'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Potencialize seu sono com Vitamina D

Capa post - Potencialize seu sono com Vitamina D

Texto: Postado em Suplementos por Marcelo Morais no dia 20 de Novembro de 2016 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Mais da metade da população mundial tem deficiência de vitamina D. Este é um grande problema porque muitos distúrbios do sono estão associados à deficiência de vitamina D. Podendo afetar a quantidade de sono que você tem, a qualidade do sono e seu humor ao acordar.

Antes de começar a explicar, vamos relembrar sobre a importância da vitamina D para a nossa saúde. A vitamina D desempenha um papel essencial no funcionamento dos músculos, coração, pulmões, cérebro e também na capacidade do seu corpo em combater infecções, e para ossos fortes e saudáveis [1].

Novos estudos começam a apontar que esta vitamina também tem um papel muito importante em distúrbios do sono.

Dose diária de vitamina D

De acordo com o Vitamin D Council, são recomendados 1000 UI para cada 11 quilos por dia. Contudo, cabe ressaltar que um exame de sangue é a melhor maneira para se saber a dose ideal, para repor ou corrigir alguma deficiência de vitamina. Tendo em vista que a quantidade utilizada pelo corpo pode variar, significativamente, de 3000 a 5000 UI por dia [2].

O nosso corpo consegue produzir a vitamina D a partir da exposição à luz solar (mais especificamente à radiação ultravioleta B). Por si só, a exposição ao Sol é a fonte mais efetiva e importante para a obtenção desta, mas, segundo médicos, o ideal é combinar o banho de Sol, alimentação adequada e suplementação com vitamina D quando necessária.

Em casos onde o inverno é mais rigoroso, trabalhos de longos turnos em escritórios, correria do dia-a-dia e sem uma pausa ao ar livre, a exposição à luz solar pode ficar de lado e assim haver falta de vitamina D. Tendo em vista que nem todos podem tirar um momento no dia para tomar banho de Sol, a complementação de vitaminas é uma excelente forma de compensar isto. Vários alimentos contém vitamina D mas o uso de suplementos também deve ser considerada.

Quando há a comprovação de deficiência vitamínica, o uso de suplemento é indicado. Mas também é utilizado para idosos, crianças com raquitismo e pessoas que não possam se expor ao Sol. A dose, normalmente, varia de acordo com a faixa etária, peso e outros fatores e, por isso, é importante que um profissional seja consultado para saber quanto de vitamina D cada um precisa.

O uso adequado garante que não ocorrerá superdosagem. O excesso na ingestão de vitamina D também pode fazer mal. O consumo de uma dose de dez vezes da quantidade diária recomendada, durante vários meses, pode causar intoxicação e gerar concentrações elevadas de cálcio no sangue. Causando músculos fracos, ossos fracos, sangramento excessivo ou pedras nos rins [3].

Momento certo de tomar vitamina D

Além da quantidade correta, a vitamina D também deve ser tomada no momento mais adequado para que seus efeitos desejados sejam alcançados. A vitamina D, apresenta um ciclo corporal inverso à melatonina, seu hormônio do sono. Isto pode ser explicado pela forma como ambas as substâncias são produzidas.

A luz solar inicia o processo de síntese da vitamina D no nosso corpo e, ao mesmo tempo, inibe a produção de melatonina. O inverso acontece quando não nos expomos tanto à luz solar ou ficamos em um ambiente mais escuro, os níveis de vitamina D baixam e a produção de melatonina é estimulada [4]. Desta forma, os níveis desta vitamina são inversamente proporcionais ao do hormônio do sono.

Torna-se claro que a suplementação da vitamina não deve ser feita durante a noite ou antes de dormir, visto que, em um organismo bem regulado, há esta interação contrária com o hormônio do sono. Em um estudo com pacientes com esclerose múltipla, notou-se que o consumo excessivo de vitamina D, inclusive, poderia reduzir prejudicialmente a quantidade de melatonina no organismo destes indivíduos [5].

Mas, o uso no momento certo pode gerar uma melhoria significativa no dia-a-dia e no sono, conforme demonstrado em algumas pesquisas.

Distúrbios do sono e carência de vitamina D

Estudos preliminares apontaram para correlações entre deficiência de vitamina D e fadiga diurna [6], apnéia do sono [7] e outros distúrbios do sono [8].

Acredita-se inclusive que uma série de desordens associadas ao sono poderiam ser resultantes desta deficiência. Durante um estudo, um grupo de pesquisadores da Universidade do Texas analisaram 1500 pacientes que apresentavam queixas de distúrbios neurológicos e também algum tipo de sono anormal. Estes indivíduos receberam suplementos de vitamina D e notou-se que aqueles que receberam uma quantidade adequada desta suplementação tiveram uma melhoria significativa de seus sintomas [8].

Tendo em vista isto, garantir que seu corpo esteja trabalhando com a quantidade ideal de Vitamina D é importantíssimo para que seu dia e sua noite também seja a melhor possível. Consultar um médico, para verificar alguma deficiência, é o primeiro passo e o uso de suplementos vitamínicos é uma ótima opção para repor os níveis diários necessários.

Fontes e referências:
[1] https://dorminhoco.com/vitamina-d/
[2] http://www.vitamindcouncil.org/about-vitamin-d/how-do-i-get-the-vitamin-d-my-body-needs/
[3] VIETH, R. Vitamin D toxicity, policy, and science. J Bone Miner Res. 2007 Dec; 22 Suppl 2V64-8.
[4] http://www.rocketswag.com/health/alternative-medicine/hormone-
therapy/melatonin/Vitamin-D-And-Melatonin.html
[5] GOLAN, D.; STAUN-RAM, E.; GLASS-MARMOR, L.; et al. The influence of vitamin D supplementation on melatonin status in patients with multiple sclerosis. Brain, Behavior, and Immunity, v. 32, p. 180–185, 2013.
[6] MCCARTY, D. E.; REDDY, A.; KEIGLEY, Q.; KIM, P. Y.; MARINO, A. A. Vitamin D, race, and excessive daytime sleepiness. Journal of clinical sleep medicine : JCSM : official publication of the American Academy of Sleep Medicine, v. 8, n. 6, p. 693–7, 2012. American Academy of Sleep Medicine.
[7] DE OLIVEIRA, D. L.; HIROTSU, C.; TUFIK, S.; ANDERSEN, M. L. Vitamin D and Sleep Apnea: Beyond a Simple Association. Journal of clinical sleep medicine : JCSM : official publication of the American Academy of Sleep Medicine, v. 11, n. 11, p. 1345, 2015. American Academy of Sleep Medicine.
[8] GOMINAK, S. C.; STUMPF, W. E. The world epidemic of sleep disorders is linked to vitamin D deficiency. Medical Hypotheses, v. 79, n. 2, p. 132–135, 2012.

Comentários

Leia também...

O que é l-teanina e como essa substância ajuda no sono

Assim como cada pessoa se adapta a diferentes protetores auriculares para dormir, cada uma também pode escolher, em vez de remédios, suplementos naturais para ter sono. As preferências variam de acordo com as necessidades, levando em conta o efeito que a substância provoca no organismo. Enquanto que a melatonina, conhecida como "hormônio do sono", &ea... Leia o artigo »

25/02/2016

5 Suplementos que ajudam no sono

Você anda dormindo mal? Tem insônia? Talvez a causa disso seja estresse, ansiedade, muita cafeína, pouco ou nenhum exercício físico, muito trabalho à noite ou até mesmo assistir TV demais antes de ir deitar-se. Enfim, os motivos podem ser vários! Se você não consegue mudar seu estilo de vida para ter um sono e uma qualidade de... Leia o artigo »

29/12/2014

Potencialize seu sono com Vitamina D

Mais da metade da população mundial tem deficiência de vitamina D. Este é um grande problema porque muitos distúrbios do sono estão associados à deficiência de vitamina D. Podendo afetar a quantidade de sono que você tem, a qualidade do sono e seu humor ao acordar. Antes de começar a explicar, vamos relembrar sobre a importân... Leia o artigo »

20/11/2016