'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Capa post - Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 08 de Março de 2019 e última atualização dia 19 de Março de 2019 .

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica. Dormir também pode ser uma arte. Assim é para os japoneses, mestres em uma prática chamada inemuri. Você a conhece? Caso ainda não, eis uma ótima razão para conferir mais um de nossos artigos.

Aqui, você conhecerá a definição desta arte nipônica, um resumo de sua história e muito mais. Vamos lá?

Boa leitura!

1 - O que é o inemuri?

O termo inemuri é o nome dado ao costume de dormir em qualquer lugar. Entretanto, de acordo com uma definição precisa, esta palavrinha significa “estar presente mesmo durante o sono”. Em terras japonesas, tal costume é alvo de grande aceitação social e, por isso, é exercitado em estações de trem, salas de aula, centros comerciais etc. O inemuri também se faz presente na Europa e Estados Unidos, embora lá não seja uma atividade comum.

2 - Inemuri: uma tradição

Dormir em público faz parte da conduta japonesa desde os tempos mais antigos. Porém, o inemuri ganhou oficialmente um sentido cultural no auge econômico do período pós-guerra. Trata-se de um milagre que impulsionou a economia japonesa nas décadas de 60, 70 e 80, igualando-a às principais potencias mundiais. Nesse período, surgiu o orgulho de uma nação que até hoje se julga trabalhadora.

3 - Traço de uma cultura nacional

Por que o inemuri é um hábito tão aceitado e praticado no Japão? Simples: dormir em um local público não perturba a paz nem corrompe a ordem social. Outra razão é o fato de os japoneses trabalharem em excesso. Em relação a Europa e América, as horas consideradas “extras” já fazem parte da rotina japonesa; em um escritório, por exemplo, o empregado cumpre dez ou mais horas todos os dias. Como resistir a um cotidiano exaustivo de trabalho sem um cantinho para repousar? Impossível. 

Em certos distritos, como Shinjuku e Shibuya, o inemuri também está presente nas primeiras horas da manhã, principalmente se na última noite houve alguma festa duradoura. Assim, é possível flagrar pessoas dormindo em estações de trem, bancos ou até no próprio chão, enquanto aguardam o transporte público. 

Não se espante se um dia você for ao Japão e flagrar algum trabalhador engravatado dormindo despreocupadamente em qualquer calçada...

Referência bibliográfica:
[1] https://theculturetrip.com/asia/japan/articles/asleep-on-the-job-japans-inemuri-phenomenon/

 

Comentários

Leia também...

O que é ASMR? O chamado orgasmo mental

Por acaso você sabe o que esse vídeo significa? Não? Então, nos dê um pouco de sua atenção: este vídeo, no qual encontra-se uma voz suave, agradável, gentil e limpa, gera estímulos auditivos, visuais e cognitivos que, por fim, desencadeiam sensações agradáveis e relaxantes. Trata-se de um método&nb... Leia o artigo »

10/06/2016

7 Dicas para dormir bem durante viagens

À medida que planejamos uma viagem, nós nos deparamos com uma série de prioridades, seja escolher um bom hotel, seja traçar um roteiro de visitas – até aqui, tudo bem! No entanto, existe uma questão importante que às vezes não recebe a devida atenção: como dormir bem durante uma viagem? É o que trataremos nas pr&oac... Leia o artigo »

29/05/2019

Faz mal dormir de maquiagem?

Dormir de maquiagem faz mal? Sim! “Retirar a maquiagem é um hábito que deve ser religiosamente cumprido, ou seja, tem que virar rotina, pois, o resíduo que fica sobre a pele obstrui os poros, propiciando o surgimento de espinhas, cravos e sinais de envelhecimento precoce”, explica a dermatologista Dra. Danielle Aguiar [1]. Mas, você sempre tira sua ... Leia o artigo »

04/11/2016

Por que dormimos?

Seres humanos precisam dormir, todos sabem muito bem disso. Uma pessoa saudável passa, em média, 36% da sua vida dormindo. Sem o sono, nós ficamos de mau humor, preguiçosos, não conseguimos nos lembrar muito bem dos fatos que colocam nossas vidas em risco. Apesar de conhecermos os problemas relacionados à falta de sono, ninguém sabe&n... Leia o artigo »

28/01/2014

Por que bocejamos?

Parece ser um movimento involuntário: os olhos se fecham prestes a lacrimejar, o semblante se contrai e a boca, realizando uma abertura expressiva, tenta abafar a sonolência e expulsar o desânimo. Bocejar é uma reação tida como natural. Mas talvez isto, manifestado em meio aos assentos de uma plateia, desencoraje rapidamente o artista que busca entretê... Leia o artigo »

05/10/2018