'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

A qualidade do sono infantil está ligada à insônia das mães

Capa post - A qualidade do sono infantil está ligada à insônia das mães

Texto: Postado em Estudos por Caio Cesar no dia 24 de Abril de 2019 e última atualização dia 13 de Maio de 2019 .

Conforme pesquisas realizadas pela Universidade de Warwick e a Universidade de Basilea [1], meninos e meninas costumam dormir mal se suas mães sofrem de insônia – problema que pode afetar o desenvolvimento mental e o bem-estar infantil. 

Nos estudos em questão, foram analisadas cerca de 200 crianças saudáveis entre 7 - 12 anos (idade escolar), incluindo seus pais. Explorou-se a relação entre os sintomas gerados pela insônia dos adultos e a qualidade do sono de seus filhos.

O resultado destas pesquisas também evidenciou a razão pela qual o sono das crianças está ligado estritamente ao das mamães. Acontece que elas, em comparação aos pais, dedicam maior parte de seu tempo aos filhos – é possível que exista, então, uma influência mútua e mais forte entre ambos.

Sabemos que o sono cumpre um papel importante na saúde de crianças e adultos. Dormir pouco e com má qualidade é prejudicial à mente, afetando a memória e o processo de aprendizagem. Na fase adulta, em média de 30% das pessoas sofrem com transtornos relacionados ao sono; a insônia é um dos principais problemas.

Referência bibliográfica:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2017/08/170831093352.htm

 

 

 

 

 

 

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca. A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se c... Leia o artigo »

28/03/2015

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

O alcoolismo pode agravar a insônia

Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa. Assim, tais estudos analisaram, de ... Leia o artigo »

24/04/2019