'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Como lidar com o nariz entupido à noite?

Capa post - Como lidar com o nariz entupido à noite?

Texto: Postado em Curiosidades e Diversos por Caio Cesar no dia 01 de Fevereiro de 2019 .

Nariz entupido: pedra no sapato de muita gente! Pior é quando isso acontece à noite, justamente na hora de dormir. Então, respirar pela boca dificulta a chegada do sono e, assim, tudo parece nos incomodar na cama. Sabemos o quanto isso é desagradável. Mas, pensando nas pessoas que passam por isso, elaboramos um artigo com 25 dicas para lidar com o nariz entupido à noite. São 25 maneiras de alcançar a serenidade necessária e obter uma excelente noite de sono.  

Boa leitura!

1 - O que causa entupimento no nariz?

Infecções causadas por resfriado ou gripe é uma das causas mais comuns. Nesse caso, percebe-se maior produção de muco, o que é útil para eliminar o próprio vírus. Mas a referida infecção também pode se tornar pior, deixando o nariz ainda mais entupido e, evidentemente, causar mais desconforto.

Outras pessoas, que costumam lidar com esse problema à luz do dia, relatam haver piora à noite, como se o nariz ficasse mais entupido quando se ocupa a cama. Por que isso acontece? É o que investigaremos no próximo tópico.

2 - Por que o nariz entupido piora à noite?

O nariz entupido piora à noite porque, em vários casos, o simples fato de permanecer deitado faz com que o corpo não consiga drenar a mucosidade do nariz através da garganta. Se seu nariz está entupido agora, pode ser que esse quadro se agrave após ocupar a cama.

Analisando outras situações, há pessoas que têm o nariz saudável durante o dia, mas de repente fica entupido à noite. Isso acontece porque não se percebe uma ligeira produção de muco enquanto se está de pé, pois o próprio nariz realiza naturalmente sua drenagem.  

3 - Outras causas

Possíveis causas que podem estar causando entupimento no nariz:

  • Alergia
  • Sinusite
  • Ar seco ou empoeirado
  • Obstrução nasal
  • Gravidez (mulheres em período de gestação costumam ter esse problema)

4 - 25 dicas para lidar com o nariz entupido à noite

Como dito no início do artigo, são dicas que proporcionarão a você alívio e poderão contribuir para seu descanso noturno. Confira:

4.1 - Evite soar o nariz

Segundo pesquisas [2], soar o nariz causa pressão em excesso nas cavidades nasais, a ponto de a mucosidade penetrar nos seios nasais. Em vez de soar, use um lenço para secar o nariz. Se a necessidade de soar o nariz for grande, soe uma fossa nasal de cada vez e de maneira suave.

4.2 - Pratique a acupressão

Trata-se de um tratamento no qual as mãos entram em contato com certos pontos de pressão. Embora isso seja incapaz de curar seu resfriado, poderá diminuir o incômodo causado pela sinusite. Coloque em prática:

  • Para aliviar o congestionamento dos seios nasais, use, ao mesmo tempo, o dedo indicador da mão esquerda e direita, pressionando a base de cada lado do nariz. Mantenha-o assim durante três minutos.

4.3 - Beba bastante água

Beber bastante água desprende a mucosidade, e isso é útil para limpar as fossas nasais.

4.4 - Consuma alimentos picantes

Alimentos que contêm capsaicina (composto químico presente em pimentas) oferecem alívio leve e temporal às pessoas que sofrem de congestão nasal. Em contrapartida, deve-se consumir alimentos picantes com certa moderação porque a própria capsaicina pode aumentar a mucosidade nasal.

4.5 - Use descongestionantes

Descongestionantes têm o poder de aliviar a congestão nasal a partir do momento em que reduz a inflamação dos vasos sanguíneos do nariz. São medicamentos que não precisam de receita médica para serem adquiridos.

4.6 - Tome um AINEs

AINEs é a abreviação para medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, capazes de aliviar a inflamação e a dor.

Não há indícios de que AINEs podem tratar a tosse causada pela secreção nasal. Mas estudos [2] afirmam que a referida classe de medicamentos é recomendável contra os sintomas causados pelo resfriado, e são eles:

  • Espirro
  • Dor de cabeça
  • Dor de ouvido
  • Dor nas articulações e músculos
  • Febre

4.7 - Coma pastilhas de menta

Embora não isso elimine prontamente a mucosidade presente no nariz, a menta facilita a respiração. Aliás, a própria mental pode proporcionar alívio em relação a outros sintomas do resfriado, como a dor de garganta, por exemplo.

4.8 - Evite o consumo de bebidas alcóolicas

Nesse tópico, cabe uma observação: a bebida alcóolica deve ser evitada após as duas da manhã. Em aproximadamente 3 - 4% das pessoas o álcool causa sintomas que afetam a respiração, como crises de espirro ou cogestão nasal.

Sabemos que bebidas alcóolicas funcionam como diuréticos; à medida que urinamos mais, estamos sujeitos à desidratação. Havendo pouca água no organismo, a mucosidade nasal fica mais espessa, de modo que retirá-la oferece maior dificuldade.

4.9 - Evite cafeína

A cafeína também está presente em chás, refrigerantes e guaranás (aqueles tidos como “naturais”). Ainda que encontremos mais energia ao adquirir essas bebidas, elas podem agir como um diurético suave. É importante evitá-las se você deseja se manter hidratado e, principalmente, não acumular mucosidade no nariz.

4.10 - Afaste de cama os animais de estimação

A gente sabe o quanto é difícil resistir à tamanha fofura, mas mantê-los em seu lugar de descanso é uma péssima ideia! Eles diminuem a qualidade do ar e o motivo é previsível: pelos! Pelos na cama, no travesseiro, nos lençóis... em todos os cantos! Com facilidade, isso poderá estimular os sintomas da alergia, o que inclui a congestão nasal.

4.11 - Jante algo quente

Que tal uma boa canja de galinha antes de dormir? Hmmm... Ela não é apenas um prato saboroso, como também oferece [2] benefícios medicinais, a incluir um suave efeito anti-inflamatório. Esse prato também oferece nutrientes que elevam o nível de hidratação.  

4.12 - Beba chá quente

O típico chá tem propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antioxidante. Contudo, ainda não há evidências relacionadas à eficácia do chá para tratar a congestão nasal, mas pesquisas [2] afirmam que bebidas quentes causam maior bem-estar àquelas pessoas que estão passando por um resfriado.  

4.13 - Gargareje com água salgada

Médicos recomendam fazer gargarejo com água salgada a fim de aliviar a dor de garganta. Embora não seja a cura, isso proporcionará certo alívio ao nariz entupido.   

4.14 - Experimente o vapor facial

O vapor é capaz de desprender a mucosidade presente nas fossas nasais. Para isso: I - coloque água morna em uma bacia; II - coloque uma toalha sobre a cabeça para reter o vapor; III - à proporção que o vapor se acumula, tente respirá-lo profundamente. Tome cuidado para não encostar o rosto na água!

4.15 - Tome um banho quente

O banho quente tranquiliza e, é claro, pode aliviar a congestão nasal, proporcionando um alívio momentâneo ao diminuir a quantidade do muco no nariz.

4.16 - Use enxaguante salino

Enxaguante salino (água salgada), também conhecido como enxaguante nasal, pode diminuir a congestão e sintomas parecidos. O enxague nasal deve ser feito com água destilada. É importante fervê-la e enfim deixá-la alcançar a temperatura ambiente. Antes de colocar esse procedimento em prática, busque seguir as instruções do fabricante.

4.17 - Spray nasal de corticosteroides

Os corticosteroides podem diminuir a inflamação. O spray nasal desse tipo pode ser usado para combater os seguintes sintomas: inflamação, secreção presente nas vias nasais e crises de espirro.

4.18 - Tome um antistaminico

A histamina é um hormônio que desempenha um papel danoso, atuando por trás das reações alérgicas. Os antistaminicos, por sua vez, bloqueiam o efeito da histamina, aliviando a congestão nasal e o espirro.

4.19 - Use óleos essenciais

Óleos essenciais é uma opção recomendável a quem deseja descongestionar as vias nasais. O óleo essencial de melaleuca (tea tree) é uma opção válida contra o nariz entupido. Suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobiana podem proporcionar um alívio respiratório.

4.20 - Use um humidificador 

Esse aparelho dá mais umidade ao ar, diminuindo o incômodo causado pela dificuldade em respirar. Se você costuma sentir a garganta e o nariz irritado quando o ar está mais seco, ter um humidificador é indispensável!  

4.21 - Mantenha seu quarto fresco

Trata-se de uma dica muito simples. Mantenha a porta e as janelas abertas, facilitando a circulação de ar. Permanecer em um ambiente fechado e com ácaros deve ser evitado por quem tem nariz sensível.

4.22 - Coloque uma tira nasal

As tiras nasais possibilitam abrir as fossas nasais e facilitar a respiração, o que também é uma opção válida às pessoas que têm nariz entupido. Essas tiras são vendidas em farmácia. Para usá-las devidamente, siga as instruções do fabricante.

4.23 - Passe óleo essencial no tórax

Acredita-se que óleos essenciais são bons para combater os sintomas do resfriado. Certos óleos, como o de menta, podem ser utilizados para massagear o tórax e obter alívio. Atenção! Óleos essenciais devem ser diluídos antes de qualquer aplicação tópica (ou seja, realizada na pele). Se você tem interesse por algum óleo essencial, busque conhecê-lo bem antes de utilizá-lo, levando em conta seus efeitos colaterais.

4.24 - Massagem com mentol

Na verdade, aconselhamos o uso de produtos que levam mentol, como Vick Vaporub. Realizar massagens utilizando-o poderá suavizar os sintomas do resfriado e proporcionar uma noite boa de sono.

4.25 - Mantenha o rosto levantado

Deitar-se com a cabeça elevada pode ser útil para drenar a mucosidade presente nas fossas nasais. Esse conselho também é válido para quem tem problemas de sinusite. Para isso, utiliza uma almofada extra.

Referências bibliográficas:
[1]https://www.avogel.co.uk/health/immune-system/blocked-nose/whats-causing-my-blocked-nose-at-night/
[2]https://www.healthline.com/health/how-to-sleep-with-a-stuffy-nose#during-the-day

Comentários

Leia também...

Por que dormimos?

Seres humanos precisam dormir, todos sabem muito bem disso. Uma pessoa saudável passa, em média, 36% da sua vida dormindo. Sem o sono, nós ficamos de mau humor, preguiçosos, não conseguimos nos lembrar muito bem dos fatos que colocam nossas vidas em risco. Apesar de conhecermos os problemas relacionados à falta de sono, ninguém sabe&n... Leia o artigo »

28/01/2014

Simpatia para dormir, funciona?

Nunca fui de fazer simpatias, mas hoje pesquisando sobre o sono, me dei de cara com algumas simpatias para dormir. O que me chamou atenção é que elas realmente funcionam, seja pelo efeito de acreditar ou por causa de alguma coisa usada na simpatia. O primeiro e principal motivo pelo qual simpatias funcionam é porque a pessoa acredita firmemente que aquilo vai acontecer,... Leia o artigo »

05/05/2015

Maconha ajuda a dormir?

“Eu sempre encontro pacientes que relatam o uso frequente de maconha para dormir”, diz John Cline, psicólogo clínico. Muitos juram que a maconha ajuda a relaxar e a dormir. Nos EUA, clínicas de saúde mental estão cientes que diversos de seus pacientes usam cannabis para dormir, e também parece que pacientes com insônia também ... Leia o artigo »

17/02/2014