'Hoje, dormir bem está virando raridade.' Dorminhoco.com

Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Capa post - Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 08 de Março de 2019 e última atualização dia 19 de Março de 2019 .

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica. Dormir também pode ser uma arte. Assim é para os japoneses, mestres em uma prática chamada inemuri. Você a conhece? Caso ainda não, eis uma ótima razão para conferir mais um de nossos artigos.

Aqui, você conhecerá a definição desta arte nipônica, um resumo de sua história e muito mais. Vamos lá?

Boa leitura!

1 - O que é o inemuri?

O termo inemuri é o nome dado ao costume de dormir em qualquer lugar. Entretanto, de acordo com uma definição precisa, esta palavrinha significa “estar presente mesmo durante o sono”. Em terras japonesas, tal costume é alvo de grande aceitação social e, por isso, é exercitado em estações de trem, salas de aula, centros comerciais etc. O inemuri também se faz presente na Europa e Estados Unidos, embora lá não seja uma atividade comum.

2 - Inemuri: uma tradição

Dormir em público faz parte da conduta japonesa desde os tempos mais antigos. Porém, o inemuri ganhou oficialmente um sentido cultural no auge econômico do período pós-guerra. Trata-se de um milagre que impulsionou a economia japonesa nas décadas de 60, 70 e 80, igualando-a às principais potencias mundiais. Nesse período, surgiu o orgulho de uma nação que até hoje se julga trabalhadora.

3 - Traço de uma cultura nacional

Por que o inemuri é um hábito tão aceitado e praticado no Japão? Simples: dormir em um local público não perturba a paz nem corrompe a ordem social. Outra razão é o fato de os japoneses trabalharem em excesso. Em relação a Europa e América, as horas consideradas “extras” já fazem parte da rotina japonesa; em um escritório, por exemplo, o empregado cumpre dez ou mais horas todos os dias. Como resistir a um cotidiano exaustivo de trabalho sem um cantinho para repousar? Impossível. 

Em certos distritos, como Shinjuku e Shibuya, o inemuri também está presente nas primeiras horas da manhã, principalmente se na última noite houve alguma festa duradoura. Assim, é possível flagrar pessoas dormindo em estações de trem, bancos ou até no próprio chão, enquanto aguardam o transporte público. 

Não se espante se um dia você for ao Japão e flagrar algum trabalhador engravatado dormindo despreocupadamente em qualquer calçada...

Referência bibliográfica:
[1] https://theculturetrip.com/asia/japan/articles/asleep-on-the-job-japans-inemuri-phenomenon/

 

Comentários

Leia também...

Sono X Coronavírus - Você precisa saber disso

De repente o mundo se vê abalado por um vírus. Hoje, ele faz parte da realidade brasileira, o que tem ocasionado preocupação, mudança de hábitos e medidas governamentais inéditas. Mas você sabia que um dos momentos mais vulneráveis para se contrair o vírus é quando estamos dormindo? Qual seria, por sua vez, o papel do ... Leia o artigo »

24/03/2020

Por quanto tempo aguentamos ficar acordados?

Admita: você já se fez esta pergunta alguma vez. Digamos ser uma dúvida comum que, à primeira vista, parece não ter uma resposta exata. Por quantas horas nós, por exemplo, suportamos ficar acordados? Humanamente falando, haveria um limite para isso? Ou quais seriam suas consequências para o corpo e a mente? Nossas perguntas estão lançada... Leia o artigo »

10/04/2020

Pesadelos - O que são e por que temos?

Fora do universo cinematográfico e das obras kafkianas, nem sempre ter pesadelos é uma experiência interessante. Eles são imprevisíveis, obscuros e desagradáveis. À proporção que alimentam o medo, elevam a frequência cardíaca, causando suor noturno. Por que temos pesadelos? De onde eles vêm? Qual é o seu v... Leia o artigo »

20/07/2018

Por que dormimos?

Seres humanos precisam dormir, todos sabem muito bem disso. Uma pessoa saudável passa, em média, 36% da sua vida dormindo. Sem o sono, nós ficamos de mau humor, preguiçosos, não conseguimos nos lembrar muito bem dos fatos que colocam nossas vidas em risco. Apesar de conhecermos os problemas relacionados à falta de sono, ninguém sabe&n... Leia o artigo »

28/01/2014

O que é o Ritmo Circadiano?

Nosso dia está dividido em etapas. Momentos de lazer, trabalho, estudo... Como seria possível realizar tarefas habituais sem a energia necessária? Nossa resposta é valorizar e respeitar, em primeiro lugar, as horas de sono. Período importantíssimo! Inevitavelmente, escrever sobre o descanso noturno nos coloca em contato direto com o ritmo circadiano. Voc&e... Leia o artigo »

22/10/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4963 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.