'Hoje, dormir bem está virando raridade.' Dorminhoco.com

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Capa post - Ler antes de dormir realmente ajuda?

Texto: Postado em Curiosidades e Diversos por Caio Cesar no dia 03 de Dezembro de 2018 .

Boas ideias acompanham o sono do leitor que, tradicionalmente, conserva um livro na cabeceira. Páginas físicas ou virtuais: o importante é ler! Sempre mexe com a imaginação conhecer heróis que resistem ao canto das sereias ou veem gigantes em moinhos de vento. Outros leitores, descompromissados, afirmam encontrar nas linhas de qualquer parágrafo o estímulo “infalível” para dormir. 

Contudo, cabe a nós algumas perguntas básicas: a leitura, durante o repouso noturno, realmente nos ajuda a dormir? Quais são os outros benefícios que estão por trás desse hábito? É recomendável fazê-lo com frequência? Convidamos você para a leitura desse artigo, onde responderemos tais questionamentos e apresentaremos muito mais sobre esse costume milenar.

Boa leitura! 

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Sim, ler um livro após ocupar a cama pode estimular o sono, como acontece com diversas pessoas. Segundo um estudo feito pelo The Sleep Council [1], 39% das pessoas que costumam ler após deitar-se têm uma excelente noite de sono. Quando você estiver preparado para dormir, busque ler em vez de assistir televisão ou mexer no celular. A luz azul, emitida por esses aparelhos eletrônicos, prejudica a produção de melatonina. Então, sinta-se à vontade para ler na cama todos os dias! 

No mais, também apresentamos a você algumas vantagens oferecidas pela leitura durante o repouso noturno. São elas:

1 - Diminui o estresse

Ler antes de dormir pode, de modo significativo, reduzir o estresse. Determinada pesquisa [1], realizada pela Universidade de Sussex, envolveu participantes cujo nível de estresse foi elevado e, logo, reduzido. Conforme o parecer do Dr. David Lewis: “A leitura teve maior eficácia, diminuindo os níveis de estresse em até 68%.”. Constatou-se, também, que a leitura relaxa mais que escutar música, tomar uma xícara de café/chá e sair para caminhar, por exemplo. A leitura reduziu o nível de estresse dos participantes em apenas seis minutos. Incrível!

Digamos que existe uma explicação para isso: à medida que lemos um bom livro, a mente deixa de lado o estresse diário e qualquer preocupação, pois é como se ela conhecesse um lugar novo, totalmente diferente daquilo que estamos habituados. Quando lemos, nossos músculos também relaxam e a respiração segue um ritmo suave, o que enfim gera satisfatória tranquilidade.

2 - Fortalece o cérebro

A grosso modo, podemos comparar o cérebro a um “músculo”. Ele necessita ser exercitado para alcançar a forma plena. Ler é o costume mais recomendável para isso. A leitura exige mais esforço do cérebro em comparação ao ato de falar ou processar imagens.

Conforme o parecer de um especialista (autoridade no ramo da neurologia): “(...) partes do cérebro, que são responsáveis por outras funções, como a visão, a linguagem e a aprendizagem associativa, conectam-se em um circuito neuronal específico durante a leitura.”.

3 - Menos chances de Alzheimer

Ler também significa diminuir as chances de desenvolver doenças degenerativas, e uma delas seria o próprio Mal de Alzheimer. Além da leitura, certos passatempos também contribuem para evitar essa doença, como montar quebra-cabeça, desvendar xaradas ou jogar xadrez.

4 - Aumenta a criatividade

Como dito no início desse artigo, ler estimula a criatividade, além de nos ensinar a ver o mundo a partir de uma ótica diferente. Outros benefícios, a partir da leitura, envolvem melhor vocabulário, mais conhecimento geral e maior facilidade no uso da linguagem.

Ler para crianças também é uma prática essencial. Estórias infantis podem impactar positivamente o sono de meninos e meninas. Caso você leia para seu filho, ele poderá melhorar seu vocabulário a partir de um jeito divertido de aprender. Ouvir estórias infantis também o ensinará a ter mais empatia, ou seja, colocar-se no lugar de outras pessoas, pois o leitor (adulto ou infantil) pode acompanhar uma narrativa a partir do ponto de vista do personagem. 

Referência bibliográfica:
[1] https://www.dreams.co.uk/sleep-matters-club/what-does-reading-before-bed-do-to-an-adults-brain/

Comentários

Leia também...

Como jogos eletrônicos podem prejudicar o sono?

Desde as últimas décadas, o videogame é sinônimo de popularidade entre crianças e adolescentes. Jogos eletrônicos, no geral, dominam quase todas as telas: TV, computador, celular, consoles de bolso... Para a maioria dos jovens seria inaceitável passar os momentos de lazer sem jogar, não acha? Existem aqueles que, enquanto o sono não cheg... Leia o artigo »

29/04/2020

Por que atletas precisam de uma excelente noite de sono?

Ter uma medalha olímpica é uma grande motivação para inúmeros atletas. Sem demora, eles priorizam uma rotina pesada de treino, cuja base não vai além da boa e velha disciplina. Isto inclui esforço constante a fim de superar limites, poucas horas de lazer, manutenção dos materiais utilizados no treino, alimentação r... Leia o artigo »

14/09/2018

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018

15 Mitos sobre o sono revelados

Por mais de 2.500 anos, o sono vem sendo estudado e, mesmo assim, sabemos muito pouco sobre suas razões, causas e efeitos. Apenas no século passado cientistas começaram a estudar afundo sobre a psicologia do sono. Em 1928, a eletroencefalografia (EEG) foi usada pela primeira vez para gravar a atividade cerebral durante o sono. Mais recentemente, a ressonância magné... Leia o artigo »

09/02/2014

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano. Reduz sua temperatura corporal Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajud... Leia o artigo »

15/03/2016

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4847 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.