'Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo... o que não está reconciliado dorme mal.' Nietzsche (Zaratustra)

Hiperacusia x Protetores Auriculares: Um alerta!

Para quem não sabe, hiperacusia é o termo usado para descrever pessoas que tem uma sensibilidade maior ao som. A hiperacusia cria uma sensibilidade 'exagerada' ao som, que não incomoda uma pessoa normal. Nesse tipo de patologia, ocorre um reação anormal nas vias auditivas como resultado da exposição a sons moderados/normais.

Nosso objetivo nesse post é deixar um alerta, falando sobre a 'super proteção' devido ao uso intenso de protetores auriculares, principalmente por pessoas que já tem uma sensibilidade maior ao som.

A hipersensibilidade aos sons comuns do dia-a-dia leva algumas pessoas a desenvolverem a Fonofobia, um medo exagerado de diversos tipos de ruídos e sons.

E aqui fica nosso alerta, para pessoas com Hiperacusia e Fonofobia. Esse tipo de pessoa, geralmente passa um grande período de tempo monitorando sons e ruídos ao seu redor, alguns acreditam que até a exposição a sons e ruídos baixos, causam danos ao sistema auditivo.

Algumas pessoas com Hiperacusia, superprotegem seus ouvidos com protetores auriculares, usando-os na maior parte do tempo, mesmo quando não está exposto a níveis sonoros perigosos. Isso pode levar a uma hipersensibilização ainda maior do sistema auditivo do paciente, desenvolvendo um ciclo vicioso.

Há quem deixe de ir ao cinema, bares, restaurantes, eventos, igrejas e etc porque as exposições sonoras nesses ambiente são percebidas como dolorosas ou prejudiciais. Também há casos de pessoas que pararam de trabalhar por causa da ansiedade causada por algum tipo de ruído no serviço e em casos extremos, pessoas que se tornam reclusas, raramente saindo de casa pois muitos são os barulhos que as irritam.

Texto postado em 26 de Maio de 2022 .

Comentários

Leia também...

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

Por que atletas precisam de uma excelente noite de sono?

Ter uma medalha olímpica é uma grande motivação para inúmeros atletas. Sem demora, eles priorizam uma rotina pesada de treino, cuja base não vai além da boa e velha disciplina. Isto inclui esforço constante a fim de superar limites, poucas horas de lazer, manutenção dos materiais utilizados no treino, alimentação r... Leia o artigo »

14/09/2018

Óleo essencial de Gerânio - Benefícios e dicas de uso

O óleo essencial de gerânio é um forte candidato à preferência popular. Se você ainda não o conhece, tampouco aconselhamos subestimá-lo, pois dentro de seu frasquinho marrom encontramos propriedades  medicinais extraordinárias. Neste artigo, detalharemos seus benefícios e dicas de uso. Você se surpreenderá! Dono d... Leia o artigo »

23/02/2018

Compartilhe

Cadastre seus dados aqui. Junte-se a 5634 pessoas e receba no seu email artigos sobre a saúde do sono.

Sobre nós

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, queremos ajudar você dormir melhor. Leia sobre nossa história »