'A pior coisa é tentar dormir e não conseguir.' F. Scott Fitzgerald

Leite ajuda a dormir? Mito ou verdade?

Capa post - Leite ajuda a dormir? Mito ou verdade?

Texto: Postado em Curiosidades e Alimentação por Marcelo Morais no dia 18 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Verdade! Beber leite morno antes de ir para cama pode ajudar você a dormir; isso porque o leite contém um aminoácido não fabricado pelo corpo chamado triptofano, que se converte em serotonina, que ajudar a relaxar os músculos e induz o sono.

Para ter um efeito ainda mais positivo, você pode tomar seu copo de leite morno com uma colher de mel. O mel irá atuar como um carboidrato simples que facilita a entrada do triptofano no cérebro. 

Tomando somente o leite, você encontra uma boa quantidade de triptofano para produzir serotonina, mas há outras comidas que contêm esse aminoácido como a carne bovina, carne de porco, peru, frango, peixes, ovos, feijão, lentilhas, aveia, trigo, coquinho, amendoim, entre outras. Lembre-se: nada de comidas pesadas antes de deitar-se.

Além de ajudar a dormir melhor, o triptofano também pode ser usado para combater depressão. Se você sofre com problemas de insônia e/ou depressão, talvez seus níveis de serotonina precisem de um aumento. Então, que tal tentar uma dieta rica em triptofano?

Comentários

Leia também...

Pesadelos - O que são e por que temos?

Fora do universo cinematográfico e das obras kafkianas, nem sempre ter pesadelos é uma experiência interessante. Eles são imprevisíveis, obscuros e desagradáveis. À proporção que alimentam o medo, elevam a frequência cardíaca, causando suor noturno. Por que temos pesadelos? De onde eles vêm? Qual é o seu v... Leia o artigo »

20/07/2018

Por que atletas precisam de uma excelente noite de sono?

Ter uma medalha olímpica é uma grande motivação para inúmeros atletas. Sem demora, eles priorizam uma rotina pesada de treino, cuja base não vai além da boa e velha disciplina. Isto inclui esforço constante a fim de superar limites, poucas horas de lazer, manutenção dos materiais utilizados no treino, alimentação r... Leia o artigo »

14/09/2018

Saiba o que é o lagoftalmo noturno

Alguma vez você já deve ter se perguntado: "Seria possível dormir com os olhos abertos?" De fato é uma dúvida comum, que possui uma resposta afirmativa e pode estar relacionada a uma doença chamada lagoftalmo noturno. Nesse artigo, apresentaremos sua definição, sintomas, causas e outras informações que têm tudo a ver c... Leia o artigo »

08/05/2019

Sono, a fonte da juventude: mito ou verdade?

Pensar em fonte da juventude nos remete ao universo encantado das fábulas. No entanto, já dentro da realidade, a estória é outra... Enquanto não se encontra o manancial da vida, dá-se um jeitinho – correções feitas com Botox aqui, cirurgias plásticas lá... Contra as marcas do tempo, aposta-se muito em ideias mirabolantes e... Leia o artigo »

01/05/2019

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios. Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-... Leia o artigo »

22/02/2018