'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

Como o Methyl B12 pode ajudar no sono?

Capa post - Como o Methyl B12 pode ajudar no sono?

Texto: Postado em Alimentação e Suplementos por Caio Cesar no dia 04 de Janeiro de 2019 e última atualização dia 17 de Janeiro de 2019 .

O Methyl B12 é um nutriente importante para o organismo, embora muitas pessoas ainda desconheçam seus benefícios. Onde encontrá-lo? Como ele pode ajudar quem tem problemas para dormir? Ele oferece algum risco à saúde? Nesse artigo, responderemos tais questionamentos, apresentando considerações imperdíveis. Explore mais um de nossos artigos!

Boa leitura!

1 - O que é o Methyl B12?

Methyl B12 é um nutriente popularmente conhecido como vitamina B12. Também atende pelo nome científico de metilcobalamina. Ele pode ser usado como suplemento dietético ou para tratar certas anemias. Além disso, tem o poder de produzir glóbulos vermelhos. Como esse nutriente pode auxiliar as pessoas que têm problemas para dormir? Isso é, portanto, o que nós abordaremos no próximo tópico.

2 - Como o Methyl B12 pode ajudar no sono?

Se você costuma ter problemas para dormir, saiba que o Methyl B12 poderá ajudá-lo. As informações apresentadas abaixo mostram sua grande eficácia para com o sono. Vejamos:

  • O Methyl B12 é capaz de aumentar a produção de melatonina. A melatonina, como é sabido, é um hormônio que, entre outras funções, ajuda a regular o tempo de sono. O referido nutriente atua sobre a glândula pineal: glândula endócrina que sintetiza a melatonina.
  • Ainda no que diz respeito à falta de sono, deve-se destacar que diversos estudos e experimentos utilizaram a forma vitamina B12 chamada metilcobalamina, que pode ser injetada ou utilizada por via oral.
  • Foi percebido que a metilcobalamina tem melhor eficácia quando usada junto à terapia das luzes, isto é, exposição à luz azul, cujo contato é importante durante várias horas após acordar. Nesse caso, também é fundamental diminuir o contato com essa mesma luz antes de deitar-se.
  • O Methyl B12 é útil às pessoas que têm sérias dificuldades para conciliar o sono e, também, despertar-se de manhã ou acordar com mais disposição.
  • O efeito da metilcobalamina também depende da dose. Caso você a tome em pouca quantidade ou não a absorva devidamente, esse nutriente não causará o efeito desejado.

3 - Deficiência de Methyl B12

Pessoas que carecem desse nutriente se sentem fracas e possuem um raciocínio lento. Elas podem sofrer de uma doença chamada anemia perniciosa. Em meio aos sintomas, podemos citar, como exemplo, formigamento e adormecimento nos dedos do pé e da mão. 

Quem costuma seguir uma dieta baseada em apenas vegetais, corre maior risco de desenvolver essa enfermidade, pois alimentos de origem animal oferecem vitamina B12 de forma natural. Pessoas mais velhas também têm maior chance de possuir deficiência dessa vitamina, afinal, o organismo delas absorve essa vitamina com maior dificuldade à proporção que envelhecem.

4 - Alimentos com Methyl B12

O Methyl B12 (vitamina B12) pode ser encontrado em determinados alimentos. No mar, ele está presente em peixes, como atum, arco-íris, truta selvagem, salmão vermelho e eglefim. Certos animais de carne vermelha também não ficam de fora, e são eles: cordeiro, boi e vaca. Produtos lácticos (iogurte, queijo e leite) também oferecem esse rico nutriente.

5 - Diferentes tipo de vitamina B12

Em primeiro lugar, certos tipos de vitamina B12 são encontrados em fontes naturais, enquanto outros são fabricados em laboratório. Dentre as formas artificiais, pode-se citar a cancobalamina, metilcobalamina e hidroxocobalamina.

É possível comprar tabletes de cianocobalamina sem receita médica, porém, em doses mais baixas. Caso você queira adquiri-la em doses mais altas, apenas sob prescrição médica. As doses mais altas estão disponíveis em forma líquida ou aerossol.

No entanto, a metilcobalamina é o tipo de vitamina B12 mais fácil de ser aceita pelo organismo.

A hidroxocobalamina já é produzida pelas bactérias “boas” presentes em nosso intestino. Ela também pode ser adquirida através de receita médica ou injeção. Além disso, também pode ser utilizada para tratar intoxicação causada por cianeto. Guarde bem essa dica!

6 - Advertências 

Antes de fazer a ingestão desse nutriente, é importante você consultar o profissional responsável pela sua saúde nos seguintes casos:

  • Presença de sangue na urina
  • Baixo nível de ferro ou ácido fólico no organismo
  • Presença de alguma doença óssea
  • Existência de infecções no organismo
  • Ser alérgico à vitamina B12 ou a qualquer outro componente do medicamento
  • Possuir uma doença genética chamada atrofia óptica

7 - Efeitos colaterais da vitamina B12

Abaixo, os efeitos colaterais mais comuns da vitamina B12:

  • Dor de cabeça
  • Coceira
  • Inchaço
  • Nervosismo e ansiedade
  • Movimentos involuntários e incontroláveis

7.1 - Efeitos colaterais graves

  • Baixo nível de potássio no sangue
  • Insuficiência cardíaca congestiva
  • Coágulos nos braços e nas pernas
  • Reação alérgica potencialmente mortal chamada anafilaxia, que condiz com problemas para respirar, inchaço na língua e/ou garganta fechada e presença de urticária na pele.
  • Acúmulo de líquido nos pulmões
Referências bibliográficas:
[1] https://www.everydayhealth.com/drugs/vitamin-b-12
[2] https://fanaticcook.com/2015/08/12/having-trouble-sleeping-vitamin-b12-may-help/

Comentários

Leia também...

Banada: Ideal para comer antes de dormir!

Já falamos aqui no blog sobre 'O que comer antes de dormir' e também sobre 'Frutas que ajudam no sono', desse vez queremos dar atenção a uma fruta especial que já foi citada em posts anteriores, mas que não recebeu tanta atenção: A Banana. A banana pode ser considerada uma das frutas mais comuns encontrada nas casas das famílias brasil... Leia o artigo »

20/08/2016

Frutas que ajudam no sono

Você quer melhorar sua qualidade de sono? Então, preste atenção na sua alimentação diária. Escolher o que comer horas antes de ir para a cama pode ajudar você a adormecer mais rápido e até aumentar a qualidade do sono. Continue lendo para conhecer uma seleção de frutas para dormir melhor e lembre-se de nã... Leia o artigo »

18/01/2014

Por que sinto muito sono após as refeições?

Quem não valoriza os prazeres da mesa? Come-se muito bem em datas festivas, almoços de domingo e pequenas reuniões, improvisadas entre amigos ou familiares. Há pessoas que também não abrem mão de um rico banquete, mesmo estando sozinhas. Comer é uma experiência sublime! Contudo, a sonolência parece sempre acompanhar o estôma... Leia o artigo »

17/12/2018

O que são fibras prebióticas e como elas podem ajudar no sono

Nós, aqui do blog do dorminhoco, estamos sempre antenados com as mais recentes notícias e descobertas sobre os assuntos relacionados ao sono. Afinal, o nosso objetivo é ajudar nossos leitores a melhorar a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida. Dessa vez, trazemos ótimas notícias de um estudo recente que relaciona a ingestão de fibras pre... Leia o artigo »

21/10/2017

3 Frutas para comer antes de dormir

Devo dizer, não tenho o costume de comer frutas antes de dormir, prefiro optar em comê-las durante o dia, mas independente do meu gosto, existem diversas opções de frutas para comer a noite que podem ajudar no sono. Comer frutas antes de dormir não garante que você irá dormir bem ou profundamente, mas certamente são recomendadas e ajudam na qua... Leia o artigo »

18/05/2015