'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

O que é REM?

Capa post - O que é REM?

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Marcelo Morais no dia 02 de Fevereiro de 2014 e última atualização dia 10 de Agosto de 2018 .

REM ou Rapid Eye Moviment é um dos estados do sono onde ocorre os sonhos mais vívidos. Ele é caracterizado por rápidos movimentos aleatórios dos olhos e paralisia dos músculos, para que não interpretemos o sonho. A quantidade de tempo gasto nesse período do sono varia de acordo com a idade (normalmente, cerca de 20% a 25% do tempo em adultos, em uma média de 90 a 120 minutos).

Cientistas ainda não sabem ao certo como e por que sonhamos. Sigmund Freud, que influenciou muito a área de psicologia, acreditava que sonhar era uma "válvula de segurança" para os desejos inconscientes. Apenas depois de 1953, quando pesquisadores descreveram pela primeira vez o estágio REM em bebês, cientistas começaram a estudar o sono e os sonhos. Logo, perceberam que essas experiências estranhas e incomuns, que chamamos de sonhos, quase sempre ocorrem durante o estágio REM.

Ciclos REM

Geralmente, esse estágio acontece 4 - 5 vezes por noite (em forma de ciclos). Tipicamente, entramos no primeiro ciclo de 90 minutos depois de dormir, e esse primeiro ciclo dura pouco tempo e, a cada ciclo, o tempo aumenta. É por isso que precisamos de longos períodos de sono. Se dormirmos por pouco tempo, não passamos por todos os estágios que precisamos para se recuperar e se manter saudável. 

É comum que algumas pessoas tenham o sono leve ou até acordem depois de um ciclo. A quantidade de tempo que uma pessoa passa no estágio REM tem muita influência de fatores psicológicos. Exemplo: pessoas com depressão tendem a ter uma duração curta desse estágio. 

Aprendizado

O estágio REM do sono estimula áreas cerebrais usadas no aprendizado, e isso é importante para o desenvolvimento normal do cérebro durante a infância, o que explica porque crianças passam muito mais tempo nesse estágio do que adultos. Esse período também está associado ao aumento de produção de proteínas. Um estudo descobriu que o estágio REM do sono afeta diretamente o aprendizado de habilidades mentais. No estudo, certas habilidades eram ensinadas às pessoas, e aquelas que tiveram o estágio REM normal conseguiam se lembrar com mais facilidade do que aprenderam depois de dormir, enquanto que pessoas com depravação desse período não. 

Criatividade e REM

O estágio REM do sono facilita o processo criativo, combinando ideias de novas maneiras, melhorando a habilidade de ver conexões em coisas que aparentemente não tenham nenhuma relação. Isso é atribuído aos receptores colinérgicos e a neuromodulação no sistema noradrenérgico, que ocorre quando estamos nesse estágio. De fato, um estudo [4] concluiu que o estágio REM favorece a formação de redes associativas.

Fontes e referências:
[1] http://www.medicalnewstoday.com/articles/247927.php
[2] http://www.ninds.nih.gov/disorders/brain_basics/understanding_sleep.htm#dreaming
[3] http://psychcentral.com/lib/stages-of-sleep/0002073
[4] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2700890/

Comentários

Leia também...

Como a tecnologia do sono aumentará a diferença entre ricos e pobres

Artigo originalmente publicado na Motherboard por Natalie O’Neill e traduzido por Stephanie Fernandes. É fácil culpar políticos e empresas gananciosas pela lacuna crescente entre ricos e pobres, mas há quem diga que, na verdade, é a tecnologia do sono que vai incitar a luta de classes do futuro. Alguns especialistas acreditam que gagdets de reduç... Leia o artigo »

28/01/2016

Verificar o tempo todo as redes sociais pode destruir o seu sono

Nos dias de hoje a maioria das pessoas passa uma boa parte do seu tempo nas redes sociais, seja conferindo o Facebook, ou tirando fotos para por em seu Instagram. O problema é que este hábito pode não ser tão saudável. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh pessoas que usaram a mídia social fortemente eram tr&... Leia o artigo »

01/02/2016

Por que bocejamos?

Parece ser um movimento involuntário: os olhos se fecham prestes a lacrimejar, o semblante se contrai e a boca, realizando uma abertura expressiva, tenta abafar a sonolência e expulsar o desânimo. Bocejar é uma reação tida como natural. Mas talvez isto, manifestado em meio aos assentos de uma plateia, desencoraje rapidamente o artista que busca entretê... Leia o artigo »

05/10/2018

Diabetes e problemas para dormir

O diabetes é um mal silencioso. Em geral, demoramos para notar os sintomas iniciais: manchas escuras na pele, sede em excesso, visão embaçada, perda de peso sem motivo... Após diagnosticar a doença, o paciente diabético precisa mudar sua rotina, visto que lhe será necessário medir o nível de glicose todos os dias e privar-se de in&uacu... Leia o artigo »

19/11/2018

Dormir na rede faz mal à saúde?

A rede é a melhor companheira da preguiça. Suspensa por ganchos em suas extremidades, ela nos acolhe em qualquer momento, sendo ideal para o tradicional cochilo pós-almoço. Com ela, fins de tarde são poéticos, noites de verão suportáveis, leituras são mais prazerosas, horas passam despercebidas, enquanto ouvimos o ranger das cordas que... Leia o artigo »

20/06/2018