'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Capa post - Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 08 de Março de 2019 e última atualização dia 19 de Março de 2019 .

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica. Dormir também pode ser uma arte. Assim é para os japoneses, mestres em uma prática chamada inemuri. Você a conhece? Caso ainda não, eis uma ótima razão para conferir mais um de nossos artigos.

Aqui, você conhecerá a definição desta arte nipônica, um resumo de sua história e muito mais. Vamos lá?

Boa leitura!

1 - O que é o inemuri?

O termo inemuri é o nome dado ao costume de dormir em qualquer lugar. Entretanto, de acordo com uma definição precisa, esta palavrinha significa “estar presente mesmo durante o sono”. Em terras japonesas, tal costume é alvo de grande aceitação social e, por isso, é exercitado em estações de trem, salas de aula, centros comerciais etc. O inemuri também se faz presente na Europa e Estados Unidos, embora lá não seja uma atividade comum.

2 - Inemuri: uma tradição

Dormir em público faz parte da conduta japonesa desde os tempos mais antigos. Porém, o inemuri ganhou oficialmente um sentido cultural no auge econômico do período pós-guerra. Trata-se de um milagre que impulsionou a economia japonesa nas décadas de 60, 70 e 80, igualando-a às principais potencias mundiais. Nesse período, surgiu o orgulho de uma nação que até hoje se julga trabalhadora.

3 - Traço de uma cultura nacional

Por que o inemuri é um hábito tão aceitado e praticado no Japão? Simples: dormir em um local público não perturba a paz nem corrompe a ordem social. Outra razão é o fato de os japoneses trabalharem em excesso. Em relação a Europa e América, as horas consideradas “extras” já fazem parte da rotina japonesa; em um escritório, por exemplo, o empregado cumpre dez ou mais horas todos os dias. Como resistir a um cotidiano exaustivo de trabalho sem um cantinho para repousar? Impossível. 

Em certos distritos, como Shinjuku e Shibuya, o inemuri também está presente nas primeiras horas da manhã, principalmente se na última noite houve alguma festa duradoura. Assim, é possível flagrar pessoas dormindo em estações de trem, bancos ou até no próprio chão, enquanto aguardam o transporte público. 

Não se espante se um dia você for ao Japão e flagrar algum trabalhador engravatado dormindo despreocupadamente em qualquer calçada...

Referência bibliográfica:
[1] https://theculturetrip.com/asia/japan/articles/asleep-on-the-job-japans-inemuri-phenomenon/

 

Comentários

Leia também...

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios. Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-... Leia o artigo »

22/02/2018

ASMR pode ajudar a tratar insônia e ansiedade?

Existem ASMR’s para todos os gostos. É uma lista infinita, que inclui o som de alimentos crocantes sendo mastigados ou uma enxurrada de palavras que “arrepiam”. O importante é a satisfação de um público que não para de crescer. São pessoas que afirmam se sentir relaxadas em poucos minutos. Além do relaxamento quase instant&a... Leia o artigo »

12/11/2019

Homeopatia pode ajudar no sono?

Contra a insônia e outros males que afetam o descanso noturno, há o auxílio de diversos métodos que, arrastando uma multidão de adeptos, são considerados medicinais e, ao mesmo tempo, alternativos (aqui, fazemos uma comparação à medicina tradicional). Dentre vários tratamentos que optam por remédios naturais, hoje falaremo... Leia o artigo »

29/01/2019

Como a tecnologia do sono aumentará a diferença entre ricos e pobres

Artigo originalmente publicado na Motherboard por Natalie O’Neill e traduzido por Stephanie Fernandes. É fácil culpar políticos e empresas gananciosas pela lacuna crescente entre ricos e pobres, mas há quem diga que, na verdade, é a tecnologia do sono que vai incitar a luta de classes do futuro. Alguns especialistas acreditam que gagdets de reduç... Leia o artigo »

28/01/2016

Pessoas de sucesso valorizam as horas de sono: mito ou verdade?

Imaginar os frutos do reconhecimento cultiva em nós doces sonhos. Homens e mulheres de sucesso inspiram tais pensamentos, embora às vezes não percebamos seus reais sacrifícios. Em meio a tanto trabalho e dedicação, como as celebridades lidam com o sono? Será que elas reconhecem a importância do descanso noturno? Nesse artigo, além ... Leia o artigo »

02/04/2019