'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Boas ideias acompanham o sono do leitor que, tradicionalmente, conserva um livro na cabeceira. Páginas físicas ou virtuais: o importante é ler! Sempre mexe com a imaginação conhecer heróis que resistem ao canto das sereias ou veem gigantes em moinhos de vento. Outros leitores, descompromissados, afirmam encontrar nas linhas de qualquer parágrafo o estímulo “infalível” para dormir. 

Contudo, cabe a nós algumas perguntas básicas: a leitura, durante o repouso noturno, realmente nos ajuda a dormir? Quais são os outros benefícios que estão por trás desse hábito? É recomendável fazê-lo com frequência? Convidamos você para a leitura desse artigo, onde responderemos tais questionamentos e apresentaremos muito mais sobre esse costume milenar.

Boa leitura! 

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Sim, ler um livro após ocupar a cama pode estimular o sono, como acontece com diversas pessoas. Segundo um estudo feito pelo The Sleep Council [1], 39% das pessoas que costumam ler após deitar-se têm uma excelente noite de sono. Quando você estiver preparado para dormir, busque ler em vez de assistir televisão ou mexer no celular. A luz azul, emitida por esses aparelhos eletrônicos, prejudica a produção de melatonina. Então, sinta-se à vontade para ler na cama todos os dias! 

No mais, também apresentamos a você algumas vantagens oferecidas pela leitura durante o repouso noturno. São elas:

1 - Diminui o estresse

Ler antes de dormir pode, de modo significativo, reduzir o estresse. Determinada pesquisa [1], realizada pela Universidade de Sussex, envolveu participantes cujo nível de estresse foi elevado e, logo, reduzido. Conforme o parecer do Dr. David Lewis: “A leitura teve maior eficácia, diminuindo os níveis de estresse em até 68%.”. Constatou-se, também, que a leitura relaxa mais que escutar música, tomar uma xícara de café/chá e sair para caminhar, por exemplo. A leitura reduziu o nível de estresse dos participantes em apenas seis minutos. Incrível!

Digamos que existe uma explicação para isso: à medida que lemos um bom livro, a mente deixa de lado o estresse diário e qualquer preocupação, pois é como se ela conhecesse um lugar novo, totalmente diferente daquilo que estamos habituados. Quando lemos, nossos músculos também relaxam e a respiração segue um ritmo suave, o que enfim gera satisfatória tranquilidade.

2 - Fortalece o cérebro

A grosso modo, podemos comparar o cérebro a um “músculo”. Ele necessita ser exercitado para alcançar a forma plena. Ler é o costume mais recomendável para isso. A leitura exige mais esforço do cérebro em comparação ao ato de falar ou processar imagens.

Conforme o parecer de um especialista (autoridade no ramo da neurologia): “(...) partes do cérebro, que são responsáveis por outras funções, como a visão, a linguagem e a aprendizagem associativa, conectam-se em um circuito neuronal específico durante a leitura.”.

3 - Menos chances de Alzheimer

Ler também significa diminuir as chances de desenvolver doenças degenerativas, e uma delas seria o próprio Mal de Alzheimer. Além da leitura, certos passatempos também contribuem para evitar essa doença, como montar quebra-cabeça, desvendar xaradas ou jogar xadrez.

4 - Aumenta a criatividade

Como dito no início desse artigo, ler estimula a criatividade, além de nos ensinar a ver o mundo a partir de uma ótica diferente. Outros benefícios, a partir da leitura, envolvem melhor vocabulário, mais conhecimento geral e maior facilidade no uso da linguagem.

Ler para crianças também é uma prática essencial. Estórias infantis podem impactar positivamente o sono de meninos e meninas. Caso você leia para seu filho, ele poderá melhorar seu vocabulário a partir de um jeito divertido de aprender. Ouvir estórias infantis também o ensinará a ter mais empatia, ou seja, colocar-se no lugar de outras pessoas, pois o leitor (adulto ou infantil) pode acompanhar uma narrativa a partir do ponto de vista do personagem. 

Referência bibliográfica:
[1] https://www.dreams.co.uk/sleep-matters-club/what-does-reading-before-bed-do-to-an-adults-brain/

Texto postado em 03 de Dezembro de 2018 .

Comentários

Leia também...

O sono e sua importância para o coração

Coração: órgão oco, muscular e situado na cavidade torácica. Ele atua realizando movimentos rítmicos, enquanto bombeia e recebe sangue. Esta definição, apresentada em poucas linhas, é quase nada diante de sua tamanha importância.  Preservar a saúde cardíaca é essencial para uma vida plena e longín... Leia o artigo »

09/04/2020

Leite ajuda a dormir? Mito ou verdade?

Verdade! Beber leite morno antes de ir para cama pode ajudar você a dormir; isso porque o leite contém um aminoácido não fabricado pelo corpo chamado triptofano, que se converte em serotonina, que ajudar a relaxar os músculos e induz o sono. Para ter um efeito ainda mais positivo, você pode tomar seu copo de leite morno com uma colher de mel. O mel ir&a... Leia o artigo »

18/01/2014

Especialistas em sono - Quem são eles? O que fazem?

Quando se pensa em medicina, de imediato lembramos daquelas especializações mais populares; a cardiologia e a homeopatia servem de exemplo. Existem tantas outras, mas você sabe quem são e o que fazem os especialistas que cuidam do sono? É uma carreira que ainda soa como novidade, percebemos. Hoje, nosso texto terá, como tema principal, estes profission... Leia o artigo »

05/05/2020

Por que pessoas idosas dormem pouco?

Costuma-se dormir até tarde aos domingos – fato. Mas toda regra tem lá sua exceção: margem que serve de lugar comum para as pessoas acima dos 60 e poucos anos. Elas são as primeiras a saírem da cama. Afirmam dormir pouco e nós cremos à medida que escutamos o arrastar dos chinelos à noite inteira. A gente sabe que a ins&... Leia o artigo »

11/04/2019

Overdose de melatonina, é possível?

Todo consumo feito em excesso pode colocar a saúde em risco. Cá entre nós: não se trata de uma grande novidade, porém (a fim de esclarecer dúvidas e orientar nossos leitores) hoje nosso artigo parte da seguinte questão: overdose de melatonina, é possível? Se você está curioso para saber, explore os próximos paragr&a... Leia o artigo »

23/01/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5378 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.