'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

Hipnose pode ajudar no sono

Capa post - Hipnose pode ajudar no sono

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 04 de Fevereiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços.

Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não fizeram a sessão. 

“Existem muitos relatos de que a hipnose pode ser um bom método para promover o sono”, diz Bjorn Rasch, professor do departamento de psicologia na divisão de biopsicologia da Universidade de Fribourg, na Suíça.

Esse é o primeiro estudo que avalia através da atividade das ondas cerebrais o impacto da hipnose no sono profundo, para mostrar que, de fato, a hipnose é uma possibilidade real de tratamento para dormir melhor ou aumentar a qualidade do sono.

O sono é dividido em várias fases, como já explicamos aqui. A fase de sono profundo é a mais reparadora, sendo esta fase responsável por deixar o cérebro processar tudo que aconteceu durante o dia. Ao longo da vida, conforme vamos envelhecendo, a quantidade de sono profundo vai diminuindo significativamente, e quando se chega aos 50 ou 60 anos, grande parte da população quase não tem essa fase de sono profundo e isto se torna uma queixa comum.

Para explorar os efeitos da hipnose no sono, a equipe usou 70 mulheres voluntárias, com idades entre 18 e 35 anos. Todos participaram de uma série de 5 experimentos durante 5 semanas. Nenhuma das participantes tinha histórico de problemas no sono e nem tomam qualquer tipo de remédio para dormir.

Comentários

Leia também...

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

O alcoolismo pode agravar a insônia

Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa. Assim, tais estudos analisaram, de ... Leia o artigo »

24/04/2019

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes. Pré-diabetes é ... Leia o artigo »

08/10/2018

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018