'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

O que é Inositol e como a substância ajuda no sono

Capa post - O que é Inositol e como a substância ajuda no sono

Texto: Postado em Suplementos e Insônia por Marcelo Morais no dia 15 de Setembro de 2016 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Considerando a quantidade de suplementos naturais e não naturais de qualidade e alta tecnologia que temos hoje em dia, usar remédios para dormir deveria ser bem menos comum. Temos a melatonina, l-teanina, 5-HTP, GABA, ervas concentradas em alta quantidade como camomila, melissa e hoje vamos falar sobre o inositol (myo-inositol), um suplemento que também pode ser usado para ajudar a dormir.

Hoje o inositol pode ser considerado uma pseudo-vitamina, antes de descobrirem que o próprio corpo humano fabrica essa substância, fazia parte das vitaminas do complexo B. É encontrado em diversas plantas, animais e também pode ser feito em laboratório. Possui uma estrutura molecular similar a glicose e está envolvido na sinalização celular, essencial para os principais neurotransmissores.

É um suplemento muito seguro de ingerir e todos os efeitos colaterais associados com a substância é no máximo um mero desconforto gastrointestinal leve quando usado em doses elevadas.

Disponível como um suplemento natural, inositol é eficaz no tratamento de diversas condições mentais e em alguns casos até melhor do que remédios prescritos.

Inositol é encontrada em altas concentrações no cérebro e atua como um facilitador na comunicação entre os bilhões de células cerebrais. Todos os neurotransmissores como dopamina, noradrenalina, serotonina , acetilcolina e GABA dependem do inositol para se comuninar. Assim como você não consegue fazer uma ligação do seu telefone sem sinal, neurotransmissores não conseguem se comunicar se não houver inositol.

Neurotransmissores desempenham um papel importante na sua vida, controlando seu humor, produtividade, capacidade de lidar com estresse, capacidade de aprender e lembrar, vícios, desejos e claro, dormir.

Inositol para dormir

Uma das principais razões pelo qual algumas pessoas não conseguem dormir é pensar demais e o suplemento de inositol pode ajudar nesse aspecto, promovendo um efeito de calma e tranquilidade, que são alguns dos principais fatores que ajudam a pessoa a ter uma boa noite de sono.

Inositol ajuda a melhorar a comunicação em todo cérebro ajudando na liberação de substâncias químicas como a serotonina, neurotransmissor que em bons níveis garante melhores noites de sono. Se você estiver com baixos níveis de serotonina, parece que sua mente não consegue se desligar e você não para de pensar, aqueles pensamentos rápidos que vem e vão toda hora.

Quando melhor e mais regular são seus níveis de serotonina, é menos provável que você tenha esses tipos de pensamentos intermináveis. Esse tipo de problema é conhecido como 'Racing Thoughts' nos Estados Unidos.

Inositol também ajuda a melhorar seu sono porque se comunica com os receptores GABA no cérebro. Esses receptores GABA acalmam você tanto mentalmente como fisicamente, principalmente se você estiver sob uma situação de alto estresse. Inositol trabalha em conjunto com os receptores GABA e ajuda a suportar o estresse da vida cotidiana sem qualquer tipo de efeito colateral físico ou mental.

Dosagem de inositol para dormir

Se você está com problemas para dormir, suplementar inositol pode ser uma boa opção. Tenha em mente que inositol é uma substância que precisa se construir (ou se acumular) no seu organismo, uma dose diária de 500mg à 2g durante um mês é o ideal para começar a ter um sono mais tranquilo.

Tomar inositol numa única dose num único dia não é eficaz, por isso se você está com problemas para dormir, tente tomar inositol 2 horas antes de ir para a cama por pelo menos um mês.

Outros benefícios

Como somos um blog e loja especializada em produtos para ajudar no sono, o propósito principal desse post foi explicar como o inositol pode ajudar na hora de dormir, mas vamos listar abaixo outros benefícios da substância:

  • Ansiedade e ataques de pânico: Remédios para ansiedade não funcionam em todas as pessoas e muitos não conseguem tolerar os efeitos colaterais. Inositol é um remédio natural para ansiedade e é eficaz para diversos tipos de ansiedade como transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e agorafobia.
  • Depressão: Estudos mostram que inositol é encontrado em níveis baixos em pessoas com depressão. Tratar depressão com inositol parece lógico mas há poucos estudos que comprovam isso. Num estudo, houve uma melhora significativa nos sintomas da depressão dos paciêntes tomando inositol mesmo quando interromperam o uso de remédios antidepressivos [1].
  • Reduz os sintomas de bulimia: Inositol é um excelente suplemento natural para bulimia nervosa, um transtorno grave de compulsão alimentar. Altas doses de inositol (18 gramas) reduziu a depressão, ansiedade e compulsão alimentar associada com bulimia [2].

Outros benefícios associados com a suplementação de inositol é a melhora em condições de mudança de humor, tensão pré-menstrual (TPM), transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) [3], síndrome do ovário policístico [4] e é excelente para aumentar a fertilidade em mulheres [4].

Os benefícios citados acima são os mais notórios relacionados a substância pois uma quantidade significativa de estudos foram feitos. Existem muitos outros possíveis benefícios que a substância pode proporcionar que podem ser vistos nesse link, porém mais estudos devem ser feitos.

Fontes e referências:
[1] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7726322
[2] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11262515
[3] http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hup.1241/abstract
[4] https://examine.com/supplements/inositol/
[ref] http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-299-inositol.aspx?activeingredientid=299&activeingredientname=inositol
[ref] http://inositol-powder.com/inositol-for-sleep/
[ref] http://us.myprotein.com/thezone/supplements/what-is-inositol-benefits-side-effects/
[ref] http://bebrainfit.com/inositol-benefits-mental-health/

Comentários

Leia também...

Como a Melatonina pode ajudar no sono

Assim como o Dramin é muito popular aqui no Brasil, apesar de não ser indicado para dormir, no exterior o cenário é diferente, a Melatonina que é o carro chefe e esse sim é indicado para dormir… Em certos casos. A melatonina é uma substância natural encontrada em vários seres vivos, desde bactérias até nos mam&iacut... Leia o artigo »

23/11/2015

5 Suplementos que ajudam no sono

Você anda dormindo mal? Tem insônia? Talvez a causa disso seja estresse, ansiedade, muita cafeína, pouco ou nenhum exercício físico, muito trabalho à noite ou até mesmo assistir TV demais antes de ir deitar-se. Enfim, os motivos podem ser vários! Se você não consegue mudar seu estilo de vida para ter um sono e uma qualidade de... Leia o artigo »

29/12/2014

Triptofano - O que é? Como funciona?

Para que o sono profundo e reparador faça parte de sua rotina, busque o que há de melhor no mercado. Trata-se de um investimento feito em protetores auriculares, travesseiros diferenciados, cobertores de alta qualidade e hormônios em capsulas que ajudam a dormir - por que não? O retorno que isto lhe proporcionará tem a ver com noites revigorantes. Elas beneficiar&... Leia o artigo »

24/09/2018

Os benefícios de suplementar ômega 3

A natureza é uma fonte inesgotável de proteínas. Uma delas é o ômega 3, que pode ser consumido em forma de capsula (suplemento) ou por meio de alimentos. O ômega 3 oferece benefícios imperdíveis. Que tal conhecê-los melhor neste artigo? Aqui, também apresentaremos sua definição e outras informações escla... Leia o artigo »

15/11/2018

Potencialize seu sono com Vitamina D

Mais da metade da população mundial tem deficiência de vitamina D. Este é um grande problema porque muitos distúrbios do sono estão associados à deficiência de vitamina D. Podendo afetar a quantidade de sono que você tem, a qualidade do sono e seu humor ao acordar. Antes de começar a explicar, vamos relembrar sobre a importân... Leia o artigo »

20/11/2016