'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Capa post - Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Texto: Postado em Dicas e Estudos por Mateus no dia 25 de Setembro de 2018 .

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e iremos explicá-la agora!

À medida que o bebê se desenvolve e se torna cada vez maior dentro do ventre da mãe, naturalmente, ele começa a pressionar cada vez mais os órgãos internos e os vasos sanguíneos de sua mamãe; sem contar as vezes em que seus chutes e pulos atingem a bexiga ou os intestinos da mamãe, resultando em uma situação irritantemente dolorosa. Entretanto, o conforto não é o foco da recomendação para o sono voltado ao lado esquerdo.

Conforme diz a Dra. Grace Pien, professora assistente de medicina da Escola de Medicina da Universidade John Hopkins, o ponto chave dessa recomendação é a veia cava inferior da mãe, uma veia grande que corre ao longo do lado direito da coluna vertebral. Esta veia exerce um papel fundamental, sendo responsável por retornar o sangue da metade inferior do corpo ao coração.

“Se uma mulher grávida fica deitada de costas, é mais provável que o bebê comprima a veia cava inferior, diminuindo a quantidade de sangue que devolvida ao coração”, afirma a Dra. “Não há muita pesquisa comparando o fato de dormir do lado esquerdo do corpo ou direito, porém, teoricamente, as mamães teriam menos probabilidade de pressionar essa veia dormindo para o lado esquerdo do que para o lado direito."

E por que essa compactação seria ruim? A resposta é simples: menos sangue sendo bombeado para o coração significa menos sangue bombeado para o resto do corpo. Isso significa a queda na pressão sanguínea da mãe e o baixo nível de oxigenação para o bebê e para a mãe (o sangue da mãe que transporta oxigênio para o bebê).

Dito isto, resta claro o motivo pelo qual os médicos estão cada vez mais recomendando esse hábito para as mamães. Apesar de não haver um estudo mais profundo sobre o tema, inúmeros médicos ao redor do mundo adotam tal prescrição a fim de se evitar qualquer infeliz surpresa.

Fonte:
https://www.livescience.com/63375-why-sleep-left-side-pregnant.html

Comentários

Leia também...

Menopausa e Problemas para Dormir

O corpo humano experimenta uma série de mudanças conforme suas etapas naturais - fato. Homens e mulheres possuem fases distintas, e uma delas é a menopausa: alteração fisiológica presente no organismo feminino. Esta transformação gera certas dificuldades, visto que uma delas - e não são poucas! - é a próprio ins&oc... Leia o artigo »

02/11/2018

8 Dicas para dormir melhor durante a gravidez

Observando a gravidez e suas singulares etapas, testemunhamos o quanto a natureza é perfeita. O corpo feminino passa por mudanças, exigindo novos ajustes no estilo de vida: há uma alimentação mais saudável, há mais visitas ao médico, há mais cuidados em relação à higiene pessoal etc. Entre idas e vindas, a incluir ... Leia o artigo »

23/04/2018

Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

O que importa não é o número de horas na cama, mas sim, a qualidade do tempo de sono. Se você dorme durante longas horas e, mesmo assim, tem dificuldades para acordar e se manter alerta pelo resto do dia, talvez não esteja usufruindo suficientemente dos diferentes estágios do sono.  Cada estágio no ciclo do sono oferece diferentes... Leia o artigo »

10/02/2015

19 Dicas para dormir bem no calor

Será que você tem ideia do quanto faz calor no Rio de Janeiro no momento que escrevo esse artigo? A chapa tá quente! Mas pra quem tem ar-condicionado dormir no calor não é uma tarefa difícil, eu tenho aqui um ar-condicionado de 7.500 que dá conta do recado bem. E quanto aos que não tem ar-condicionado ou não tem condições ... Leia o artigo »

13/01/2017

Como a meditação pode ajudar a dormir melhor?

Milhares de pessoas encaram uma rotina agitada. Tamanha inquietação começa desde o engarrafamento a caminho do trabalho até o fim do expediente, onde sentem o impacto do cansaço físico e mental. Pior ainda é o efeito negativo a longo, médio ou curto prazo: depressão, sobrepeso, queda de cabelo, sudorese, ansiedade... e por fim a temida... Leia o artigo »

10/08/2018