'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Capa post - Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 08 de Março de 2019 e última atualização dia 19 de Março de 2019 .

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica. Dormir também pode ser uma arte. Assim é para os japoneses, mestres em uma prática chamada inemuri. Você a conhece? Caso ainda não, eis uma ótima razão para conferir mais um de nossos artigos.

Aqui, você conhecerá a definição desta arte nipônica, um resumo de sua história e muito mais. Vamos lá?

Boa leitura!

1 - O que é o inemuri?

O termo inemuri é o nome dado ao costume de dormir em qualquer lugar. Entretanto, de acordo com uma definição precisa, esta palavrinha significa “estar presente mesmo durante o sono”. Em terras japonesas, tal costume é alvo de grande aceitação social e, por isso, é exercitado em estações de trem, salas de aula, centros comerciais etc. O inemuri também se faz presente na Europa e Estados Unidos, embora lá não seja uma atividade comum.

2 - Inemuri: uma tradição

Dormir em público faz parte da conduta japonesa desde os tempos mais antigos. Porém, o inemuri ganhou oficialmente um sentido cultural no auge econômico do período pós-guerra. Trata-se de um milagre que impulsionou a economia japonesa nas décadas de 60, 70 e 80, igualando-a às principais potencias mundiais. Nesse período, surgiu o orgulho de uma nação que até hoje se julga trabalhadora.

3 - Traço de uma cultura nacional

Por que o inemuri é um hábito tão aceitado e praticado no Japão? Simples: dormir em um local público não perturba a paz nem corrompe a ordem social. Outra razão é o fato de os japoneses trabalharem em excesso. Em relação a Europa e América, as horas consideradas “extras” já fazem parte da rotina japonesa; em um escritório, por exemplo, o empregado cumpre dez ou mais horas todos os dias. Como resistir a um cotidiano exaustivo de trabalho sem um cantinho para repousar? Impossível. 

Em certos distritos, como Shinjuku e Shibuya, o inemuri também está presente nas primeiras horas da manhã, principalmente se na última noite houve alguma festa duradoura. Assim, é possível flagrar pessoas dormindo em estações de trem, bancos ou até no próprio chão, enquanto aguardam o transporte público. 

Não se espante se um dia você for ao Japão e flagrar algum trabalhador engravatado dormindo despreocupadamente em qualquer calçada...

Referência bibliográfica:
[1] https://theculturetrip.com/asia/japan/articles/asleep-on-the-job-japans-inemuri-phenomenon/

 

Comentários

Leia também...

Plantas que ajudam a bloquear o som

Plantas têm a incrível capacidade de harmonizar diversos ambientes. Dentro ou fora de casa, mostram-se versáteis, pois se adaptam a vários lugares e agradam todos os gostos, desde os mais exigentes até os modestos. Melhor ainda é saber que elas oferecem um preço acessível, vantagem para quem anda com pouco dinheiro, e poderá ver como um... Leia o artigo »

03/09/2018

O que sua posição de dormir diz sobre você

Será que existe uma relação entre a posição na qual você dorme e sua personalidade? Um estudo, feito pelo professor britânico Chris Idzikowski, sugere que nosso corpo pode nos dar pistas sobre nossa personalidade, mesmo quando estamos dormindo.  Chris Idzikowski entrevistou mil homens e mulheres, e encontrou uma correlação... Leia o artigo »

09/02/2014

Saiba o que é a oneirofobia

Seria uma tarefa gigantesca detalhar todas as fobias em um único artigo – haja fôlego! Algumas até já são bem conhecidas. Quem nunca ouviu algo sobre aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de lugares confinados)? Hoje, falaremos sobre um medo que certamente soará como novidade – é a oneirofobia. Acredite: pessoas que a possu... Leia o artigo »

22/05/2019

Por que pessoas idosas dormem pouco?

Costuma-se dormir até tarde aos domingos – fato. Mas toda regra tem lá sua exceção: margem que serve de lugar comum para as pessoas acima dos 60 e poucos anos. Elas são as primeiras a saírem da cama. Afirmam dormir pouco e nós cremos à medida que escutamos o arrastar dos chinelos à noite inteira. A gente sabe que a ins&... Leia o artigo »

11/04/2019

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde. Por acaso este fenômeno,... Leia o artigo »

29/10/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4840 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.