'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

Hipnose pode ajudar no sono

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços.

Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não fizeram a sessão. 

“Existem muitos relatos de que a hipnose pode ser um bom método para promover o sono”, diz Bjorn Rasch, professor do departamento de psicologia na divisão de biopsicologia da Universidade de Fribourg, na Suíça.

Esse é o primeiro estudo que avalia através da atividade das ondas cerebrais o impacto da hipnose no sono profundo, para mostrar que, de fato, a hipnose é uma possibilidade real de tratamento para dormir melhor ou aumentar a qualidade do sono.

O sono é dividido em várias fases, como já explicamos aqui. A fase de sono profundo é a mais reparadora, sendo esta fase responsável por deixar o cérebro processar tudo que aconteceu durante o dia. Ao longo da vida, conforme vamos envelhecendo, a quantidade de sono profundo vai diminuindo significativamente, e quando se chega aos 50 ou 60 anos, grande parte da população quase não tem essa fase de sono profundo e isto se torna uma queixa comum.

Para explorar os efeitos da hipnose no sono, a equipe usou 70 mulheres voluntárias, com idades entre 18 e 35 anos. Todos participaram de uma série de 5 experimentos durante 5 semanas. Nenhuma das participantes tinha histórico de problemas no sono e nem tomam qualquer tipo de remédio para dormir.

Texto postado em 04 de Fevereiro de 2015 e atualizado 14 de Setembro de 2018 .

Comentários

Leia também...

Sono é causa de 30% das mortes em rodovias brasileiras

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que até 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) faz um alerta sobre os perigos de dirigir cansado e sonolento. "Com o ritmo estressante e agitado do trânsito nas cidades e at&e... Leia o artigo »

17/05/2016

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma s&e... Leia o artigo »

16/08/2018

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

Compartilhe

Cadastre seus dados aqui. Junte-se a 5634 pessoas e receba no seu email artigos sobre a saúde do sono.

Sobre nós

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, queremos ajudar você dormir melhor. Leia sobre nossa história »