assunto, mas você encontrará posts isolados sobre determinadas substâncias (a exemplo esse post sobre a l-teanina) que podem server como base para início de pesquisa caso você tenha intenção de usar certa substância.

As informações aqui contidas são fruto de pesquisa e também de experiência pessoal com o uso de diversas substância nootrópicas. Eu, Marcelo, responsável pela Loja Dorminhoco já fiz o uso e ocasionalmente - quando acho necessário - faço a repetição de certos 'combos'. Apesar da maioria das substâncias - vindas de suplementos - serem seguras, não estou indicando a ninguém o uso de suplementos e muito menos indicando remédios tarja preta como ritalina para uso como nootrópico. As informações são para fins informativos e educacionais somente, não sendo destinadas a ser utilizadas para o diagnóstico, tratamento de qualquer condição médica ou substituir o conselho médico por profissionais de saúde qualificados.

1 - O que são nootrópicos?

Nootrópicos, na minha visão e experiência é o uso de drogas, suplementos, alimentos e até alguns estilos de vida que podem ser adotados para melhorar sua saúde cognitiva e não me refiro apenas a inteligência e capacidade de trabalhar ou estudar mais por exemplo. Nootrópicos também são usados para melhorar seu humor, memória, energia mental, motivação, foco, prevenir o envelhecimento mental e até realizar reparos no cérebro.

Percebo que muitas reportagens e artigos por ai consideram apenas drogas como Ritalina, Stavigile, Concerta como nootrópicos ou 'drogas da inteligência'. Eu não discordo, já usei Ritalina, mas essas drogas são de efeitos temporários e não podem ser usadas a longo prazo devido aos graves efeitos colaterais [1]. Quando você tem um bom conhecimento sobre nootrópicos, o que funciona para você e como agem no seu organismo, o uso dessas drogas citadas se torna desnecessário.

2 - Como funcionam no cérebro?

Basicamente os nootrópicos trabalham aumentando, regulando ou diminuindo as funções de certos neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios. Por exemplo, ao suplementar l-theanina você está aumentando os níveis de dopamina, serotonina e GABA no cérebro [4].

A lista de neurotransmissores é bem extensa, separei abaixo uma lista dos principais e onde está o interesse da maioria das pessoas que usam nootrópicos:

  • Dopamina: Atua em diversas funções como movimento, memória, prazer, comportamento, atenção, humor, aprendizado e sono.
  • GABA: Principal neurotransmissor inibitório do cérebro atuando principalmente no humor.
  • Serotonina: Atua de forma direta e indireta na maioria das células do sistema nervoso. Influencia humor, comportamento social, sono, memória, desejo e função sexual.
  • Acetilcolina: Atua como neuromodulador no sistema nervoso central (SNC) e também no sistema nervoso periférico (SNP). No SNC tem papel importante na atenção, excitação, aprendizado e memória.
  • Noradrenalina (ou noraepinefrina): Hormônio e neurotransmissor responsável pelo estado de concentração.
  • Glutamato: Principal neurotransmissor excitatório no SNC. Desempenha um papel importante na cognição, memória, movimento e sensação.

As descrições acima são BEM por alto, cada um desses neurotransmissores atuam de forma bem complexa em diversas funções e partes do cérebro e do corpo em geral.

Alguns nootrópicos tem efeitos vasodilatadores (o que também pode ser atingido com aeróbicos), aumentando o fluxo de sangue no cérebro. Isso faz com que o cérebro receba mais oxigênio, nutrientes e glucose, principal fonte de energia do cérebro usado em longos períodos de concentração. Ao aumentar o fluxo sanguíneo e oxigênio, você já começa a ter melhor capacidade de memorização e concentração [2].

Nootrópicos também podem atuar na preservação e proteção da saúde mental, afetando os neurotransmissores associados com o envelhecimento. Por exemplo, alguns nootrópicos podem atuar aumentando os níveis de produção de algum neurotransmissor quando é normal a diminuição do mesmo enquanto estamos envelhecendo. Isso também está relacionado a umas das filosofias do transhumanismo que é adiar o envelhecimento.

3 - O que é e como montar stacks?

Stacks é a combinação de vários suplementos, drogas e outras substâncias nootrópicas para serem usadas em ciclos ou a longo prazo. Um bom stack de nootrópicos deve ser feito para ser usado diariamente independentemente do que você vai fazer, aonde você está ou como será o seu dia.

Para montar seu stack, primeiro você deve definir seu objetivo, que podem variar entre:

  • Mais e longos períodos concentração;
  • Melhorar a memória;
  • Melhorar o humor;
  • Ter mais motivação;
  • Criatividade;
  • Mais energia;
  • Reparo de danos;
  • Prevenção contra danos;

O que não pode ter no seu stack são drogas estimulantes como Ritalina, Stavigile e até qualquer droga da família dos racetams (piracetam, aniracetam, oxiracetam e pramiracetam). Apesar de ter relatos de pessoas que usam drogas da família dos racetams durante anos, acredito que são mais seguras e eficientes se usadas em ciclos, muitas pesquisas que fiz me levaram a essa conclusão.

Não cometa o mesmo erro que eu! Durante umas 6 semanas naquela impolgação de começar a usar nootrópicos usei Piracetam, Colina, L-Theanina, alta concentração de cafeína, Ginseng, Guaraná em Pó, Alpha GPC, 5-HTP, Inositol, Omega 3/6 e DMAE. O resultado foi excelente, mas não nego que foi uma burrice usar um stack desses todos os dias sem saber o que estava melhorando meu humor, concentração, motivação, energia e vontade de produzir. O ideal é a introdução e teste de cada um aos poucos. Montar um stack ideal pode levar meses e até anos.

4 - Antes de começar o uso de nootrópicos...

Se o objetivo é uma melhora cognitiva de imediato e intensificar os efeitos dos nootrópicos, faça o básico primeiro:

  • Exercícios diários: Aeróbicos, musculação, natação, futebol, boxe, trilhas, bike… opções não faltam.
  • Alimentação saudável: Proteínas, vitaminas, bastante água, minerais, frutas, verduras, carne branca, chás e etc.

Uma boa estratégia que uso para manter uma alimentação saudável é se restringir a comer MUITO BEM dentro de casa e trabalho, e sinta-se mais a vontade para quando for comer fora.

Se livre de alimentos que não fazem nenhum bem como açúcar, pães (gluten), sal em excesso, refrigerantes e sucos industrializados, doces e por ai vai.

O uso de multivitamínicos também podem ajudar a corrigir a deficiência de alguns nutrientes no seu organismo, o que pode acabar resultado numa melhora de bem-estar e uma saúde cognitiva melhor para trabalhar e estudar. Ao meu ver a suplementação diária de multivitamínicos se torna desnecessária para quem já consegue manter uma alimentação bem saudável, nesse caso, você pode usar a cada 2 ou 3 dias.

5 - O filme Limitless

Meu interesse em nootrópicos começou depois de assistir o filme Limitless (Sem limites), onde o personagem Eddie Moura interpretado por Bradley Cooper usa uma droga chamada NZT. Essa droga faz com que ele consiga usar 100% da capacidade do cérebro, fazendo com que ele consiga terminar um livro gigante em dias, se torne o mestre em relacionamentos interpessoais, ganhe milhões de uma hora pra outra, se torne rico, poderoso e a lista continua…

Acredito que as drogas mais próximas ao NZT nos dias atuais são drogas como Ritalina e Stavigile, todas com efeitos colaterais graves a longo prazo, tornando o uso frequente inviável. Além disso, os efeitos são bem temporários.

Sem dúvidas é possível chegar próximo aos efeitos dessas drogas sem prejudicar seu corpo. Não é fácil, mais com a ajuda dos nootrópicos e um bom growth mindset você pode se tornar uma pessoa mais funcional, produtiva, feliz, resiliente e saudável.

6 - Conclusão

Algumas pessoas se alimentam bem, fazem musculação, aeróbicos, usam suplementos e até fazem ciclos com anabolizantes para manter ou ter um bom corpo físico. A mesma coisa - me arrisco a dizer - pode ser feita com o cérebro, com mais cuidado.

Fontes e referências:
[1] http://ritalinsideeffects.net/

[2] http://www.brainhealth.utdallas.edu/blog_page/study-finds-aerobic-exercise-improves-memory-brain-function-and-physical-fi
[3] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17182482
[ref] http://www.thinkinginanutshell.com/nootropics

Comentários

Leia também...

12 Problemas que podem causar suores noturnos

Médicos escutam com frequência alguns pacientes reclamarem de suores noturnos, isso se refere ao suor excessivo durante a noite, enquanto dormem. Se você dorme num quarto quente ou tem o costume de dormir com muitas roupas, é possível que esse suor noturno seja normal. Mas quem tem problema com suor enquanto dorme, geralmente é tanto que chegam a molhar os l... Leia o artigo »

02/05/2015

Como balancear a melatonina naturalmente

Como já mencionado num artigo anterior, a melatonina é uma substância natural encontrada em vários seres vivos, desde bactérias até nos mamíferos. Quando anoitece, o hipotálamo avisa a glândula pineal no cérebro para começar a produzir o hormônio melatonina e a produção continua durante toda noite e pela... Leia o artigo »

21/05/2016

Suítes para casais que dormem separados viram tendência nos EUA

Um detalhe bastante peculiar está chamando a atenção do mercado imobiliário americano: casas de luxo com suítes master separadas estão caindo no gosto dos casais de Nova York. A ideia tem agradado homens e mulheres que não possuem os mesmos hábitos noturnos de seus pares, ou que simplesmente desejam fugir do padrão. Uma pesquisa feita ... Leia o artigo »

24/03/2017

Pare de fumar e durma melhor

Você sabe por que fumar cigarros atrapalha seu sono? Fumar cigarro ou consumir outros produtos à base de tabaco pode afetar seu sono de diversas maneiras. Tudo tem a ver com o principal ingrediente ativo: a nicotina. Dependendo de como você usa e seu nível de dependência, seu desejo por uma dose adicional de nicotina durante o sono pode fazer você acordar... Leia o artigo »

13/03/2014

A falta de sono e a depressão clínica

Se uma pessoa é diagnóstica com depressão clínica, é provável que ela tenha dificuldades para dormir e continuar dormindo. Certamente existe um link entre a depressão e uma qualidade de sono ruim [1]. De fato, um dos sinais da depressão é a insônia! A depressão clínica é um transtorno relacionado ao humo... Leia o artigo »

14/12/2014