Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

O que é apneia do sono?

Nada melhor que uma boa noite de sono sem interrupções e, desta forma, acordar totalmente revigorado no dia seguinte. Saúde é coisa séria. Contudo, certos aspectos da nossa saúde não têm a devida importância, apesar de serem muito relevantes. Exemplo: a qualidade do sono. 

Neste artigo, iremos dissertar um pouco mais sobre as causas e característas da apneia do sono, bem como as formas de tratamento mais eficazes para este quadro. 

1- O que é a apneia do sono?

A apneia do sono é um problema grave que ocorre quando, durante o sono, a pessoa tem a sua respiração interrompida repentinamente, a ponto de ocorrer incontáveis vezes ao longo da noite. Isso significa que o cérebro e o resto do corpo não recebe a quantidade necessária de oxigênio. 

A apneia do sono se divide em vários tipos de quadro, sendo os três principais:

  • Apneia obstrutiva do sono: É a mais comum. Nesse tipo de apneia, existe um bloqueio na passagem do ar quando o tecido no fundo da garganta se fecha durante o sono.
  • Apneia do sono central: Nesse tipo de apneia, o cérebro falha em sinalizar os músculos responsáveis pela respiração, devido a uma instabilidade no centro de controle respiratório do cérebro.
  • Apneia complexa do sono: É a combinação da Apneia Obstrutiva e a Apneia do Sono Central.

 

2 - Características e sintomas

Durante o sono, o principal sintoma da apneia do sono é quando as pausas durante a respiração fazem você se sentir ofegante e/ou asfixiado. 

Outro sinal comum da apneia do sono é a luta contra a sonolência durante o dia, seja em casa, no trabalho ou pior: no trânsito! Outro indicativo é quando você se sentir pegando no sono rápido durante momentos calmos. 

Mais características e sintomas da apneia do sono são:

  • Dores de cabeça pela manhã
  • Problemas de aprendizado, memória e concentração
  • Se sentir irritado, deprimido e/ou ter mudanças no humor e personalidade
  • Acordar com frequência para urinar
  • Boca seca ou dor de garganta ao acordar

3 - Tratamentos

3.1 - Aparelhos CPAP

CPAP é uma abreviatura do termo inglês Continuous Positive Airway Pressure (pressão positiva contínua nas vias aéreas) e é o tratamento mais comum para apneia obstrutiva do sono. Se você tem apneia de moderada à severa, a CPAP pode ajudar. O aparelho fornece pressão de ar através de uma máscara colocada sobre o nariz.

A pressão do ar fornecida pelo aparelho é maior que a do ambiente e pode ser suficiente para manter as vias respiratórias abertas, impedindo a apneia e também o ronco. 

3.2 - Aparelho BPAP ou BiPAP

Se o aparelho CPAP não adiantar muito, você pode recorrer ao BPAP (Bilevel Positive Airway Pressure) que funciona da mesma maneira que o CPAP. A diferença é que o BPAP ajusta a pressão de ar de forma automática, fazendo mais pressão quando você inala e menos quando você exala.

3.3 - Aparelho EPAP

Diferente das máscaras usadas pelo CPAP e BPAP, o EPAP (Expiratory Positive Airway Pressure) é um pequeno dispositivo colocado sobre cada narina antes de dormir. O dispositivo é uma válvula que permite que o ar circule mais livremente. 

Quando você exala, o ar deve passar por pequenos orifícios na válvula, o que aumenta a pressão nas vias aéreas e as mantêm abertas. O dispotivo ajuda reduzir o ronco, a sonolência diurna e, é claro, a apneia do sono. 

4 - Terapias alternativas

CPAP é a chave de ouro para a maioria das pessoas que tem apneia do sono com certo grau de severidade. Mas... e aquelas pessoas que não podem usar? Ou não toleram o uso? Ou ainda precisam de algum tipo de terapia adicional? Para estes casos existem as terapias alternativas ou adicionais, como:

  • Aparelhos Bucais
  • Night Shift
  • Sistema de Terapia do Sono Winx 
  • Procedimento de esteio (Pillar Procedure)
  • Somnosplastia
  • Uvulapalatofaringoplastia (UPPP) com ou sem Amigdalectomia
  • Cirurgia Bariátrica
  • Uvulapalatofaringoplastia (UPPP) com ou sem Amigdalectomia
  • Estimulação das Vias Aéreas Superiores (Inspire Therapy)

Se quiser saber mais sobre as terapias alternativas, cique aqui e veja o nosso artigo a respeito.

5 - Como evitar

5.1 - Perder peso

Pessoas com excesso de peso têm um tecido extra no fundo de suas gargantas que pode relaxar demais e bloquear a passagem de ar para os pulmões.

Através da perda de peso, problemas como ronco e apneia podem ir embora assim que você chegar ao seu peso ideal. Além de servir para previnir e tratar a apneia do sono, ao perder peso você também fica livre de outros problemas como doenças no coração. 

Perder apenas 10% do seu peso pode ter grandes efeitos nos sintomas da apneia do sono e, em alguns casos, perder uma grande quantidade de peso pode até curar a apneia do sono. 

5.2 - Parar de fumar

Já falamos aqui no blog que fumar está associado a interrupção de alguns estágios do sono, além de fazer você se sentir menos descansado quando acorda pela manhã. No mais, fumar também contribui para piorar a apneia do sono, pois aumenta a inflamação e a retenção de fluídos na garganta. 

5.3 - Álcool, remédios e sedativos

Evitar álcool, remédios e sedativos antes de dormir também pode ajudar no tratamento da apneia do sono, pois esses três itens fazem os músculos da sua garganta relaxar e interferir na respiração. 

5.4 - Durma de lado

Se você tem alguma tendência a ter apneia, dormir de costas pode piorar a situação, pois tende a fazer com que sua língua e os tecidos macios da garganta caiam e bloqueiem a passagem do ar. Dormir de lado, nesse caso, é a melhor opção. Para garantir que você realmente durma e fique de lado durante a noite, experimente colocar uma bola de tênis no seu bolso de trás. Se durante a noite você resolver rolar, seu cérebro perceberá e você voltará a posição inicial (de lado). 

Fonte:
http://www.health.harvard.edu/blog/weight-loss-breathing-devices-still-best-for-treating-obstructive-sleep-apnea-201310026713
http://www.sleepreviewmag.com/2014/09/alternative-therapies-obstructive-sleep-apnea/

Artigo postado em 06/03/2015

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também