Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares
Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 10 de Agosto de 2018 .
Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.
O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação e alto teor de dióxido de carbono. A pesquisa ainda mostra que indivíduos com AOS são mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares no futuro.
Os cientistas ainda não entenderam o motivo pelo qual a exposição a baixos níveis de oxigênio e a altos níveis de dióxido de carbono podem levar a doenças cardiovasculares. A fim de se obter respostas, os mesmos pesquisadores examinaram o microbioma intestinal de alguns camundongos, vez que descobriram que mais de 10% da composição microbiana intestinal dos animais com AOS apresentou mudanças, ao passo que com os camundongos sem AOS tiveram apenas relevantes alterações no Clostridia (um modificador dos ácidos biliares).
A ligação entre AOS e micróbios intestinais não foi previamente reconhecida. Todavia, este link sugere que a microbiota e seus metabólicos são potenciais alvos terapêuticos para o tratamento das consequências cardiovasculares nos pacientes com AOS.
Embora a pesquisa não tenha chegado a uma conclusão, os pesquisadores afirmam que estão animados para promover e analisar novas pesquisas, tendo em vista o grande potencial de se descobrir novos diagnósticos terapêuticos.
Fonte:http://www.sleepreviewmag.com/2018/07/new-evidence-links-sleep-apnea-cardiovascular-disease/