Ler antes de dormir realmente ajuda?
Boas ideias acompanham o sono do leitor que, tradicionalmente, conserva um livro na cabeceira. Páginas físicas ou virtuais: o importante é ler! Sempre mexe com a imaginação conhecer heróis que resistem ao canto das sereias ou veem gigantes em moinhos de vento. Outros leitores, descompromissados, afirmam encontrar nas linhas de qualquer parágrafo o estímulo “infalível” para dormir.
Contudo, cabe a nós algumas perguntas básicas: a leitura, durante o repouso noturno, realmente nos ajuda a dormir? Quais são os outros benefícios que estão por trás desse hábito? É recomendável fazê-lo com frequência? Convidamos você para a leitura desse artigo, onde responderemos tais questionamentos e apresentaremos muito mais sobre esse costume milenar.
Boa leitura!
Ler antes de dormir realmente ajuda?
Sim, ler um livro após ocupar a cama pode estimular o sono, como acontece com diversas pessoas. Segundo um estudo feito pelo The Sleep Council [1], 39% das pessoas que costumam ler após deitar-se têm uma excelente noite de sono. Quando você estiver preparado para dormir, busque ler em vez de assistir televisão ou mexer no celular. A luz azul, emitida por esses aparelhos eletrônicos, prejudica a produção de melatonina. Então, sinta-se à vontade para ler na cama todos os dias!
No mais, também apresentamos a você algumas vantagens oferecidas pela leitura durante o repouso noturno. São elas:
1 - Diminui o estresse
Ler antes de dormir pode, de modo significativo, reduzir o estresse. Determinada pesquisa [1], realizada pela Universidade de Sussex, envolveu participantes cujo nível de estresse foi elevado e, logo, reduzido. Conforme o parecer do Dr. David Lewis: “A leitura teve maior eficácia, diminuindo os níveis de estresse em até 68%.”. Constatou-se, também, que a leitura relaxa mais que escutar música, tomar uma xícara de café/chá e sair para caminhar, por exemplo. A leitura reduziu o nível de estresse dos participantes em apenas seis minutos. Incrível!
Digamos que existe uma explicação para isso: à medida que lemos um bom livro, a mente deixa de lado o estresse diário e qualquer preocupação, pois é como se ela conhecesse um lugar novo, totalmente diferente daquilo que estamos habituados. Quando lemos, nossos músculos também relaxam e a respiração segue um ritmo suave, o que enfim gera satisfatória tranquilidade.
2 - Fortalece o cérebro
A grosso modo, podemos comparar o cérebro a um “músculo”. Ele necessita ser exercitado para alcançar a forma plena. Ler é o costume mais recomendável para isso. A leitura exige mais esforço do cérebro em comparação ao ato de falar ou processar imagens.
Conforme o parecer de um especialista (autoridade no ramo da neurologia): “(...) partes do cérebro, que são responsáveis por outras funções, como a visão, a linguagem e a aprendizagem associativa, conectam-se em um circuito neuronal específico durante a leitura.”.
3 - Menos chances de Alzheimer
Ler também significa diminuir as chances de desenvolver doenças degenerativas, e uma delas seria o próprio Mal de Alzheimer. Além da leitura, certos passatempos também contribuem para evitar essa doença, como montar quebra-cabeça, desvendar xaradas ou jogar xadrez.
4 - Aumenta a criatividade
Como dito no início desse artigo, ler estimula a criatividade, além de nos ensinar a ver o mundo a partir de uma ótica diferente. Outros benefícios, a partir da leitura, envolvem melhor vocabulário, mais conhecimento geral e maior facilidade no uso da linguagem.
Ler para crianças também é uma prática essencial. Estórias infantis podem impactar positivamente o sono de meninos e meninas. Caso você leia para seu filho, ele poderá melhorar seu vocabulário a partir de um jeito divertido de aprender. Ouvir estórias infantis também o ensinará a ter mais empatia, ou seja, colocar-se no lugar de outras pessoas, pois o leitor (adulto ou infantil) pode acompanhar uma narrativa a partir do ponto de vista do personagem.
Referência bibliográfica:
[1] https://www.dreams.co.uk/sleep-matters-club/what-does-reading-before-bed-do-to-an-adults-brain/