'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

O que fazer hoje para evitar a apneia do sono?

Capa post - O que fazer hoje para evitar a apneia do sono?

Texto: Postado em Apneia do Sono por Marcelo Morais no dia 08 de Março de 2015 e última atualização dia 29 de Abril de 2019 .

Obter um diagnóstico e descobrir que você tem apneia do sono pode ser assustador, mas é uma condição com diversos tipos de tratamentos, até para o tipo mais grave de apneia do sono: a complexa.

Para evitar e até diminuir a intensidade da apneia do sono, você pode encontrar diversos recursos que podem servir de auxílio, principalmente se você tem apneia do tipo leve à moderada.

Remédios caseiros e mudanças no seu estilo de vida são as principais coisas para começar a se fazer a partir de hoje a fim de reduzir os sintomas da apneia do sono.

1 - A importância de perder peso

Pessoas com excesso de peso tem um tecido extra no fundo da garganta que pode relaxar demais e bloquear a passagem de ar para os pulmões.

Através da perda de peso, problemas como ronco e apneia podem ir embora - neste caso, tenha como meta seu peso ideal. Além de servir para previnir e tratar a apneia do sono, ao perder peso você também fica livre de outros problemas, como doenças no coração.

Perder 10% do peso pode diminuir, de maneira significativa, os efeitos gerados pela apneia do sono. Em alguns casos, perder peso em grande quantidade pode até curar a apneia do sono! 

2 - Parar de fumar

Já falamos aqui no blog que fumar está associado à interrupção de alguns estágios do sono, além de fazer você se sentir menos descansado quando acorda pela manhã. Além disso, fumar também contribui para piorar a apneia do sono, pois aumenta a inflamação e a retenção de fluídos na garganta.

3 - Álcool, remédios e sedativos

Evitar álcool, remédios e sedativos antes de dormir também pode ajudar no tratamento da apneia do sono, pois esses três itens fazem os músculos da sua garganta relaxar e interferir na respiração.

4 - Durma de lado

Se você tem tendência a ter apneia, dormir de costas pode facilitar o aparecimento deste distúrbio, visto que a língua e os tecidos macios da garganta relaxam e bloqueiem a passagem de ar. Neste caso, dormir de lado é o mais recomendável. 

Para garantir que você realmente durma e fique de lado durante a noite, experimente colocar uma bola de tênis no seu bolso de trás. Se durante a noite você resolver se virar, seu cérebro perceberá e você voltará à posição inicial (de lado).

5 - Exercícios para a garganta

Alguns exercícios para a garganta podem reduzir a gravidade da apneia do sono, fortalecendo os músculos das vias aéreas, deixando esses músculos menos propensos a fecharem. Veja na imagem abaixo.

6 - Outras dicas

  • Evitar cafeína e comidas pesadas antes de dormir: A cafeína dispensa explicações, pois é uma bebida estimulante. Comidas pesadas fazem com que seu corpo se mantenha ocupado ao realizar a digestão.
  • Manter horários regulares de sono: Manter uma rotina para dormir vai ajudar você a relaxar e dormir melhor. A Apneia tende a diminuir quando você descansa melhor à noite.
  • Mantenha sua cabeça elevada: Você pode usar vários travesseiros ou comprar um colchão com a parte frontal elevada.
  • Experimente um dilatador nasal: Você também pode tentar usar um dilatador nasal para garantir manter as passagens nasais abertas.
Fontes e referências:
http://www.health.harvard.edu/blog/weight-loss-breathing-devices-still-best-for-treating-obstructive-sleep-apnea-201310026713
[imagem] http://apubsaude.com.br/?page_id=114

Comentários

Leia também...

Pode a maconha tratar a Apneia do Sono?

Como sabemos, a apneia do sono é uma condição que diminui o fluxo respiratório ou provoca pausas na respiração durante o ciclo do sono, nas pessoas que sofrem desse distúrbio. Essa pausa respiratória pode levar de segundos até minutos. Já publicamos aqui no blog dezenas de posts sobre esse tema. Para reler ou conhecer mais sobre... Leia o artigo »

27/10/2017

O link entre a obesidade e a apneia do sono

Já falamos aqui que perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono, dessa vez, no intuito de esclarecer melhor o problema, vamos falar sobre o link entre a obesidade e a apneia do sono. Antes de continuar a leitura, se você não sabe o que é apneia do sono, temos um rápido artigo que explica melhor o problema. Leia aqui. Para fins de entendimento, a o... Leia o artigo »

25/07/2017

Como melhorar a qualidade do sono usando aparelhos CPAP?

Habituar-se ao uso de aparelhos CPAP pode ser uma tarefa nada fácil. Na maioria das vezes, pessoas que têm apneia do sono passam a vida inteira sem usar nada para dormir - há o uso de remédios, no máximo -, e de repente a única solução para voltar a ter boas noites de sono é comprando ou alugando aparelhos CPAP. É necessár... Leia o artigo »

31/05/2015

Opções e tratamentos naturais para a apneia do sono

Afetando milhões de pessoas no mundo todo, a apneia do sono é um problema em que há interrupções na respiração enquanto a pessoa dorme. Outro problema é que boa parte dessas pessoas não sabe se tem apneia do sono ou não, e pessoas com apneia do sono podem desenvolver problemas desde diabetes até derrames. Diagnosticar e t... Leia o artigo »

11/03/2015

9 terapias alternativas para a Apneia Obstrutiva do Sono

De fato, aqui no blog, recebemos com frequência muitas pessoas que usam aparelhos CPAP ou pretendem usar, uma rápida navegação pelos posts na categoria 'Apneia do Sono' do nosso blog e você encontra vários relatos no final de alguns posts. CPAP é a chave de ouro para a maioria das pessoas com apneia do sono com certo grau de severidade, mas e aquelas ... Leia o artigo »

21/10/2017