Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Genes que regulam o quanto sonhamos

O sono é um comportamento universal e extremamente vital para os animais. Em vertebrados superiores, como mamíferos e aves, o sono é classificado em duas fases: sono de movimento rápido dos olhos (REM, no qual ocorre os sonhos) e sono não REM. Durante o sono REM, nosso cérebro é tão ativo quanto quando estamos acordados, ao passo que acredita-se que é nesse estágio do sono que ocorre a consolidação da memória.

Um estudo promovido pela Universidade de Tóquio identificou dois genes essenciais que estão envolvidos na regulação do sono REM. As pesquisas foram realizadas em ratos, nos quais, quando removidos ambos os genes, o tempo de sono REM diminuiu drasticamente para níveis quase indetectáveis. Este estudo foi publicado pela Cell Reportsem em agosto deste ano.

Para este estudo, os pesquisadores usaram ferramentas de manipulação genética de última geração a fim de se modificar os genes dos camundongos e conduzir uma espécie de “triagem genética” para se descobrir quais os genes, quando removidos, causariam anormalidades no sono. Por fim, depois de muitas tentativas, os cientistas descobriram que a perda de dois receptores – denominados Chrm1 e Chrm3 – resultava em um perfil de sono muito mais curto.

Os cientistas observaram que a retirada do Chrm1 reduziu e fragmentou drasticamente o sono REM, enquanto que a eliminação do Chrm3 reduziu a duração do sono não REM. Quando ambos os genes foram eliminados, os ratos praticamente não tinham o sono REM, contudo, sobreviviam mesmo assim.

Essas descobertas indicam claramente que esses dois receptores são essenciais para a regulação do sono, especialmente do sono REM. Com esse estudo, os cientistas afirmam que poderão estudar mais sobre os distúrbios do sono e formular mais tratamentos a fim de se combater esses quadros que ainda são um campo misterioso no meio científico.

Fonte:
https://www.sciencedaily.com/releases/2018/08/180828172055.htm

Artigo postado na categoria: Notícias & Estudos em 05/09/2018

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também