'Hoje, dormir bem está virando raridade.' Dorminhoco.com

O cheiro de dormir - Como a aromaterapia pode ajudar no sono

Problemas para dormir causam um impacto forte na qualidade da nossa vida. A frustração de não conseguir uma boa noite de sono é chata e pode causar um estilo de vida ruim, estresse, depressão, ganho de peso, cansaço físico e até emocional. Pensando nesses problemas e nos leitores do blog, cheguei a conclusão de mais uma forma que qualquer pessoa pode usar para dormir melhor, a aromaterapia.

Embora a idéia de usar Aromaterapia parecer um pouco estranha, funciona. Nunca tive curiosidade sobre o assunto, mais aqui vai porque me rendi ao assunto:

Tenho um perfume que gosto muito da Victorinox – isso mesmo, a famosa marca de canivetes suíços – uso quase diariamente no corpo e algumas vezes quando arrumo a cama para dormir dou uma borrifada um baixo do travesseiro, só porque gosto do cheiro. Pra mim isso é conforto e conforto ajuda a relaxar e dormir. Foi ai que me rendi a Aromaterapia… Quem não gosta de cheiros bons e agradáveis?

Aromaterapia significa cheiro agradável (aroma) e tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física (terapia). É uma prática que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal [4].

Um exemplo prático: Se você teve um dia estressante, o cheiro de lavanda no seu travesseiro ajuda a aliviar o estresse e consequentemente irá proporcionar uma noite de sono melhor. De fato, esse é o cheiro que uso hoje nos travesseiros. Como o perfume tem notas de lavanda, comprei um perfume com óleos essenciais 100% puros para travesseiros da marca Aura Cacia, uma empresa bem conhecida do ramo de Aromaterapia nos USA.

A dificuldade para dormir é uma queixas mais comuns hoje, muitos passam por isso e outros vivem constantemente com o problema. Sempre estamos em busca de soluções para dormir melhor e com base nisso junto com minha experiência com Aromaterapia, já estamos vendendo diversos produtos do tipo na loja virtual.

Como sabemos, existem certos aromas que são mais relaxantes e a Aromaterapia utiliza a força desses aromas para ajudá-lo a dormir melhor, de forma mais tranquila, relaxante e profundamente. Estudos [1][2][3] relatam que os aromas de lavanda e baunilha são os mais eficazes para dormir.

As opções de produtos de aromaterapia variam bastante, para dormir podemos usar sprays perfumados para travesseiros e lençóis, sais de banho, velas, cremes para o corpo, óleos de massagem, difosores de óleos e etc. Independentemente da opção escolhida, escolha cuidadosamente o perfume, embora você pareça gostar só de lavanda, talvez a combinação de lavanda com outros aromas misturados pode criar um aroma mais poderoso para melhorar o seu sono.

A beleza da Aromaterapia é que, diferente de um remédio ou suplemento para dormir, o efeito não vai te nocautear na cama e sim ajudar a criar um ambiente mais relaxante, calmo, confortável e tranquilo, ideal para dormir melhor. Apesar de não funcionar em alguns minutos como um remédio, no longo prazo vai ajudá-lo a desenvolver uma rotina de sono normal.

O cheiro em particular que está ganhando respeito entre pesquisadores do sono é o de lavanda (ou alfazema se preferir). Por exemplo, um estudo [1] da Wesleyan University descobriu que esse aroma em especial ajuda a melhorar a qualidade do sono em homens e mulheres. Os indivíduos do estudo que cheiraram lavanda antes de dormir tiveram um aumento das ondas deltas do sono, o que significa que eles dormiram mais profundamente e acordaram com mais energia na manhã seguinte.

Outro estudo [2] colocou os voluntários em quartos com cheiro de lavanda e na noite seguinte mudavam para um quarto sem cheiro. Quando estavam no quarto com aroma de lavanda a qualidade do sono aumentou em 20%.

Fontes e referências:
[1]http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16298774
[2]http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16131287
[3]http://online.wsj.com/article/SB10001424052748703846604575447591695802182.html
[4]http://www.bioessencia.com.br/o-que-e-aromaterapia/

Texto postado em 24 de Novembro de 2015 e atualizado 15 de Julho de 2018 .

Comentários

Leia também...

Overdose de melatonina, é possível?

Todo consumo feito em excesso pode colocar a saúde em risco. Cá entre nós: não se trata de uma grande novidade, porém (a fim de esclarecer dúvidas e orientar nossos leitores) hoje nosso artigo parte da seguinte questão: overdose de melatonina, é possível? Se você está curioso para saber, explore os próximos paragr&a... Leia o artigo »

23/01/2019

O que fazer para não dormir durante a aula?

A vida de estudante universitário não é fácil. Trabalhar e ao mesmo tempo dar conta dos estudos pode comprometer as horas de sono. Assim, é comum passarmos madrugadas em claro, folheando livros, cadernos e apostilas. Véspera de prova, então... uma loucura! Embora não seja um hábito saudável, compreendemos o fato de estas pessoas... Leia o artigo »

23/04/2020

Sonambulismo - O que é? Como acontece? O que fazer?

Observar uma pessoa sonâmbula nutre a curiosidade e o assombro de qualquer espectador. Dito mistério, retratado em filmes, pode ser a ação necessária para que um personagem, sem prestar explicações, dê à história um desfecho genial - o suspense se torna mais envolvente e a comédia provoca mais gargalhadas. Longe dos palcos,... Leia o artigo »

30/08/2018

O cheiro de dormir - Como a aromaterapia pode ajudar no sono

Problemas para dormir causam um impacto forte na qualidade da nossa vida. A frustração de não conseguir uma boa noite de sono é chata e pode causar um estilo de vida ruim, estresse, depressão, ganho de peso, cansaço físico e até emocional. Pensando nesses problemas e nos leitores do blog, cheguei a conclusão de mais uma forma que ... Leia o artigo »

24/11/2015

Faz mal trabalhar ou estudar de madrugada?

Trabalhar ou estudar de madrugada: obrigação ou vantagem de uma rotina flexível. São muitas as pessoas que preenchem as horas noturnas com atividades. Você, por acaso, também troca o dia pela noite por causa de compromissos? Ainda que em nome da “responsabilidade”, faz mal ao corpo e à mente ocupar-se à noite em vez de do... Leia o artigo »

27/03/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5440 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.