'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Maracujá - Seus benefícios e efeitos no sono

Capa post - Maracujá - Seus benefícios e efeitos no sono

Texto: Postado em Chás & Ervas e Alimentação por Marcelo Morais no dia 06 de Fevereiro de 2016 .

Nativa do Brazil, Paraguay e Argentina o maracujá hoje é cultivado e consumido no mundo inteiro, seja pelo seu delicioso sabor ou pelas propriedades medicinais.

O interior da fruta, tem um monte de sementes e quando madura pode vir na cor amarela ou roxa, dependendo da variedade. Pelo que ando pesquisando a variedade que mais conhecemos – a amarela – é a mais rica em diversas propriedades como vitamina A e beta-caroteno que é precursor da vitamina A [1]. Vamos falar sobre isso nos benefícios. Mas basicamente ambas as variedades possuem os mesmos benefícios com pequenas diferenças na quantidade de nutrientes.

As sementes da fruta também tem uma abundância de benefícios nutricionais e podem ser engeridas junto com o suco se for o caso. As sementes promovem proteção antioxidante, manutenção do sistema cardiovascular e intestino saudável. As sementes são ricas em compostos polifenólicos como piceatannol e scirpusin B, além de entregar muita fibra e magnésio para seu organismo [2].

O Maracujá é usado de diversas formas porém quanto mais puro seu consumo maior serão os benefícios. O suco e o chá são as melhores formas de consumir Maracujá e obter o máximo dos seus benefícios que seguem abaixo:

Melhora a insônia

A insônia é vista como uma falta de capacidade de dormir. Pessoas insones não dormem ou geralmente dormem durante um período curto de tempo e isso trás problemas cardiovasculares bem como uma possibilidade elevada de morte devido insuficiência cardíaca.

O chá de maracujá pode ser utilizado como um sedativo suave, o efeito ajuda pessoas com insônia a terem melhores noites de sono.

A medicina popular também utiliza tradicionalmente a flor do maracujá como uma forma de remédio natural para dormir. Uma pesquisa examinou os efeitos sedativos do maracujá e foi notado um efeito depressor no sistema nervoso central.

Reduz a ansiedade

A ansiedade está ligada a problemas como medo, tensão, estresse e preocupações do dia a dia. Esses problemas afetam a maneira como nos sentimos, bem como nos comportamos. A ansiedade moderada tem um efeito perturbador enquanto a ansiedade grave pode ter um efeito devastador e ter um efeito significativo na vida cotidiana, afetando inclusive o sono e impossibilitando que a pessoa tenha um sono reparador.

De acordo com a Medline Plus (a serviço da National Instututes of Health) o chá de maracujá tem demonstrado ser capaz de reduzir os sintomas da ansiedade. Em alguns casos, o extrato de maracujá tem sido tão eficaz quando drogas prescritas.

Melhora seu humor

Maracujá e suas flores contêm alcalóides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves [3]. Seu uso relaxa o sistema nervoso e induz ao sono.

É também um potenciador muito eficaz do humor, de fato muitos médicos preferem usar suplementos naturais como tratar problemas como depressão, ansiedade e insônia já que medicamentos – na maioria das vezes tarja preta – são fortes, inseguros e tem diversos efeitos colaterais.

Ajuda a perder peso

Para todos aqueles que sempre estão mantendo seu peso ideal ou mesmo tentando perder peso, frutas são definitivamente um tipo de comida ideal. No maracujá, a cada 100 grames há apenas 97 calorias com uma quantidade mínima de sódio e gordura, além de fornecer uma certa quantidade de hidratos de carbono e açúcares naturais, ajudando o corpo se recuperar mais rápido do exercício e recuperar seus níveis de energia também.

A fruta também atua como redutor nos níveis de colesterol ruim no organismo, além disso, o alto teor de fibras indica que o fruto é capaz de saciar sua fome.

Câncer

Existe um aumento significativo de casos de câncer nos últimos tempo e muitas vezes sem qualquer razão aparente. Mas o processo pelo qual o câncer se inicia é por causa da produção de radicais livres no corpo. Mas o que são esses radicais livres?

Para entendermos o que são os radicais livres é necessário esclarecer que todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Entretanto, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) tem seu preço: libera moléculas de radicais livres que são instáveis e apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias do nosso corpo, sendo que o bombardeamento excessivo por essas moléculas danifica o DNA das células, bem como outros materiais genéticos. [4]

Em níveis considerados normais, os radicais livres não são prejudiciais à saúde. Em excesso, essas moléculas podem ser tóxicas ao nosso organismo.

Maracujá contém uma alta quantidade de Vitamina A e C que são fortes antioxidantes, ideal para neutralizar esses radicais livres e proteger você contra câncer [6]. Os flavonóides aumentam ainda mais a potência do maracujá em fornecer antioxidantes para o corpo.

Estudos recentes demonstraram que em pacientes já com câncer, os flavonóides ajudam a matar as células cancerosas [5].

Pressão alta

O alto teor de potássio com quase nenhum sódio faz do maracujá uma fruta altamente eficaz na proteção contra pressão sanguínea alta [7].

Níveis elevados de sódio estão associados ao aumento da pressão arterial que consequentemente resulta em outros problemas como ataque cardíaco ou derrame.

O potássio regula o equilíbrio de eletrólitos e controla a função muscular de todo o corpo incluindo os músculos do coração.

Para quem não sabe, os eletrólitos significam um sal ou um íon no sangue ou em outro líquido corporal. Trocando em miúdos, são apenas minerais em nosso organismo que têm uma carga elétrica (eletrólitos comuns incluem potássio, sódio e cálcio). O desequilíbrio eletrolítico pode causar desde tonturas a convulsões [8].

Olhos e visão

Sua visão e saúde ocular tendem a se deteriorar com a idade e algumas pessoas mais jovens já sofrem devido a infecções e fraqueza dos nervos ópticos. Hoje em dia, você encontra até mesmo crianças usando óculos grossos, na maioria das vezes devido a exposição excessiva a televisão, computadores e celulares e a situação ainda piora com hábitos alimentares pouco saudáveis.

A boa notícia é que a melhora da visão pode ser alcançada através da inclusão de alimentos saudáveis na dieta e o maracujá está entre esses alimentos sendo benéfico para os olhos por causa da grande quantidade de antioxidantes, Vitamina A, C e os flavonóides [9].

Esses nutrientes do maracujá ajudam a proteger os olhos dos danos causados pelos radicais livres além de proteger as mucosas que protegem a córnea do olho.

O beta-caroteno presente na fruta também é conhecido pelos seus efeitos positivos nos olhos e visão. O fitonutriente precursor da vitamina A é benéfico para proteger os olhos da perda de visão e melhorar a visão.

Cabelos

A manutenção saudável do cabelo depende da entrega de oxigênio e nutrientes essenciais do sistema circulatório para os folículos pilosos que é uma estrutura complexa composta por 1 fio de pêlo ou cabelo, com seu respectivo bulbo, glândula sebácea e sudorípara, músculo piro-eretor e outros órgãos não menos importantes [10].

Cabelos saudáveis estão diretamente associados com problemas no corpo e dificiências nutricionais.

Como o maracujá é rico em vitamina A, C, B2, B6, cobre e potássio, beber o suco ou tomar o chá ajudam a manter seus cabelos saudáveis e ajuda a proteger os cabelos de futuros problemas.

Pele

Maracujá é benéfico para pele de muitas maneiras por ser rico em nutrientes vitais para a saúde da pele. O beta-caroteno particularmente é necessário para uma pele saudável [11].

Melhora a digestão

O maracujá tem uma elevada quantidade de fibra dietética, especialmente a fibra solúvel, ideal para melhorar a digestão.

Essas fibras resultam na melhora da capacidade do corpo em absorver os nutrientes dos alimentos que você come. As fibras também ajudam a amolecer as fezes tornando a evacuação mais fácil.

O maracujá também estimula a digestão com o auxílio de suas enzimas que aumentam a quantidade de sucos digestivos produzidos no estômago. Por fim, a fruta também é muito conhecida por aliviar o corpo de muitas doenças gástricas.

Imunidade

O sistema de desefa do corpo nos protege contra vários tipos de agentes patogénicos como vírus, bactérias, toxinas entre outros que deixam nosso corpo fraco e causam doenças e infecções. O sistema imunológico é responsável pela nossa imunidade.

A vitamina A, C e os fitonutrientes como a xantina e beta-caroteno são altamente eficazes na otimização da função imunológica do corpo. Isso significa maior resistência contra doenças comuns como gripe, resfriados entre outras infecções [12].

Asma

Um estudo [13] recente concluiu que o maracujá é extremamente poderoso para quem sofre com asma. Nesse caso, a casca da fruta contém um grupo de substâncias químicas, ácidos e outros nutrientes que fornecem alívio as pessoas que sofrem com asma. O estudo terminou com a promessa que o extrato de maracujá poderia substituir os medicamentos para asma convencionais no futuro.

Saúde cardiovascular

Mais um motivo para consumir maracujá. O colesterol é provavelmente o inimigo número um do coração, bloqueando as artérias e alterando a pressão arterial, aumentando o estresse sobre o coração.

O maracujá quase não tem colesterol e níveis de gordura mínimos, mas não para por ai. Como já falamos, a fruta contém uma grande quantidade de fibra que reduz o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue e aumentando o bom colesterol (HDL) [14].

O potássio também previne batimentos cardíacos irregulares e regula a contração e expansão dos músculos do coração [15].

Aumenta a hemoglobina no sangue

O cor vermelha do sangue é devido a um pigmento chamado hemoglobina cujo conteúdo principal nutriente é o ferro. A hemoglobina exerce a função de levar o sangue para todas as partes do corpo. Quando os médicos falam sobre baixos níveis de hemoglobina, geralmente é um sinal de anemia.

Baixos níveis de hemoglobina incluem cansaço, falta de ar, tonturas e desmaios.

Maracujá contém uma elevada quantidade de ferro junto com vitamina C que é vital para absorção de ferro no corpo, além de impedir a perda de ferro, mantendo os níveis de hemoglobina normais [16].

Ajuda a limpar o cólon

Devido as suas fibras solúveis e antioxidantes, o maracujá ajuda a limpar as toxinas armazenadas no cólon, deixando seu intestino mais saudável e regular.

O que faz do maracujá especial?

Muitas doenças e problemas de saúde podem ser evitadas com hábitos alimentares saudáveis e de 30% à 40% dos cânceres podem ser evitados só acrescentando alimentos saudáveis na dieta.

O maracujá é uma fruta saudável e com antioxidantes ativos e também:

  • Ácido nicotínico: Responsável por aumentar o colesterol bom e abaixar o ruim. É um ácido amigo do coração e ajuda a previnir doenças cardíacas.
  • Riboflavina: Estudos descobriram que menor ingestão de riboflavina aumenta o risco de anemia [17].
  • Carotenóides: Ajudam a proteger contra cânceres e é responsável pela boa saúde dos olhos [18].
  • Beta-caroteno: Potente antioxidante que ajuda a previnir câncer e o envelhecimento. Também bom para saúde do coração e dos olhos e ajuda a reduzir o risco de câncer em fumantes [19].
  • Beta-criptoxantina: Reduz o risco de cancro no pulmão além de ser um forte antioxidante com vários benefícios para proteger o corpo contra ação de radicais livres.

Possíveis efeitos colaterais

Apesar de todos esses benefícios, nem tudo são flores e você deve tomar cuidado ao incluir o chá ou suco de maracujá na sua dieta.

  • As propriedades sedativas do maracujá pode levar a intervenção com drogas. Se você já usa medicamento para depressão e ansiedade, consulte seu médico para saber a dosagem permitida.
  • Pelo mesmo motivo – as propriedades sedativas – o consumo excessivo de álcool e maracujá deve ser evitada. Seus reflexos podem ficar extremamente lentos, mesmo que temporariamente.
  • Aspirina não deve ser tomada com maracujá, visto que a fruta pode aumentar o efeito do medicamento.

Só porque frutas, plantas e ervas são naturais não significa que é seguro para todos, especialmente em grandes quantidades.

Posso comer maracujá durante a gravidez?

Sim [20,21], a fruta e não suas flores. Ao comer ou tomar maracujá durante a gravidez promove o crescimento do feto, aumenta sua imunidade, garante boa saúde óssea, diminuir a insônia e agitação noturna, miniminiza problemas respiratórios, promove uma boa digestão, regula sua pressão e promove boa circulação do sangue e também deixa sua pele e olhos mais saudáveis.

Posso dar maracujá para meu bebê?

É melhor evitar. Até que seu filho complete seis meses de idade, tudo que ela ou ele precisa consumir é leite materno. Dar maracujá antes dos seis meses pode resultar em excesso de consumo de água. Mesmo depois dos seis meses de idade seu filho ainda não precisa consumir fluídos complementares. Alguns médicos podem até recomendar água e alguns sucos para o bebê ir se acostumando com novos líquidos. Se for o caso de dar maracujá para o bebê, não dê por conta própria, consulte o pediatra para saber a dose certa.

Fontes e referências:
[1] http://www.stylecraze.com/articles/benefits-of-passion-fruit-juice-for-skin-hair-and-health/
[2] http://www.healwithfood.org/health-benefits/passion-fruit-seeds.php
[3] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3355196/
[4] http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vida.htm
[5] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25429700
[6] http://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/cam/hp/vitamin-c-pdq
[7] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/504367
[8] http://goo.gl/3qhjpX
[9] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18667008
[10] http://www.sandro.com.br/o-que-e-foliculo-piloso-quantos-foliculos-temos-como-ele-e.html
[11] http://catdir.loc.gov/catdir/enhancements/fy1009/2009035954-s.html
[12]http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21506934
[13] http://www.nhs.uk/news/2008/05May/Pages/Passionfruitpeelreliefforasthmatics.aspx
[14] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9925120
[15] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC503410/
[16] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10948381
[17] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3923059/
[18] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12134711
[19] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8635686
[20] http://www.momjunction.com/articles/benefits-of-passion-fruit-during-pregnancy_00362809/
[21] https://www.healthtap.com/topics/what-fruit-is-unsafe-during-pregnancy
[ref] http://wiki-fitness.com/passion-fruit-health-benefits/
[ref] http://www.stylecraze.com/articles/benefits-of-passion-fruit-juice-for-skin-hair-and-health/
[ref] http://www.healthbenefitstimes.com/health-benefits-of-passion-fruits/

Comentários

Leia também...

Chá de melissa - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios do chá de melissa, vamos esclarecer um ponto: apesar dos diferentes nomes, melissa ou erva-cidreira é a mesma coisa e seu nome científico é Melissa officinalis. Este vídeo do Globo Rural explica bem a diferença entre todas as plantas com nomes de erva-cidreira. Assistido ao vídeo, que tal co... Leia o artigo »

05/02/2016

Chá para dormir - Sete opções calmantes para ajudar no sono

Apesar de serem consumidos há centenas de anos, pesquisas recentes comprovaram que os componentes de certos chás são seguros para serem ingeridos e muito saudáveis para a saúde. Com isso, uma grande variedade de chás vem se tornando cada vez mais populares, principalmente pelo efeito positivo em quem tem ansiedade, insônia, estresse e ... Leia o artigo »

18/01/2014

Chá de capim-cidreira - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios da erva capim-cidreira, saiba que Erva Cidreira e Capim-Cidreira são plantas diferentes. Nesse artigo falarei sobre o Capim-Cidreira (nome científico Cymbopogon Citratus Stapf), aquele com folhas longas e finas. Se você quer conhecer sobre a Erva Cidreira também conhecida como Melissa, leia esse artigo. Dito isto... Leia o artigo »

20/02/2016

Chá de camomila realmente ajuda a dormir?

Há séculos o chá de camomila vem sendo usado para ajudar a relaxar e dormir. Ele é recomendado na maioria dos tópicos do Yahoo Respostas e até, provavelmente, pela sua avó quando se trata de dificuldades para dormir. Porém, em relação a resultados efetivos, será que o chá de camomila é um grande aux&iac... Leia o artigo »

16/02/2014

Chá de anis estrelado - Para que serve? Quais seus benefícios?

O Anis Estrelado, devido ao seu forte aroma, é frequentemente usado como um tempero exótico em pratos indianos, bem como em pratos chineses. Mas você já imaginou que esta pequena flor também tem alguns ingredientes-chaves usados para combater várias doenças e ainda ajudar pessoas com problemas para dormir? Vamos listar aqui alguns dos benefíci... Leia o artigo »

18/01/2016