'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde.

Por acaso este fenômeno, que abala a saúde e desconcerta a rotina, possui algum nome? Sim: Jet Lag social. Neste artigo, trazemos sua definição, causas, consequências, dicas para superá-lo e uma série de informações. Que tal conferi-las de perto?

Boa leitura!

1 - O que é o Jet Lag social?

O fenômeno chamado Jet Lag social surge a partir do momento em que o ciclo sono-vigília possui um horário irregular, pois os relógios biológicos não se encontram alinhados. Geralmente, isto acontece com pessoas que, durante a semana, dormem tarde, mas precisam deixar a cama muito cedo. Pode-se dizer que estas mesmas pessoas, nos fins de semana, também costumam acordar além do horário habitual e passam boa parte da madrugada em claro.

No mais, o Jet Lag social pode nos fazer acordar antes do horário desejado. Quem nunca programou o alarme do despertador, a fim de levantar-se às sete da manhã, porém acabou acordando às cinco e meia? Lá se vai pelo ralo o descanso necessário para um dia de trabalho...

2 - Causas

Diversas causas podem contribuir para o surgimento do Jet Lag social, e alguns até passam despercebidos. Constata-se que há no quarto de pessoas com Jet Lag social celular, computador e/ou outros dispositivos eletrônicos com acesso à internet. Antes de dormir, estas pessoas têm o hábito de utilizar estes aparelhos para divertir-se ou executar tarefas relacionadas ao trabalho. Evidentemente, isto adia a hora do sono.

O tradicional cochilo à tarde pode facilmente prejudicar o padrão sono-vigília. Cochilar, ainda que apenas nos fins de semana, pode prejudicar o relógio biológico.

Pode-se dizer, também, que o alto consumo de café, bebidas alcóolicas ou repletas de açúcar (refrigerante) estimulam a falta de sono.

3 - Consequências

As consequências geradas pelo Jet Lag social não são nada agradáveis. Segundo pesquisas [1] realizadas em 2017, pela American Academy of Sleep Medicine, pessoas que alteram o horário do sono-vigília durante os fins de semana têm mais problemas de saúde e disfunções relacionadas ao sono.

De acordo com o relato de um especialista [1], interromper o horário de sono pode desenvolver certas doenças, como a insônia e transtornos que afetam o ritmo circadiano (disponibilizamos um artigo completo sobre o ritmo circadiano).

Na prática, diversos trabalhadores confessam [1] dormir apenas seis ou menos horas por dia durante a semana. Assim, desenvolvem uma falta de sono parcial ou uma dívida relacionada às horas de sono. Esta “dívida” acaba gerando a vontade de dormir mais durante os fins de semana, tendo como justificativa “colocar o sono em dia”.

Constata-se que a maioria das pessoas possui dois horários diferentes: um para os dias de trabalho e outro para os momentos de lazer. Como resultado, muda-se a hora de deitar-se e a de dormir duas vezes por semana, prolongando a sensação de viver em um constante Jet Lag social.

O Jet Lag social pode afetar a saúde de outras maneiras. Conforme os estudos do pesquisador Till Roennberg [2], professor do Institute of Medical Psychology at the University of Munich, as chances de ter sobrepeso ou obesidade aumenta 33%. O Jet Lag social deve ser evitado por quem deseja alcançar o peso ideal.

Pessoas que são afetadas pelo Jet Lag social têm névoa mental, além de ter a memória e as funções cognitivas prejudicadas. Estudiosos [3] afirmam que portadores de Jet Lag social correm maior risco de desenvolver síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Se o Jet Lag social é um distúrbio constante em sua vida, maior é a possibilidade de você desenvolver doenças crônicas.

4 - Como identificar o Jet Lag social

Acordar de manhã sentindo-se cansado é um dos principais sintomas do Jet Lag social. Este distúrbio pode atrapalhar o desempenho de qualquer pessoa no ambiente de trabalho; uma simples tarefa parece ser mais difícil, como se exigisse mais dedicação ou houvesse maior pressão em torno dela. Pessoas que passam por este transtorno dificilmente são capazes de reconhecê-lo em si mesmas.

Atenção! O Jet Lag social representa um grande perigo às pessoas que trabalham operando máquinas pesadas ou desempenhando a função de motorista.

5 - Como superar o Jet Lag social?

A seguir, dicas que ajudarão você a vencer este distúrbio e a regular o relógio biológico. Confiramos:

  • Busque levantar-se e deitar com pontualidade todos os dias.
  • Faça um pouco de exercício físico. Não seria uma má ideia, por exemplo, caminhar trinta ou quarenta minutos durante o intervalo do almoço.
  • Ative o alarme de seu despertador, programando-o para uma hora antes da qual você está acostumado a se deitar. Deste modo, você terá sessenta minutos para colocar em prática a higiene do sono: ideal para estimular o sono.
  • Evite levar preocupação para a cama. Sempre busque resolver tudo durante o dia, e se houver contratempos no ambiente de trabalho, deixe-os por lá mesmo ao voltar para casa.
  • Nos fins de semana, evite dormir uma hora além do habitual.
  • Evite consumir muita cafeína após o meio-dia.
  • Cochilar à tarde? Evite-o sempre. Porém, caso sua necessidade seja grande, cochile trinta minutos no máximo!
  • Mesmo durante o período de férias, tente dormir e acordar conforme o horário habitual. Diversas pessoas desregulam facilmente o relógio biológico nos dias de recesso.
  • Busque reconhecer seu cronotipo. Identificar seu horário natural significa saber se você é uma pessoa mais ativa durante a noite ou o dia.

6 - Jet Lag social e Jet Lag de viagem: qual é a diferença?

Homens e mulheres, que viajam com frequência, experimentam o Jet Lag de viagem por conta de fusos horários diferentes. Qual é a diferença principal entre ambos? É a luz solar. Como é sabido, o sol nasce e se põe em horário diferente em diversos países e, assim, o corpo reinicia seu relógio biológico conforme a localidade.

Quer uma boa notícia? Você terá acesso a um artigo completo sobre o Jet Lag de viagem ao clicar aqui. Mantenha-se informado!

7 - Considerações finais

Superar o Jet Lag social não é uma tarefa fácil. Busque criar bons hábitos a fim de regular seu relógio biológico. Além de ter um bom repouso noturno, sua saúde terá menos riscos de sofrer doenças crônicas graves.

Bons sonhos!

Referências bibliográficas:
[1]https://www.bustle.com/p/what-is-social-jet-lag-this-common-habit-can-be-harmful-to-your- sleep-hygiene-8712746
[2]https://www.webmd.com/sleep-disorders/news/20120510/do-you-have-social-jet-lag#1
[3] https://www.chronobiology.com/social-jet-lag-harms-memory-mood-and-more/
[4] https://coach.nine.com.au/2018/07/10/09/48/social-jet-lag
[5]https://www.dailymail.co.uk/femail/article-5260733/Sleep-expert-rise-social-jet-lag-fix.html

Postado em Curiosidades no dia 29 de Outubro de 2018

Comentários

Leia também...

Faz mal dormir com meu animal de estimação?

A verdade é que milhares de donos de cachorros, gatos entre outros animais de estimação dividem a mesma cama que dormem. Uma pesquisa [1] da American Pet Products Association, constatou que quase metade dos cães dormem na cama com seus donos. A mesma pesquisa, constatou que 62% dos gatos dormem com seus donos adultos e outros 13% dormem com as crianças. Apesar da... Leia o artigo »

02/07/2016

Simpatia para dormir, funciona?

Nunca fui de fazer simpatias, mas hoje pesquisando sobre o sono, me dei de cara com algumas simpatias para dormir. O que me chamou atenção é que elas realmente funcionam, seja pelo efeito de acreditar ou por causa de alguma coisa usada na simpatia. O primeiro e principal motivo pelo qual simpatias funcionam é porque a pessoa acredita firmemente que aquilo vai acontecer,... Leia o artigo »

05/05/2015

Por que atletas precisam de uma excelente noite de sono?

Ter uma medalha olímpica é uma grande motivação para inúmeros atletas. Sem demora, eles priorizam uma rotina pesada de treino, cuja base não vai além da boa e velha disciplina. Isto inclui esforço constante a fim de superar limites, poucas horas de lazer, manutenção dos materiais utilizados no treino, alimentação r... Leia o artigo »

14/09/2018