'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Hipnose pode ajudar no sono

Capa post - Hipnose pode ajudar no sono

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 04 de Fevereiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços.

Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não fizeram a sessão. 

“Existem muitos relatos de que a hipnose pode ser um bom método para promover o sono”, diz Bjorn Rasch, professor do departamento de psicologia na divisão de biopsicologia da Universidade de Fribourg, na Suíça.

Esse é o primeiro estudo que avalia através da atividade das ondas cerebrais o impacto da hipnose no sono profundo, para mostrar que, de fato, a hipnose é uma possibilidade real de tratamento para dormir melhor ou aumentar a qualidade do sono.

O sono é dividido em várias fases, como já explicamos aqui. A fase de sono profundo é a mais reparadora, sendo esta fase responsável por deixar o cérebro processar tudo que aconteceu durante o dia. Ao longo da vida, conforme vamos envelhecendo, a quantidade de sono profundo vai diminuindo significativamente, e quando se chega aos 50 ou 60 anos, grande parte da população quase não tem essa fase de sono profundo e isto se torna uma queixa comum.

Para explorar os efeitos da hipnose no sono, a equipe usou 70 mulheres voluntárias, com idades entre 18 e 35 anos. Todos participaram de uma série de 5 experimentos durante 5 semanas. Nenhuma das participantes tinha histórico de problemas no sono e nem tomam qualquer tipo de remédio para dormir.

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&... Leia o artigo »

10/09/2018

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a lo... Leia o artigo »

30/10/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4979 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.