'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Implante médico para apneia do sono foi um sucesso em ensaio clínico

Resultados de um estudo clínico do dispositivo Inspire Therapy foram um sucesso de acordo com os resultados apresentados na Universidade da Pensilvânia pelos pesquisadores da Escola de Medicina Perelman. O objetivo do estudo foi verificar como o dispositivo se comporta na estimulação do nervo hipoglosso (considerado como o nervo motor da língua) em pacientes com apneia do sono de moderada a grave que não toleram o uso de máquinas CPAP.

O dispositivo consiste em um sensor de respiração e um elétrodo estimulador alimentados por uma pequena bateria que podem ser implantado durante um procedimento curto e ambulatorial. O dispositivo - chamado de Inspire Therapy - em vez de usar impulsos elétricos para controlar a taxa cardíaca, detecta o padrão de respiração do usuário e fornece um estimulo leve quando necessário para mover a língua e outros tecidos moles para fora da vias aéreas para que o usuário possa respirar normalmente durante o sono. Um controle remoto é usado pelos usuários para ligar e desligar o dispositivo antes de dormir e depois de acordar.

No estudo apresentado nesse artigo [1], 20 implantes foram concluídos na Universidade da Pensilvânia entre Janeiro de 2015 e Março de 2016. Todos os pacientes fizeram exames de polissonografia antes e depois do implante para avaliar a gravidade da apneia e qualquer mudança após o tratamento. Aqueles que receberam o implante eram tipicamente obessos, de meia idade e tinha apneia do sono de moderada a grave.

Todos os pacientes tiveram uma redução média de 84% na gravidade da apneia e o nível de oxigênio mais baixo no sangue aumentou significativamente de 11% para uma média de 79% à 90%. Um resultado totalmente positivo.

No experimento inicial [2] que levou a aprovação do dispositivo pela FDA em Abril de 2014 para pacientes que não toleram o uso do CPAP, mostrou uma redução de 78% na gravidade da apneia ou hipopneia do sono e 80% a mais nos níveis de oxigênio no sangue. Resultados que foram sustentados durante 3 anos após o implante do dispositivo inicialmente.

O experimento inicial 2014 foi conduzido sob condições controladas, enquanto os resultados atualmente reproduzidos no estudo na Universidade da Pensilvânia dá o próximo passo em relação ao uso do dispositivo. Ao replicar com sucesso o ensaio clínico, os resultados mostram que o dispositivo é tão bem sucedido quanto os ensaios anteriores.

"Considerando que a apneia do sono pode levar a pressão arterial elevada, ataque cardíacos, derrames e outros problemas de saúde graves, é extremamente importante o estudo de dispositivos que podem servir como alternativa as tradicionais e incômodas máquinas CPAP" diz o médico co-diretor da Centro de Sono da Universidade da Pensilvânia Richard Schwab num comunicado. "Não há nenhuma opção de tratamento perfeito para apneia sono, mas nossos dados preliminares sugerem que a estimulação do nervo hipoglosso pode tratar de forma eficaz pacientes com apneia que não toleram o uso de máquinas CPAP.".

Fontes e referências:
[1] http://www.sleepmeeting.org/docs/default-source/default-document-library/sleep-39-as_final.pdf?sfvrsn=2 (Abstract 0378)
[2] https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01161420
[ref] http://www.inspiresleep.com/what-is-inspire-therapy/how-inspire-therapy-works/
[fonte] http://www.sleepreviewmag.com/2016/07/inspire-medical-implant-osa-successful-general-clinical-population-clinical-trial/

Texto postado em 23 de Julho de 2016 e atualizado 19 de Julho de 2018 .

Comentários

Leia também...

Como aliviar as marcas no rosto pelo uso de máscaras CPAP?

Quem costuma usar aparelhos CPAP tenta utilizá-los de maneira discreta, pois a apneia do sono e o próprio ronco são problemas particulares. No entanto, usar máscaras CPAP, por exemplo, pode ocasionar marcas no rosto, a ponto de serem reconhecidas! Gostaria de saber como diminuir as marcas? É o que explicaremos nas próximas linhas sem perder a clareza e a&n... Leia o artigo »

31/05/2015

Aparelhos CPAP podem trazer riscos a saúde?

Como vimos aqui na loja, em várias postagens sobre apneia do sono, o aparelho CPAP é o tratamento padrão-ouro para esse distúrbio. Por isso, é muito importante que você tenha os devidos cuidados com a sua máquina para não ter mais problemas de saúde. No texto de hoje, além de falar sobre alguns riscos associad... Leia o artigo »

29/01/2018

É só ronco ou é apneia do sono? Conheça os sinais e sintomas

Nem todo mundo que ronca tem apneia do sono. Nem todo mundo que tem apneia do sono ronca. Então, como saber a diferença entra um ronco e um caso mais grave de apneia do sono? Uma excelente dica é perceber como você se sente durante o dia. O ronco não interfere tanto na qualidade do sono quanto a apneia do sono. Se você sente muito fadiga e sonolência d... Leia o artigo »

08/03/2015

Guia informativo sobre aparelhos CPAP, BiPAP e EPAP

Já falamos aqui sobre como os aparelhos CPAP, BPAP e EPAP ajudam no tratamento da apneia do sono obstrutiva e também sobre as diversas opções de tratamento da apneia central e complexa. Nesse artigo, explicaremos melhor como funcionam estes aparelhos e indicaremos algumas opções de compra online, já que ainda não vendemos em nossa loja. Boa l... Leia o artigo »

11/03/2015

Apneia do sono pode levar a morte?

A apneia do sono é um condição de saúde grave que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Não só isso, a maiora das pessoas que tem apneia do sono também roncam, com isso a pessoa que dorme com você também é afetada. Além de atrapalhar seu próprio sono, a apneia do sono também pode aumentar o risco de mo... Leia o artigo »

28/03/2015

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5416 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.