'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Tudo sobre aparelhos CPAP, BiPAP E EPAP

Já falamos aqui sobre como os aparelhos CPAP, BPAP e EPAP ajudam no tratamento da apneia do sono obstrutiva e também sobre as diversas opções de tratamento da apneia central e complexa.

Nesse post, vamos explicar melhor como funcionam esses aparelhos e indicar algumas opções de compra online, já que não vendemos na loja virtual do Dorminhoco.

1 - O que é?

CPAP - e não cepap - é uma abreviatura do termo em inglês Continuous Positive Airway Pressure, traduzindo para português: Pressão Positiva Contínua na Via Aérea. Além de ser a principal forma de tratamento para a apneia do sono, o aparelho CPAP também é utilizado no tratamento contra o ronco. Ele também serve para outros usos, geralmente: problemas pulmonares, mas não vamos falar sobre isso no blog.

2 - Quando usar?

Quem vê, pela primeira vez, a foto ao lado pode tomar um susto e achar um pouco extremo: "Caramba! Dormir usando uma máscara?!". Sim, a apneia do sono é uma condição grave de saúde e que aumenta significativamente o risco de morte.

Caso seu médico recomende o uso de um desses aparelhos, ele realizará uma série de trabalhos contigo. Então, recomendará qual tipo de aparelho você deve comprar, levando em conta as configurações ideais para você. Ainda assim, seu médico recomendará que você passe, ao menos, uma noite na clínica ou laboratório, a fim de saber quais são as melhores configurações para seu aparelho. 

Há diversos tipos de máquinas CPAP e, portanto, não deixe de avisar ao seu médico caso não esteja satisfeito ou não  conseguindo dormir com a máquina que foi prescrita ou indicada.

3 - Como funcionam?

Trata-se de um aparelho que fornece pressão de ar através de uma máscara nasal, desobstruindo a via aérea responsável pela passagem de ar e garantindo uma noite de sono mais tranquila, a considerar que você tenha algum problema para dormir, como apneia do sono.

O aparelho pode ser dividido em três partes:

  • A máscara que se encaixa no nariz junto à cinca, para mantê-la no lugar enquanto você dorme.
  • O tubo que conecta a máscara ao motor.
  • E o motor que gera e joga o ar pelo tubo.

Alguns aparelhos CPAP têm outras características, como umidificadores, mas o básico e o essencial de todos os aparelhos foi descrito acima. Os aparelhos também são leves, pequenos e fazem pouco barulho. Aliás, o som produzido até pode ser considerado um ruído branco.

4 - Benefícios 

Os aparelhos CPAP trazem diversos benefícios como:

  • Melhorar ou aliviar completamente a apneia do sono
  • Evitar o ronco
  • Aliviar sintomas como sonolência diurna
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Diminuir e até prevenir a chance de hipertensão arterial

Grande parte das pessoas que começam o tratamento utilizando o CPAP, sentem-se melhor já no primeiro dia e têm uma grande melhora na qualidade de vida.

5 - Aparelhos BiPAP - Como funcionam?

O aparelho BiPAP (Bilevel Positive Airway Pressure) funciona da mesma forma que o CPAP, porém em dois níveis: criando e diminuindo a pressão do ar. Os aparelhos BiPAP ajustam a pressão do ar de forma automática, fazendo mais pressão quando você inala e menos pressão quando você exala. O preço dos aparelhos BiPAP são mais altos que o CPAP.

Pessoas que usam CPAP precisam respirar contra a pressão contínua do ar de acordo com a configuração do aparelho, já os aparelhos BiPAP facilitam ainda mais a respiração.

6 - Aparelhos EPAP - Como funcionam?

O EPAP (Expiratory Positive Airway Pressure) é um aparelho, ou melhor, dispositivo mais avançado entre aqueles que foram descritos aqui, pois se trata de apenas um pequeno dispositivo colocado em cada narina.

Cada dispositivo possui uma válvula, permitindo que ar circule com mais facilidade. Quando você o exala, o ar passa por pequenos orifícios da válvula. Isso aumenta a pressão nas vias aéreas e as mantém abertas.

Além de ajudar quem sofre de apneia do sono, o dispositivo também pode ser usado por quem tem problemas de ronco.

7 - Adaptação

Usar um aparelho CPAP pode ser frustrante, sempre recebemos comentários negativos de como é difícil se acostumar com o aparelho, mas é importante que você se acostume. O tratamento é essencial para evitar as complicações da apneia obstrutiva do sono, como problemas cardíacos e sonolência diurna excessiva.

Sempre fale com seu médico para garantir o melhor aparelho e máscara para você, visitas regulares ao médico também são importantes para ajustar as configurações, se necessário.

 

Pode demorar um pouco para se acostumar, mas com tempo e paciência, o aparelho CPAP pode mudar sua vida. Para tentar ajudar nessa adaptação vamos listar abaixo alguns dos problemas mais comuns e algumas soluções.

8 - Onde comprar?

Agora que você sabe o que é e como funcionam os aparelhos, segue algumas indicações de lojas conhecidas no mercado pela venda de aparelhos CPAP e BiPAP. Devido ao alto preço de alguns equipamentos, muitas lojas, além da venda, também fazem o aluguel dos aparelhos CPAP e BiPAP.

Já os dispositivos EPAP, alvo de pouca procura no mercado brasileiro por ser uma tecnologia mais recente, pode ser importado, caso você queira. Comparados com os aparelhos CPAP, que duram anos, os dispositivos EPAP são caros, pois são descartáveis. O suprimento para 30 noites custa cerca de $30, aproximadamente  R$115,00 na cotação do dolar atual, fora o frete e o imposto da RF. Outros dispositivos mais avançados custam cerca de $115, também que duram 30 noites. 

Estamos estudando a possibilidade de vender esses dispositivos aqui na loja do Dorminhoco. Se você tem interesse por esse produto, entre em contato conosco.

Segue abaixo algumas recomendações dos fabricantes:

Postado em Apneia do Sono no dia 11 de Março de 2015 e última atualização dia 20 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

Quais as causas da apneia do sono?

A apneia do sono é um problema comum e grave que afeta milhões de pessoas durante o sono. Uma pessoa com apneia do sono chega a parar de respirar durante 10 segundos durante o sono. Isso diminui o exigênio no corpo e pode fazer com que a pessoa acorde diversas vezes durante a noite e em casos graves aliado ao não tratamento pode levar a morte. Mas quais as causas desse p... Leia o artigo »

06/03/2015

Perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono

De fato, aparelhos CPAP e BiPAP continuam sendo o tipo de tratamento mais efetivo e com alívio já no primeiro dia para quem sofre de apneia obstrutiva do sono, porém, a ACP (American College of Physicians) dá ênfase que modificações no estilo do vida - especialmente a perda de peso - continua sendo o melhor tratamento para apneia obstrutiva do sono. ... Leia o artigo »

31/05/2016

Apneia do Sono x Risco de dirigir

A verdade é que temos muito pouco controle sobre o início do nosso sono. E há estudos que provam que as pessoas tem uma capacidade limitada para prever o início do sono, mesmo que eles pensem que possam [1] . Mas, e quando esse risco de dirigir está ligado junto com apneia do sono? Bem neste post vamos explicar sobre risco de dirigir relacionado à paciente... Leia o artigo »

14/11/2016