'Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo... o que não está reconciliado dorme mal.' Nietzsche (Zaratustra)

O que fazer hoje para evitar a apneia do sono?

Capa post - O que fazer hoje para evitar a apneia do sono?

Texto: Postado em Apneia do Sono por Marcelo Morais no dia 08 de Março de 2015 e última atualização dia 29 de Abril de 2019 .

Obter um diagnóstico e descobrir que você tem apneia do sono pode ser assustador, mas é uma condição com diversos tipos de tratamentos, até para o tipo mais grave de apneia do sono: a complexa.

Para evitar e até diminuir a intensidade da apneia do sono, você pode encontrar diversos recursos que podem servir de auxílio, principalmente se você tem apneia do tipo leve à moderada.

Remédios caseiros e mudanças no seu estilo de vida são as principais coisas para começar a se fazer a partir de hoje a fim de reduzir os sintomas da apneia do sono.

1 - A importância de perder peso

Pessoas com excesso de peso tem um tecido extra no fundo da garganta que pode relaxar demais e bloquear a passagem de ar para os pulmões.

Através da perda de peso, problemas como ronco e apneia podem ir embora - neste caso, tenha como meta seu peso ideal. Além de servir para previnir e tratar a apneia do sono, ao perder peso você também fica livre de outros problemas, como doenças no coração.

Perder 10% do peso pode diminuir, de maneira significativa, os efeitos gerados pela apneia do sono. Em alguns casos, perder peso em grande quantidade pode até curar a apneia do sono! 

2 - Parar de fumar

Já falamos aqui no blog que fumar está associado à interrupção de alguns estágios do sono, além de fazer você se sentir menos descansado quando acorda pela manhã. Além disso, fumar também contribui para piorar a apneia do sono, pois aumenta a inflamação e a retenção de fluídos na garganta.

3 - Álcool, remédios e sedativos

Evitar álcool, remédios e sedativos antes de dormir também pode ajudar no tratamento da apneia do sono, pois esses três itens fazem os músculos da sua garganta relaxar e interferir na respiração.

4 - Durma de lado

Se você tem tendência a ter apneia, dormir de costas pode facilitar o aparecimento deste distúrbio, visto que a língua e os tecidos macios da garganta relaxam e bloqueiem a passagem de ar. Neste caso, dormir de lado é o mais recomendável. 

Para garantir que você realmente durma e fique de lado durante a noite, experimente colocar uma bola de tênis no seu bolso de trás. Se durante a noite você resolver se virar, seu cérebro perceberá e você voltará à posição inicial (de lado).

5 - Exercícios para a garganta

Alguns exercícios para a garganta podem reduzir a gravidade da apneia do sono, fortalecendo os músculos das vias aéreas, deixando esses músculos menos propensos a fecharem. Veja na imagem abaixo.

6 - Outras dicas

  • Evitar cafeína e comidas pesadas antes de dormir: A cafeína dispensa explicações, pois é uma bebida estimulante. Comidas pesadas fazem com que seu corpo se mantenha ocupado ao realizar a digestão.
  • Manter horários regulares de sono: Manter uma rotina para dormir vai ajudar você a relaxar e dormir melhor. A Apneia tende a diminuir quando você descansa melhor à noite.
  • Mantenha sua cabeça elevada: Você pode usar vários travesseiros ou comprar um colchão com a parte frontal elevada.
  • Experimente um dilatador nasal: Você também pode tentar usar um dilatador nasal para garantir manter as passagens nasais abertas.
Fontes e referências:
http://www.health.harvard.edu/blog/weight-loss-breathing-devices-still-best-for-treating-obstructive-sleep-apnea-201310026713
[imagem] http://apubsaude.com.br/?page_id=114

Comentários

Leia também...

Cirurgias comuns para apneia do sono

Em geral, cirurgias que servem para tratar a apneia do sono são apenas uma opção quando outros tratamentos falham. Na maioria das vezes, é feito pelo menos 1 - 3 meses de testes com outros tratamentos para apneia antes de considerar a cirurgia. Entretanto, pessoas que sofrem de apneia por conta de problemas no maxilar devem, em primeiro lugar, optar pela ... Leia o artigo »

08/03/2015

Guia informativo sobre aparelhos CPAP, BiPAP e EPAP

Já falamos aqui sobre como os aparelhos CPAP, BPAP e EPAP ajudam no tratamento da apneia do sono obstrutiva e também sobre as diversas opções de tratamento da apneia central e complexa. Nesse artigo, explicaremos melhor como funcionam estes aparelhos e indicaremos algumas opções de compra online, já que ainda não vendemos em nossa loja. Boa l... Leia o artigo »

11/03/2015

Opções e tratamentos naturais para a apneia do sono

Afetando milhões de pessoas no mundo todo, a apneia do sono é um problema em que há interrupções na respiração enquanto a pessoa dorme. Outro problema é que boa parte dessas pessoas não sabe se tem apneia do sono ou não, e pessoas com apneia do sono podem desenvolver problemas desde diabetes até derrames. Diagnosticar e t... Leia o artigo »

11/03/2015

Quais as causas da apneia do sono?

A apneia do sono é um problema comum e grave que afeta milhões de pessoas durante o sono. Uma pessoa com apneia do sono chega a parar de respirar durante 10 segundos enquanto dorme. Isso diminui o oxigênio no corpo e pode fazer com que a pessoa acorde diversas vezes durante a noite. Em casos graves, aliados ao não tratamento, pode levar a morte. Mas quais as causas desse... Leia o artigo »

06/03/2015

Como aliviar as marcas no rosto pelo uso de máscaras CPAP?

Quem costuma usar aparelhos CPAP tenta utilizá-los de maneira discreta, pois a apneia do sono e o próprio ronco são problemas particulares. No entanto, usar máscaras CPAP, por exemplo, pode ocasionar marcas no rosto, a ponto de serem reconhecidas! Gostaria de saber como diminuir as marcas? É o que explicaremos nas próximas linhas sem perder a clareza e a&n... Leia o artigo »

31/05/2015