Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e iremos explicá-la agora!

À medida que o bebê se desenvolve e se torna cada vez maior dentro do ventre da mãe, naturalmente, ele começa a pressionar cada vez mais os órgãos internos e os vasos sanguíneos de sua mamãe; sem contar as vezes em que seus chutes e pulos atingem a bexiga ou os intestinos da mamãe, resultando em uma situação irritantemente dolorosa. Entretanto, o conforto não é o foco da recomendação para o sono voltado ao lado esquerdo.

Conforme diz a Dra. Grace Pien, professora assistente de medicina da Escola de Medicina da Universidade John Hopkins, o ponto chave dessa recomendação é a veia cava inferior da mãe, uma veia grande que corre ao longo do lado direito da coluna vertebral. Esta veia exerce um papel fundamental, sendo responsável por retornar o sangue da metade inferior do corpo ao coração.

“Se uma mulher grávida fica deitada de costas, é mais provável que o bebê comprima a veia cava inferior, diminuindo a quantidade de sangue que devolvida ao coração”, afirma a Dra. “Não há muita pesquisa comparando o fato de dormir do lado esquerdo do corpo ou direito, porém, teoricamente, as mamães teriam menos probabilidade de pressionar essa veia dormindo para o lado esquerdo do que para o lado direito."

E por que essa compactação seria ruim? A resposta é simples: menos sangue sendo bombeado para o coração significa menos sangue bombeado para o resto do corpo. Isso significa a queda na pressão sanguínea da mãe e o baixo nível de oxigenação para o bebê e para a mãe (o sangue da mãe que transporta oxigênio para o bebê).

Dito isto, resta claro o motivo pelo qual os médicos estão cada vez mais recomendando esse hábito para as mamães. Apesar de não haver um estudo mais profundo sobre o tema, inúmeros médicos ao redor do mundo adotam tal prescrição a fim de se evitar qualquer infeliz surpresa.

Fonte:
https://www.livescience.com/63375-why-sleep-left-side-pregnant.html

Artigo postado em 25/09/2018

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também