'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Boas ideias acompanham o sono do leitor que, tradicionalmente, conserva um livro na cabeceira. Páginas físicas ou virtuais: o importante é ler! Sempre mexe com a imaginação conhecer heróis que resistem ao canto das sereias ou veem gigantes em moinhos de vento. Outros leitores, descompromissados, afirmam encontrar nas linhas de qualquer parágrafo o estímulo “infalível” para dormir. 

Contudo, cabe a nós algumas perguntas básicas: a leitura, durante o repouso noturno, realmente nos ajuda a dormir? Quais são os outros benefícios que estão por trás desse hábito? É recomendável fazê-lo com frequência? Convidamos você para a leitura desse artigo, onde responderemos tais questionamentos e apresentaremos muito mais sobre esse costume milenar.

Boa leitura! 

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Sim, ler um livro após ocupar a cama pode estimular o sono, como acontece com diversas pessoas. Segundo um estudo feito pelo The Sleep Council [1], 39% das pessoas que costumam ler após deitar-se têm uma excelente noite de sono. Quando você estiver preparado para dormir, busque ler em vez de assistir televisão ou mexer no celular. A luz azul, emitida por esses aparelhos eletrônicos, prejudica a produção de melatonina. Então, sinta-se à vontade para ler na cama todos os dias! 

No mais, também apresentamos a você algumas vantagens oferecidas pela leitura durante o repouso noturno. São elas:

1 - Diminui o estresse

Ler antes de dormir pode, de modo significativo, reduzir o estresse. Determinada pesquisa [1], realizada pela Universidade de Sussex, envolveu participantes cujo nível de estresse foi elevado e, logo, reduzido. Conforme o parecer do Dr. David Lewis: “A leitura teve maior eficácia, diminuindo os níveis de estresse em até 68%.”. Constatou-se, também, que a leitura relaxa mais que escutar música, tomar uma xícara de café/chá e sair para caminhar, por exemplo. A leitura reduziu o nível de estresse dos participantes em apenas seis minutos. Incrível!

Digamos que existe uma explicação para isso: à medida que lemos um bom livro, a mente deixa de lado o estresse diário e qualquer preocupação, pois é como se ela conhecesse um lugar novo, totalmente diferente daquilo que estamos habituados. Quando lemos, nossos músculos também relaxam e a respiração segue um ritmo suave, o que enfim gera satisfatória tranquilidade.

2 - Fortalece o cérebro

A grosso modo, podemos comparar o cérebro a um “músculo”. Ele necessita ser exercitado para alcançar a forma plena. Ler é o costume mais recomendável para isso. A leitura exige mais esforço do cérebro em comparação ao ato de falar ou processar imagens.

Conforme o parecer de um especialista (autoridade no ramo da neurologia): “(...) partes do cérebro, que são responsáveis por outras funções, como a visão, a linguagem e a aprendizagem associativa, conectam-se em um circuito neuronal específico durante a leitura.”.

3 - Menos chances de Alzheimer

Ler também significa diminuir as chances de desenvolver doenças degenerativas, e uma delas seria o próprio Mal de Alzheimer. Além da leitura, certos passatempos também contribuem para evitar essa doença, como montar quebra-cabeça, desvendar xaradas ou jogar xadrez.

4 - Aumenta a criatividade

Como dito no início desse artigo, ler estimula a criatividade, além de nos ensinar a ver o mundo a partir de uma ótica diferente. Outros benefícios, a partir da leitura, envolvem melhor vocabulário, mais conhecimento geral e maior facilidade no uso da linguagem.

Ler para crianças também é uma prática essencial. Estórias infantis podem impactar positivamente o sono de meninos e meninas. Caso você leia para seu filho, ele poderá melhorar seu vocabulário a partir de um jeito divertido de aprender. Ouvir estórias infantis também o ensinará a ter mais empatia, ou seja, colocar-se no lugar de outras pessoas, pois o leitor (adulto ou infantil) pode acompanhar uma narrativa a partir do ponto de vista do personagem. 

Referência bibliográfica:
[1] https://www.dreams.co.uk/sleep-matters-club/what-does-reading-before-bed-do-to-an-adults-brain/

Postado em Curiosidades e Diversos no dia 03 de Dezembro de 2018

Comentários

Leia também...

Protetores auriculares causam infecção no ouvido?

Protetores auriculares têm se tornado um item cobiçado em um mundo tão barulhento. Eles estão disponíveis em diversas cores, tamanhos, materiais... É certo que inúmeras pessoas o usam a fim de driblar sons que incomodam, mas elas se esquecem de um detalhe importantíssimo: a saúde auditiva. Aliás, como anda sua audiçã... Leia o artigo »

12/12/2018

Faz mal dormir de maquiagem?

Dormir de maquiagem faz mal? Sim! “Retirar a maquiagem é um hábito que deve ser religiosamente cumprido, ou seja, tem que virar rotina, pois, o resíduo que fica sobre a pele obstrui os poros, propiciando o surgimento de espinhas, cravos e sinais de envelhecimento precoce”, explica a dermatologista Dra. Danielle Aguiar [1]. Mas, você sempre tira sua ... Leia o artigo »

04/11/2016

Diabetes e problemas para dormir

O diabetes é um mal silencioso. Em geral, demoramos para notar os sintomas iniciais: manchas escuras na pele, sede em excesso, visão embaçada, perda de peso sem motivo... Após diagnosticar a doença, o paciente diabético precisa mudar sua rotina, visto que lhe será necessário medir o nível de glicose todos os dias e privar-se de in&uacu... Leia o artigo »

19/11/2018