'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

O cheiro de dormir - Como a aromaterapia pode ajudar no sono

Capa post - O cheiro de dormir - Como a aromaterapia pode ajudar no sono

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Marcelo Morais no dia 24 de Novembro de 2015 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Problemas para dormir causam um impacto forte na qualidade da nossa vida. A frustração de não conseguir uma boa noite de sono é chata e pode causar um estilo de vida ruim, estresse, depressão, ganho de peso, cansaço físico e até emocional. Pensando nesses problemas e nos leitores do blog, cheguei a conclusão de mais uma forma que qualquer pessoa pode usar para dormir melhor, a aromaterapia.

Embora a idéia de usar Aromaterapia parecer um pouco estranha, funciona. Nunca tive curiosidade sobre o assunto, mais aqui vai porque me rendi ao assunto:

Tenho um perfume que gosto muito da Victorinox – isso mesmo, a famosa marca de canivetes suíços – uso quase diariamente no corpo e algumas vezes quando arrumo a cama para dormir dou uma borrifada um baixo do travesseiro, só porque gosto do cheiro. Pra mim isso é conforto e conforto ajuda a relaxar e dormir. Foi ai que me rendi a Aromaterapia… Quem não gosta de cheiros bons e agradáveis?

Aromaterapia significa cheiro agradável (aroma) e tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física (terapia). É uma prática que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal [4].

Um exemplo prático: Se você teve um dia estressante, o cheiro de lavanda no seu travesseiro ajuda a aliviar o estresse e consequentemente irá proporcionar uma noite de sono melhor. De fato, esse é o cheiro que uso hoje nos travesseiros. Como o perfume tem notas de lavanda, comprei um perfume com óleos essenciais 100% puros para travesseiros da marca Aura Cacia, uma empresa bem conhecida do ramo de Aromaterapia nos USA.

A dificuldade para dormir é uma queixas mais comuns hoje, muitos passam por isso e outros vivem constantemente com o problema. Sempre estamos em busca de soluções para dormir melhor e com base nisso junto com minha experiência com Aromaterapia, já estamos vendendo diversos produtos do tipo na loja virtual.

Como sabemos, existem certos aromas que são mais relaxantes e a Aromaterapia utiliza a força desses aromas para ajudá-lo a dormir melhor, de forma mais tranquila, relaxante e profundamente. Estudos [1][2][3] relatam que os aromas de lavanda e baunilha são os mais eficazes para dormir.

As opções de produtos de aromaterapia variam bastante, para dormir podemos usar sprays perfumados para travesseiros e lençóis, sais de banho, velas, cremes para o corpo, óleos de massagem, difosores de óleos e etc. Independentemente da opção escolhida, escolha cuidadosamente o perfume, embora você pareça gostar só de lavanda, talvez a combinação de lavanda com outros aromas misturados pode criar um aroma mais poderoso para melhorar o seu sono.

A beleza da Aromaterapia é que, diferente de um remédio ou suplemento para dormir, o efeito não vai te nocautear na cama e sim ajudar a criar um ambiente mais relaxante, calmo, confortável e tranquilo, ideal para dormir melhor. Apesar de não funcionar em alguns minutos como um remédio, no longo prazo vai ajudá-lo a desenvolver uma rotina de sono normal.

O cheiro em particular que está ganhando respeito entre pesquisadores do sono é o de lavanda (ou alfazema se preferir). Por exemplo, um estudo [1] da Wesleyan University descobriu que esse aroma em especial ajuda a melhorar a qualidade do sono em homens e mulheres. Os indivíduos do estudo que cheiraram lavanda antes de dormir tiveram um aumento das ondas deltas do sono, o que significa que eles dormiram mais profundamente e acordaram com mais energia na manhã seguinte.

Outro estudo [2] colocou os voluntários em quartos com cheiro de lavanda e na noite seguinte mudavam para um quarto sem cheiro. Quando estavam no quarto com aroma de lavanda a qualidade do sono aumentou em 20%.

Fontes e referências:
[1]http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16298774
[2]http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16131287
[3]http://online.wsj.com/article/SB10001424052748703846604575447591695802182.html
[4]http://www.bioessencia.com.br/o-que-e-aromaterapia/

Comentários

Leia também...

Beber água: quais são os benefícios durante o sono?

Quantos copos de água você bebe por dia? Por acaso, há dias em que você não se hidrata? Se sua resposta for positiva, aconselhamos: aumente seu consumo já! Manter-se hidratado é fundamental. A água tem a incrível capacidade de fazer o corpo funcionar corretamente. Ela estabelece o equilíbrio dos fluídos corporais, facilita ... Leia o artigo »

28/09/2018

Por que mulheres tem mais dificuldades em dormir?

Pesquisadores descartam a menstruação como causa. Segunda, 12 de Setembro (HealthDay News) - Algumas mulheres sofrem com interrupções frequentes do sono e um pequeno estudo pode trazer uma luz a este mistério. O relógio natural das mulheres (ou relógio circadiano) gira em um ritmo mais rápido que o dos homens, de acordo com a pesquisa. "... Leia o artigo »

06/11/2016

O sono na Antiguidade - Costumes e curiosidades

Desde o primeiro sopro de vida, dormir é uma necessidade comum à natureza humana. Fato. O sono atravessa gerações, desafia a ciência e ocupa um lugar em cada cultura. Inevitável é a presença de costumes singulares, sobretudo quando miramos o passado e analisamos o sono na Antiguidade. No artigo de hoje, convidamos você para uma viagem no... Leia o artigo »

29/10/2019

Quantas horas devemos dormir por dia?

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a... Leia o artigo »

27/01/2014

Conheça o sono Polifásico

A expressão “sono Polifásico” ainda soa estranho para muitos ouvidos. Você sabe o que estas duas palavras significam? De fato, tem a ver com um determinado padrão de sono bastante incomum.   Neste artigo, trazemos sua definição, possíveis efeitos colaterais, curiosidades e outras informações esclarecedoras. Boa leitura!... Leia o artigo »

27/09/2019