'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Capa post - Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Texto: Postado em Dicas e Estudos por Mateus no dia 25 de Setembro de 2018 .

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e iremos explicá-la agora!

À medida que o bebê se desenvolve e se torna cada vez maior dentro do ventre da mãe, naturalmente, ele começa a pressionar cada vez mais os órgãos internos e os vasos sanguíneos de sua mamãe; sem contar as vezes em que seus chutes e pulos atingem a bexiga ou os intestinos da mamãe, resultando em uma situação irritantemente dolorosa. Entretanto, o conforto não é o foco da recomendação para o sono voltado ao lado esquerdo.

Conforme diz a Dra. Grace Pien, professora assistente de medicina da Escola de Medicina da Universidade John Hopkins, o ponto chave dessa recomendação é a veia cava inferior da mãe, uma veia grande que corre ao longo do lado direito da coluna vertebral. Esta veia exerce um papel fundamental, sendo responsável por retornar o sangue da metade inferior do corpo ao coração.

“Se uma mulher grávida fica deitada de costas, é mais provável que o bebê comprima a veia cava inferior, diminuindo a quantidade de sangue que devolvida ao coração”, afirma a Dra. “Não há muita pesquisa comparando o fato de dormir do lado esquerdo do corpo ou direito, porém, teoricamente, as mamães teriam menos probabilidade de pressionar essa veia dormindo para o lado esquerdo do que para o lado direito."

E por que essa compactação seria ruim? A resposta é simples: menos sangue sendo bombeado para o coração significa menos sangue bombeado para o resto do corpo. Isso significa a queda na pressão sanguínea da mãe e o baixo nível de oxigenação para o bebê e para a mãe (o sangue da mãe que transporta oxigênio para o bebê).

Dito isto, resta claro o motivo pelo qual os médicos estão cada vez mais recomendando esse hábito para as mamães. Apesar de não haver um estudo mais profundo sobre o tema, inúmeros médicos ao redor do mundo adotam tal prescrição a fim de se evitar qualquer infeliz surpresa.

Fonte:
https://www.livescience.com/63375-why-sleep-left-side-pregnant.html

Comentários

Leia também...

Como umidificadores de ar ajudam na hora de dormir

Seja no verão ou no inverno, sabe quando o ar vai ficando mais seco e você sente as complicações dessa condição climática atacar sua saúde? Para alguns o ar seco é sinônimo de alergias como rinite e sinusite, dificuldade para respirar, ressacamento dos olhos e do nariz e quem já ronca, tende a roncar mais. Quem sente essas ... Leia o artigo »

02/01/2016

8 Dicas para dormir melhor durante a gravidez

Observando a gravidez e suas singulares etapas, testemunhamos o quanto a natureza é perfeita. O corpo feminino passa por mudanças, exigindo novos ajustes no estilo de vida: há uma alimentação mais saudável, há mais visitas ao médico, há mais cuidados em relação à higiene pessoal etc. Entre idas e vindas, a incluir ... Leia o artigo »

23/04/2018

3 Dicas para se concentrar melhor

Sempre falamos aqui no blog que dormir bem é uma das principais coisas que você deve fazer para estudar, trabalhar e se concentrar melhor. Mesmo tendo uma boa noite de sono, nem sempre é possível obter um nível de concentração desejado… Às vezes é uma obra no vizinho, cachorro latindo o dia todo, música alta em algum ... Leia o artigo »

27/03/2015