'Dormir bem é ter vida.' Dorminhoco.com

Qual a melhor posição para o bebê dormir?

Já falamos aqui no blog sobre qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem. Mas, e depois que seu bebê nascer? Nesse post, vamos falar sobre a melhor posição para seu bebê dormir. Convidamos você a ler também o post onde falamos se é melhor ou não, bebês dormir com travesseiro.

Segundo a Academia Americana de Pediatras, a posição mais saudável para bebês dormirem é colocando-o de costas (de barriga para cima) [1]. Colocar o bebê nessa posição diminui as chances da Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI) que é o óbito inesperado de bebês com menos de um ano de vida, responsável por mais mortes infantis nos Estados Unidos do que qualquer outra causa durante o primeiro ano de vida.

A razão exata para essa descoberta não é certa, mas está relacionada a achados que sugerem que uma criança que dorme de estômago recebe menos oxigênio ou se livra do dióxido de carbono com mais dificuldade.

Essa recomendação de colocar o bebê para dormir em suas costas se aplica a bebês durante o primeiro ano de vida. No entando, é particularmente importante durante os primeiros seis meses, quando a incidência de SMSI é maior.

O Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano também rotulou essa posição como a melhor posição para bebês dormirem [2].

Sobre bebês dormindo de estômago para baixo

Várias teorias desencorajam os pais a colocarem seus bebês para dormirem de estômago para baixo porque:

  • Pode pressionar a mandíbula do bebê, reduzindo a via aérea e restringindo a respiração;
  • O bebê pode dormir com o rosto muito próximo dos lençóis e dificultar a respiração, como se ele estivesse respirando o mesmo ar, sem renovação;
  • O bebê pode sufocar se o colchão for muito macio;
  • O bebê pode respirar os micróbios presentes no colchão.

Em casos raros, devido a condições médicas como refluxo gastroesofágico ou certas malformações da via aérea superior como a síndrome de Pierre Robin, o médico pode aconselhar seu bebê a dormir de estômago para baixo.

Sobre bebês dormindo de lado

Também não é seguro seu bebê dormir de lado pois pode acontecer diversos problemas de saúde como [3]:

  • Fenômeno Arlequim (mudança de cor temporária do bebê)
  • Plagiocefalia (deformidade craniana)
  • Torcicolo
  • Risco de engasgar

Os problemas acima, alguns temporários outros não, exigem a necessidade de evitar deixar que seu bebê durma de lado.

Referências:
[1] http://journals.lww.com/jrnldbp/Fulltext/2011/02000/Caring_for_Your_Baby_and_Young_Child__Birth_to_Age.4.aspx
[2] https://www.nichd.nih.gov/publications/pubs/documents/healthy_native_babies_workbook.pdf
[3] http://www.momjunction.com/articles/is-it-safe-for-your-baby-to-sleep-on-one-side_0098507/?ref=content/
[Fonte de pesquisa e tradução] https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/sleep/Pages/Sleep-Position-Why-Back-is-Best.aspx

Postado em Bebês e Crianças no dia 14 de Julho de 2017

Comentários

Leia também...

10 Dicas para fazer seu bebê dormir

Eles são um pesadelo recorrente na hora de dormir, você e seu bebê estão exaustos, mas ele não quer adormecer. Como um bom pai ou mãe, você também precisa que seu bebê durma para se manter descansado e com saúde. Dormir é crucial para a saúde do bebê, recém-nascidos requerem cerca de 15-16 horas ... Leia o artigo »

20/01/2014

Qual a melhor posição para o bebê dormir?

Já falamos aqui no blog sobre qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem. Mas, e depois que seu bebê nascer? Nesse post, vamos falar sobre a melhor posição para seu bebê dormir. Convidamos você a ler também o post onde falamos se é melhor ou não, bebês dormir com travesseiro. Segundo a Academia Americ... Leia o artigo »

14/07/2017

Qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem?

Dormir com um barrigão não deve ser fácil, principalmente se antes de ganhar o bebê você tinha o costume de dormir de bruços e durante a gravidez precisa mudar de posição. Então, qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem? Depois do quinto mês suas costas provavelmente não são as mesmas... Leia o artigo »

11/01/2015