'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Capa post - Ler antes de dormir realmente ajuda?

Texto: Postado em Curiosidades e Diversos por Caio Cesar no dia 03 de Dezembro de 2018 .

Boas ideias acompanham o sono do leitor que, tradicionalmente, conserva um livro na cabeceira. Páginas físicas ou virtuais: o importante é ler! Sempre mexe com a imaginação conhecer heróis que resistem ao canto das sereias ou veem gigantes em moinhos de vento. Outros leitores, descompromissados, afirmam encontrar nas linhas de qualquer parágrafo o estímulo “infalível” para dormir. 

Contudo, cabe a nós algumas perguntas básicas: a leitura, durante o repouso noturno, realmente nos ajuda a dormir? Quais são os outros benefícios que estão por trás desse hábito? É recomendável fazê-lo com frequência? Convidamos você para a leitura desse artigo, onde responderemos tais questionamentos e apresentaremos muito mais sobre esse costume milenar.

Boa leitura! 

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Sim, ler um livro após ocupar a cama pode estimular o sono, como acontece com diversas pessoas. Segundo um estudo feito pelo The Sleep Council [1], 39% das pessoas que costumam ler após deitar-se têm uma excelente noite de sono. Quando você estiver preparado para dormir, busque ler em vez de assistir televisão ou mexer no celular. A luz azul, emitida por esses aparelhos eletrônicos, prejudica a produção de melatonina. Então, sinta-se à vontade para ler na cama todos os dias! 

No mais, também apresentamos a você algumas vantagens oferecidas pela leitura durante o repouso noturno. São elas:

1 - Diminui o estresse

Ler antes de dormir pode, de modo significativo, reduzir o estresse. Determinada pesquisa [1], realizada pela Universidade de Sussex, envolveu participantes cujo nível de estresse foi elevado e, logo, reduzido. Conforme o parecer do Dr. David Lewis: “A leitura teve maior eficácia, diminuindo os níveis de estresse em até 68%.”. Constatou-se, também, que a leitura relaxa mais que escutar música, tomar uma xícara de café/chá e sair para caminhar, por exemplo. A leitura reduziu o nível de estresse dos participantes em apenas seis minutos. Incrível!

Digamos que existe uma explicação para isso: à medida que lemos um bom livro, a mente deixa de lado o estresse diário e qualquer preocupação, pois é como se ela conhecesse um lugar novo, totalmente diferente daquilo que estamos habituados. Quando lemos, nossos músculos também relaxam e a respiração segue um ritmo suave, o que enfim gera satisfatória tranquilidade.

2 - Fortalece o cérebro

A grosso modo, podemos comparar o cérebro a um “músculo”. Ele necessita ser exercitado para alcançar a forma plena. Ler é o costume mais recomendável para isso. A leitura exige mais esforço do cérebro em comparação ao ato de falar ou processar imagens.

Conforme o parecer de um especialista (autoridade no ramo da neurologia): “(...) partes do cérebro, que são responsáveis por outras funções, como a visão, a linguagem e a aprendizagem associativa, conectam-se em um circuito neuronal específico durante a leitura.”.

3 - Menos chances de Alzheimer

Ler também significa diminuir as chances de desenvolver doenças degenerativas, e uma delas seria o próprio Mal de Alzheimer. Além da leitura, certos passatempos também contribuem para evitar essa doença, como montar quebra-cabeça, desvendar xaradas ou jogar xadrez.

4 - Aumenta a criatividade

Como dito no início desse artigo, ler estimula a criatividade, além de nos ensinar a ver o mundo a partir de uma ótica diferente. Outros benefícios, a partir da leitura, envolvem melhor vocabulário, mais conhecimento geral e maior facilidade no uso da linguagem.

Ler para crianças também é uma prática essencial. Estórias infantis podem impactar positivamente o sono de meninos e meninas. Caso você leia para seu filho, ele poderá melhorar seu vocabulário a partir de um jeito divertido de aprender. Ouvir estórias infantis também o ensinará a ter mais empatia, ou seja, colocar-se no lugar de outras pessoas, pois o leitor (adulto ou infantil) pode acompanhar uma narrativa a partir do ponto de vista do personagem. 

Referência bibliográfica:
[1] https://www.dreams.co.uk/sleep-matters-club/what-does-reading-before-bed-do-to-an-adults-brain/

Comentários

Leia também...

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

Saiba o que é o lagoftalmo noturno

Alguma vez você já deve ter se perguntado: "Seria possível dormir com os olhos abertos?" De fato é uma dúvida comum, que possui uma resposta afirmativa e pode estar relacionada a uma doença chamada lagoftalmo noturno. Nesse artigo, apresentaremos sua definição, sintomas, causas e outras informações que têm tudo a ver c... Leia o artigo »

08/05/2019

Plantas que ajudam a bloquear o som

Plantas têm a incrível capacidade de harmonizar diversos ambientes. Dentro ou fora de casa, mostram-se versáteis, pois se adaptam a vários lugares e agradam todos os gostos, desde os mais exigentes até os modestos. Melhor ainda é saber que elas oferecem um preço acessível, vantagem para quem anda com pouco dinheiro, e poderá ver como um... Leia o artigo »

03/09/2018

Faz mal trabalhar ou estudar de madrugada?

Trabalhar ou estudar de madrugada: obrigação ou vantagem de uma rotina flexível. São muitas as pessoas que preenchem as horas noturnas com atividades. Você, por acaso, também troca o dia pela noite por causa de compromissos? Ainda que em nome da “responsabilidade”, faz mal ao corpo e à mente ocupar-se à noite em vez de do... Leia o artigo »

27/03/2019

O que é a hipersonia?

Suponhamos que você deseja percorrer um pequeno trajeto. Sem demora, pega um ônibus, ocupa qualquer assento e, aos trancos e solavancos, segue viagem observando a paisagem. Mas contratempos rotineiros causam demora. Então, você fecha os olhos e dá asas aos pensamentos, enquanto o sono chega de mansinho, colocando peso em suas pálpebras, sugando o melhor de su... Leia o artigo »

12/10/2018