'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

O que é REM?

Capa post - O que é REM?

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Marcelo Morais no dia 02 de Fevereiro de 2014 e última atualização dia 10 de Agosto de 2018 .

REM ou Rapid Eye Moviment é um dos estados do sono onde ocorre os sonhos mais vívidos. Ele é caracterizado por rápidos movimentos aleatórios dos olhos e paralisia dos músculos, para que não interpretemos o sonho. A quantidade de tempo gasto nesse período do sono varia de acordo com a idade (normalmente, cerca de 20% a 25% do tempo em adultos, em uma média de 90 a 120 minutos).

Cientistas ainda não sabem ao certo como e por que sonhamos. Sigmund Freud, que influenciou muito a área de psicologia, acreditava que sonhar era uma "válvula de segurança" para os desejos inconscientes. Apenas depois de 1953, quando pesquisadores descreveram pela primeira vez o estágio REM em bebês, cientistas começaram a estudar o sono e os sonhos. Logo, perceberam que essas experiências estranhas e incomuns, que chamamos de sonhos, quase sempre ocorrem durante o estágio REM.

Ciclos REM

Geralmente, esse estágio acontece 4 - 5 vezes por noite (em forma de ciclos). Tipicamente, entramos no primeiro ciclo de 90 minutos depois de dormir, e esse primeiro ciclo dura pouco tempo e, a cada ciclo, o tempo aumenta. É por isso que precisamos de longos períodos de sono. Se dormirmos por pouco tempo, não passamos por todos os estágios que precisamos para se recuperar e se manter saudável. 

É comum que algumas pessoas tenham o sono leve ou até acordem depois de um ciclo. A quantidade de tempo que uma pessoa passa no estágio REM tem muita influência de fatores psicológicos. Exemplo: pessoas com depressão tendem a ter uma duração curta desse estágio. 

Aprendizado

O estágio REM do sono estimula áreas cerebrais usadas no aprendizado, e isso é importante para o desenvolvimento normal do cérebro durante a infância, o que explica porque crianças passam muito mais tempo nesse estágio do que adultos. Esse período também está associado ao aumento de produção de proteínas. Um estudo descobriu que o estágio REM do sono afeta diretamente o aprendizado de habilidades mentais. No estudo, certas habilidades eram ensinadas às pessoas, e aquelas que tiveram o estágio REM normal conseguiam se lembrar com mais facilidade do que aprenderam depois de dormir, enquanto que pessoas com depravação desse período não. 

Criatividade e REM

O estágio REM do sono facilita o processo criativo, combinando ideias de novas maneiras, melhorando a habilidade de ver conexões em coisas que aparentemente não tenham nenhuma relação. Isso é atribuído aos receptores colinérgicos e a neuromodulação no sistema noradrenérgico, que ocorre quando estamos nesse estágio. De fato, um estudo [4] concluiu que o estágio REM favorece a formação de redes associativas.

Fontes e referências:
[1] http://www.medicalnewstoday.com/articles/247927.php
[2] http://www.ninds.nih.gov/disorders/brain_basics/understanding_sleep.htm#dreaming
[3] http://psychcentral.com/lib/stages-of-sleep/0002073
[4] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2700890/

Comentários

Leia também...

Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica. Dormir também pode ser uma arte. Assim é para os japoneses, mestres em uma prática chamada inemuri. Você a conhece? Caso ainda não, eis uma ótima razão para conferir mais um de nossos artigos. Aqui, você conhecerá a definição desta arte nip&ocir... Leia o artigo »

08/03/2019

O que a acupuntura pode fazer pela qualidade do seu sono?

No mundo moderno, o tempo passa rápido, a vida é agitada e há pressão vindo de todos os lados para sermos bons profissionais, bons cidadãos, bons pais, e por ai vai. Pode até ser que no fim do dia conseguimos dar conta de executar tudo o que é demandado, mas quando chega o momento de deitar na cama a noite frequentemente sentimos que a qualidade do ... Leia o artigo »

30/05/2017

Dormir sem travesseiro faz mal?

Não basta deitar na cama, esquecer das preocupações, tentar relaxar e dormir. O ideal é sempre tomar alguns cuidados, já que o sono afeta diretamente o dia seguinte. Quando se trata de cuidados para dormir, o travesseiro exerce um papel importante. Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou n&at... Leia o artigo »

27/04/2014

Saiba o que é a oneirofobia

Seria uma tarefa gigantesca detalhar todas as fobias em um único artigo – haja fôlego! Algumas até já são bem conhecidas. Quem nunca ouviu algo sobre aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de lugares confinados)? Hoje, falaremos sobre um medo que certamente soará como novidade – é a oneirofobia. Acredite: pessoas que a possu... Leia o artigo »

22/05/2019

5 Atividades artísticas que ajudam a dormir

Fazer uma atividade artística (seja ela qual for!) é uma prática recomendável ao público que inclui todas as idades. Assim, com ou sem o auxílio de outras pessoas, podemos concretizar nossas invenções usando os recursos mais simples, e o processo de criação é capaz de estimular o sono, sabia? Conhe&cce... Leia o artigo »

09/01/2019