'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

A qualidade do sono infantil está ligada à insônia das mães

Capa post - A qualidade do sono infantil está ligada à insônia das mães

Texto: Postado em Estudos por Caio Cesar no dia 24 de Abril de 2019 e última atualização dia 13 de Maio de 2019 .

Conforme pesquisas realizadas pela Universidade de Warwick e a Universidade de Basilea [1], meninos e meninas costumam dormir mal se suas mães sofrem de insônia – problema que pode afetar o desenvolvimento mental e o bem-estar infantil. 

Nos estudos em questão, foram analisadas cerca de 200 crianças saudáveis entre 7 - 12 anos (idade escolar), incluindo seus pais. Explorou-se a relação entre os sintomas gerados pela insônia dos adultos e a qualidade do sono de seus filhos.

O resultado destas pesquisas também evidenciou a razão pela qual o sono das crianças está ligado estritamente ao das mamães. Acontece que elas, em comparação aos pais, dedicam maior parte de seu tempo aos filhos – é possível que exista, então, uma influência mútua e mais forte entre ambos.

Sabemos que o sono cumpre um papel importante na saúde de crianças e adultos. Dormir pouco e com má qualidade é prejudicial à mente, afetando a memória e o processo de aprendizagem. Na fase adulta, em média de 30% das pessoas sofrem com transtornos relacionados ao sono; a insônia é um dos principais problemas.

Referência bibliográfica:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2017/08/170831093352.htm

 

 

 

 

 

 

Comentários

Leia também...

Qual o tempo ideal por noite?

Cientistas descobriram que o tempo ideal uma noite bem dormida é de 6 a 8 horas de sono, resultando em benefícios para a saúde e o coração. Ultrapassar esse tempo ou diminuir pode se tornar muito prejudicial para à saúde. As conclusões das pesquisas foram apresentadas neste ano no Congresso ESC. A autora do estudo, Epameinondas Fountas, do Ce... Leia o artigo »

25/09/2018

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca. A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se c... Leia o artigo »

28/03/2015

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

A qualidade do sono infantil está ligada à insônia das mães

Conforme pesquisas realizadas pela Universidade de Warwick e a Universidade de Basilea [1], meninos e meninas costumam dormir mal se suas mães sofrem de insônia – problema que pode afetar o desenvolvimento mental e o bem-estar infantil.  Nos estudos em questão, foram analisadas cerca de 200 crianças saudáveis entre 7 - 12 anos (idade escolar), incluindo... Leia o artigo »

24/04/2019

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018