Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Implante médico para apneia do sono foi um sucesso em ensaio clínico

Resultados de um estudo clínico do dispositivo Inspire Therapy foram um sucesso de acordo com os resultados apresentados na Universidade da Pensilvânia pelos pesquisadores da Escola de Medicina Perelman. O objetivo do estudo foi verificar como o dispositivo se comporta na estimulação do nervo hipoglosso (considerado como o nervo motor da língua) em pacientes com apneia do sono de moderada a grave que não toleram o uso de máquinas CPAP.

O dispositivo consiste em um sensor de respiração e um elétrodo estimulador alimentados por uma pequena bateria que podem ser implantado durante um procedimento curto e ambulatorial. O dispositivo - chamado de Inspire Therapy - em vez de usar impulsos elétricos para controlar a taxa cardíaca, detecta o padrão de respiração do usuário e fornece um estimulo leve quando necessário para mover a língua e outros tecidos moles para fora da vias aéreas para que o usuário possa respirar normalmente durante o sono. Um controle remoto é usado pelos usuários para ligar e desligar o dispositivo antes de dormir e depois de acordar.

No estudo apresentado nesse artigo [1], 20 implantes foram concluídos na Universidade da Pensilvânia entre Janeiro de 2015 e Março de 2016. Todos os pacientes fizeram exames de polissonografia antes e depois do implante para avaliar a gravidade da apneia e qualquer mudança após o tratamento. Aqueles que receberam o implante eram tipicamente obessos, de meia idade e tinha apneia do sono de moderada a grave.

Todos os pacientes tiveram uma redução média de 84% na gravidade da apneia e o nível de oxigênio mais baixo no sangue aumentou significativamente de 11% para uma média de 79% à 90%. Um resultado totalmente positivo.

No experimento inicial [2] que levou a aprovação do dispositivo pela FDA em Abril de 2014 para pacientes que não toleram o uso do CPAP, mostrou uma redução de 78% na gravidade da apneia ou hipopneia do sono e 80% a mais nos níveis de oxigênio no sangue. Resultados que foram sustentados durante 3 anos após o implante do dispositivo inicialmente.

O experimento inicial 2014 foi conduzido sob condições controladas, enquanto os resultados atualmente reproduzidos no estudo na Universidade da Pensilvânia dá o próximo passo em relação ao uso do dispositivo. Ao replicar com sucesso o ensaio clínico, os resultados mostram que o dispositivo é tão bem sucedido quanto os ensaios anteriores.

"Considerando que a apneia do sono pode levar a pressão arterial elevada, ataque cardíacos, derrames e outros problemas de saúde graves, é extremamente importante o estudo de dispositivos que podem servir como alternativa as tradicionais e incômodas máquinas CPAP" diz o médico co-diretor da Centro de Sono da Universidade da Pensilvânia Richard Schwab num comunicado. "Não há nenhuma opção de tratamento perfeito para apneia sono, mas nossos dados preliminares sugerem que a estimulação do nervo hipoglosso pode tratar de forma eficaz pacientes com apneia que não toleram o uso de máquinas CPAP.".

Fontes e referências:
[1] http://www.sleepmeeting.org/docs/default-source/default-document-library/sleep-39-as_final.pdf?sfvrsn=2 (Abstract 0378)
[2] https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01161420
[ref] http://www.inspiresleep.com/what-is-inspire-therapy/how-inspire-therapy-works/
[fonte] http://www.sleepreviewmag.com/2016/07/inspire-medical-implant-osa-successful-general-clinical-population-clinical-trial/

Artigo postado em 23/07/2016

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também