'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

O que é ASMR? O chamado orgasmo mental

Capa post - O que é ASMR? O chamado orgasmo mental

Texto: Postado em Curiosidades e Diversos por Marcelo Morais no dia 10 de Junho de 2016 e última atualização dia 17 de Julho de 2018 .

Por acaso você sabe o que esse vídeo significa? Não? Então, nos dê um pouco de sua atenção: este vídeo, no qual encontra-se uma voz suave, agradável, gentil e limpa, gera estímulos auditivos, visuais e cognitivos que, por fim, desencadeiam sensações agradáveis e relaxantes. Trata-se de um método que se chama Autonomous Sensory Meridian Response (ASMR), cuja tradução, em língua portuguesa, significa: "Resposta Sensorial Meridiana Autônoma". Ao explorar mais sobre este fenômeno internacional com a gente, você entenderá como o essencial para uma ótima noite de sono pode estar em coisas simples... Boa leitura!

1 - O que é ASMR?

De acordo com uma definição descomplicada e direta: o ASMR baseia-se em uma quantidade de estímulos suaves que, espontaneamente, geram tranquilidade. Além desta calma, pode haver a sensação de sonolência e/ou formigamento. Esta sensação de bem-estar é provocada por sussurros, sons distintos e breves, a vibração de uma voz suave, toques delicados, ruídos baixos etc. Longe de qualquer mera coincidência, este método terapêutico é popularmente conhecido como "orgasmo mental". 

Hoje, o ASMR está para além do território norte-americano. Ele é dono de grande popularidade mundial, ganhando até a preferência de celebridades, por exemplo. Qual é a razão para tamanho sucesso? Sua eficácia contra o estresse e a insônia - principalmente

Explorando suas reações, o ASMR divide-se em duas categorias:

I. Sensações físicas: formigamento, calafrios e arrepios na cabeça, pescoço, coluna vertebral e em todo o resto do corpo. 

II. Sensações psicológicas: bons sentimentos, como o de euforia, felicidade, conforto, tranquilidade, relaxamento, descanso e/ou sonolência. 

Pode-se conhecer muito mais acerca de seus efeitos a partir dos relatos encontrados em sites estrangeiros. 

2 - Como funciona?

Em primeiro lugar, nem todas as pessoas são sensíveis aos estímulos gerados pelo ASMR. Porém, caso você não seja uma delas, provavelmente perceberá que somente alguns minutos desse vídeo são bem satisfatórios e estimulantes, até mesmo esse outro vídeo: um monólogo de 12 minutos, onde a narradora pretende fazer um exame de vista. Para muitos, até pode ser uma das coisas mais chatas ou desinteressantes encontradas na internet. No entanto, assim não será para quem é sensível aos referidos estímulos.

Até hoje, a ciência não consegue explicar em partes como o ASMR ocorre, porque é um assunto recente. Somente em 2010 começaram a surgir, com mais força, as primeiras referências à sigla ASMR. Em dias mais atuais, cientistas estão apostando em uma série de pesquisas.

Os vídeos de ASMR são produzidos de maneira bem simples, basta ter um microofone, uma câmera e um pouco de criatividade. Levando em conta inúmeros casos de gravação, o processo criativo pode ser surpreendente, uma vez que o espectador/ouvinte, no início do vídeo, é estimulado a imaginar sua participação em situações inusitadas. Assim, você poderá receber os cuidados de uma bela enfermeira ou os mimos de uma namorada carinhosa - acredite: existe um ASMR que trata, como temática, a própria série La Casa de Papel. É incrível! 

Nem sempre os vídeos de ASMR se resumem em uma voz relaxante ou em coisas agradáveis de ouvir. Às vezes, quem produz estes vídeos se propõe a emitir os ruídos de um objeto ou a pronunciar palavras de um idioma desconhecido. É possível, por exemplo, passar mais de cinco minutos ouvindo alguém comendo cuscuz e bebendo café. Neste caso, percebemos que o ASMR também oferece espaço ao senso de humor.

3 - Vídeos de ASMR

Ficou curioso sobre o assunto? Então, que tal conferir alguns vídeos? Antes: além de oferecer informação de qualidade, nosso espaço virtual também quer lhe proporcionar momentos marcantes, onde o prazer e a tranquilidade sejam acessíveis. Por isso, nós selecionamos especialmente alguns vídeos de ASMR. Caso queira, sinta-se à vontade para compartilhar sua experiência conosco nos comentários.

  • O que é e como ter um orgasmo cerebral? [ver]
  • ASMR - Beijando você - Kisses e gloss [ver]
  • Testando seus sentidos - Exame neurológico [ver]
  • ASMR - Limpando seus ouvidos [ver]
  • Namorada mimando você - Roleplay girlfriend [ver]
  • Cafuné virtual intenso em você [ver]
  • ASMR - Spa para homens [ver]
  • Encontrando seu arrepio favorito [ver]
  • Durma em menos de 15 minutos [ver]
  • ASMR Bineural - Mulher militar cuidando de você [ver]

4 - ASMR no Brasil

No Youtube, um dos primeiros canais brasileiros a gravar vídeos de ASMR foi o canal Sweet Carol, hoje com milhões de inscritos. É fato que a qualidade de suas gravações ficou cada vez melhor com o passar do tempo, pois Carolina comprou um microfone binaural, que cria um efeito de som ambiente e funciona muito bem nos fones de ouvido!

Ao assistir, pela primeira vez, um vídeo com o referido método, o carioca e estudante de publicidade, Júnior Petit, 22 anos, deu risadas. Mas, diante da dificuldade em pegar no sono, mesmo após 12 horas fora de casa, trabalhando e estudando diariamente, resolveu testar o método. Apagou as luzes, deitou-se na cama, pegou o celular e deu o play. "Achei que não ia surtir nenhum efeito, mas fui me concentrando no vídeo e acordei no dia seguinte", relembra Junior em entrevista ao Motherboard.

5 - Conclusão

Não diferente do caso de Júnior Petit, muitos espectadores/ouvintes terão uma sensação estranha ao fazer uso dos vídeos de ASMR pela primeira vez. Certamente, a curiosidade falará mais alto, a fim de saber se (durante a gravação) algum segredo será confidenciado ou palavras sensuais serão ditas. O objetivo do ASMR, em primeiro lugar, é proporcionar serenidade longe de quaisquer segundas intenções. Se o seu problema é insônia, desfrute desse método, pois com fones de ouvido e olhos fechados, você vivenciará experiências incríveis rumo a boas noites de sono. 

Referências biliográficas:
[1] https://asmruniversity.com/about-asmr/what-is-asmr/

Comentários

Leia também...

Conheça o sono Polifásico

A expressão “sono Polifásico” ainda soa estranho para muitos ouvidos. Você sabe o que estas duas palavras significam? De fato, tem a ver com um determinado padrão de sono bastante incomum.   Neste artigo, trazemos sua definição, possíveis efeitos colaterais, curiosidades e outras informações esclarecedoras. Boa leitura!... Leia o artigo »

27/09/2019

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

O que sua posição de dormir diz sobre você

Será que existe uma relação entre a posição na qual você dorme e sua personalidade? Um estudo, feito pelo professor britânico Chris Idzikowski, sugere que nosso corpo pode nos dar pistas sobre nossa personalidade, mesmo quando estamos dormindo.  Chris Idzikowski entrevistou mil homens e mulheres, e encontrou uma correlação... Leia o artigo »

09/02/2014

Saiba o que é o lagoftalmo noturno

Alguma vez você já deve ter se perguntado: "Seria possível dormir com os olhos abertos?" De fato é uma dúvida comum, que possui uma resposta afirmativa e pode estar relacionada a uma doença chamada lagoftalmo noturno. Nesse artigo, apresentaremos sua definição, sintomas, causas e outras informações que têm tudo a ver c... Leia o artigo »

08/05/2019

Por que atletas precisam de uma excelente noite de sono?

Ter uma medalha olímpica é uma grande motivação para inúmeros atletas. Sem demora, eles priorizam uma rotina pesada de treino, cuja base não vai além da boa e velha disciplina. Isto inclui esforço constante a fim de superar limites, poucas horas de lazer, manutenção dos materiais utilizados no treino, alimentação r... Leia o artigo »

14/09/2018