'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

O que é L-Teanina e como essa substância ajuda no sono

Capa post - O que é L-Teanina e como essa substância ajuda no sono

Texto: Postado em Suplementos e Alimentação por Marcelo Morais no dia 25 de Fevereiro de 2016 e última atualização dia 16 de Julho de 2019 .

Assim como cada pessoa se adapta a diferentes protetores auriculares para dormir, cada uma também pode escolher, em vez de remédios, suplementos naturais para estimular o sono. As preferências variam de acordo com as necessidades, levando em conta o efeito que a substância provoca no organismo.

Enquanto que a melatonina, conhecida como "hormônio do sono", é o suplemento natural mais popular para dormir, há outros suplementos: o 5-HTP e a Valeriana são alguns em meio a muitos que também dão mais serenidade ao descanso noturno. Entretanto, hoje falaremos sobre a L-Teanina. 

Boa leitura!

1 - O que é a L-Teanina?

A insônia é um problema muito comum e isso tem levado diversas pessoas a tomarem suplementos como L-Teanina: um aminoácido natural, encontrado no chá verde e descoberto em 1949. A substância é bem conhecida no exterior por ser um suplemento natural para ansiedade e com benefícios de relaxamento comprovados. Além de ser indicada para pessoas com ansiedade e problemas para dormir, como insônia, é um aminoácido muito comum entre os usuários de nootrópicos. 

Embora o chá verde contenha cafeína – mesmo em baixa quantidade –, a substância isolada L-Teanina provoca um efeito contrário ao da cafeína, relaxando o corpo e a mente, conseguindo acalmar sem provocar aquele forte desejo de dormir.

Se você costuma tomar muito café durante o dia, a L-Teanina consegue neutralizar os efeitos da cafeína que podem demorar cerca de 10 horas para sairem do corpo.

Além dos milhões de relatos na internet, seus efeitos também são comprovados através de exames de eletroencefalograma. No experimento, pessoas que tomaram este suplemento ficaram com o corpo mais relaxado, mente tranquila e sem a presença de sonolência [1,2].

Estudos [3,4,5] mostram que o relaxamento obtido antes do sono é muito eficaz contra a insônia, mesmo em casos graves. É por essa razão que, nos Estados Unidos, muitos terapeutas, médicos e outros profissionais do sono recomendam a L-Teanina como um suplemento válido para se tomar antes de dormir.

Dormir é uma coisa, ter um sono duradouro e descansar com qualidade é outra totalmente diferente! Por isso, sempre dizemos aqui: a qualidade do sono é mais importante do que sua durabilidade. Com base nisso, pesquisadores japoneses deram, diariamente, 200mg de L-Teanina a pacientes e, assim, agravaram seus padrões de sono. Qual foi o resultado desse experimento? O referido suplemento não fez com que os voluntários dormissem mais, porém constatou-se que a qualidade e a recuperação feita através do sono melhorou. Contudo, os voluntários acreditaram terem dormido tempo suficiente, pois se sentiam mais descansados. Trata-se de uma notícia excelente para quem não dorme o suficiente, embora precise acordar descansado e com disposição para trabalhar, estudar ou produzir de forma mais eficiente [6].

2 - Benefícios

Agora, abordaremos os benefícios da L-Teanina relacionados ao sono. São eles:

2.1 - Melhora o humor

Outro efeito positivo é melhorar o humor das pessoas. Sabendo que a substância atravessa a barreira hematoencefálica [7], isso afeta positivamente a química do cérebro, alterando os níveis de aminoácidos que afetam a serotonina e outros neurotransmissores moduladores do humor. Os resultados do estudo também levaram a L-Teanina a ser considerada um suplemento potenciador de humor [1,8].

2.2 - Equilibra o fígado

Outra parte do corpo que responde de forma positiva é o próprio fígado. Um estudo [9] demonstrou que a L-Teanina é um forte antídoto para os efeitos do álcool. No referido estudo, tal substância é dada a ratos antes ou depois de beberem álcool e, a partir disso, descobriu-se que ela reduz significativamente os níveis de álcool no sangue.

Quando bebemos, o álcool é convertido para uma substância química conhecida como acetaldeído, que é mais tóxica que o próprio álcool. A L-Teanina acelera a ruptura da substância acetaldeído e de outros radicais tóxidos ao fígado. O mesmo estudo também destacou a capacidade deste incrível aminoácido ao interceptar os radicais livres.

2.3 - Bloqueia o estresse

Além de funcionar bem contra a ansiedade, estudos [10] revelaram que ingerir este suplemento impede o aumento repentino da pressão arterial, o que algumas pessoas experimentam sob estresse. 

2.4 - Doenças neurodegenerativas

Cientistas estão mais interessados nas diversas aplicações da L-Teanina, além das suas propriedades para combater a ansiedade. O estímulo excessivo do glutamato em células cerebrais é um fator no desenvolvimento de distúrbios a longo prazo para doenças neurodegenerativas, como AVC e esquizofrenia. Sendo assim, as capacidades de bloqueio do glutamato da L-Teanina torna a substância promissora para a neuroproteção [11,12,13].

3 - L-Teanina como nootrópico

Para quem ainda não sabe o que são nootrópicos, eu, como usuário ocasional, vou descrever o que é na minha opinião:

Nootrópicos, na minha visão e experiência, é o uso de drogas, suplementos, alimentos e até alguns estilos de vida que podem ser adotados para melhorar a saúde cognitiva, e não me refiro apenas à inteligência e à capacidade de trabalhar ou estudar mais, por exemplo. Nootrópicos também são usados para melhorar seu humor, memória, energia mental, motivação, foco, prevenir o envelhecimento mental e até realizar reparos no cérebro.

(Prometemos uma publicação falando sobre nootrópicos e a atualização do artigo apresentado aqui com o link. O que interessa, nesse momento, é como a L-Teanina é amplamente usada como nootrópico)

O aminoácido do qual falamos é usado em combinação, principalmente, com altas doses de cafeína (quase sempre em cápsulas). Muitos sites, BLOG's e fóruns estrangeiros sobre nootrópicos recomendam esse combo de Cafeína + L-Teanina para usuários de nootrópicos iniciantes.

O objetivo dessa mistura é manter você acordado, com bom estado mental, concentração tonificada, livre da ansiedade e mais resistente ao estresse. Este suplemento trabalha contra os efeitos negativos causados por altas doses de cafeína, isto é, a ansiedade e o cansaço conforme os efeitos vão passando. 

4 - Riscos e efeitos colaterais

Em geral, consumir L-Teanina (em forma de complemento ou chá) não oferece nenhum risco à saúde. No entanto, ainda que pesquisas exaltem suas propriedades antitumorais, alguns de seus chás, que contêm aminoácidos, podem oferecer outros ingredientes que são mais prejudiciais à saúde de pessoas que têm câncer. Há uma explicação para isso!

De acordo com Memorial Sloan Kettering Cancer Center, determinado polifenol encontrado no chá verde pode reduzir a eficácia de alguns medicamentos usados no tratamento quimioterápico. Pessoas que fazem quimioterapia devem, em primeiro lugar, consultar seu médico antes de consumir frequentemente chá verde.

É importante lembrar que tomar em excesso café ou chá que possua cafeína pode acarretar os seguintes problemas:

  • Náusea
  • Desconforto estomacal
  • Irritabilidade

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também devem evitar o consumo excessivo de bebidas que contenham cafeína.

5 - Onde comprar?

Basta visitar nossa loja virtual! Lá disponibilizamos suplementos e outras novidades.  

Fontes e referências:
[1] Yokogoshi H, Kobayashi M, Mochizuki M, Terashima T. Effect of theanine, r-glutamylethylamide, on brain monoamines and striatal dopamine release in conscious rats. Neurochem Res. 1998 May;23(5):667-73.
[2] Kakuda T, Nozawa A, Unno T, Okamura N, Okai O. Inhibiting effects of theanine on caffeine stimulation evaluated by EEG in the rat. Biosci Biotechnol Biochem. 2000 Feb;64(2):287-93.
[3] Nicassio PM, Boylan MB, McCabe TG. Progressive relaxation, EMG biofeedback and biofeedback placebo in the treatment of sleep-onset insomnia. Br J Med Psychol. 1982 Jun;55(Pt 2):159-66.
[4] Friedman L, Bliwise DL, Yesavage JA, Salom SR. A preliminary study comparing sleep restriction and relaxation treatments for insomnia in older adults. J Gerontol. 1991 Jan;46(1):1-8.
[5] Coursey RD, Frankel BL, Gaarder KR, Mott DE. A comparison of relaxation techniques with electrosleep therapy for chronic, sleep-onset insomnia a sleep-EEG study. Biofeedback Self Regul. 1980 Mar;5(1):57-73.
[6] http://www.nutraingredients.com/Suppliers2/Green-tea-lulls-brain-into-quality-sleep
[7] https://pt.wikipedia.org/wiki/Barreira_hematoencef%C3%A1lica
[8] US Patent Application 20040171624; Japanese Patent Application 2001-253740.
[9] Sadzuka Y, Inoue C, Hirooka S, et al. Effects of theanine on alcohol metabolism and hepatic toxicity. Biol Pharm Bull. 2005 Sep;28(9):1702-6.
[10] Yoto A, Motoki M, Murao S, et al. Effects of L-theanine or caffeine intake on changes in blood pressure under physical and psychological stresses. J Physiol Anthropol. 2012;31:28.
[11] Dawe GB, Aurousseau MR, Daniels BA, et al. Retour aux sources: defining the structural basis of glutamate receptor activation. J Physiol. 2015;593(1):97-110.
[12] Wieronska JM, Zorn SH, Doller D, et al. Metabotropic glutamate receptors astargets for new antipsychotic drugs:Historical perspective and critical comparative assessment. Pharmacol Ther. 2015.
[13] Ceremuga TE, Martinson S, Washington J, et al. Effects of L-theanine on posttraumatic stress disorder induced changes in rat brain gene expression. Scientific World J. 2014;2014:419032.
[Ref] http://www.lifeextension.com/magazine/2006/1/report_theanine/page-02
[Ref] http://www.pillscout.com/2014/11/26/theanine-caffeine-perfect-nootropics-newbies/
[14] https://www.healthline.com/health/l-theanine#dosage

Comentários

Leia também...

O que é L-Teanina e como essa substância ajuda no sono

Assim como cada pessoa se adapta a diferentes protetores auriculares para dormir, cada uma também pode escolher, em vez de remédios, suplementos naturais para estimular o sono. As preferências variam de acordo com as necessidades, levando em conta o efeito que a substância provoca no organismo. Enquanto que a melatonina, conhecida como "hormônio do so... Leia o artigo »

25/02/2016

Países desenvolvidos têm maior demanda por suplementos de melatonina

Devido à grande procura por suplementos de melatonina em nossa loja, resolvemos compartilhar nesse post esse artigo exclusivo recentemente publicado pela revista Sleep Review Magazine. A previsão dos analistas da Technavio é que o mercado global de suplementos de melatonina aumente a uma taxa de crescimento anual composta de mais de 12% de 2017 a 2021, conforme relatóri... Leia o artigo »

03/10/2017

Como a Melatonina pode ajudar no sono

Assim como o Dramin é muito popular aqui no Brasil, apesar de não ser indicado para dormir, no exterior o cenário é diferente, a Melatonina que é o carro chefe e esse sim é indicado para dormir… Em certos casos. A melatonina é uma substância natural encontrada em vários seres vivos, desde bactérias até nos mam&iacut... Leia o artigo »

23/11/2015

Os benefícios de suplementar ômega 3

A natureza é uma fonte inesgotável de proteínas. Uma delas é o ômega 3, que pode ser consumido em forma de capsula (suplemento) ou por meio de alimentos. O ômega 3 oferece benefícios imperdíveis. Que tal conhecê-los melhor neste artigo? Aqui, também apresentaremos sua definição e outras informações escla... Leia o artigo »

15/11/2018

O que é 5-HTP e quais seus benefícios

Ao tentar melhorar a saúde em todos os aspectos, faz-se muitas coisas: perder peso, ter mais energia e dormir melhor. Porém, as pessoas esquecem ou simplesmente não sabem o quanto é muito importante obter aminoácidos a partir de diferentes alimentos. Os aminoácidos, incluindo o triptofano, são "blocos de construção de proteínas.... Leia o artigo »

14/11/2016