'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

O que é REM?

REM ou Rapid Eye Moviment é um dos estados do sono onde ocorre os sonhos mais vívidos. Ele é caracterizado por rápidos movimentos aleatórios dos olhos e paralisia dos músculos, para que não interpretemos o sonho. A quantidade de tempo gasto nesse período do sono varia de acordo com a idade (normalmente, cerca de 20% a 25% do tempo em adultos, em uma média de 90 a 120 minutos).

Cientistas ainda não sabem ao certo como e por que sonhamos. Sigmund Freud, que influenciou muito a área de psicologia, acreditava que sonhar era uma "válvula de segurança" para os desejos inconscientes. Apenas depois de 1953, quando pesquisadores descreveram pela primeira vez o estágio REM em bebês, cientistas começaram a estudar o sono e os sonhos. Logo, perceberam que essas experiências estranhas e incomuns, que chamamos de sonhos, quase sempre ocorrem durante o estágio REM.

Ciclos REM

Geralmente, esse estágio acontece 4 - 5 vezes por noite (em forma de ciclos). Tipicamente, entramos no primeiro ciclo de 90 minutos depois de dormir, e esse primeiro ciclo dura pouco tempo e, a cada ciclo, o tempo aumenta. É por isso que precisamos de longos períodos de sono. Se dormirmos por pouco tempo, não passamos por todos os estágios que precisamos para se recuperar e se manter saudável. 

É comum que algumas pessoas tenham o sono leve ou até acordem depois de um ciclo. A quantidade de tempo que uma pessoa passa no estágio REM tem muita influência de fatores psicológicos. Exemplo: pessoas com depressão tendem a ter uma duração curta desse estágio. 

Aprendizado

O estágio REM do sono estimula áreas cerebrais usadas no aprendizado, e isso é importante para o desenvolvimento normal do cérebro durante a infância, o que explica porque crianças passam muito mais tempo nesse estágio do que adultos. Esse período também está associado ao aumento de produção de proteínas. Um estudo descobriu que o estágio REM do sono afeta diretamente o aprendizado de habilidades mentais. No estudo, certas habilidades eram ensinadas às pessoas, e aquelas que tiveram o estágio REM normal conseguiam se lembrar com mais facilidade do que aprenderam depois de dormir, enquanto que pessoas com depravação desse período não. 

Criatividade e REM

O estágio REM do sono facilita o processo criativo, combinando ideias de novas maneiras, melhorando a habilidade de ver conexões em coisas que aparentemente não tenham nenhuma relação. Isso é atribuído aos receptores colinérgicos e a neuromodulação no sistema noradrenérgico, que ocorre quando estamos nesse estágio. De fato, um estudo [4] concluiu que o estágio REM favorece a formação de redes associativas.

Fontes e referências:
[1] http://www.medicalnewstoday.com/articles/247927.php
[2] http://www.ninds.nih.gov/disorders/brain_basics/understanding_sleep.htm#dreaming
[3] http://psychcentral.com/lib/stages-of-sleep/0002073
[4] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2700890/

Texto postado em 02 de Fevereiro de 2014 e atualizado 10 de Agosto de 2018 .

Comentários

Leia também...

Plantas que ajudam a bloquear o som

Plantas têm a incrível capacidade de harmonizar diversos ambientes. Dentro ou fora de casa, mostram-se versáteis, pois se adaptam a vários lugares e agradam todos os gostos, desde os mais exigentes até os modestos. Melhor ainda é saber que elas oferecem um preço acessível, vantagem para quem anda com pouco dinheiro, e poderá ver como um... Leia o artigo »

03/09/2018

Pessoas de sucesso valorizam as horas de sono: mito ou verdade?

Imaginar os frutos do reconhecimento cultiva em nós doces sonhos. Homens e mulheres de sucesso inspiram tais pensamentos, embora às vezes não percebamos seus reais sacrifícios. Em meio a tanto trabalho e dedicação, como as celebridades lidam com o sono? Será que elas reconhecem a importância do descanso noturno? Nesse artigo, além ... Leia o artigo »

02/04/2019

Diabetes e problemas para dormir

O diabetes é um mal silencioso. Em geral, demoramos para notar os sintomas iniciais: manchas escuras na pele, sede em excesso, visão embaçada, perda de peso sem motivo... Após diagnosticar a doença, o paciente diabético precisa mudar sua rotina, visto que lhe será necessário medir o nível de glicose todos os dias e privar-se de in&uacu... Leia o artigo »

19/11/2018

Quantas horas devemos dormir por dia?

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a... Leia o artigo »

27/01/2014

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que s... Leia o artigo »

13/09/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5386 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.