Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideração o mesmo horário e local. Acredite: adotar uma rotina favorece a qualidade do sono! Neste artigo, falaremos sobre o papel da música em relação ao descanso noturno. Boa leitura! 

1 - Afinal, a música ajuda a dormir?

A música atinge nosso cérebro de várias maneiras, quase todas positivas. Um estudo [1] comprovou que escutar música à medida que dormimos não apenas eleva a qualidade do sono, como também aumenta nossa capacidade de memorização. No entanto, isto não é válido com qualquer gênero musical. O estimulo é efetivo somente quando a música toca em sincronia com o ritmo das oscilações cerebrais enquanto dormimos. Ainda sobre o estudo em questão, o tipo de música, ou melhor, o som usado no experimento possuía frequências de menos 1 Hertz. 

Pelo fato de nosso cérebro enviar sinais a todas as partes do corpo, ele responde aos estímulos da música, de modo que a própria melodia, a nível fisiológico, também é capaz de mudar o ritmo da respiração e a frequência cardíaca.  

2 - Quais são as outras formas de interação?

Pois bem: escolher músicas diferentes pode modificar a qualidade do sono e alterar a química do corpo, incluindo mudança nos níveis hormonais. Escutar músicas agradáveis certamente aumentará o nível de serotonina, o que causará a sensação de bem-estar, por exemplo. Porém, quando o assunto é gosto musical, canções "agradáveis" é algo muito relativo, pois aquelas que agradam a uns, de fato não agradarão a outros...

3 - Como a música beneficia o cérebro? 

A música por si só já é um benefício. No cérebro, ela ativa tanto o lado esquerdo (relacionado à criatividade) quanto o lado direito (relacionado ao raciocínio lógico). Ativar os dois lados do cérebro ampliará sua capacidade ao tentar resolver problemas.

A música também desenvolve o hipocampo: parte do cérebro responsável pelo armazenamento de dados durante longo prazo (por esta razão, ao escutarmos uma determinada música, nós nos recordamos facilmente de momentos marcantes, sejam eles felizes ou tristes). 

4 - Música x insônia

Talvez você esteja pensando em casos mais graves e se perguntando: "A música ajuda pessoas com insônia?" Sim, a música pode ajudá-las. Aqui (como dito acima), ela pode diminuir a frequência cardíaca e o ritmo da respiração, motivo pelo qual recomendamos melodias lentas e relaxantes. Ouvir música também é uma excelente maneira de esquecer os problemas diários, afastando possíveis causas de insônia. Por último, ouvir música poderá ajudar você a se livrar dos remédios para dormir. Quer algo melhor? 

5 - A música pode afetar os sonhos?

Em princípio, qualquer barulho externo pode afetar nossos sonhos. Segundo pesquisadores [2], se você tem o hábito de dormir ouvindo música, é provável que você irá escutá-la durante seus sonhos. E qualquer ruído pode proporcionar isso, como um simples toque telefônico. 

6 - Qual tipo de música devo escutar?

Se você pesquisar no Google “music to sleep”, os resultados serão diversos, pois há incontáveis tipos de música e métodos para ajudar a dormir. Mas a maioria das músicas feitas para ajudar a dormir utilizam beats binaurais, que estimulam determinada atividade ou frequência cerebral. As faixas de frequência são conhecidas pelos nomes: Gamma, Beta, Alpha, Theta e Delta. Veja alguns exemplos no YouTube e faça o teste:

Se você é uma pessoa que gosta de usar fones de ouvidos para dormir, a fim abafar os barulhos externos, esse tipo de música pode ajudar ainda mais.

Estudos:
[1] http://www.cell.com/neuron/abstract/S0896-6273(13)00230-4
[2] https://www.sleepadvisor.org/listening-to-music-while-sleeping/

Artigo postado na categoria: Notícias & Estudos em 18/01/2014

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também