'Paz com Deus e com o próximo: assim o quer o bom sono.' Nietzsche (Zaratustra)

Menopausa e Problemas para Dormir

Capa post - Menopausa e Problemas para Dormir

Texto: Postado em Dicas e Distúrbios do sono por Mateus no dia 02 de Novembro de 2018 .

O corpo humano experimenta uma série de mudanças conforme suas etapas naturais - fato. Homens e mulheres possuem fases distintas, e uma delas é a menopausa: alteração fisiológica presente no organismo feminino. Esta transformação gera certas dificuldades, visto que uma delas - e não são poucas! - é a próprio insônia.

Neste artigo, definiremos o que é a menopausa, suas consequências para a saúde e a razão pela qual ela atrapalha o sono. Contudo, apresentaremos a vocês, prezadas leitoras, conselhos que lhes ajudarão a dormir bem durante esta fase.

Boa leitura!

1 - O que é a menopausa?

Em princípio, a menopausa é uma reação fisiológica dentro do normal. Ela acontece à medida que a mulher envelhece. Pode-se dizer que a menopausa é o período de doze meses em que a mulher, acima ou antes dos quarenta anos, não menstrua.

Mas, em detalhes, o que acontece com o corpo feminino? Há uma série de mudanças físicas, hormonais e emocionais, e os ovários são o grande responsável por isto.

Os ovários começam a produzir, em quantidade baixa, hormônios considerados importantes, a mencionar o estrogênio e a progesterona. À proporção que os níveis hormonais diminuem, os sintomas da menopausa se manifestam. Os sintomas podem oscilar de mulher para mulher. Umas os sentem de modo significativo; outras, nem tanto...

Dentre os sintomas, podemos mencionar: sudorese, falta de libido, irritabilidade... e, é claro, a indesejável insônia!

2 - Por que a menopausa causa insônia?

O ciclo do sono pode ser afetado a partir de três causas diferentes durante a menopausa. São elas:

2.1 - Mudança hormonal

Nesta fase, como dito acima, existe uma diminuição quanto ao nível de estrogênio e progesterona. Em consequência, pode haver uma mudança no estilo de vida, levando mais em conta alterações na qualidade do sono. Isto, aliás, acontece porque o hormônio progesterona atua quanto ao estímulo de sono. Digamos que se um corpo experimenta a diminuição destes hormônios, provavelmente será difícil adormecer e manter-se em sono profundo e constante.

2.2 - Suor noturno

O suor noturno é um dos sintomas mais comuns relacionados à menopausa. Conforme haja alterações nos níveis hormonais, o corpo agirá como se sentisse grandes variações em sua própria temperatura, a sentir, por ora, muito calor ou frio entre intervalos curtos. Trata-se de um sintoma que leva inquietação à mulher, que possivelmente atrapalhará o repouso noturno de seu companheiro.

2.3 - Medicamento

O ciclo do sono também pode ser afetado pelos efeitos secundários de algum medicamento ou suplemento. Neste ponto, além das mulheres que estão passando pela menopausa, qualquer pessoa está sujeita à insônia em virtude do consumo de determinados remédios. Aconselhamos, antes do consumo, conhecer mais sobre os possíveis efeitos colaterais oferecidos por medicamentos receitados ou de venda livre.

3 - Insônia e menopausa: como tratar?

Se a menopausa é a causa de sua insônia, reequilibrar os níveis hormonais pode proporcionar uma melhora significativa. Para isto, pode-se optar pelos seguintes tratamentos:

  • Terapia de reposição hormonal. Esta terapia tem a capacidade de complementar os níveis de estrogênio, ainda que haja diminuição durante o período de perimenopausa e menopausa.

Outras formas de tratamento:

  • Controle de natalidade em doses baixas. Isto significa que uma única dose baixa pode estabilizar os níveis hormonais, de sorte que pode diminuir a insônia.
  • Antidepressivos em doses baixas. É possível dizer que os medicamentos que alteram as substâncias químicas do cérebro podem, de certo modo, dar estímulo ao sono.
  • Consumo de melatonina. A melatonina, por sua vez, é um hormônio que ajuda a controlar o ciclo sono-vigília. Neste trecho, nos referimos a uma opção útil às pessoas que desejam restaurar o ciclo do sono.
  • Acupuntura ou Shiatsu. O Shiatsu é realizado em áreas de pressão, mas não se utiliza agulhas. Este método se baseia em estudos orientais voltados para a energia do corpo e como elas fluem. A ioga também é outra opção válida; exercitar-se e relaxar melhora a concentração em si e traz calma.

4 - Considerações finais

Se durante a menopausa não houver o devido tratamento contra a insônia, esta desagradável condição terá maior durabilidade, prolongando-se por semanas ou até meses. É importante recorrer ao profissional responsável pela sua saúde. Ele esclarecerá suas dúvidas e irá sugerir o tratamento mais adequado.

Algumas dicas breve e práticas que ajudarão a aliviar os sintomas da menopausa:

  • Respeite os momentos de descanso. Busque relaxar, e se neste momento você sentir sonolência, tire um cochilo rápido - 30 minutos, no máximo! Não cochile com frequência e, caso o faça, que não seja por muito tempo, senão sua insônia ganhará maior proporção.
  • Beba bastante água! A água é fundamental para manter seu nível de energia natural. Hidrate-se todos os dias!
  • Dê sempre atenção ao seu corpo e, é claro, aos seus sinais, pois seu relógio biológico
    muda à medida que a terceira idade vai chegando. Busque sintonizar o ciclo sono-vigília
    às suas necessidades e tarefas cotidianas.
Referência bibliográfica:
[1] https://www.youtube.com/watch?v=EeEi2jVvwnc
[2] https://www.webmd.com/menopause/guide/menopause-basics#1
[3] https://www.healthline.com/health/menopause/menopause-and-insomnia#connection
[4] https://www.sleepfoundation.org/ask-the-expert/menopause-and-insomnia

Comentários

Leia também...

Como a falta de sono afeta seu sistema imunológico

Se você é uma daquelas pessoas que dorme 4-5 horas por noite e, geralmente, tem um dia bem ativo, estudando ou trabalhando, pode ter certeza que se não hoje, logo você poderá ter diversos problemas de saúde. Na sociedade atual, muitos veem que quanto mais tempo temos para sermos mais produtivos ou aproveitar o tempo de vida, melhor. Mito! Est&aacut... Leia o artigo »

26/01/2014

3 Dicas para se concentrar melhor

Sempre falamos aqui no blog que dormir bem é uma das principais coisas que você deve fazer para estudar, trabalhar e se concentrar melhor. Mesmo tendo uma boa noite de sono, nem sempre é possível obter um nível de concentração desejado… Às vezes é uma obra no vizinho, cachorro latindo o dia todo, música alta em algum ... Leia o artigo »

27/03/2015

Protetores Auriculares - Qual é o melhor tipo?

Atualização 05/Janeiro/2016: Por favor, leiam o artigo O Som do Silêncio – Tudo sobre protetores auriculares. Depois de testar vários modelos, aprender com dúvidas de leitores e pesquisar bastante, elaboramos um guia mais completo sobre protetores auriculares.  O ruído em excesso é um dos problemas mais comuns que, inevitavelment... Leia o artigo »

13/04/2014

27 Dicas de como dormir melhor

Entre as consequências de uma noite mal dormida estão: um dia nada produtivo, mau humor, indisposição, lentidão para resolver problemas, etc. Para agravar a situação, alguns tentam compensar a noite mal dormida com uma longa soneca, o que pode piorar a situação na hora de pegar no sono. Nesse caso, para dormir melhor à ... Leia o artigo »

02/02/2014

Mini guia sobre o tecido de seda e seus benefícios

Tendo com vista que vendemos diversos produtos de seda como fronhas, máscaras para dormir e até pijamas, resolvemos fazer um tipo de guia da seda para que você entenda as características desse tecido luxuoso bem seus benefícios a saúde, principalmente para a pele e cabelos. Bem vindo ao mundo da seda! Sinônimo de luxo e beleza a milhares de anos. Em p... Leia o artigo »

14/09/2016