'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Homeopatia pode ajudar no sono?

Capa post - Homeopatia pode ajudar no sono?

Texto: Postado em Curiosidades e Remédios por Caio Cesar no dia 29 de Janeiro de 2019 .

Contra a insônia e outros males que afetam o descanso noturno, há o auxílio de diversos métodos que, arrastando uma multidão de adeptos, são considerados medicinais e, ao mesmo tempo, alternativos (aqui, fazemos uma comparação à medicina tradicional). Dentre vários tratamentos que optam por remédios naturais, hoje falaremos sobre a homeopatia e sua atuação no que diz respeito ao sono.

Boa leitura!

1 - O que é a homeopatia?

A grosso modo, a homeopatia crê que o corpo humano é capaz de curar a si mesmo. Mas, para isso, pode haver no começo do tratamento o auxílio de substâncias oferecidas pela própria natureza, como aquelas que são extraídas de plantas e minerais, por exemplo. Atenção! A homeopatia é uma especialização médica e não devemos confundi-la com a fitoterapia nem com métodos curativos à base de remédios de planta.

Segundo fontes de informação [1], a homeopatia foi desenvolvida na Alemanha, no fim do século 18. A referida prática medicinal já é comum em outros países da Europa, embora obtenha maior notoriedade nos Estados Unidos.

A homeopatia pode ser utilizada para tratar muitos problemas de saúde, a incluir certas doenças crônicas: alergias, enxaqueca, artrite reumática etc. A insônia também não fica de fora dessa lista quilométrica!

2 - A homeopatia pode ajudar no sono?

Sim, a homeopatia pode ajudar no sono, e se você tem insônia, saiba que esse método poderá fazer uma grande diferença. Nesse caso, a homeopatia não vencerá a insônia através de comprimidos homeopáticos para dormir, até porque isso não existe!, mas sim, por meio de uma alteração no padrão do sono.

Digamos que saber o que se passa durante seu ciclo do sono também pode ajudar no tratamento. Conforme o nível de insônia, isto é, levando em conta aquelas pessoas que, por exemplo, costumam despertar nas primeiras horas após deitar-se, um determinado remédio essencialmente natural poderá ser recomendado. Porém, reforçamos: é preciso analisar sua rotina noturna, levando em conta os estágios do sono, e explorar o porquê de sua insônia!

3 - Considerações finais

Se você deseja ir a um médico homeopata, é importante deixá-lo bem informado a cada consulta, relatando certos sintomas que aparecem antes, durante e após o sono, como inquietação, pesadelos frequentes, despertar-se muitas vezes durante a madrugada, levantar-se da cama antes do horário planejado (é o caso daquelas pessoas que precisam sair da cama às seis da manhã para trabalhar, mas às quatro já estão de pé). Cada detalhe esclarecido é importante para chegar à raiz do problema.

A homeopatia é uma excelente opção às pessoas que desejam se livrar da insônia sem o auxílio de remédios artificiais, totalmente criados em laboratório. Além do consultório médico, outras opções “naturais” podem auxiliar você, e uma delas são os óleos essenciais. Contudo, caso queira testá-los a fim de livrar-se da insônia, não abra mão de pedir a orientação de um profissional capacitado. Informar-se é a melhor forma de prevenção.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.webmd.com/balance/what-is-homeopathy#1
[2] https://www.youtube.com/watch?v=VIaYeke5b6E
[3]https://www.britishhomeopathic.org/charity/how-we-can-help/articles/conditions/i/insomnia/

Comentários

Leia também...

8 Dicas para fazer seu cachorro dormir à noite

Por que os cães latem tanto de madrugada? Não há paz noturna que resista ao primeiro latido. Assim, como uma onda crescente, espalha-se pela vizinhança uma rebelião canina, composta por uma orquestra que não respeita o sono de qualquer morador. Embora o latido sirva para denunciar a presença de algo “estranho”, quase sempre isso acaba re... Leia o artigo »

05/12/2018

Conheça o sono Polifásico

A expressão “sono Polifásico” ainda soa estranho para muitos ouvidos. Você sabe o que estas duas palavras significam? De fato, tem a ver com um determinado padrão de sono bastante incomum.   Neste artigo, trazemos sua definição, possíveis efeitos colaterais, curiosidades e outras informações esclarecedoras. Boa leitura!... Leia o artigo »

27/09/2019

Sonambulismo - O que é? Como acontece? O que fazer?

Observar uma pessoa sonâmbula nutre a curiosidade e o assombro de qualquer espectador. Dito mistério, retratado em filmes, pode ser a ação necessária para que um personagem, sem prestar explicações, dê à história um desfecho genial - o suspense se torna mais envolvente e a comédia provoca mais gargalhadas. Longe dos palcos,... Leia o artigo »

30/08/2018

Diabetes e problemas para dormir

O diabetes é um mal silencioso. Em geral, demoramos para notar os sintomas iniciais: manchas escuras na pele, sede em excesso, visão embaçada, perda de peso sem motivo... Após diagnosticar a doença, o paciente diabético precisa mudar sua rotina, visto que lhe será necessário medir o nível de glicose todos os dias e privar-se de in&uacu... Leia o artigo »

19/11/2018

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018