'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Dicas de como limpar seu colchão

O colchão é um item fundamental em qualquer dormitório. Ele não apenas se destaca pelo tamanho, como também desenvolve um papel importante para com a saúde. Um colchão de má qualidade atrapalha o descanso noturno, causa dores nas costas, no pescoço e, principalmente, danos irreparáveis na coluna - afinal de contas, gastamos aproximadamente um terço de nossas vidas deitados em um colchão.

Existem colchões para todos os gostos e bolsos. O preço deles, inclusive, varia bastante: determinados colchões custam mais de dois mil reais! Isso nem sempre o torna um objeto acessível para quem deseja ter um sono de ótima qualidade. O que, então, pode ser feito?

Enquanto não for possível se despedir do velho colchão, você pode limpá-lo, prolongando sua durabilidade e, ao mesmo tempo, protegendo sua saúde contra alergias e outros malefícios. Para isso, nós orientaremos você com certas dicas de como limpar seu colchão. Boa leitura!

1 - Como limpar um colchão?

Todo princípio envolve perguntas básicas. Talvez você esteja se perguntando: “Por onde eu devo começar?” A resposta é simples: separe cada item da roupa de cama. Em seguida, lave e seque as almofadas, depois os lençóis e, por fim, o colcha/edredom.

Atenção! Antes de iniciar o processo de lavagem, confira as instruções do fabricante impressas nas etiquetas. Recomendamos que você lave as peças com água quente e coloque- as em uma secadora, pois isso irá eliminar os ácaros.

2 - Retirando as manchas

A gente sabe muito bem que acidentes acontecem e, portanto, manchas são inevitáveis. Com o tempo, três tipos de líquido podem gerar manchas em seu colchão, e são eles: (1) sangue, (2) urina e (3) outros fluídos corporais.

Seu colchão está manchado? Limpe-o imediatamente! Que tal a receitinha de uma pasta caseira para tirar do colchão manchas de sangue? Lá vai:

  • Passo 1: Misture 1⁄4 xícara (chá) de água oxigenada (3%) com uma colherada de detergente e sal de mesa.
  • Passo 2: Espalhe ligeiramente esta mistura sobre a mancha e deixe-a repousar até secar.
  • Passo 3: Limpe os resíduos da mancha com um pano branco umedecido em água oxigenada. Gire o tecido à medida que a mancha é retirada.

Atenção! Fazer esta limpeza com um pano branco é fundamental, pois assim o colchão não será manchado com um tecido de outra cor.

Se o seu colchão tem manchas de urina, nós lhe oferecemos mais uma pequena receita como solução:

  • Dissolva 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 8 onças (aproximadamente 200ml) de água oxigenada. Em seguida, adicione 1-2 gotas de detergente. Coloque esta mistura sobre o colchão (não a coloque em excesso!).
  • Se a mancha permanecer, espere a área onde a mistura fora aplicada secar e, então, misture com 3 colheradas sabão em pó (não utilize qualquer produto que contenha água sanitária) e uma colherada de água para fazer espuma seca. Logo, espalhe esta mistura sobre a mancha e deixe-a repousar por 30 minutos.
  • Passado este tempo, remova a pasta seca com uma colher. Use um pano branco umedecido em água oxigenada para eliminar qualquer vestígio da pasta. Por fim, aspire a área.

Em caso de outros fluídos corporais, como vômito, por exemplo:

  • Passo 1: Abra as janelas, permitindo a circulação de ar. Isso irá diminuir o mau odor.
  • Passo 2: Com um trapo branco, seque a mancha com amônia caseira não diluída e inodora (sem cheiro). Não utilize essa mistura em excesso!
  • Passo 3: Limpe a área com um pano limpo e úmido. Por conseguinte, polvilhe a mesma área com bicarbonato de sódio para neutralizar o odor da amônia e eliminar a umidade persiste.
  • Passo 4: Deixe a área tratada secar e, enfim, aspire-a por inteira.

Se você não tem em mãos nenhum dos produtos químicos citados anteriormente, ponha em prática esta pequena receita:

Misture suco de limão e sal até formar uma pasta. Em seguida, aplique-a sobre a mancha e deixe-a repousar durante 30 - 60 minutos. Para finalizar, retire o sal com uma toalha limpa. Fácil, não?

3 - Bicarbonato de sódio

Naturalmente, suamos enquanto dormimos. Porém, quando isso é frequente, o colchão permanece com o mau odor característico deste fluído corporal. O bicarbonado de sódio pode ser uma ótima solução contra este problema.

Utilizá-lo a fim de eliminar este cheiro desagradável é fácil: polvilhe bem o colchão com bicarbonato de sódio e esfregue-o suavemente com uma escova. Repita este movimento algumas vezes, para que as substâncias do bicarbonato ultrapasse o tecido do colchão e chegue até sua camada mais profunda. Por último, deixe o bicarbonato de sódio repousar por 10 minutos antes de retirá-lo com um aspirador.

3.1 - Repita a aspiração

Ao esfregar o bicarbonato de sódio no colchão, este material químico irá se misturar com os fluídos corporais e com a umidade presente na parte superior do colchão. Feito isso, passe o aspirador pela segunda vez, o que tirará a umidade e tudo que provoca o mau odor.

3.2 - Ainda sobre aspirar o colchão

O aspirador de pó e seus acessórios voltados para a tapeçaria é uma excelente combinação para limpar seu colchão. Usando-os, você pode iniciar a limpeza a partir da parte superior do colchão. Em seguida, avence até a parte de baixo, não deixando de lado as partes mais estreitas, nem suas laterais. É preciso cuidar de cada detalhe enquanto limpamos o colchão.

4 - Limpando colchão de molas / espiral

O colchão de molas ou de espiral deve ser limpo de cima a baixo e em cada um de seus lados durante os 3 primeiros meses de uso. Após este tempo, a limpeza precisa ser repetida apenas a cada trimestre.

Se o seu colchão tem a parte superior acolchoada, você não poderá virá-lo, mas ainda assim limpe seus lados de cima a baixo a cada temporada.

5 - Protegendo o colchão

Nós sabemos o quanto é difícil limpar um colchão. Por isso, antes de utilizá-lo, recomendamos que você o proteja com uma capa para colchões – de preferência, uma capa lavável, e não dessas feitas de material plástico ou que contenha uma superfície enrugada. Atualmente, pode- se adquirir uma capa impermeável, o que evitará qualquer contato entre os fluídos corporais e o colchão.

6 - Ar livre

Ar fresco e luz solar são excelentes para subtrair o mau cheiro do colchão. Ainda que não seja uma tarefa fácil retirá-lo do dormitório e colocá-lo em um lugar descoberto, com certeza você poderá fazer isso com os itens da roupa de cama, incluindo a própria capa para colchões.

7 - Considerações finais

  • Antes e após limpar seu colchão, mantenha os produtos químicos fora do alcance de crianças.
  • Você utilizou algum produto líquido durante a limpeza? Então, antes de reutilizar seu colchão, verifique-o para saber se está seco por completo. Caso contrário, ele apresentará futuramente sinais de mofo.
  • As dicas de limpeza apresentadas no decorrer deste artigo também são aplicáveis em outros tipos de estofado, como sofás, por exemplo.
Referência bibliográfica:
[1] https://housewifehowtos.com/clean/how-to-clean-a-mattress/
[2] https://www.apartmenttherapy.com/how-to-clean-your-mattress-208311
[3] https://www.consumerreports.org/mattresses/how-to-clean-a-mattress/

Postado em Colchões no dia 30 de Maio de 2018 e última atualização dia 19 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...