'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Capa post - Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Texto: Postado em Dicas e Estudos por Mateus no dia 25 de Setembro de 2018 .

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e iremos explicá-la agora!

À medida que o bebê se desenvolve e se torna cada vez maior dentro do ventre da mãe, naturalmente, ele começa a pressionar cada vez mais os órgãos internos e os vasos sanguíneos de sua mamãe; sem contar as vezes em que seus chutes e pulos atingem a bexiga ou os intestinos da mamãe, resultando em uma situação irritantemente dolorosa. Entretanto, o conforto não é o foco da recomendação para o sono voltado ao lado esquerdo.

Conforme diz a Dra. Grace Pien, professora assistente de medicina da Escola de Medicina da Universidade John Hopkins, o ponto chave dessa recomendação é a veia cava inferior da mãe, uma veia grande que corre ao longo do lado direito da coluna vertebral. Esta veia exerce um papel fundamental, sendo responsável por retornar o sangue da metade inferior do corpo ao coração.

“Se uma mulher grávida fica deitada de costas, é mais provável que o bebê comprima a veia cava inferior, diminuindo a quantidade de sangue que devolvida ao coração”, afirma a Dra. “Não há muita pesquisa comparando o fato de dormir do lado esquerdo do corpo ou direito, porém, teoricamente, as mamães teriam menos probabilidade de pressionar essa veia dormindo para o lado esquerdo do que para o lado direito."

E por que essa compactação seria ruim? A resposta é simples: menos sangue sendo bombeado para o coração significa menos sangue bombeado para o resto do corpo. Isso significa a queda na pressão sanguínea da mãe e o baixo nível de oxigenação para o bebê e para a mãe (o sangue da mãe que transporta oxigênio para o bebê).

Dito isto, resta claro o motivo pelo qual os médicos estão cada vez mais recomendando esse hábito para as mamães. Apesar de não haver um estudo mais profundo sobre o tema, inúmeros médicos ao redor do mundo adotam tal prescrição a fim de se evitar qualquer infeliz surpresa.

Fonte:
https://www.livescience.com/63375-why-sleep-left-side-pregnant.html

Comentários

Leia também...

Técnicas de relaxamento para dormir melhor e mais rápido

Ao se deitar na cama, você tem dificuldades para dormir? Com a cabeça no travesseiro, não lhe faltam preocupações acerca de dinheiro, família, saúde ou trabalho? Pior ainda: você se sente ansioso e fica pensando se vai conseguir dormir ou não?  Em relação ao título desse artigo, especificamente 'dormir mais r&aa... Leia o artigo »

27/12/2016

Como a falta de sono afeta seu sistema imunológico

Se você é uma daquelas pessoas que dorme 4-5 horas por noite e, geralmente, tem um dia bem ativo, estudando ou trabalhando, pode ter certeza que se não hoje, logo você poderá ter diversos problemas de saúde. Na sociedade atual, muitos veem que quanto mais tempo temos para sermos mais produtivos ou aproveitar o tempo de vida, melhor. Mito! Est&aacut... Leia o artigo »

26/01/2014

Faz mal dormir com lentes de contato?

Pelos nosso olhos conseguimos perceber o mundo ao nosso redor, com seu esplendor de cores e formas, e apreciar as belezas que somente um olhar pode nos proporcionar. Por isso, devemos cuidar dos nossos olhos e, assim, estaremos cuidando de nossa própria qualidade de vida. Afinal, já é sabido que os olhos são a janela da alma. Em alguns casos, para conseguirmos garantir ... Leia o artigo »

28/10/2016

Jet Lag - Como regular o sono antes e após viajar

Sempre ao fazer uma viagem, visitando um destino cujo fuso horário seja diferente, nosso organismo fica confuso. Dormir, acordar e fazer refeições seguindo um horário oposto àquele que estamos habituados gera conflito entre nosso relógio biológico e o horário externo. À medida que nos deparamos com fusos horários ... Leia o artigo »

21/06/2017

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e ir... Leia o artigo »

25/09/2018