'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Capa post - Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 08 de Março de 2019 e última atualização dia 19 de Março de 2019 .

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica. Dormir também pode ser uma arte. Assim é para os japoneses, mestres em uma prática chamada inemuri. Você a conhece? Caso ainda não, eis uma ótima razão para conferir mais um de nossos artigos.

Aqui, você conhecerá a definição desta arte nipônica, um resumo de sua história e muito mais. Vamos lá?

Boa leitura!

1 - O que é o inemuri?

O termo inemuri é o nome dado ao costume de dormir em qualquer lugar. Entretanto, de acordo com uma definição precisa, esta palavrinha significa “estar presente mesmo durante o sono”. Em terras japonesas, tal costume é alvo de grande aceitação social e, por isso, é exercitado em estações de trem, salas de aula, centros comerciais etc. O inemuri também se faz presente na Europa e Estados Unidos, embora lá não seja uma atividade comum.

2 - Inemuri: uma tradição

Dormir em público faz parte da conduta japonesa desde os tempos mais antigos. Porém, o inemuri ganhou oficialmente um sentido cultural no auge econômico do período pós-guerra. Trata-se de um milagre que impulsionou a economia japonesa nas décadas de 60, 70 e 80, igualando-a às principais potencias mundiais. Nesse período, surgiu o orgulho de uma nação que até hoje se julga trabalhadora.

3 - Traço de uma cultura nacional

Por que o inemuri é um hábito tão aceitado e praticado no Japão? Simples: dormir em um local público não perturba a paz nem corrompe a ordem social. Outra razão é o fato de os japoneses trabalharem em excesso. Em relação a Europa e América, as horas consideradas “extras” já fazem parte da rotina japonesa; em um escritório, por exemplo, o empregado cumpre dez ou mais horas todos os dias. Como resistir a um cotidiano exaustivo de trabalho sem um cantinho para repousar? Impossível. 

Em certos distritos, como Shinjuku e Shibuya, o inemuri também está presente nas primeiras horas da manhã, principalmente se na última noite houve alguma festa duradoura. Assim, é possível flagrar pessoas dormindo em estações de trem, bancos ou até no próprio chão, enquanto aguardam o transporte público. 

Não se espante se um dia você for ao Japão e flagrar algum trabalhador engravatado dormindo despreocupadamente em qualquer calçada...

Referência bibliográfica:
[1] https://theculturetrip.com/asia/japan/articles/asleep-on-the-job-japans-inemuri-phenomenon/

 

Comentários

Leia também...

O que é ruído branco?

Algumas pessoas têm bastante sorte: elas podem dormir com o som de latidos ou até música alta na vizinhança. Porém, a maioria tem dificuldades para adormecer em ambientes barulhentos. Então, o que fazer para diminuir o barulho externo? Já falamos aqui sobre protetores auriculares, mas outra solução é utilizar alguma for... Leia o artigo »

20/04/2014

Leite ajuda a dormir? Mito ou verdade?

Verdade! Beber leite morno antes de ir para cama pode ajudar você a dormir; isso porque o leite contém um aminoácido não fabricado pelo corpo chamado triptofano, que se converte em serotonina, que ajudar a relaxar os músculos e induz o sono. Para ter um efeito ainda mais positivo, você pode tomar seu copo de leite morno com uma colher de mel. O mel ir&a... Leia o artigo »

18/01/2014

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde. Por acaso este fenômeno,... Leia o artigo »

29/10/2018

Plantas que ajudam a bloquear o som

Plantas têm a incrível capacidade de harmonizar diversos ambientes. Dentro ou fora de casa, mostram-se versáteis, pois se adaptam a vários lugares e agradam todos os gostos, desde os mais exigentes até os modestos. Melhor ainda é saber que elas oferecem um preço acessível, vantagem para quem anda com pouco dinheiro, e poderá ver como um... Leia o artigo »

03/09/2018

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018