'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Implante médico para apneia do sono foi um sucesso em ensaio clínico

Capa post - Implante médico para apneia do sono foi um sucesso em ensaio clínico

Texto: Postado em Apneia do Sono e Ronco por Marcelo Morais no dia 23 de Julho de 2016 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Resultados de um estudo clínico do dispositivo Inspire Therapy foram um sucesso de acordo com os resultados apresentados na Universidade da Pensilvânia pelos pesquisadores da Escola de Medicina Perelman. O objetivo do estudo foi verificar como o dispositivo se comporta na estimulação do nervo hipoglosso (considerado como o nervo motor da língua) em pacientes com apneia do sono de moderada a grave que não toleram o uso de máquinas CPAP.

O dispositivo consiste em um sensor de respiração e um elétrodo estimulador alimentados por uma pequena bateria que podem ser implantado durante um procedimento curto e ambulatorial. O dispositivo - chamado de Inspire Therapy - em vez de usar impulsos elétricos para controlar a taxa cardíaca, detecta o padrão de respiração do usuário e fornece um estimulo leve quando necessário para mover a língua e outros tecidos moles para fora da vias aéreas para que o usuário possa respirar normalmente durante o sono. Um controle remoto é usado pelos usuários para ligar e desligar o dispositivo antes de dormir e depois de acordar.

No estudo apresentado nesse artigo [1], 20 implantes foram concluídos na Universidade da Pensilvânia entre Janeiro de 2015 e Março de 2016. Todos os pacientes fizeram exames de polissonografia antes e depois do implante para avaliar a gravidade da apneia e qualquer mudança após o tratamento. Aqueles que receberam o implante eram tipicamente obessos, de meia idade e tinha apneia do sono de moderada a grave.

Todos os pacientes tiveram uma redução média de 84% na gravidade da apneia e o nível de oxigênio mais baixo no sangue aumentou significativamente de 11% para uma média de 79% à 90%. Um resultado totalmente positivo.

No experimento inicial [2] que levou a aprovação do dispositivo pela FDA em Abril de 2014 para pacientes que não toleram o uso do CPAP, mostrou uma redução de 78% na gravidade da apneia ou hipopneia do sono e 80% a mais nos níveis de oxigênio no sangue. Resultados que foram sustentados durante 3 anos após o implante do dispositivo inicialmente.

O experimento inicial 2014 foi conduzido sob condições controladas, enquanto os resultados atualmente reproduzidos no estudo na Universidade da Pensilvânia dá o próximo passo em relação ao uso do dispositivo. Ao replicar com sucesso o ensaio clínico, os resultados mostram que o dispositivo é tão bem sucedido quanto os ensaios anteriores.

"Considerando que a apneia do sono pode levar a pressão arterial elevada, ataque cardíacos, derrames e outros problemas de saúde graves, é extremamente importante o estudo de dispositivos que podem servir como alternativa as tradicionais e incômodas máquinas CPAP" diz o médico co-diretor da Centro de Sono da Universidade da Pensilvânia Richard Schwab num comunicado. "Não há nenhuma opção de tratamento perfeito para apneia sono, mas nossos dados preliminares sugerem que a estimulação do nervo hipoglosso pode tratar de forma eficaz pacientes com apneia que não toleram o uso de máquinas CPAP.".

Fontes e referências:
[1] http://www.sleepmeeting.org/docs/default-source/default-document-library/sleep-39-as_final.pdf?sfvrsn=2 (Abstract 0378)
[2] https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01161420
[ref] http://www.inspiresleep.com/what-is-inspire-therapy/how-inspire-therapy-works/
[fonte] http://www.sleepreviewmag.com/2016/07/inspire-medical-implant-osa-successful-general-clinical-population-clinical-trial/

Comentários

Leia também...

Perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono

De fato, aparelhos CPAP e BiPAP continuam sendo o tipo de tratamento mais efetivo e com alívio já no primeiro dia para quem sofre de apneia obstrutiva do sono, porém, a ACP (American College of Physicians) dá ênfase que modificações no estilo do vida - especialmente a perda de peso - continua sendo o melhor tratamento para apneia obstrutiva do sono. ... Leia o artigo »

31/05/2016

O que fazer hoje para evitar a apneia do sono?

Obter um diagnóstico e descobrir que você tem apneia do sono pode ser assustador, mas é uma condição com diversos tipos de tratamentos, até para o tipo mais grave de apneia do sono: a complexa. Para evitar e até diminuir a intensidade da apneia do sono, você pode encontrar diversos recursos que podem servir de auxílio, principalmente se ... Leia o artigo »

08/03/2015

Guia informativo sobre aparelhos CPAP, BiPAP e EPAP

Já falamos aqui sobre como os aparelhos CPAP, BPAP e EPAP ajudam no tratamento da apneia do sono obstrutiva e também sobre as diversas opções de tratamento da apneia central e complexa. Nesse artigo, explicaremos melhor como funcionam estes aparelhos e indicaremos algumas opções de compra online, já que ainda não vendemos em nossa loja. Boa l... Leia o artigo »

11/03/2015

O link entre a obesidade e a apneia do sono

Já falamos aqui que perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono, dessa vez, no intuito de esclarecer melhor o problema, vamos falar sobre o link entre a obesidade e a apneia do sono. Antes de continuar a leitura, se você não sabe o que é apneia do sono, temos um rápido artigo que explica melhor o problema. Leia aqui. Para fins de entendimento, a o... Leia o artigo »

25/07/2017

7 Perigos causados pela apneia do sono

Muitas pessoas não sabem que tem apneia do sono e os perigos podem ser assustadores quando o diagnóstico é feito tarde demais. Infelizmente descobrir que você tem apneia do sono não é uma tarefa fácil, o mais recomendado é consultar seu médico, mas existe alguns sinais e sintomas comuns causados pela apneia do sono como: Dores de cabe&... Leia o artigo »

28/03/2015