'Dormir não é perder tempo.' Mike Wilson

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e iremos explicá-la agora!

À medida que o bebê se desenvolve e se torna cada vez maior dentro do ventre da mãe, naturalmente, ele começa a pressionar cada vez mais os órgãos internos e os vasos sanguíneos de sua mamãe; sem contar as vezes em que seus chutes e pulos atingem a bexiga ou os intestinos da mamãe, resultando em uma situação irritantemente dolorosa. Entretanto, o conforto não é o foco da recomendação para o sono voltado ao lado esquerdo.

Conforme diz a Dra. Grace Pien, professora assistente de medicina da Escola de Medicina da Universidade John Hopkins, o ponto chave dessa recomendação é a veia cava inferior da mãe, uma veia grande que corre ao longo do lado direito da coluna vertebral. Esta veia exerce um papel fundamental, sendo responsável por retornar o sangue da metade inferior do corpo ao coração.

“Se uma mulher grávida fica deitada de costas, é mais provável que o bebê comprima a veia cava inferior, diminuindo a quantidade de sangue que devolvida ao coração”, afirma a Dra. “Não há muita pesquisa comparando o fato de dormir do lado esquerdo do corpo ou direito, porém, teoricamente, as mamães teriam menos probabilidade de pressionar essa veia dormindo para o lado esquerdo do que para o lado direito."

E por que essa compactação seria ruim? A resposta é simples: menos sangue sendo bombeado para o coração significa menos sangue bombeado para o resto do corpo. Isso significa a queda na pressão sanguínea da mãe e o baixo nível de oxigenação para o bebê e para a mãe (o sangue da mãe que transporta oxigênio para o bebê).

Dito isto, resta claro o motivo pelo qual os médicos estão cada vez mais recomendando esse hábito para as mamães. Apesar de não haver um estudo mais profundo sobre o tema, inúmeros médicos ao redor do mundo adotam tal prescrição a fim de se evitar qualquer infeliz surpresa.

Fonte:
https://www.livescience.com/63375-why-sleep-left-side-pregnant.html

Postado em Dicas e Estudos no dia 25 de Setembro de 2018

Comentários

Leia também...

7 Segredos para dormir melhor

Geralmente, quando escutamos alguém falar sobre saúde, as pessoas sempre costumam mencionar exercícios e boa alimentação. Apesar de concordarmos com isso, a verdade é que uma boa noite de sono também é um dos fatores mais importantes quando se trata de vitalidade, saúde e qualidade de vida. Ocasionalmente, uma noite ou outra sem d... Leia o artigo »

28/01/2014

10 Razões porque você não consegue dormir

Problemas para dormir? Separamos nessa postagem 10 problemas comuns que impedem as pessoas de terem uma boa noite de sono.  Como sempre, recomendamos que você procure um médico especializado ou uma clínica do sono caso seu problema para dormir seja constante. 1 - Seu quarto não é escuro o bastante É ideal que seu quarto não tenha nenhum tip... Leia o artigo »

24/01/2014

Os benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem faz com que você se sinta melhor, mas a importância de uma boa noite de sono vai além do bem-estar. A maneira como você se sente após acordar diz muito sobre a noite passada e como será o dia que vem pela frente.  Ter uma boa noite de sono é a chave para um estilo de vida saudável, que beneficia seu coração, control... Leia o artigo »

20/01/2014