'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Hipnose pode ajudar no sono

Capa post - Hipnose pode ajudar no sono

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 04 de Fevereiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços.

Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não fizeram a sessão. 

“Existem muitos relatos de que a hipnose pode ser um bom método para promover o sono”, diz Bjorn Rasch, professor do departamento de psicologia na divisão de biopsicologia da Universidade de Fribourg, na Suíça.

Esse é o primeiro estudo que avalia através da atividade das ondas cerebrais o impacto da hipnose no sono profundo, para mostrar que, de fato, a hipnose é uma possibilidade real de tratamento para dormir melhor ou aumentar a qualidade do sono.

O sono é dividido em várias fases, como já explicamos aqui. A fase de sono profundo é a mais reparadora, sendo esta fase responsável por deixar o cérebro processar tudo que aconteceu durante o dia. Ao longo da vida, conforme vamos envelhecendo, a quantidade de sono profundo vai diminuindo significativamente, e quando se chega aos 50 ou 60 anos, grande parte da população quase não tem essa fase de sono profundo e isto se torna uma queixa comum.

Para explorar os efeitos da hipnose no sono, a equipe usou 70 mulheres voluntárias, com idades entre 18 e 35 anos. Todos participaram de uma série de 5 experimentos durante 5 semanas. Nenhuma das participantes tinha histórico de problemas no sono e nem tomam qualquer tipo de remédio para dormir.

Comentários

Leia também...

Genes que regulam o quanto sonhamos

O sono é um comportamento universal e extremamente vital para os animais. Em vertebrados superiores, como mamíferos e aves, o sono é classificado em duas fases: sono de movimento rápido dos olhos (REM, no qual ocorre os sonhos) e sono não REM. Durante o sono REM, nosso cérebro é tão ativo quanto quando estamos acordados, ao passo que acredita... Leia o artigo »

05/09/2018

Dormir mal engorda?

Pular uma única noite de sono causa mudanças na atividade cerebral, o que desperta a necessidade de consumir mais gordura durante o dia, segundo a descoberta feita por um estudo. Este mesmo estudo aponta a diferença entre a falta de sono e o risco de obesidade.  “A principal descoberta desse estudo é que uma única noite de sono perdida ou de pouco sono... Leia o artigo »

06/03/2015

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014

Hipnose pode ajudar no sono

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços. Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não ... Leia o artigo »

04/02/2015

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento... Leia o artigo »

02/10/2018